Luisão iguala históricos
Iguala coluna e josé augusto na europa
 
Luisão, com 60 jogos, igualou ontem o registo de José Augusto e Mário Coluna nas competições europeias, deixando para trás o guarda-redes Bento. O central brasileiro, há sete épocas nos encarnados, estreou-se na Europa a 24 de setembro de 2003, em Charleroi, frente ao La Louvière (1-1), em partida da primeira eliminatória da Taça UEFA. Luisão está agora apenas a duas presenças de Shéu e a seis de Nuno Gomes, numa lista liderada por Veloso.
 
Em termos gerais, o defesa somente é batido, entre o atual plantel, por Nuno Gomes (81) e Saviola (72), enquanto no resumo geral da Liga dos Campeões Luisão soma 26 jogos, sendo superado por Nuno Gomes, com 30, e Saviola, com 42, o mais experiente das águias na prova milionária da UEFA.
Alarme por Cardozo
Para além de ter saído derrotado do jogo frente aos alemães do Schalke 04, o Benfica pode também ter perdido o paraguaio Oscar Cardozo para a receção ao Sporting de Braga, na partida agendada para domingo, no Estádio da Luz, correspondente à 7.ª jornada da Liga.

O clube lisboeta confirmou que o avançado sofreu uma entorse no joelho esquerdo, já na parte final do encontro com os germânicos, tendo sido substituído pelo brasileiro Alan Kardec, que fez a estreia absoluta em jogos oficiais esta temporada.

O alarme tocou ao minuto 70, quando Cardozo, de 27 anos, se aleijou, em lance com o teutónico Metzelder. O avançado foi assistido e saiu do campo amparado pela equipa médica, mas instalou-se alguma preocupação, tanto na comitiva benfiquista como no treinador Jorge Jesus, que chegou a avançar a possibilidade de existir um problema ligamentar.

Diagnóstico

A equipa médica poderá chegar a alguma conclusão hoje, depois de Tacuara ser reavaliado. Só o exame e diagnóstico poderão determinar a gravidade da lesão e o tempo de recuperação daquele que foi o melhor marcador da época transata e é a grande referência do ataque.
Jorge Jesus: "Acreditamos que vamos passar"
No final do jogo da segunda jornada do Grupo B da Liga dos Campeões frente ao Schalke 04, o treinador do Sport Lisboa e Benfica analisou a prestação da sua equipa. “Jogámos contra uma boa equipa, com jogadores experientes e o jogo resolveu-se em lances de pormenor. No entanto, ao intervalo, sentimos que podíamos ganhar”, admitiu.

O treinador Jorge Jesus lamentou que o encontro não tenha corrido de feição, nomeadamente após o intervalo: “Na segunda metade entrámos com o objectivo de criar mais oportunidades de golo na zona de finalização, mas as coisas não nos correram como pretendíamos.”

Jorge Jesus analisou, igualmente, os próximos encontros do agrupamento frente aos franceses do Lyon. “Continua a haver dois lugares para três equipas e acreditamos que vamos passar a fase de grupos”, afirmou.

O treinador abordou ainda a lesão sofrida por Óscar Cardozo na partida frente ao Schalke 04: “O Cardozo saiu com uma lesão no joelho direito, mas só quando chegarmos a Lisboa podemos adiantar algo mais.”
Fábio Coentrão: "Vamos fazer tudo para passar a fase de grupos"
O jogador do Sport Lisboa e Benfica fez um rescaldo do jogo frente ao Schalke 04 e anteviu a restante prestação da equipa nos jogos que faltam do Grupo B da Liga dos Campeões.

“Sabemos que temos um excelente grupo de trabalho, queremos seguir em frente na Champions e vamos demonstrar isso mesmo no próximo encontro frente ao Lyon”, salientou.

Perante a possibilidade de o grupo do Benfica ser uma “luta” a três, o internacional português disse: “Sabemos desde sempre que será uma luta não a três, mas sim a quatro, porque o Hapoel também é uma boa equipa. No entanto, vamos fazer tudo para passar a fase de grupos.”
Carlos Martins: "Não merecíamos sair derrotados"
O médio criativo dos “encarnados” encarou, no fim do encontro, esta derrota de forma optimista. “Tínhamos consciência que este jogo ia ser difícil, mas fizemos um boa partida”, afirmou.

Carlos Martins considerou, ainda, o resultado injusto pelo que foi feito pelo Benfica nos noventa minutos. “A equipa esteve muito unida, praticou um bom futebol e julgo que não merecíamos sair de Gelsenkirschen derrotados”, salientou.

Relativamente aos jogos com o Olympique Lyon, o jogador benfiquista acredita na vitória. “Frente ao Lyon vamos entrar em campo como sempre entramos, com o intuito de vencer”, declarou optimista.
Schalke 04 - Benfica, 2-0
Continua tudo em aberto
O Sport Lisboa e Benfica perdeu esta quarta-feira frente ao Schalke 04 por 2-0, na segunda jornada do Grupo B da Liga dos Campeões. Os “encarnados” realizaram uma boa exibição, mas os alemães foram mais felizes.

Os jogadores do Sport Lisboa e Benfica marcaram presença muito cedo. No primeiro minuto, Cardozo apareceu em boa posição dentro da área, mas deixou-se antecipar. Assistiu-se a uma entrada autoritária em campo, com uma pressão muito alta, a não deixar os alemães saírem a jogar tranquilamente. O posicionamento dos “encarnados” obrigou o Schalke a encostar atrás.

Aos seis minutos, a equipa de Jorge Jesus criou muito perigo em dois cantos consecutivos. Primeiro com Luisão a aparecer no primeiro poste e a obrigar Neuer a defesa por instinto e no segundo, Carlos Martins colocou a bola no poste mais longínquo, criando dificuldades para o guardião alemão.

Na resposta o Schalke até conseguiu colocar a bola na baliza de Roberto, mas o lance já estava interrompido por fora-de-jogo. Boa decisão do árbitro italiano Gianluca Rocchi.

Aos 13 minutos surgiu a melhor oportunidade da partida até então. Saviola apareceu sozinho no segundo poste e não marcou por centímetros. Este remate do argentino congelou a Arena de Gelsenkirchen.

Com o passar dos minutos, a equipa de Felix Magath conseguiu “sacudir” a pressão do Benfica, mas os campeões nacionais tiveram sempre um maior ascendente ofensivo. Era notório o “pânico” dos alemães, sempre que os comandados de Jorge Jesus partiam para a frente, tanto em ataque organizado, como em contra-ataque.

Aos 40 minutos, Roberto foi gigante! Grande jogada de entendimento entre Jurado e Raúl, com o ex-jogador do Real Madrid a atirar ao poste e na recarga Roberto fez a defesa da noite a Rakitic. Uma defesa de grau muito elevado a demonstrar toda a qualidade do guardião do Benfica.

Ao intervalo era justo afirmar que o Benfica esteve por cima e que realizou uma exibição conseguida e muito adulta. Ficou, apenas, a faltar a cereja no topo do bolo.

Para o segundo tempo, Jorge Jesus apostou em Salvio para o lugar de Gaitán e cedo se viu que o argentino queria mostrar serviço. Nos primeiros minutos esteve em bons lances de ataque, demonstrando que a equipa queria manter a mesma postura dos primeiros 45 minutos.

Os primeiros vinte minutos trouxeram um jogo ligeiramente diferente a nível táctico. Ambos os meios-campos deram mais espaço e os jogadores deste sector não marcaram os adversários tão em cima como na primeira parte, o que deu azo a diversas jogadas rápidas pelos flancos. Com esta atitude, a partida ficou mais rápida e intensa e qualquer erro do sector defensivo podia ser fatal.

Aos 73 minutos o Schalke chegou ao golo. Contra a corrente de jogo, e na sequência de um centro do flanco esquerdo, Farfán recebeu a bola no segundo poste e inaugurou o marcador. Volvidos três minutos, Fábio Coentrão apareceu com perigo na esquerda, mas Kardec e Salvio não conseguiram responder ao centro do número 18 do Benfica.

Quando faltavam cinco minutos para o apito final, o Schalke fez o segundo golo por intermédio de Huntelaar, numa jogada de contra-ataque.

Esta derrota não belisca as aspirações do Benfica, em chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na próxima jornada, os campeões nacionais deslocam-se ao Stade de Gerlain para defrontar o Olympique Lyon, no dia 20 de Outubro.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze: Roberto, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, César Peixoto, Javi García, Gaitán (Salvio 45’), Carlos Martins, César Peixoto, Saviola (Aimar 62’) e Cardozo (Alan Kardec 70’).
Às 19.45h, na tua SportTv 1, Schalke 04 vs Benfica
Coentrão joga em casa
Numa altura em que reforça o seu vínculo com o Benfica, Fábio Coentrão está em destaque na edição de Setembro/Outubro da Revista Mística que chega amanhã às bancas. A revista oficial do Benfica foi à cidade onde nasceu, Vila do Conde, para uma conversa informal com o esquerdino que admite estar a atravessar um dos seus melhores momentos, quer a nível profissional, quer pessoal.

Esta edição destaca particularmente o Projecto Olímpico “encarnado”. Os atletas estão particularmente motivados para fazer história. E em entrevista exclusiva à Mística, Nélson Évora aponta o seu objectivo: atacar o recorde do mundo.

Numa revista que aborda a excelente época dos Iniciados – que se sagraram campeões com 32 vitórias em 34 jogos com 153 golos marcados – as modalidades também merecem atenção especial: a Mística faz o perfil do capitão do andebol Carlos Carneiro e analisa os reforços que combatem em várias frentes para somar títulos.

Finalmente, também pode encontrar nesta edição as imagens das férias do Alan Kardec, recordar a história do urso oferecido ao Benfica e saber como é que Luís Filipe Borges – o “Boinas” – vive as emoções do clube.
A glória é eterna
Felix Magath: «Benfica é uma equipa de grande qualidade»
TÉCNICO DO SCHALKE 04 ELOGIA ENCARNADOS
 
Felix Magath, treinador do Schalke 04, mostrou-se bom conhecedor da realidade vivida pelo Benfica, deixando grandes elogios à formação da Luz. Conforme Jorge Jesus defendeu, o técnico dos germânicos considera que o Mundial'2010 condicionou de certa forma a prestação da equipa encarnada.
 
"Como outros clubes não tem tido os resultados que esperava e isso tem muito a ver com o Mundial. Mas a Liga dos Campeões é uma competição diferente e os jogadores vão jogar nos limites. Espero por um Benfica muito forte e vamos ter de nos defender muito bem contra eles", explicou na conferência de imprensa de antevisão à partida de quarta-feira.
 
Em relação a cuidados a ter para bater a equipa da Luz, o treinador da formação de Gelsenkirchen deu a receita para o sucesso: "Como já referi, o Benfica é uma equipa de grande qualidade, com um excelente plantel, principalmente no ataque. O Cardozo é o jogador mais perigoso. Não podemos deixá-los jogar, temos de retirar-lhes iniciativa de jogo e jogar principalmente no meio-campo contrário".
 
Batidos na primeira jornada do Grupo B pelo Lyon, os germânicos enfrentam agora dois encontros seguidos no seu reduto e esperam conseguir triunfar para manter os objetivos intactos: "Acho que a derrota da 1.ª jornada não limita as nossas hipóteses de seguir em frente. O nosso objetivo é passar à fase seguinte e é muito importante conseguir os 3 pontos na partida de amanhã".
Coentrão: «Antes só pensava com os pés»
O que mudou no esquerdino dos encarnados
 
Fábio Coentrão está um jogador muito diferente em relação há alguns anos. Elemento preponderante no Benfica, o esquerdino viu o seu trabalho reconhecido com a renovação do contrato (até 2016), com salário aumentando. Mas o que mudou, então, em Coentrão?
 
"Antes, só pensava com os pés. Mas, felizmente, tive pessoas à minha volta que me explicaram as coisas. Mudei e hoje penso com tudo, com os pés e com a cabeça. Faltava-me isso para ser um jogador de futebol e, atualmente, posso dizer que sou um jogador de futebol", referiu Coentrão, esta terça-feira, na conferência de imprensa de antevisão do jogo da Champions, frente ao Schalke 04.
 
Feliz por ter prolongado o vínculo com o Benfica, Coentrão garante, porém, que "não é por ter renovado que a motivação aumentou". "O Benfica reconheceu o meu trabalho, mas a minha motivação foi sempre a mesma", acrescentou.
 
Sobre o jogo de amanhã, na Alemanha, o lateral/extremo esquerdo não tem dúvidas de que o Benfica vai ganhar. "É claro que sim, estou confiante. Vai ser um jogo complicado, mas estamos a atravessar um momento melhor, tenho confiança na equipa e o Benfica joga sempre para vencer."
Jorge Jesus: “Vamos defrontar uma equipa com bons jogadores”
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, não espera facilidades no encontro de quarta-feira frente ao Schalke 04, apesar de a equipa alemã não estar a atravessar um momento a nível interno.

Em conferência de imprensa, o timoneiro das “águias” elogiou a frente de ataque do Schalke 04. “Tenho consciência que vamos defrontar uma equipa com bons jogadores, com um tridente muito forte [Huntelaar, Raúl e Jurado]”, destacou Jesus, que desconfia do mau momento da formação de Félix Magath na Bundesliga.

O treinador do Benfica recordou que o campeonato alemão é uma prova bem diferente da Liga dos Campeões, pelo que o adversário vai entrar determinado em somar uma vitória. “O Schalke não começou bem no campeonato, mas são provas distintas”, lembrou.

Jorge Jesus reforçou que o objectivo do Benfica é passar a fase de grupos, considerando que os “encarnados” ficarão bem encaminhados em caso de vitória no terreno do Schalke 04. “Com uma vitória diria que tínhamos 60 ou 70 por cento do apuramento na fase de grupos”, afirmou. No entanto, o técnico salientou que “é um grupo com três equipas muito iguais”, pelo que não haverá facilidades no caminho das ”águias”.

O treinador abordou ainda a possível utilização do médio argentino Pablo Aimar. “Está pronto para ser lançado no jogo. Esteve quatro ou cinco dias sem competir e, portanto, é natural que não esteja no seu melhor, mas é um jogador com que conto para o jogo de amanhã”, revelou.

O Schalke 04-Benfica tem início marcado para as 19h45 desta quarta-feira, dia 29 de Setembro, em Gelsenkirchen.

Recorde-se que a equipa de Jorge Jesus lidera o Grupo B da Liga dos Campeões com três pontos, após ter vencido o Hapoel Tel-Aviv na primeira jornada.
Gelsenkirchen é palco de cimeira madridista
Além dos avançados, javi, Huntelaar e metzelder
 
A cidade de Gelsenkirchen vai ser palco de autêntica cimeira de jogadores que representaram o Real Madrid. Do lado do Benfica, estão Saviola e Javi García. O Schalke 04 também se reforçou junto dos espanhóis: Raúl, Huntelaar e Metzelder. Jurado representou o clube madridista em 2005/06, antes de se transferir para o Atlético.
 
Raúl é um símbolo dos merengues. Chegou ao Real em 1992/93, depois de um percurso nos escalões de formação do rival Atlético. Estrear-se-ia pela equipa principal a 20 de outubro de 1994, lançado por Jorge Valdano. É o jogador com mais jogos realizados com a camisola branca (741) e golos marcados (323). “Era a minha última oportunidade de experimentar jogar no estrangeiro”, disse, quando se transferiu do Real para o Schalke.
 
Já Saviola, campeão pelos merengues em 2007, ao lado de Raúl e Metzelder, optou pelo Benfica, após duas épocas de pouca utilização. “Aqui voltei a sorrir”, disse quem marcou 6 golos na Liga Europa a temporada passada.
Fábio Coentrão renova por mais uma época
O futebolista Fábio Coentrão prolongou contrato com a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD por mais uma temporada, ou seja, até 30 de Junho de 2016.

O número 18 dos “encarnados”, autor do golo da vitória do último sábado frente ao Marítimo, continua com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

Recorde-se que Fábio Coentrão, de 22 anos, tem estado em grande destaque desde que Jorge Jesus assumiu o comando técnico do Benfica na época transacta.
Em entrevista ao site da UEFA
Jorge Jesus: “Queremos ganhar identidade na Europa”
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, surge esta segunda-feira em grande destaque no site oficial da UEFA. Em declarações à página do organismo, o técnico aborda os objectivos da equipa na edição da 2010/2011 da Liga dos Campeões e recorda a conquista do título nacional da época passada.

“O nosso objectivo é ultrapassar a fase de grupos e ganhar identidade na Europa, como já tivemos no passado. O Benfica não participava há alguns anos na UEFA Champions League e agora temos de aproveitar esta oportunidade”, defendeu Jorge Jesus ao site oficial da UEFA.

Na temporada anterior, o Benfica esteve na Liga Europa e atingiu os quartos-de-final da competição. Para 2010/2011, a ambição continua a ser alta, no entanto, o timoneiro das “águias” lembrou que “as equipas da Champions League são mais fortes” do que as formações que competem na Liga Europa. “Os desafios são mais equilibrados, mas, como consideramos que estamos ao nível dos melhores, queremos fazer história na edição deste ano”, acrescentou.

Jorge Jesus destacou a importância que teve a conquista do campeonato nacional da época passada. “Este título criou uma onda de identidade e de paixão entre os nossos adeptos. É um factor muito importante, pois voltaram a vibrar e a adorar a equipa. O Benfica é mais do que um clube em Portugal, é quase uma religião”, considerou.
Arouca é o adversário na Taça de Portugal
O Arouca, clube da segunda Liga, vai ser o adversário do Benfica na terceira eliminatória da Taça de Portugal, ditou esta segunda-feira o sorteio realizado na Sede da Federação Portuguesa de Futebol.

Os “encarnados” vão receber em casa o Arouca no dia 16 de Outubro.
Jorge Jesus: «Benfica é quase uma religião»
TÉCNICO DESTACA FORTE APOIO DOS ADEPTOS
 
Numa altura em o boicote incentivado pelos órgãos sociais do Benfica ainda é assunto, Jorge Jesus aproveitou para recordar, em entrevista ao site da UEFA, o peso dos fãs encarnados no título da época passada.
 
"Esse campeonato criou uma onda de entusiasmo entre os nossos adeptos. Foi importante voltarem a gostar novamente da equipa. Em Portugal, o Benfica não é apenas um clube, é quase uma religião", comentou.
 
Di María e Ramires
 
O Benfica ainda não se apresentou este ano ao mesmo nível da temporada passada. Situação que Jorge Jesus justificou com os efeitos do Mundial'2010 e as saídas de Di Maria e Ramires, dois jogadores nucleares na campanha de 2009/2010, que terminou com a conquista do título nacional.
 
“Di María e Ramires são grandes jogadores – por isso o Real Madrid e o Chelsea decidiram contratá-los – e não é fácil encontrar atletas com estas características”, admitiu.
 
“Continuamos a sentir um pouco a sua falta, porque os jogadores que chegaram esta época ainda se estão a adaptar. Não estamos tão fortes como no ano passado. Acredito que vamos fazer uma equipa forte e capaz de jogar como na época passada, praticando um futebol de grande carácter e qualidade", assegurou.
Jesus:«Barcelona e Benfica foram os melhores da Europa»
TREINADOR ENCARNADO RECORDA ÉPOCA PASSADA
 
Numa entrevista concedida ao site oficial da UEFA, publicada esta segunda-feira, Jorge Jesus falou sobre as ambições do Benfica para a presente edição da Liga dos Campeões e analisou a temporada passada dos encarnados
 
Depois da primeira vitória na competição (2-0), frente ao Hapoel Tel Aviv, em casa, o técnico encarnado quer somar mais 3 pontos no próximo jogo, com o Schalke 04, de forma a garantir o mais rápido possível o primeiro objetivo traçado: passar a fase de grupos.
 
“O Benfica tem ambições muito fortes na Liga dos Campeões. O nosso objetivo é passar a fase de grupos e ganhar uma identidade na Europa, como tivemos no passado. O Benfica não tem estado na Liga dos Campeões nos últimos anos e nós vamos aproveitar ao máximo esta oportunidade”, apontou.
 
Fazendo uma análise à sua primeira temporada na Luz, Jorge Jesus recordou o percurso da equipa na Liga Europa, onde foi eliminada nos "quartos" pelo Liverpool. “No último ano fizemos uma bela competição e poderíamos ter ido mais longe, mas havia outros objetivos mais importantes: tornármo-nos campeões nacionais", disse, acrescentando que as águias querem "fazer parte da história deste ano da Champions”.
 
As grandes exibições da época transata, coroadas com algumas goleadas, levaram mesmo o técnico encarnado a soltar um enorme elogio ao seu conjunto. "Na minha opinião, no último ano na Europa, houve duas grandes equipas: o Barcelona e o Benfica”, considerou.
O melhor Roberto de sempre
Roberto cumpriu no Caldeirão dos Barreiros a terceira partida sem sofrer golos, registo que nunca conseguira atingir no Atlético Madrid nem no Saragoça, os dois clubes por ele representados no escalão maior do país vizinho

O último jogador a bater o espanhol foi o vimaranense Rui Miguel, ao minuto 83 do polémico embate realizado no D. Afonso Henriques. O camisola 10 do V. Guimarães antecipou-se a David Luiz e, aproveitando o ligeiro adiantamento do guarda-redes, cabeceou para golo. A partir desse momento fechou a torneira. Nem o Hapoel nem o Sporting, tão-pouco o Marítimo lograram desfeitear o gigante de 24 anos, cuja imbatibilidade já dura há 277 minutos.

Passado

Em 2009/10, Roberto representou o Atlético Madrid e o Saragoça, ambos na 1.ª Divisão de Espanha. Alinhou em quatro encontros ao serviço do emblema colchonero e só num deles – saiu lesionado no Dragão quando o marcador ainda não havia funcionado – conseguiu evitar que o adversário chegasse ao golo. Da capital rumou ao clube aragonês e o melhor que conseguiu foi permanecer em “branco” duas partidas consecutivas, algo que se verificou em duas ocasiões. Em 2008/09, o gigante representou o Recreativo, mas nem sequer chegou a disputar qualquer partida. Em 2007/08, Roberto defendeu o Gimnàstic. Até esteve três jogos imbatível (um deles pela seleção)... só que o clube de Tarragona evoluía na 2.ª Divisão.
Luisão entre notáveis
está perto de igualar coluna e josé augusto na uefa
 
Uma noite para ficar na história. Luisão completa na quarta-feira, diante do Schalke 04, 60 jogos nas competições europeias ao serviço do Benfica, igualando os bicampeões europeus Mário Coluna e José Augusto e ultrapassando Manuel Bento, que defendeu as redes dos encarnados entre 1972/73 e 1989/90.
 
Aos 29 anos e há sete no clube da Luz, o internacional brasileiro é já incontornável nos encarnados. Desde logo, por ser o estrangeiro com mais jogos realizados de águia ao peito (256 em todas as competições), a grande distância do belga Preud’homme, que ocupou o lugar na baliza dos lisboetas em 199 ocasiões.
 
Luisão, que se estreou no Benfica a 14 de setembro de 2003, frente ao Belenenses, vai colecionando registos que o colocam ao nível de notáveis do clube da Luz, muito embora, como observam Coluna e José Augusto, hoje em dia seja mais fácil atingir esta marca, pela número de jogos que se realizam numa época. Por exemplo, um finalista da Liga dos Campeões que tenha entrado diretamente na fase de grupos, realiza 13 encontros. Para se sagrarem campeões europeus, os lisboetas fizeram 9 jogos em 1960/61 e 7 em 1961/62.
 
Top 10
 
Ao ser utilizado diante do Hapoel Telavive, na jornada inaugural da Liga dos Campeões, o central brasileiro igualou a marca de Bento. Agora está perto de atingir as seis dezenas de partidas na UEFA de águia ao peito e ficar em boa posição de ocupar lugar de destaque no top 10.
 
Os encarnados estabeleceram como objetivo ultrapassar a fase de grupos. Se o conseguirem, Luisão poderá chegar ao fim desta etapa com 64 jogos contabilizados. Isto permite-lhe passar Shéu Han (62 jogos) e ficar muito perto de António Simões (67), que venceu a Taça dos Campeões Europeu em 1962. A ultrapassagem do antigo extremo-esquerdo dependerá então da campanha na fase de eliminatórias. Note-se que Nuno Gomes é, dos futebolistas em atividade, o que mais jogos soma neste particular – 66.
 
A Champions ocupa parte de leão no currículo europeu de Luisão: 25 jogos. Na Taça UEFA disputou 22 encontros. Já na Liga Europa, na época passada, fez 12 aparições. No Benfica, o camisola 4 conquistou todas as competições nacionais. Falta-lhe vencer na Europa, não obstante alguns momentos altos que viveu.
Aimar sem limitações é trunfo para Champions
Aimar é um dos trunfos que Jorge Jesus tem para apresentar no embate com o Schalke, agendado para a noite de quarta-feira, em Gelsenkirchen e referente à segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Ausente no desafio do Caldeirão dos Barreiros, El Mago treinou-se ontem à tarde, no Seixal, sem quaisquer limitações, cumprindo integralmente (sob vigilância médica) os exercícios prescritos pela equipa técnica. Aimar apresentou-se muito “soltinho”, entregando-se de alma e coração nas diversas movimentações de finalização ensaiadas já com a Liga dos Campeões no horizonte. Notou-se que o curto interregno competitivo deixou o argentino, de 30 anos, com muita fome de jogos e golos.

Certeiro

O camisola 10 dos encarnados esteve ontem bastante assertivo na finalização, embora qualquer dos exercícios (o primeiro requeria o remate na área após cruzamento; o segundo exigia um disparo de meia distância) se desenrolasse sem grande oposição. Mesmo assim, Aimar faturou uns quantos golos, estendendo a veia goleadora ao minitreino de conjunto realizado na derradeira etapa da sessão de trabalho – aí marcou mais uma vez.

Bola

Tal como seria de esperar, o grupo de trabalho benfiquista preparou-se ontem à tarde com a bola oficial da Liga dos Campeões. O lote à disposição de Jorge Jesus – os titulares foram poupados – procurou essencialmente aperfeiçoar as situações de finalização, algo indispensável a quem está apostado em alcançar o primeiro triunfo na Alemanha.

Realizado numa das metades do terreno, o minitreino de conjunto que encerrou o apronto proporcionou um hat-trick a Jara. Aimar, Weldon e Nuno Gomes também fizeram o gosto ao pé neste ensaio sem os habituais titulares.
Marítimo-Benfica, 0-1
Águia imperial na Madeira
Foi com uma exibição simplesmente extraordinária que o Benfica venceu este sábado o Marítimo, em jogo da 6.ª jornada da Liga. Numa partida em que podia ter vencido por muitos mais golos, a equipa “encarnada” marcou por intermédio de Fábio Coentrão.

Para o encontro no Estádio dos Barreiros, o treinador Jorge Jesus apresentou o mesmo quarteto defensivo do dérbi com o Sporting, mexendo apenas no meio-campo devido à ausência de Pablo Aimar. Carlos Martins ocupou a posição do médio argentino, sendo que o lado direito do terreno começou por ser preenchido por Nicolás Gaitán.

O número 20 foi um dos elementos mais activos do primeiro tempo. Aos 13 minutos, Gaitán rematou ao lado da baliza de Marcelo Boeck. Numa saída em falso do guardião contrário, Javi Garcia quase conseguiu inaugurar o marcador, no entanto, o cabeceamento não teve êxito, uma vez que Danilo Dias evitou o golo em cima da linha de baliza (16’).

Com excelentes combinações entre os seus jogadores, o Benfica continuou a provocar o pânico junto da área maritimista. Aos 27 minutos, Gaitán escapou pelo lado direito do ataque e colocou em Cardozo no interior da área, onde este solicitou Saviola para um remate travado por boa uma defesa do guarda-redes do Marítimo.

O número 30 voltou a está muito perto do golo aos 30 minutos, após uma combinação com o inspirado Gaitán. Contudo, o remate de Saviola foi defendido por Marcelo Boeck.

O minuto 34 do jogo com o Marítimo entra para o lote dos lances em que o Benfica foi prejudicado esta temporada. Saviola foi derrubado claramente na grande área por Roberto Sousa, mas o árbitro João Capela nada assinalou.



O primeiro lance de verdadeiro perigo do Marítimo surgiu aos 40 minutos, mas o guarda-redes Roberto travou muito bem a tentativa de Danilo Dias. O espanhol voltou a estar em plano de evidência aos 42 minutos, ao defender um remate muito perigoso de Babá.
 
A resposta do Benfica veio por intermédio de Gaitán. Cardozo desmarcou muito bem o argentino, mas este não acertou da melhor forma na bola, pelo que o remate não deu golo (43’).
 
Domínio avassalador
 
O segundo tempo começou com excelentes oportunidades para o Benfica. Depois de Gaitán ter ameaçado aos 48 minutos, Cardozo teve duas situações claras para abrir o activo nos Barreiros. O paraguaio, aos 50 minutos, surgiu isolado, no entanto, permitiu a defesa do guarda-redes dos visitados, sendo que a bola sobrou novamente para si, cabeceando em direcção da para a baliza. O defesa do Marítimo Ricardo Esteves evitou o golo do número sete das “águias”. Aos 53 minutos, Cardozo rematou com muito perigo por cima da barra.
 
O merecido golo do Benfica chegou aos 57 minutos. Saviola cruzou do lado direito e do lado contrário apareceu Fábio Coentrão a dominar o esférico e a rematar sem hipótese para o guarda-redes do Marítimo.
 
Antes de uma excelente defesa de Roberto a remate de Danilo Dias (65’), o Benfica voltou a ver João Capela a não assinalar uma grande penalidade. César Peixoto sofreu falta na área maritimista, mas isso passou novamente em claro (63’).
 
O Benfica dominou a partida até a final e o resultado peca apenas por escasso, já que foram muitas as oportunidades criadas ao longo do desafio. Esta foi a terceira vitória dos campeões nacionais no campeonato nacional.
 
O Benfica apresentou a seguinte equipa nos Barreiros: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e César Peixoto; Javi Garcia, Fábio Coentrão, Gaitán (Salvio, 70’) e Carlos Martins (Airton, 83’); Saviola (Jara, 73’) e Cardozo.
Carrega Benfica!!!
Cardozo: «Temos de entrar como no jogo com o Sporting»
Óscar Cardozo reconhece que o jogo desta noite com o Marítimo vai ser "muito difícil", mas acredita que o Benfica vai conseguir trazer os 3 pontos da Madeira. Para isso, há que seguir a receita utilizada na partida da jornada passada e dar tudo em campo.

"Vai ser um jogo muito difícil, o Marítimo vai querer ganhar no seu estádio, perante o seu público. Temos de entrar no jogo da mesma forma que entrámos na partida com o Sporting, darmos tudo em campo, e acho que se o fizermos, vamos trazer os 3 pontos", afirmou o avançado ao programa da TVI "Vamos à bola".

Tacuara analisou ainda o atual momento dos encarnados, garantindo que o período de "turbulância" do início do campeonato já terá sido superado. "Estamos muito mais fortes e unidos. Daqui para a frente vamos ver o Benfica como o do ano passado", concluiu.
Encher o papo no Caldeirão
Se, nesta altura de retoma iniciada com a vitória frente ao Sporting, há visita capaz de suscitar entusiasmo e otimismo no clube encarnado, é a deslocação ao Caldeirão dos Barreiros, onde a águia encheu o papo nos últimos dois anos, com duas goleadas históricas por números pouco vulgares (6-0 e 5-0).

Quique Flores iniciou em 2008/09 a saga goleadora. Os encarnados vinham de um inesperado empate caseiro com o Vitória de Setúbal (2-2) e surpreenderam tudo e todos ao vencer o Marítimo por 6-0, com Suazo a ser uma das principais figuras da equipa. O hondurenho bisou, tal como Nuno Gomes, e Reyes e Luisão também deixaram a sua marca. O Benfica embalava para um mês de dezembro positivo que acabaria com a equipa a sagrar-se campeã de inverno, o que viria a servir de pouco, já que no fim foi o FC Porto a vencer o título.

Na época passada, Jorge Jesus não repetiu o feito por muito pouco. Os encarnados visitaram os Barreiros em janeiro, na 1.ª jornada da segunda volta, e com os mesmo pontos que o líder Sporting de Braga. As águias estavam no auge de uma temporada que viria a acabar com brilhantismo e as goleadas já se tinham tornado um hábito na equipa de Jesus. Contudo, no Funchal registar-se-ia a mais avolumada para o campeonato, com um 5-0 em que brilharam os sul-americanos. Luisão voltou a repetir a façanha e aos tentos de Saviola, Cardozo e Maxi Pereira ainda se juntou um autogolo de Roberto Souza.

Registe-se que no que diz respeito a goleadas fora do ninho da Luz, a época passada foi a que teve mais episódios nos últimos anos.
Encarnados recebidos na Madeira por meia centena de adeptos
O plantel do Benfica chegou esta tarde ao Funchal e foi recebido por pouco mais de meia centena de adeptos, que aguardavam a equipa no Aeroporto Internacional da Madeira.

O Benfica não contou com a receção que é normalmente dispensada à equipa, pelos adeptos madeirenses. O facto de ser dia de trabalho e de o tempo estar chuvoso, serve de justificação para a fraca adesão.

Sem Ruben Amorim e Aimar, que ficaram em Lisboa, devido a lesão, a comitiva encarnada (com 20 jogadores e encabeçada pelo presidente Luís Filipe Vieira), chegou à Madeira passavam poucos minutos das 17 horas.

À saída do terminal, os jogadores foram recebidos por cerca de meia centena de entusiastas, que solicitaram autógrafos aos craques.

O avançado paraguaio Oscar Cardozo foi o mais solicitado, tendo sido mesmo o último a chegar ao autocarro que transportou a equipa a uma unidade hoteleira do Funchal.

O Benfica defronta sábado o Marítimo no Estádio dos Barreiros, no Funchal, em encontro da sexta jornada da Liga portuguesa de futebol, com início às 19 e 15 e arbitragem de João Capela.
Jorge Jesus: “Queremos continuar na senda das vitórias”
O Benfica defronta este sábado o Marítimo e o treinador Jorge Jesus espera somar a terceira vitória na Liga portuguesa, apesar de prever um jogo complicado no Estádio dos Barreiros.

“O Marítimo é uma equipa que joga sempre para os lugares europeus. É uma das melhores equipas do nosso campeonato e tem bons jogadores”, afirmou o técnico na entrevista exclusiva ao Site Oficial do Clube e à Benfica TV.

O Marítimo mudou recentemente de treinador, tendo apresentado uma frente de ataque com três elementos (Babá, Kléber e Djalma) no último jogo com o Beira-Mar. Apesar do adversário não poder contar com o castigado Kléber, Jesus espera que uma equipa igualmente forte no ataque: “O Marítimo tem avançados rápidos e com muita qualidade, como são o caso do Djalma e do Babá. Temos o maior cuidado em relação a esses jogadores, mas também com outros que fazem parte da construção do jogo deles. Vamos sentir dificuldades durante alguns períodos do jogo e estamos trabalhar em cima desses pormenores para parar da melhor forma o ataque do Marítimo.”

A deslocação do ano passado ao terreno do Marítimo traz boas memórias aos “encarnados”, mas Jorge Jesus defendeu que a partida vai ser totalmente diferente esta temporada. “É verdade que no ano passado fizemos um excelente jogo e saímos, não só com os três pontos, mas com uma vantagem de golos muito superior. Este ano a história do jogo será diferente. Estamos à espera de grandes dificuldades, mas também queremos continuar na senda do êxito”, afirmou o treinador, lembrando que as “águias” vêm de vitórias frente ao Hapoel e Sporting.

A vitória no dérbi já faz parte do passado, mas a verdade é que o desafio frente ao Sporting deixou marcas em alguns jogadores, mais concretamente em Aimar, Fábio Coentrão e David Luiz. “Foram três jogadores que saíram do dérbi com problemas físicos e até à data de hoje não temos a certeza total que os vamos recuperar. Temos dois dias para tirar as nossas conclusões e escolher em função do diagnóstico que for transmitido pelo departamento médico”, referiu Jorge Jesus, adiantando que a convocatória só será conhecida no dia de sábado. O treinador revelou ainda que “Ruben Amorim é um jogador que também está com problemas físicos”. “Talvez seja o jogador até com menos capacidade para ser lançado na Madeira”, acrescentou.

Em sentido contrário, o treinador Jorge Jesus conta com as recuperações de Eduardo Salvio e Alan Kardec. “O Salvio está recuperado clinicamente e estamos convictos que amanhã é um dos convocados para o jogo”, adiantou. Sobre o avançado brasileiro, o timoneiro salientou o facto de ser “o único jogador do plantel que tem as características parecidas com o Cardozo”. “É um jovem que tem evoluído muito ao longo deste tempo que tem trabalhado connosco. Perdeu tempo com esta lesão e ainda não está totalmente recuperado, mas é um jogador que temos de lançar nos jogos”, acrescentou.

O treinador destacou ainda que “os jogadores estão a ficar próximos dos níveis pretendidos”, considerando que o jogo com o Sporting já mostrou isso mesmo. “É verdade que o Benfica nesse jogo já esteve mais próximo daquilo que fez no ano passado e isso também se deve ao facto de termos também mais tempo de trabalho. Estamos a caminhar para os nossos níveis normais”, defendeu.

Por fim, o treinador comentou a conferência de imprensa desta semana do Presidente da Comissão de Arbitragem, Vítor Pereira, onde este reconheceu os erros graves de Olegário Benquerença no jogo com o Vitória de Guimarães. “Penso que foi uma confirmação daquilo que aconteceu no jogo. Foi importante assumir-se a verdade desportiva, mas isso não nos vai retribuir os três pontos. Continuamos a ficar na mesma sem esses pontos”, lembrou.



Recordar que o Marítimo-Benfica tem início marcado para as 19h15 deste sábado, dia 25 de Setembro, no Estádio dos Barreiros.
David Luiz encosta Luisão
PARECE SÓ HAVER LUGAR PARA UM DELES NO ESCRETE
 
A tão esperada e desejada – pelos responsáveis encarnados – chamada de David Luiz à seleção brasileira fez com que outro jogador do Benfica deixasse de incluir o lote de atletas convocados para o escrete. Desde que Mano Menezes sucedeu a Carlos Dunga no cargo logo após o Campeonato do Mundo da África do Sul, Luisão deixou de fazer parte dos jogadores eleitos para defender o Brasil, sendo encostado pelo seu colega de sector na Luz.
 
Nas três convocatórias já elaboradas pelo novo selecionador, o Girafa não fez parte de nenhuma e no Brasil não se acredita que venha a incluir o lote de opções, uma vez que Menezes tem preferido jogadores mais jovens e deixou de contar com Lúcio, Juan e Luisão. Ontem, o responsável técnico do escrete divulgou os convocados para dois jogos na Europa a realizar em outubro, cujos nomes dos adversários ainda não são conhecidos, e voltou a apostar em David Luiz, Alex (Chelsea), Thiago Silva (Milan) e Rever (Atlético Mineiro).
 
A menos que aconteça algum contratempo, o subcapitão do Benfica deverá continuar de fora depois de 7 anos a ser chamado frequentemente para defender as cores do Brasil. O camisola 4 benfiquista estreou-se no escrete em fevereiro de 2003 e desde aí esteve presente em todas as competições oficiais com a equipa canarinha. Um ciclo que parece ter acabado e que tem efeitos naturais no valor de mercado do defesa-central brasileiro.
 
Subcapitão está de rastos
 
Segundo fontes próximas do atleta, Luisão está profundamente abatido com a exclusão da seleção brasileira. O central benfiquista viveu anos à sombra de Lúcio e Juan que se retiraram após o Mundial’2010, deixando espaço para aquilo que Luisão pensava ser a sua hora de afirmação no escrete. Contudo, a chegada de Mano Menezes trocou as voltas ao subcapitão encarnado, que não consegue esconder a desilusão por deixar de vestir a camisola do Brasil que representou por 42 ocasiões, apontando 3 golos.
 
Entre os responsáveis benfiquistas, já existia a clara noção que a renovação na seleção brasileira teria como consequência lógica a chamada de David Luiz e como dano colateral a forte possibilidade de Luisão começar a ficar de fora dos eleitos. O Girafa tem sentido de perto o apoio dos responsáveis benfiquistas cuja mensagem tem passado, sobretudo, para que o camisola 4 não desista do escrete e prove dentro de campo que merece ser novamente integrado no lote de convocados.
Faleceu Fernando Riera
O chileno Fernando Riera, antigo treinador do Sport Lisboa e Benfica, faleceu na quinta-feira aos 90 anos. O ex-técnico morreu de enfarte.

Fernando Riera estreou-se como treinador do Benfica no dia 21 de Agosto de 1962, tendo sido três vezes campeão nacional (1963, 1967 e 1968). O chileno conduziu ainda a equipa da Luz à final da Taça dos Campeões Europeus na época de 1962/1963. Os “encarnados” perderam a prova para o AC Milan.

Riera treinou ainda vários clubes em Portugal, além de ter sido seleccionador do seu país.

Neste momento de profunda tristeza, o Sport Lisboa e Benfica endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Fernando Riera.
Jornal "O Benfica"
“O Benfica não pode ter limites”
Fascinado com os adeptos, Roberto está seguro de que vai mostrar-lhes aquilo que realmente vale. E quando se fala na distância para o primeiro lugar, diz que a única coisa que importa aos jogadores são os próximos três pontos, e depois os seguintes, e assim por diante.

Magoaram-te as dúvidas que as pessoas começaram por ter das tuas capacidades?
“Eh… eh…. Bem… As pessoas têm o direito de pensar o que quiserem. Eu limito-me a fazer o meu trabalho o melhor possível e o mais importante é eu acreditar em mim mesmo e saber sempre qual é o meu limite. Por isso estive tranquilo durante todo este tempo porque sabia que se trabalhasse como estamos trabalhando todos os dias, não apenas eu, mas toda a equipa iria melhorar muito e que as coisas iriam começar a acontecer como calculámos que iriam acontecer quando começámos a trabalhar.”

És uma pessoa tranquila?
“Sim. Considero-me muito tranquilo. Em todos os aspectos. O único dia em que me recordo de estar muito nervoso foi quando nasceu a minha filha e se comparo isso, que considero nervos de verdade, ao meu trabalho, então posso dizer que sou mesmo muito tranquilo.”

Quem parece que te traz azar é o FC Porto. Aleijaste-te com gravidade no Dragão, para a Liga dos Campeões, agora vês o FC Porto a 9 pontos de distância…
“É como digo: futebol. Há coisas pontuais, como ter jogado no Porto na época passada e ter sofrido essa lesão bem complicada para mim, e agora é um rival directo. Desde o dia em que cheguei que interiorizei que o Benfica é o Melhor Clube do Mundo, a minha casa, a minha família, todos os outros são apenas rivais aos quais vamos ter de ganhar.”

Ficaste surpreendido com o que vieste encontrar no Benfica?
“Sim. Houve várias coisas que me surpreenderam. Sobretudo os adeptos. Na pré-época, na Suíça, ver duas e três mil pessoas nos treinos a apoiar-nos, e todo o carinho que nos dispensam aqui todos os dias, mesmo na rua, impressionou-me muito. Internamente, a organização é impressionante. Tem tudo o que é preciso para que o Benfica chegue onde quiser.”
Eduardo Salvio: "Estou muito feliz por estar no Benfica!"
O extremo do Sport Lisboa e Benfica, Eduardo Salvio, fez um balanço dos primeiros meses de águia ao peito e anteviu a partida frente ao Marítimo. Numa entrevista exclusiva à Benfica TV e ao Site Oficial do Clube, o argentino revelou uma grande confiança para os próximos jogos.

Em relação à partida no Estádio dos Barreiros, Salvio tem noção que vai ser muito complicada, mas está confiante: “Estou muito ansioso por este jogo. Ganhámos o dérbi com o Sporting e isso ajuda-nos muito, dá-nos mais confiança e agora é concentração total no Marítimo, que vai ser uma partida muito complicada.

O argentino não está no Benfica há muito tempo, mas confessou que tem tido uma adaptação fácil ao Clube da Luz.

“Tem sido muito boa. Estou muito contente desde o primeiro dia em que cheguei e a verdade é que me sinto muito cómodo. Tenho companheiros argentinos, depois há o Maxi e o Cardozo, os espanhóis e todo o plantel, que me está sempre a ajudar na integração”, afirmou o atleta, que cedo percebeu a grandeza do Benfica. “Cheguei a um Clube com uma grandeza enorme e por isso estou muito contente de jogar no Benfica.”

O futebol português tem as suas características, mas não será uma adaptação complicada, como revelou Salvio: “Todo o futebol tem as suas características específicas. Hoje em dia estou a adaptar-me ao futebol português e creio que não será uma adaptação difícil. Só quero que as coisas me corram bem aqui no Benfica.”

A vitória frente ao Sporting foi muito importante. Não só pelos três pontos, mas também pela parte psicológica do plantel. “É muito importante vencer um dérbi. Dá confiança à equipa e aos adeptosmais confiança para defrontar o Marítimo, que vai ser muito complicado.”

Os pontos perdidos já fazem parte do passado, até porque é no final que se fazem as contas: “O que conta é o final do campeonato e da temporada. Todos sabem que não começámos da melhor maneira, mas estamos tranquilos e já estamos a recuperar. Agora é olhar para a frente!”

Quando chegou ao Benfica viajou com a equipa à Madeira para ver o jogo com o Nacional. A partida acabou com uma derrota para os campeões nacionais, mas agora vai ser diferente: “Espero que seja diferente. Nesta altura a equipa está melhor e com a confiança que temos vamos jogar melhor de certeza.”

O novo técnico da selecção argentina falou na possibilidade de convocar o seu colega Nico Gaitán. Salvio ficou muito contente com esta afirmação do treinador que substituiu Maradona: “Fiquei muito contente pelo meu companheiro e amigo. Ele merece e por isso fico muito feliz pela sua possível chamada.”

O Estádio da Luz esteve praticamente lotado frente ao Sporting. A reacção do argentino foi: “Incrível! A primeira vez que entrei no Estádio da Luz fiquei encantado e contra o Sporting foi incrível e muito lindo. Foi uma das situações mais bonitas que tive na minha carreira. Estou muito feliz por estar no Benfica!”

O encontro frente ao Marítimo acontece no sábado, dia 25 de Setembro, pelas 19h15, na Madeira. Esta partida é referente à sexta jornada da Liga portuguesa.
Reyes gostava de voltar à Luz
José Antonio Reyes está em grande no Atlético Madrid. O espanhol é uma das pedras chave no xadrez de Quique Flores e ainda no último domingo foi um dos jogadores mais inconformados na partida diante do Barcelona, que os catalães venceram por 2-1, merecendo inclusive grandes elogios da imprensa espanhola.

No entanto, e apesar de estar feliz na capital do país vizinho, o esquerdino, de 27 anos, não esconde o desejo de regressar ao Benfica, clube onde atuou na temporada 2008/09, com Quique Flores ao leme da equipa encarnada e onde deixou muitas saudades. Fonte próxima do jogador confidenciou a Record que Reyes via com bons olhos o regresso à Luz já que guarda um grande carinho do clube. Aliás, mesmo à distância, o camisola 19 do Atlético tenta sempre acompanhar, pela televisão, os encontros da formação de Jorge Jesus e mantém-se informado da realidade encarnada.

E, à primeira vista, o desejo do internacional espanhol até nem parece muito difícil de concretizar, já que Reyes termina contrato com os colchoneros no final da presente temporada, mas em janeiro, na reabertura do mercado, já poderá vincular-se a outro emblema sem qualquer custo. O nosso jornal sabe que o Atlético Madrid está a tentar renovar a ligação contratual com o atleta por mais alguns anos, mas até agora não foi possível chegar a acordo e o Benfica continua na lista de preferências do extremo.

Boas relações

Este cenário até pode ser facilitado pelas boas relações que os responsáveis encarnados mantêm com a direção dos colchoneros, presidida por Enrique Cerezo e também é preciso não esquecer que o clube da Luz continua a deter 25 por cento do passe do jogador.
Simão também termina contrato no próximo ano
Outro dos jogadores que deixou muitas saudades nos adeptos encarnados e que pode regressar à Luz no final desta temporada é Simão Sabrosa.

O antigo capitão dos encarnados, de 30 anos, também termina contrato com os colchoneros em 2011 e passa a ser um jogador livre para assinar por outro clube a custo zero.

Esta questão chegou a ser aflorada neste verão, mas os responsáveis encarnados preferiram esperar mais um ano para poderem contratar o jogador sem ter de pagar qualquer recompensa económica ao clube da capital espanhola.
O grito de César Peixoto
ESTREIA NA LIGA FOI HÁ NOVE ANOS
 
“O César Peixoto foi um achado!” Marinho Peres, treinador brasileiro com grande ligação a Portugal, em especial ao Belenenses, recorda como se fosse hoje a estreia do esquerdino na Liga. Ou melhor: como, sem esforço, resolveu um problema no plantel azul. “Não tinha um esquerdino”, conta.
 
Em 2001/02, logo no arranque do campeonato, o Belenenses foi jogar a Paços de Ferreira, onde perdeu por 3-1. No final do jogo, um jovem futebolista de 21 anos, que fizera toda a carreira na zona de Guimarães, na formação e na então 2.ª Divisão, mas que já havia sido sugerido, juntou-se ao plantel do Restelo. Não tardou a convencer Marinho Peres.
 
“O que mais impressiona nele é o remate forte. E nem precisa de tomar balanço!”, observa o técnico, de 63 anos. “Perguntei-lhe onde jogava. Ele disse-me que na esquerda. ‘Consigo defender e atacar’”, acrescenta.
 
Daí à estreia foi um passo. A 23 de setembro de 2001, o Benfica visitou o Belenenses, em encontro a contar para a 6.ª jornada. A 26 minutos do final da partida, com as águias em vantagem, o técnico lançou César Peixoto, tirando Neca. Três minutos depois da entrada do minhoto, Marcão assinaria o golo que ditou o resultado final (1-1).
 
Extensão do treinador
 
Hoje, completam-se nove anos da estreia na alta-roda do futebol português. Foi como um “grito” de emancipação, cujos ecos ainda se ouvem. Após um trajeto recheado de sucessos (é o único jogador dos encarnados que sabe o que é vencer a Liga dos Campeões), o esquerdino celebra a efeméride com o lugar no onze benfiquista resgatado.
 
Lançado por Jorge Jesus no dérbi, a sua ação seria elogiada pelo treinador que, em 2009, patrocinou a sua transferência de Braga para a Benfica, onde conquistaria o quarto título de campeão nacional. Isto porque a combinação Peixoto-Coentrão resultou na anulação de João Pereira.
 
A adaptação às funções de lateral é, de resto, algo que não surpreende Marinho Peres. “Na minha época de jogador, havia extremos, pontas. Jogadores como Simões ou Garrincha acabaram. Já não existem aqueles extremos egoístas, fixos. Hoje, quem joga na direita ou na esquerda também se adapta ao meio-campo, conforme o adversário. Ele tem essa capacidade. Quando quiser segurar a vantagem, o treinador pode sempre adiantá-lo e fechar o meio-campo.”
 
Aos 30 anos, César Peixoto é elemento da confiança de Jesus, cujo percurso comum se iniciou em Braga e continuou na Luz. Nem sempre compreendido pelos adeptos, que por vezes não poupam assobios, o camisola 25, que soma 138 jogos e 22 golos na Liga, é daqueles jogadores que os treinadores não dispensam.
 
“Enquanto trabalhou comigo, sempre se cuidou de forma coerente fora de campo. Era uma referência para o grupo. Quando transmitia uma mensagem, ele passava-a para o grupo. Era uma extensão do treinador, porque tinha cultura”, sublinha Marinho Peres.
 
Hoje no Brasil, o técnico garante que, mesmo à distância, continua a acompanhar a carreira do jogador que lançou há nove anos. E a terminar deixa-lhe um pedido: “Que marque um golos e faça um M... de Marinho.”
Rui Costa: «Olegário fora não é problema do Benfica»
Durante a apresentação do CD de músicas infantis "Eu sou do Benfica desde pequenino", no Estádio da Luz, Rui Costa comentou de forma rápida a ausência de Olegário Benquerença pela segunda vez seguida na escala para arbitrar jogos da Liga.

"Não quero dizer nada sobre ausência de Benquerença, o Benfica está a pensar no próximo jogo que tem para fazer, esperando que tudo corra pelo melhor. Não é problema do Benfica", comentou o dirigente encarnado

O diretor-desportivo do Benfica realçou ainda a "frontalidade" de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem durante a conferência de impresa de ontem, onde assumiu que Benquerença errou no lance da grande penalidade sobre Carlos Martins no jogo frente ao V. Guimarães.

"De qualquer das maneiras, manifestei-me em Guimarães sobre aquilo que se passou e aquilo que se pretende é que não se passe com ninguém, não é só com o Benfica", realçou.

Pedido aos sócios foi tema ponderado

A propósito do pedido feito aos sócios para não assistirem às partidas do Benfica fora da Luz, Rui Costa fala de "uma decisão que não foi tomada por acaso, foi ponderada e pensada".

Rui Costa afirmou ainda que o Benfica "continuará o campeonato entrando em todos os campos com uma grande vontade de ganhar esperando sempre que o árbitro seja decente e que não tenhamos, no final do jogo, que nos lamentar".
Águias observam argentinos Enzo Pérez e Funes Mori
A SAD já está a trabalhar para um eventual reforço do plantel, na reabertura do mercado de transferências, em Janeiro. Apesar de ainda faltarem mais de três meses para novo período de inscrições, é natural que os clubes trabalhem na antecipação e os encarnados já encontraram dois potenciais alvos não só para o presente, mas também para o futuro: Enzo Pérez e Funes Mori.

O primeiro, mais cotado, trata-se de um médio ofensivo que joga pelas alas, preferencialmente a direita. Actua no Estudiantes de la Plata, clube pelo qual venceu uma Taça Libertadores ao Cruzeiro de Belo Horizonte, onde actuava Ramires, em 2009.

Avaliado em 2,5 milhões de euros, o jogador de 24 anos iniciou a carreira profissional no Godoy Cruz. Em três épocas marcou 13 golos em 84 partidas, transferindo-se, em 2007, para o Estudiantes, contabilizando até ao momento 10 golos em 91 partidas.

Funes Mori é mais novo. Tem 19 anos, é avançado e actua no River Plate. Cumpre a sua segunda época ao serviço do emblema que viu nascer Pablo Aimar e Saviola e soma nove golos em 25 encontros.

Já esteve referenciado pelo Sporting e por mais alguns emblemas europeus pelo que fez nas camadas jovens ao serviço do FC Dallas e, posteriormente, transferiu-se para o River.

Ambos os processos estão ainda em estudo, apurou A BOLA na Argentina. Mas a possibilidade de chegarem em Janeiro é real. Tudo dependerá da relação preço/qualidade.
Comunicado
Conferência de imprensa do Presidente da Comissão de Arbitragem
O Sport Lisboa e Benfica espera que a conferência de imprensa do Presidente da Comissão de Arbitragem, Vítor Pereira, tenha um efeito pedagógico junto dos árbitros e observadores, e que o futuro próximo do futebol português traduza uma melhoria significativa no nível global das actuações das equipas de arbitragem.

Assinalamos a coragem que teve por assumir erros que influenciaram resultados de vários jogos e penalizaram gravemente o Sport Lisboa e Benfica, confirmando, dessa forma, que a actual classificação da Liga está adulterada.

Para a média de avaliação globalmente positiva de que o Presidente da Comissão de Arbitragem deu conta na sua exposição, seguramente não contribuíram as actuações da maioria dos árbitros que dirigiram jogos do SL Benfica.

Percebemos a definição dos critérios elencados pelo senhor Vítor Pereira, concordamos com eles, só não entendemos a falta de uniformização na aplicação desses mesmos critérios, nomeadamente a nível disciplinar e nos livres de 11 metros.

O Sport Lisboa e Benfica limitou-se a expor factos, nunca pretendeu qualquer tratamento de favor, mas não compreende como é que as “zonas cinzentas” apontadas pelo presidente do Conselho de Arbitragem podem explicar tantos erros de arbitragem, nomeadamente o lance de andebol ontem ocorrido na Madeira.

Independentemente do que se passou em Guimarães, o Sport Lisboa e Benfica nunca pôs em causa a seriedade e competência do senhor Vítor Pereira.

Esperamos, de facto, que o senhor Vítor Pereira não seja “ pressionável ”, mas que seja suficientemente responsável para perceber que tem elementos dentro da sua estrutura que podem não ter a mesma boa-fé e a mesma competência do seu Presidente.
Salvio para a direita
Nem tudo são más notícias para Jesus. Salvio deu ontem mostras de estar perto do regresso, depois de ter falhado os últimos três jogos dos encarnados, devido a uma mialgia na face anterior da coxa esquerda.

Os encarnados informaram que o ex-Atlético Madrid iria treinar-se de forma condicionada, mas a verdade é que acabou por integrar o jogo-treino com os juniores. Com o regresso do camisola 8, o técnico ganha uma opção para o lado direito do meio-campo. Isto permite que Carlos Martins derive para o centro.

Na ausência de Aimar, o internacional português é um forte candidato a desempenhar as funções de 10, tanto mais que se encontra em boa forma. O médio formado no Sporting tem ocupado o lado direito do losango, mas isso não invalida que não possa alinhar no apoio aos atacantes, opção que, de resto, Jesus já experimentou. Até ao jogo, o técnico benfiquista terá cinco dias para afinar uma solução.
Cardozo é o melhor dos últimos 30 anos
Oscar Cardozo está a um golo dos 60 em jogos do campeonato português, com a camisola do Benfica. Ainda muito longe da marca de outros goleadores – como são os casos de Nené ou Nuno Gomes –, a verdade é que o internacional paraguaio regista, até ao momento, uma média impressionante, tornando-o no jogador mais eficaz das águias nos últimos 30 anos.

O sul-americano, de 27 anos, regista uma média de 0,66 golos por cada jogo no campeonato. Cardozo está a cumprir a sua quarta temporada na Luz e leva já 59 golos marcados, em 89 encontros disputados.

Para este número muito contribuíram os 26 golos apontados na Liga durante a última época, altura em que se sagrou também o bota-de-ouro de Record, tendo sido uma peça fundamental no esquema de Jesus. Esta época já marcou em três ocasiões, duas delas no dérbi de domingo, diante do Sporting, e a outra frente ao V. Setúbal.

Históricos. Naturalmente existem outros jogadores com mais tentos marcados nas últimas três décadas, mas, face aos muitos jogos efetuados pelo Benfica, descem a média de golos.

Nené, um símbolo do clube, é um desses exemplos. O avançado, que jogou a última época em 1985/86 tem o número impressionante de 264 golos pela águia, distribuídos ao longo de 17 temporadas e 423 desafios no campeonato. Em situação semelhante está Nuno Gomes. O internacional português é o único que ainda pode concorrer com Cardozo na contabilidade, apesar de já não incluir as opções iniciais de Jesus. O capitão das águias já marcou 121 golos pelo conjunto encarnado em 288 jogos. A média pode subir, mas situa-se, para já, nos 0,42 golos por jogo.

No lado inverso estão os casos que têm uma média alta devido a um número inferior de jogos, como Van Hooijdonk (0,63 – com 19 golos em 30 jogos), Manniche (0,52 – com 47 golos em 89 encontros) e Vata (0,48 – 29 golos em 60 desafios), mas nenhum supera Tacuara.
Grande Cardozo
Pablo Aimar em tratamento
O médio Pablo Aimar fez tratamento a uma entorse no joelho direito depois ter realizado esta segunda-feira uma ressonância magnética.

O número 10 argentino foi, assim, um dos ausentes do jogo-treino frente aos juniores. Numa sessão aberta ao público, o Benfica venceu o encontro de preparação por 2-0. Weldon e Nuno Gomes marcaram os golos.

O médio Eduardo Salvio continuou a fazer treino condicionado, ainda que tenha participado na fase inicial do jogo-treino com os pupilos de João Santos. Quanto a Balboa, o futebolista voltou a fazer corrida, tratamento e trabalho de ginásio.

Já os jogadores titulares na partida com o Sporting realizaram treino de recuperação.

O Benfica regressa ao trabalho nesta terça-feira, dia 21 de Setembro, pelas 18 horas, no Caixa Futebol Campus. O apronto vai decorrer à porta fechada.