Recorde à lupa o golo de Aimar ao Paços de Ferreira
Sempre se assumiu como uma pessoa tímida fora do campo, mas indomável dentro das quatro linhas. O futebol para ele só se joga em 90 minutos e não compreende como se «perde uma semana a falar sobre um jogo».

Para mais quando o tema nem é um golo, uma finta, um desarme, uma grande defesa.

Mas o minuto 13 do jogo de anteontem, entre o Benfica e o Paços de Ferreira, teve um mérito: pelo menos o dia seguinte foi passado a falar de um momento de génio. E não de arbitragens, polémicas ou políticas desportivas.

Porque não foi um golo qualquer. Porque foram 12 segundos seguidos com a bola no pé, sempre em progressão, desde o meio-campo da sua equipa (a 60 metros da baliza) até à entrada da área do adversário, culminando com um remate em arco, de pé direito. 10 toques na bola, três adversários driblados (Pizzi, Filipe Anunciação e Maykon) e dois contornados (a bola passa junto ao corpo de Cohene e fora do alcance do guarda-redes Cássio). Tudo em 36 passos, em 45 metros de terreno. Sem nunca olhar para a bola, cabeça sempre levantada.



O golo à lupa:
12 segundos;
10 toques;
60 metros percorridos;
36 passos;
3 adversários driblados;
2 adversários contornados;
1 remate indefensável;
Quando um Rei fala de outro Rei...

Que nível tem o genial Pablo Aimar.
Não só como jogador mas também como homem e pessoa.
Um jogador para a história do Benfica.
E do futebol mundial.

Salvé Pablo Aimar!
Salvio: «Cabeça já está no jogo do Lyon»
ARGENTINO CONTENTE COM TRIUNFO
 
O argentino Salvio voltou esta noite a fazer parte das contas de Jorge Jesus no Benfica, entrando aos 63' para o lugar de César Peixoto. Dois minutos depois de ter iniciado a participação no jogo, Salvio viu o Benfica fazer o segundo golo que selou um triunfo que deixou o jovem emprestado pelo Atlético Madrid contente, apontando já baterias para os jogos seguintes.
 
"É bom vencer jogos assim. Recuperámos bem das três derrotas que tivemos no início da temporada e agora estamos mais fortes e confiantes. Estamos no bom caminho e isso é que importa", referiu em declarações à Sport TV.
 
"Já temos a cabeça no jogo com Lyon e sabemos que estamos à altura dessa partida e vamos tentar vencê-lo. Estamos melhor e o facto de vencer estes jogos tornam a equipa mais confiante. Agora seguem dois jogos difíceis e temos de os vencer", frisou.
Luisão: “Fomos humildes”
O defesa central do Sport Lisboa e Benfica, Luisão, destacou o facto da sua equipa ter ganho e não ter sofrido nenhum golo.

“Estamos numa boa sequência de jogos. Não sofremos golos, fomos humildes, corremos até ao apito final e acabámos por vencer”, afirmou o brasileiro.

Em relação a ter colocado pressão no actual primeiro classificado, Luisão explicou que o importante é vencer: “O mais importante foi a vitória que alcançámos hoje. Nós temos que fazer a nossa parte e recuperar a diferença pontual. O resto não interessa. Estamos concentrados apenas no que temos que fazer.”

No final do desafio que deu a vitória ao Benfica, o defesa “canarinho” anteviu o clássico com o FC Porto: “Independentemente das posições na tabela, um FC Porto – Benfica é sempre um clássico e o resultado é sempre uma incógnita.”
Jorge Jesus: "Cumprimos"
No final da partida com o Paços de Ferreira, o treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, explicou que tinha três objectivos para esta 9.ª jornada.

“Tínhamos três objectivos para este jogo: ganhar, não sofrer golos e não deixarmos de ser uma equipa ambiciosa, fosse qual fosse o resultado e cumprimos, até porque estivemos mais perto do 3-0 do que o 2-1”, confessou o técnico campeão nacional.

Depois deste encontro, os “encarnados” recebem o Lyon, para a Liga dos Campeões e deslocam-se ao terreno do FC Porto. Quando questionado sobre a dificuldade da semana que se segue, Jorge Jesus referiu que todas as semanas são difíceis: “As semanas mais difíceis do Benfica têm sido estas semanas que temos vindo a recuperar lugares na classificação. Já estivemos em 14.º e agora estamos em 2.º e esta recuperação, com as cinco vitórias consecutivas, são fruto de muita confiança da equipa.”
Benfica - P. Ferreira, 2-0
Encarnados" seguem imparáveis
O Benfica somou esta sexta-feira a quinta vitória consecutiva na Liga portuguesa, ao vencer em casa o Paços de Ferreira, por 2-0. Na partida da 9.ª jornada da prova, os golos “encarnados” foram apontados por Aimar e Kardec.

Para a recepção aos “castores”, o treinador Jorge Jesus apresentou apenas uma novidade em comparação com a vitória do domingo passado, frente ao Portimonense. Com a recuperação de Fábio Coentrão, o técnico apostou na sua entrada para o lado esquerdo do ataque, passando Gaitán para o lado contrário do terreno. Carlos Martins não foi, assim, opção de início frente aos pacenses.

Foi o Paços de Ferreira a primeira equipa a criar perigo na partida, mas o guarda-redes espanhol Roberto opôs-se muito bem a um remate de Rondon (6’). Depois deste pequeno susto, o Benfica, como lhe competia, assumiu as despesas do encontro e começou a criar boas jogadas de ataque. Coentrão (8’) e Saviola (12’) estiveram muito perto de abrir o marcador, mas foi Aimar quem celebrou no Estádio da Luz. Após um excelente trabalho individual sobre vários adversários, o médio-ofensivo argentino fez um golo de belo efeito (14’), colocando o Benfica a vencer, justamente, por 1-0.

E o futebol ofensivo e bonito dos “encarnados” continuou nos minutos seguintes. Aos 19 minutos, numa das mais belas jogadas do encontro, Coentrão combinou com Kardec e este cruzou para a conclusão de Saviola. O remate do argentino só foi travado por Maykon que evitou, assim, o segundo golo. Outro lance de belo efeito saiu dos pés de Coentrão que, no entanto, rematou ao lado (24’).

O Paços de Ferreira, sempre muito fechado na sua defesa, apenas tentou incomodar o Benfica através de transições rápidas, mas Roberto foi segurando os remates mais perigosos dos pacenses.

O segundo tempo começou logo com um remate ameaçador de Fábio Coentrão (46’). O Paços procurou subir no terreno e durante uns minutos o espírito de grupo dos “encarnados” foi fundamental para controlar essa reacção do adversário.

Kardec sentencia
Uma falta sobre Fábio Coentrão na área pacense ditou uma grande penalidade e o consequente segundo tento das “águias”. É que o brasileiro Alan Kardec não perdoou na conversão do castigo máximo, dando outra tranquilidade à equipa (64’), marcando assim o seu primeiro golo na Liga portuguesa.

É preciso não esquecer que a formação de Jorge Jesus joga uma cartada importante na próxima terça-feira, dia 2 de Novembro, frente ao Lyon para a Liga dos Campeões, pelo que o segundo golo veio permitir uma melhor gestão do encontro por parte dos “encarnados”.

Até ao apito final, e já com o Paços a jogar com menos um (expulsão de Baiano), o Benfica ainda dispôs de um bom par de oportunidades para dilatar a vantagem, no entanto, o 2-0 manteve-se.

O Benfica conquistou, assim, justamente a quinta vitória consecutiva no campeonato nacional e sem sofrer qualquer golo.

O Benfica apresentou a seguinte equipa frente ao Paços de Ferreira: Roberto; Maxi Pereira, Luisão (Sidnei, 87’), David Luiz e César Peixoto (Salvio, 63’); Javi Garcia (Airton, 75’), Aimar, Gaitán e Fábio Coentrão; Saviola e Kardec.
Carrega Benfica!!!
Benfica-P. Ferreira
Jesus convoca 20 jogadores
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, convocou esta sexta-feira 20 atletas para o encontro desta noite com o Paços de Ferreira. A partida tem início marcado para as 20h15.

No jogo da 9.ª jornada da Liga, os “encarnados” vão procurar somar a quinta vitória consecutiva na prova.

Lista de convocados
Guarda-redes: Roberto e Moreira;
Defesas: Maxi Pereira, Sidnei, David Luiz, César Peixoto, Luisão e Fábio Coentrão;
Médios: Airton, Javi Garcia, Salvio, Aimar, Felipe Menezes, Carlos Martins e Gaitán;
Avançados: Jara, Weldon, Nuno Gomes, Saviola e Alan Kardec.
Jorge Jesus: “Vou lançar quem estiver melhor"
O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, anteviu a partida da 9.ª jornada frente ao Paços de Ferreira. Numa entrevista exclusiva ao Site Oficial do Clube e à Benfica TV, o técnico revelou o desejo de atingir a quinta vitória consecutiva.

“A nossa ideia é garantir a quinta vitória consecutiva. Temos que ter muita classe e muita paciência, porque já sabemos que as equipas apresentam um posicionamento táctico muito defensivo e, por isso, vamos abordar o jogo com muita confiança. Vamos estar atentos ao ataque e à defesa, porque também queremos fazer o quinto jogo sem sofrer golos”, afirmou Jorge Jesus.

O facto de estarmos há quatro jogos sem sofrer golos foi outro dos temas abordados pelo treinador campeão nacional: “Temos vindo a melhorar. A nossa linha mais recuada tem vindo a assimilar os novos processos, sobretudo os novos jogadores, e sim, temos vindo a melhorar e o facto de estarmos sem sofrer golos há quatro jogos é um sinal disso.”

Uma das situações mais aproveitadas pelos “encarnados”, esta época, têm sido os lances de bola parada: “Nós temos feito muitos golos de bola parada devido à qualidade dos jogadores do Benfica, principalmente dos marcadores de bolas paradas. São situações de criatividade e dentro dessa ideia, vamos potencializando cada vez mais as potencialidades dos nossos jogadores, para fazerem a diferença nesses lances.”

Em relação ao adversário da 9.ª jornada, Jorge Jesus elogiou o trabalho realizado pela equipa de Rui Vitória: “O Paços tem uma equipa muito bem trabalhada, que tem feito bons resultados e por isso, temos a consciência de que este jogo não vai ser fácil. Vamos trabalhar a equipa para não sermos surpreendidos em situações de contra golpe e essa é outra característica importante… temos vindo a melhorar defensivamente e na abordagem às qualidades dos adversários.”

A formação “pacense” é composta por jogadores muito novos, com valores a emergirem na Liga portuguesa e Jorge Jesus sabe disso: “Espero que a irreverência e a juventude do Paços não apareça neste jogo.” Os atletas David Simão e Nélson Oliveira, que estão emprestados pelo Clube da Luz, fazem parte dessa irreverência e têm sido acompanhados pela equipa técnica dos campeões nacionais: “Estão a querer afirmar-se e esta passagem por equipas da primeira Liga tem sido muito boa. Estão a crescer com competição, o que é muito importante. Temos estado atentos a todos os jogadores nos quais depositamos esperanças para o futuro e eles fazem parte desse enquadramento.”



Óscar Cardozo continua afastado por lesão, o que faz com que não se saiba qual será a dupla de avançados apresentada por Jorge Jesus.


“O Benfica tem seis avançados e neste momento tem cinco em condições de jogar. Normalmente lançamos dois no jogo e temos mais dois prontos para entrar e amanhã vamos ter esses quatro à nossa disposição, para definir quem são os dois que vão jogar de início”,vexplicou o treinador campeão nacional.
 
O Benfica vai enfrentar um período complicado, depois do Paços de Ferreira, recebe o Lyon, para a Liga dos Campeões e na próxima jornada desloca-se ao Dragão. Jorge Jesus explicou como vai ser feita a gestão do plantel: “O tempo de recuperação desses jogos dá-nos horas suficientes para estarmos tranquilos, caso não aconteçam lesões, por isso, vou lançar os jogadores que eu ache que estão melhores. A prioridade é para a condição técnica e táctica e não para a física.”
 
Nessa mesma gestão, o facto de existirem quatro atletas (Maxi Pereira, Luisão, Javi Garcia e Carlos Martins) em risco de não jogarem no Dragão se virem amarelo amanhã, não vai condicionar as escolhas: “O jogo mais importante para o Benfica é o de amanhã com o Paços de Ferreira e depois, independentemente do que aconteça neste jogo, é que vamos pensar no jogo do FC Porto. Não vou olhar para os cartões, vou lançar quem estiver melhor. A prioridade é ganhar ao Paços de Ferreira. Não vou antecipar nada.”
 
O calendário antevê jogos importantes, nos quais o Benfica não pode perder mais pontos: “Não podemos perder pontos. Tanto no Campeonato como na Liga dos Campeões, não temos crédito de pontos. No Campeonato ainda falta muito e na Liga dos Campeões ainda temos jogos importantes, por isso, não sei se vão ser determinantes… o que sei é que são importantes.”
 
Na recta final da entrevista, o treinador do Benfica falou sobre a importância de contar com o apoio dos adeptos no Estádio da Luz: “Os nossos adeptos dão-nos uma força muito grande na Luz. Estão sempre com a equipa e nos jogos em casa temos uma força e uma moral diferente. Dão-nos confiança para ganhar e espero que, amanhã, o Estádio esteja bem composto e bonito.”
 
O Sport Lisboa e Benfica vai defrontar o Paços de Ferreira na próxima sexta-feira, dia 29 de Outubro, pelas 20h15, no Estádio da Luz.
“Vamos fazer tudo para chegar ao nosso objectivo”
O esforço e a dedicação à equipa, seja como lateral ou médio, faz dele uma das principais opções de Jorge Jesus. Em discurso directo, César Peixoto elogia o Clube, os adeptos e mostra-se confiante numa época de sucesso.

Esta é a sua segunda época no Benfica. Que balanço faz?
“Um balanço muito positivo. Estou no maior Clube português e estou muito feliz. Vim para um Clube que me deu a oportunidade de voltar a ser campeão. É um enorme orgulho representar o Benfica e poder vestir esta camisola.”

Falemos deste Benfica. Sete pontos para a liderança e um FC Porto – Benfica à porta. Será um jogo decisivo?
“Eu acho que sim, vai ser um jogo importante, onde nós podemos marcar a diferença. Costumo dizer que se nós tivéssemos ganho ao FC Porto na Supertaça de certeza que eles não teriam este “élan” de vitórias que têm tido. Portanto, acredito que se desta vez formos nós a ganhar as coisas vão mudar e ainda vamos ser campeões.”

No campeonato o Benfica já leva quatro vitórias consecutivas. Os adeptos podem acreditar que a equipa está no bom caminho?
“Claro! Os benfiquistas podem ter a certeza que nós, jogadores, a equipa técnica e toda a estrutura do Clube estamos a dar o máximo para chegar ao primeiro lugar e voltar a ser campeões. Sabemos o nosso valor, sabemos o que valemos e vamos fazer tudo para chegar ao nosso objectivo.”
Jornal "O Benfica"
É possível repetir isto mas sem silêncios..


Eu acredito!!!
Carrega Benfica!!!
Médio antevê jogo com P. Ferreira
Javi Garcia: "Estamos numa fase ascendente"
O médio espanhol Javi Garcia considerou esta quarta-feira que a equipa está a atravessar um período positivo, pelo que acredita na conquista dos três pontos no próximo encontro da Liga portuguesa. O Paços de Ferreira é o adversário.

“O importante é continuarmos a jogar como temos feito. A equipa ganha mais confiança ao vencer os jogos e para conseguirmos o objectivo de sermos campeões de novo temos de continuar assim. A equipa está numa fase ascendente e na sexta-feira vamos começar da mesma forma, com toda a vontade do mundo para conseguir a quinta vitória”, garantiu o futebolista na entrevista exclusiva à Benfica TV e ao Site Oficial do Clube.

Javi Garcia destacou que o Benfica vem de uma série de bons resultados para o campeonato nacional e sem sofrer golos, o que torna mais difícil a tarefa aos adversários de fazer frente aos “encarnados”: “Não são só quatro vitórias, mas também o facto de ser cada vez mais difícil às equipas nos marcarem golos. Isso diz que a equipa está a ser um bloco sólido e o importante é defender a nossa baliza, sabendo que temos jogadores no ataque que podem desequilibrar a qualquer momento a partida.”

Javi Garcia, que foi o autor do golo da última vitória com o Portimonense, referiu que “um jogador tem sempre a ilusão de marcar golos e, ainda para mais, quando se consegue os três pontos com isso”.

Tal como a equipa, o futebolista reconheceu que tem vindo a subir de forma. “Creio que o crescimento individual está ligado ao crescimento da equipa. Se a equipa está bem, todos têm confiança, jogam melhor e creio que é isso que está acontecer connosco”, defendeu.

"Vou fazer o meu jogo"
O médio espanhol é um dos jogadores que está em risco de falhar a deslocação ao campo do FC Porto, caso veja o cartão amarelo no encontro desta sexta-feira com o Paços de Ferreira. Ninguém gosta de perder um clássico, mas Javi Garcia assegura que isso não o vai inibir frente aos pacenses: “O primeiro jogo e o mais importante é o do Paços de Ferreira. Isso não vai condicionar-me, vou fazer o meu jogo e dar como sempre o máximo. Se tiver o azar de ser admoestado com um cartão, temos outros jogadores que podem entrar e fazer igual ou melhor do que eu.”

O jogo com o Paços de Ferreira vai acontecer três dias antes do embate da Liga dos Campeões com o Lyon, no entanto, o grupo está concentrado, para já, na partida do campeonato nacional. “Estamos a pensar na partida do Paços, pois não podemos cometer mais erros na Liga. Todo o plantel está a pensar nessa partida, uma vez que depois disso teremos três dias para preparar o jogo com o Lyon, que vai ser importante para nós”, afirmou.

Sobre o Paços de Ferreira, o médio considerou que o adversário “vai tentar aproveitar algum erro nosso”, destacando que o grupo vai estar atento ao colectivo e não só aos dois jogadores dos quadros do Benfica David Simão e Nélson Oliveira.

Com uma vitória sobre o Paços de Ferreira, Javi Garcia referiu que espera colocar pressão sobre o primeiro classificado: “Se puder escolher entre jogar antes ou depois do FC Porto, prefiro jogar primeiro. É um bom ponto para colocar pressão sobre eles e temos a oportunidade de fazê-lo novamente no jogo com o Paços de Ferreira.”

O jogador espanhol deixou ainda um apelo para que os adeptos compareçam em força na partida desta sexta-feira à noite. “Não há nada mais bonito que jogar no nosso estádio e ver a massa associativa a dar o seu apoio. São que eles nos empurram e nos dão força quando, por vezes, não a temos”, salientou.

O Benfica-Paços de Ferreira tem início marcado para as 20h15 desta sexta-feira.
Luisão: “Desejo comemorar mais títulos na Luz”
No dia em que o Estádio da Luz fez sete anos de existência, o central Luisão recordou alguns dos seus momentos na Catedral e expressou o desejo de celebrar ainda mais títulos.

Luisão chegou ao Clube em 2003 e desde então tem vivido momentos de glória no Estádio da Luz. Em declarações à Benfica TV, o central começou por enumerar alguns dos acontecimentos onde marcou presença, isto antes de eleger o que foi mais importante para si: “Foi o momento da minha estreia em 2003, ano da minha chegada, depois o título com o Trapattoni onde acabei por fazer o golo contra o Sporting, o tento contra o Liverpool numa eliminatória da Champions e o golo com o Sp. Braga na conquista do título do ano passado. São muitos os momentos.”

Questionado sobre o momento mais marcante, Luisão não tem dúvidas: “O golo do título contra o Sporting. O Benfica vinha de muitos anos sem conquistar o título e aquele foi um passo importante para podermos empatar no último jogo [referência ao encontro com Boavista].”

O defesa referiu ainda que “é um momento muito especial” quando actua no Estádio da Luz. “Sinto-me um privilegiado por participar nestes momentos. Quando estava no Brasil sabia da grandeza do Clube, mas o amor pelo Benfica cresce em cada jogo que entramos no Estádio. É um marco na nossa carreira”, considerou, acrescentando: “Na selecção brasileira tive a oportunidade de jogar em vários estádios e não vejo um estádio que se comparar com o nosso. Além da arquitectura em si, destaco o bom acolhimento, seja de todos os benfiquistas ou dos adversários.”

No dia em que a Catedral comemorou sete anos de vida, Luisão formulou dois desejos: “O desejo é de poder comemorar mais títulos no nosso Estádio e de ver o estádio cheio no próximo jogo.”

Por fim, o internacional brasileiro destacou o bom momento do Benfica no campeonato nacional, lembrando que a equipa vem de quatro vitórias consecutivas. “O problema foi apenas as duas primeiras partidas. Não arrancámos muito bem, mas depois disso temos vindo a manter a regularidade. É lógico que muitas vezes vamos vencer e não dar espectáculo, mas quando se trata do Benfica ouve-se muita coisa de fora que não é verdade. As coisas têm vindo a correr bem. Os adeptos sabem que estamos a dar o máximo para vencer os jogos e estamos numa fase muito boa de resultados”, salientou.
7.º aniversário
Parabéns Estádio da Luz!
Foi no dia 25 de Outubro de 2003 que nasceu a nova Catedral benfiquista. Desde então foram os vários momentos de festa vividos no Estádio da Luz, com especial destaque para a celebração das conquistas dos títulos nacionais de 2004/2005 e 2009/2010.

No dia em que o recinto “encarnado” comemora 7 anos de existência, o Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica recorda alguns dos vários momentos de enorme alegria presenciados pelos benfiquistas no Estádio da Luz, a começar pelo jogo de inauguração frente à formação uruguaia do Nacional Montevideo, onde o capitão Nuno Gomes marcou os dois golos da vitória do Benfica.

É preciso recordar que a Catedral “encarnada” foi também o palco da grande final do Campeonato da Europa de 2004, isto depois de ter recebido vários jogos emocionantes durante a competição.

Como demonstração da sua enorme importância a nível mundial, o Estádio da Luz integra também a Candidatura Ibérica à organização do Campeonato do Mundo 2018/2022.

Por tudo e isso muito mais, a Catedral “encarnada” está hoje de parabéns.
Momentos do jogo Portimonense SC - SL Benfica

Javi García: "Queremos sempre ganhar"
No final do jogo da 8.ª jornada frente ao Portimonense, Javi García comentou a vitória forasteira do Sport Lisboa e Benfica.

“A vitória foi importante. É a quarta consecutiva na Liga e a equipa, mais uma vez, não sofreu golos. Hoje fomos superiores, tivemos mais oportunidades de golo e maior posse de bola. Agora é continuar nesta linha exibicional e de resultados”, afirmou.

Depois desta vitória na Liga, o médio defensivo fez, ainda, uma análise ao que está para vir noutras competições. “No Benfica queremos sempre ganhar e mostrámos que estamos a melhorar. Em relação à Liga dos Campeões, temos, agora, dois jogos na Luz e queremos vencê-los”, frisou.

Sobre a vantagem pontual do FC Porto, o médio espanhol disse: “Se eles perderem pontos melhor, mas o Benfica tem de seguir o caminho das vitórias para poder chegar ao primeiro lugar.”
Jorge Jesus: "Vamos procurar a quinta vitória consecutiva"
O treinador do Benfica fez um rescaldo à quarta vitória consecutiva das “águias” na Liga portuguesa. “Defrontámos uma boa equipa. Sabíamos que o jogo ia ser difícil, mas controlámos o encontro e vencemos justamente”, declarou.

Para a próxima jornada, Jorge Jesus disse que o Benfica vai procurar mais uma vitória. “Depois de quatro vitórias consecutivas e sem sofrer golos, vamos, agora, procurar a quinta vitória consecutiva”, afirmou optimista.

Por fim, comentou a presença de adeptos benfiquistas no estádio do Algarve, apesar da solicitação da Direcção “encarnada” para não o fazerem. “Os adeptos do Benfica são tantos que, mesmo com apelos da nossa Direcção, não conseguem pará-los. Agora imagine-se se este problema não se colocasse... o estádio estaria, com certeza, cheio”, concluiu.
Portimonense - Benfica, 0-1
Quarta consecutiva!
Os campeões nacionais venceram o Portimonense por 0-1, num encontro relativo à oitava jornada da Liga portuguesa. O Benfica dominou toda a partida e alcançou a quarta vitória consecutiva na prova. A formação de Portimão fez um remate em noventa minutos.

Este encontro começou movimentado, com ambas as equipas a não conseguirem assentar jogo. A primeira ocasião de perigo surgiu aos seis minutos, com David Luiz a arriscar o remate de muito longe e a obrigar Ventura a defesa apertada. Volvidos dez minutos, o Benfica chegou ao golo, mas foi anulado por mão de Javi García.

A meio do primeiro tempo, Carlos Martins fez um passe em profundidade para Aimar, que só não conseguiu finalizar com sucesso, porque Elias conseguiu antecipar-se na altura do remate. Na sequência do canto batido por Pablo Aimar, David Luiz apareceu ao primeiro poste e obrigou Ventura a uma defesa espectacular.

Os campeões nacionais foram-se instalando no meio-campo do Portimonense e à passagem da meia hora, Saviola entrou na área depois de ultrapassar Elias e rematou rasteiro para mais uma boa defesa do guardião de Portimão.

Os defesas centrais “encarnados” estavam em grande plano no ataque e Luisão quase inaugurou o marcador por duas vezes. Primeiro aos 32 minutos, ao antecipar-se a Ventura, mas a cabecear por cima e depois, outra vez na sequência de um canto, a obrigar Ventura a mais uma defesa por instinto. Ao intervalo subsistia o nulo.

Segunda parte

A etapa complementar iniciou-se praticamente com o golo do Benfica. Carlos Martins cobrou um livre no flanco direito e Javi García apareceu na zona de grande penalidade sozinho, a cabecear com êxito para o fundo das redes.

Passados dois minutos, os “encarnados” quase aumentavam a vantagem. Nico Gaitán trabalhou na esquerda e centrou para a cabeça de Kardec, que fez brilhar, mais uma vez, o guarda-redes Ventura. O argentino voltou a estar em destaque aos 61 minutos, com um remate rasteiro à figura. O Portimonense teve o seu primeiro (único) lance de perigo aos 63 minutos, com Roberto a efectuar uma grande defesa a um remate cruzado de Candeias.

À excepção deste remate, o Portimonense não incomodou a formação de Jorge Jesus, que podia ter marcado mais dois golos. Aos 82 minutos, o médio Felipe Menezes abriu na direita para Maxi Pereira, que cruzou rasteiro, onde Franco Jara apareceu sozinho a rematar às malhas laterais da baliza algarvia. A última grande oportunidade pertenceu a Alan Kardec, que se isolou a passe de Felipe Menezes, mas que atirou a figura. Franco Jara ainda tentou aproveitar na ressaca do lance, mas atirou por cima.

O Sport Lisboa e Benfica venceu por 0-1 e conquistou a quarta vitória consecutiva na Liga portuguesa. Na próxima jornada, a formação da Luz recebe o Paços de Ferreira.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou-se no Estádio do Algarve com o seguinte onze: Roberto, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, César Peixoto, Javi García, Carlos Martins (Franco Jara 75’), Nico Gaitán, Pablo Aimar, Saviola (Felipe Menezes 64’) e Kardec (Airton 87’).
Carrega Benfica!!!
Crónicas Ricardo Araújo Pereira
E isso me envaidece

Estive ontem mais de duas horas a conversar com um adepto do Benfica. Chama se António Lobo Antunes e é, alem de benfiquista, um grande escritor. Um dos maiores do mundo. Sempre que lhe dão um prémio literário, e já lhos deram quase todos, fica mais prestigiado o prémio do que ele. Tem diplomas, medalhas, vários quadros de grandes pintores que quiseram pintar-lhe o retrato. Creio, por isso, que os leitores não serão capazes de lhe censurar a vaidade se disser que, em casa dele, na parede do quarto, está, emoldura da, a sua ficha de inscrição como sócio do Sport Lisboa e Benfica. Cada um tem as suas honrarias, e a vontade de exibir as maiores é apenas humana. «É extraordinário», disse ele a olhar para a moldura, «como um clube fundado por órfãos da Casa Pia - ao contrário do Sporting, fundado por um Visconde, e do Porto, fundado por banqueiros - consegue...» E, entretanto, faltaram-lhe as palavras. 

«É extraordinário», limitou-se a repetir. Confesso que fiquei desapontado. Afinal, um grande escritor não fazia milagres: quando alguma coisa era do domínio do indizível, não havia vocabulário, nem talento, nem nada que lhe valesse. Mas, nesse mesmo segundo, Lobo Antunes desmentiu-me. Encontrou as palavras que lhe faltavam, e começou a recitá-las: «Domiciano Barrocal Gomes Cavém. José Pinto de Carvalho Santos Águas. Mário Esteves Coluna. Alberto da Costa Pereira. José Augusto Pinto de Almeida. Ângelo Gaspar Martins. António José Simões da Costa.» Assim mesmo, com os nomes completos e sem hesitações. Mais adiante, nessa mesma tarde, António Lobo Antunes haveria de declamar um poema de Dylan Thomas. Mas não voltou a ser tão poético como naquele momento, à frente de uma ficha amarelecida por mais de 60 anos.

Antes de nos despedirmos, ainda registámos uma coincidência. No dia 23 de Maio de 1990, eu tinha 16 anos e estava a chorar em minha casa; António Lobo Antunes tinha 47 e estava a chorar na dele. Claro, Lobo Antunes é um génio, e eu sou apenas, e só quando consigo, eu. Mas, ao menos naqueles minutos que sucederam à final da Taça dos Campeões (duas ou três horas, no meu caso), a minha sensibilidade foi igual à dele. Não é a primeira vez que o Benfica faz de mim uma pessoa melhor, mas nunca deixa de ser surpreendente.

Feito este curto mas importante parêntesis, para a semana voltarei a dedicar-me às grotescas incongruências de Rui Moreira e Miguel Sousa Tavares, que é para isso que cá estou.

Ricardo Araujo Pereira, 23 de Outubro in Jornal A Bola
Luisão: «Sabemos que não será fácil»
Luisão sabe que o Portimonense é um osso bem duro de roer, tendo capacidade para apresentar sérias dificuldades ao campeão nacional amanhã à noite.

“Precisamos de manter o bom aproveitamento no campeonato nacional. Estamos confiantes para o próximo jogo, mas sabemos que não será fácil, dado que a Liga se encontra bastante equilibrada. Uma coisa é certa: lutaremos por um bom resultado, que nos permita aproximar do líder da competição”, salientou ontem o Girafa, de 29 anos, à respetiva assessoria de imprensa.
Como cresceram os bebés
Poucos se lembram de clássico com portimonense
 
Os desafios entre Benfica e Portimonense tornaram-se num clássico durante a década de 80. No entanto, poucos são os jogadores do plantel encarnados, que se lembram desses duelos. Dos elementos que deverão integrar o onze que amanhã subirá ao relvado do Estádio Algarve, talvez apenas Carlos Martins tenha ideia dos jogos dos lisboetas com os algarvios.
 
Há 20 anos, a última vez que Benfica e Portimonense esgrimiram forças para o campeonato, o médio fazia do empedrado junto da sua casa, em Gavinhos de Cima (Oliveira do Hospital), o seu campo de futebol. Tinha 7 anos. “Ó Jorge! Cuidado com os telhados!”, advertiam os vizinhos
 
Só aos 8 anos é que o miúdo Carlos Jorge Martins começou a jogar futebol a sério, no Tourizense. Aos 11, transferir-se-ia para o Sporting. O sonho de atingir um patamar elevado no futebol começava, então, a ganhar forma.
 
Do outro lado
 
 maioria dos prováveis titulares amanhã ainda não tinha começado a escola primária. Kardec, com um ano, provavelmente ainda mal dizia “mãe” e “pai”. David Luiz, Gaitán, Coentrão e Javi García ainda davam os primeiros passos. Já Saviola, Aimar e Luisão estariam a terminar o 1.º ciclo escolar e tinham o desejo de vingar no futebol bem definido. O campeonato português não era, certamente, o centro das atenções dos sul-americanos.
 
Hoje, com mais ou menos mediatismo, ninguém se pode queixar da oportunidade que o futebol lhes deu. Contudo, tiveram de passar privações e dificuldades até chegarem a este ponto. Afinal, passaram-se mais de duas décadas desde que Benfica e Portimonense se defrontaram na Luz, em março de 1990.
 
Nascido em Diadema (sul de São Paulo), David Luiz pediu um skate aos pais quando tinha apenas 4 anos. Também nessa altura iniciou-se no judo. Até tinha jeito, mas a sua luta seria outra: chegar à seleção brasileira. Por causa desse sonho, sacrificou a vida familiar. Aos 16 anos, deixou a casa dos pais e rumou até à Baía. Aos 19, estreou-se na equipa principal do Benfica. Hoje, é um dos rostos da renovação do escrete.
 
Gaitán também sabe o que custa ganhar a vida. Nascido no seio de família com parcos recursos financeiros, seria obrigado a vender flores nos comboios. Só mais tarde, quando arriscou no futebol, seria descoberto pelo olho de lince de Ramón Maddoni, uma sumidade na deteção de talentos na Argentina. O Boca Juniors, colosso daquele país, seria o destino.
Jorge Jesus: “Vamos querer vencer este jogo”
O treinador campeão nacional, Jorge Jesus, fez uma antevisão ao encontro frente ao Portimonense, relativo à oitava jornada da Liga portuguesa. Em entrevista exclusiva à Benfica TV e ao Site Oficial do Clube, o técnico traçou a vitória como único objectivo para esta deslocação.

A equipa vem de uma derrota para a Liga dos Campeões, mas o plantel não ficou com a moral em baixo: “Quando se perde nunca é positivo, mas são duas provas distintas. O Campeonato tem outra história e a equipa sabe perfeitamente que tem um jogo difícil no Algarve e durante estes dias já demonstrou que ultrapassou o jogo com o Lyon. O nosso pensamento só passa pelo jogo do Portimonense.”

Em relação ao jogo propriamente dito, Jorge Jesus sabe que vai ser complicado, mas quer a quarta vitória consecutiva. “Vai ser um jogo difícil, como são todos, mas é importante alcançar à quarta vitória consecutiva para nos dar ainda mais confiança, para atacarmos a segunda volta muito mais fortes. Ainda temos jogadores em processo de adaptação, que têm vindo a melhorar e as vitórias moralizam a equipa e os jogadores individualmente.” A formação orientada por Litos está de volta ao escalão principal do futebol português, o que torna esta partida ainda mais especial para os algarvios. “É um jogo especial para o Portimonense, até porque é o primeiro contra um dos chamados três grandes. É um clube com história e os adeptos devem estar ansiosos por voltar a ver o Benfica a jogar. Vai ser um jogo entusiasmante e difícil para o Benfica.”

O treinador dos “encarnados” ainda abordou alguns aspectos tácticos da equipa do Portimonense e destacou dois jogadores perigosos no contra ataque.



“O Portimonense tem dois jogadores rápidos no contra golpe. O Ivanildo e o Candeias fazem muito bem o transporte de jogo e jogam muito em situação individual, por isso adaptam-se à táctica do Portimonense, mas já estamos preparados e já conhecemos a forma de jogar deles. Com todo o respeito que temos por todos os adversários, vamos querer vencer este jogo”, afirmou Jorge Jesus.
 
A formação de Portimão conta com alguns jogadores emprestados, sobretudo do FC Porto. Para Jorge Jesus, este factor não influencia a forma de jogar destes atletas: “Penso que o Benfica motiva todos os jogadores. Quando se joga contra o Benfica tudo é diferente. A motivação só existe por ser contra nós e não pelos clubes que podem ter representado no passado.”
 
O Benfica tem tido uma carga de jogos elevada, mas o treinador não vai efectuar uma grande rotatividade do plantel: “Vamos lançar os jogadores que estão melhor fisicamente. Jogando à quarta-feira e ao domingo, a equipa tem tempo para recuperar. Não há excesso de carga. Agora, os jogos da Liga dos Campeões têm deixado algumas sequelas em termos de lesões. Perdemos o Cardozo no jogo com o Schalke e este jogo com o Lyon também deixou alguns jogadores com problemas, que só vamos saber se podem jogar em cima da hora do jogo, como é o caso do Fábio Coentrão.”
 
Quando questionado sobre as exibições de Alan Kardec e de Nico Gaitán, Jorge Jesus analisou o processo de adaptação dos atletas: “São dois jovens. O Kardec já está há mais tempo no Benfica e já está mais adaptado. Tem vindo a jogar e a melhorar o rendimento de jogo para jogo e apesar de não ter sido tão assistido em Lyon demonstrou uma boa capacidade física e técnica. Acreditamos muito nele. O Gaitán está em processo de adaptação, tem muito talento, mas está numa equipa com processos diferentes do que aqueles que conhecia. Tem vindo a melhorar e espero que possa demonstrar isso com o Portimonense.”



A lesão de Cardozo deu mais oportunidades a Kardec. Para Jorge Jesus não há grandes mudanças a nível táctico.

“Não há grandes diferenças tácticas, o que existe é diferença entre os dois jogadores. O Kardec não conhece tão bem os movimentos na área como o Cardozo. O Cardozo é muito mais experiente e ocupa melhor os espaços que o Kardec, mas isso é normal, porque o Kardec está a aprender… tem 20 anos e tem vindo a valorizar-se muito no aspecto táctico. Tenho muita confiança nele”, revelou o técnico.

O guarda-redes do Benfica, Roberto, tem vindo a realizar grandes exibições, mas Jorge Jesus não está surpreendido: “Quando contratamos jogadores sabemos o valor deles. Às vezes as coisas não correm bem no princípio, mas nunca deixámos de acreditar no valor do Roberto. Agora o Roberto não é o salvador da equipa, mas está mais próximo daquilo que pode fazer. Está dentro da normalidade.”

A finalização dos “encarnados” foi outro dos temas abordados. Jorge Jesus afirmou que não é possível comparar esta época com a anterior: “Não podemos fazer muitas comparações. Não são os mesmos jogadores, não está o Cardozo… não estão dois jogadores que faziam parte do processo ofensivo da equipa e também não está o Ruben Amorim. Por tudo isto, não podemos fazer essas comparações.”

O Sport Lisboa e Benfica vai jogar com o Portimonense, no próximo domingo, dia 24 de Outubro, pelas 20h15, no Estádio do Algarve.
Memórias: A história dos DV

Em 1997, a revista "Super Ultra" publicou uma reportagem sobre a história da claque mais antiga do Benfica, os Diabos Vermelhos... É com prazer que partilho agora esse texto, que foi divido em duas edições da revista que na altura "invadiu" as curvas portuguesas... (clicar nas imagens, para aumentar)

Revista "Super Ultra" nº 18




Revista "Super Ultra" nº 19



Carrega Diabos... Carrega Benfica!

Memórias: Reinaldo

Maurício Zacarias REINALDO Gomes, avançado, representou o nosso clube entre as épocas 78/79 a 81/82, conquistando um Campeonato Nacional e duas Taças de Portugal...


Em 1979, a revista «ÍDOLOS» colocou 25 perguntas ao Reinaldo e obteve as seguintes respostas...


(Clicar na imagem para aumentar)


(Clicar na imagem para aumentar)
Jornal "O Benfica"
 Nuno Gomes e o Benfica
Nuno Gomes Forever no Benfica
Nuno tentado pela Arábia
Manuel josé já falou com o capitão das águias
 
Nuno Gomes já teve o primeiro convite para jogar mais uma temporada, depois de deixar o Benfica. A cumprir o último ano de contrato pelas águias, o avançado ouviu de Manuel José o interesse em contar com ele no Al-Ittihad, emblema da Arábia Saudita.
 
Aos 34 anos, o internacional português anunciou que vai abandonar o clube da Luz no final do contrato, mas mostrou-se disponível e com capacidades para jogar pelo menos mais um ano. Quem gostou de ouvir estas palavras foi Manuel José, que não perdeu tempo em falar com o jogador que lançou no Boavista na temporada de 1994/95.
 
Apesar de estar numa fase de ouvir propostas, Nuno Gomes encara com bons olhos uma mudança para a Arábia Saudita. Além de conhecer bem Manuel José, o capitão dos encarnados não fecha a porta a um contrato milionário que poderá ter na Arábia Saudita.
Lyon-Benfica, 2-0
Dar a volta nos próximos três jogos
O Benfica saiu esta quarta-feira derrotado do campo do Lyon, em jogo a contar para a 3.ª jornada da Liga dos Campeões. Os objectivos dos “encarnados” continuam, no entanto, intactos, uma vez que há mais três encontros para realizar na competição.

O Lyon entrou com movimentações rápidas e constantes entre os seus jogadores, mas o Benfica soube lidar bem com isso nos minutos iniciais do encontro. A equipa “encarnada” funcionou como um bloco, travando rapidamente as iniciativas atacantes dos franceses.

Sob a batuta de Carlos Martins e Pablo Aimar, o Benfica começou a colocar em sentido a defesa dos visitados. O primeiro lance de perigo dos “encarnados” foi construído aos 14 minutos, altura em que o argentino Javier Saviola surgiu do lado esquerdo do ataque a cruzar para um cabeceamento de Alan Kardec. O perigo voltou a rondar a baliza do Lyon aos 20 minutos. Carlos Martins rematou de fora da área, mas o remate foi desviado por um defesa contrário, evitando assim males maiores para o Lyon.

Num momento em que estava por cima do adversário, o Benfica foi penalizado num lance esporádico do Lyon. Depois de ter rematado ao poste por intermédio de Michel Bastos (21’), a equipa de Claude Puel marcou no mesmo minuto, através de um cabeceamento de Briand.

O Benfica teve de correr atrás do prejuízo, mas foi esbarrando na barreira defensiva do Lyon. Aos 39 minutos, Saviola foi derrubado à entrada da área, contudo, o árbitro espanhol Alberto Undiano Mallenco não assinalou incrivelmente qualquer infracção. Por outro lado, o juiz já foi implacável para uma falta cometida por Gaitán (43’).

Com menos uma unidade no terreno, o Benfica não conseguiu travar a entrada forte do Lyon no segundo tempo. Os franceses entraram determinados em conseguir o segundo golo. Após ter desperdiçado duas jogadas de perigo (46’ e 49’), Lisandro bateu o guarda-redes Roberto à segunda tentativa (51’). O guardião espanhol esteve em grande plano nos “encarnados”, travando brilhantemente os remates de Michel Bastos (58’ e 62’) e Gourcuff (62’).

Depois destes lances e, apesar de jogar com menos um jogador, o Benfica conseguiu assentar o seu jogo e subir paulatinamente no terreno. Os “encarnados” ainda incomodaram a baliza do Lyon, mas não foi decididamente uma noite positiva.



Na outra partida do agrupamento, o Schalke recebe e venceu o Hapoel Tel-Aviv por 3-1. Com este resultado, os alemães passaram a ocupar o segundo lugar com seis pontos na tabela. Ainda assim, as aspirações do Benfica continuam perfeitamente intactas na competição.
 
O Benfica apresentou a seguinte equipa: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia, Carlos Martins (Salvio, 77’), Pablo Aimar (Jara, 71’) e Nicolás Gaitán; Saviola (César Peixoto, 57’) e Kardec.
Carrega Benfica!!!
Oscar Font: «Benfica seria espectacular para Nolito»
EMPRESÁRIO MOSTRA INTERESSE
O empresário de Nolito, Oscar Font, mostrou-se esta quarta-feira agradado com a possibilidade de o jogador se mudar para a Luz, admitindo porém que o interesse de Nolito passa por continuar em Barcelona.
"Não sei do interesse de outros clubes. Aqui em Barcelona fala-se de cinco interessados: Panathinaikos, Mónaco, Spartak Moscovo, Fiorentina e Benfica. Mas até hoje não recebi nenhum contacto. Estamos em negociações com o Barcelona. A nossa primeira intenção é renovar. Ele está feliz aqui e a sua família também", garantiu Font, em declarações à "Rádio Renascença".
Se a renovação acabar por não resultar, o empresário do avançado catalão admite que a hipótese Benfica seria excelente para a sua carreira: "Se não renovarmos, ficaríamos encantados com a possibilidade de ele seguir para o Benfica. É uma das melhores equipas da Europa e do Mundo. Seria espectacular para o jogador, seria muito bom para ele. Mas primeiro está o Barcelona. Ele quer ficar lá".
Vieira homenageia mineiros chilenos
Presidente dos encarnados recebe embaixador
 
O presidente do Benfica recebeu esta segunda-feira o embaixador do Chile em Portugal, Fernando Ayala, e o cônsul Erwan Varas no camarote presidencial do Estádio da Luz. Jorge Jesus, Luisão e Nuno Gomes estiveram também presentes na homenagem prestada aos 33 mineiros chilenos que foram resgatados na semana passada.
 
"Queria deixar uma palavra de agradecimento pela vossa presença aqui hoje, numa cerimónia que mais não pretende do que celebrar uma verdadeira lição de coragem, de determinação e de fé, que 33 mineiros e o governo chileno deram ao Mundo", começou por afirmar o dirigente dos encarnados que acrescentou que o Benfica está disponível "para ajudar em função daquilo que nos for solicitado".
 
Já o embaixador Fernando Ayala agradeceu "todos os sinais de ajuda do povo português" e recebeu das mãos de Luís Filipe Vieira uma camisola do Benfica com o número 33.
Jara pode sair em Janeiro
EMPRÉSTIMO ESTÁ EM ANÁLISE
 
Franco Jara pode abandonar o plantel do Benfica já na reabertura do mercado de transferências, no mês de janeiro. Ao que Record apurou, a possibilidade de ceder o ex-jogador do Arsenal Sarandí está a ser analisada pela SAD benfiquista que não pretende ver o avançado de 22 anos estagnar na equipa encarnada. Lembre-se que os encarnados investiram 5,5 milhões de euros na aquisição do internacional do país das pampas.
 
O encontro com o Arouca, no último sábado para a Taça de Portugal, provou uma vez mais que Jorge Jesus está longe de incluir Franco Jara entre o lote de jogadores mais utilizado no plantel das águias. Com Cardozo lesionado, Kardec e Saviola são os titulares e no encontro frente a uma equipa mais modesta as segundas opções para o ataque foram Weldon e Nuno Gomes. Sintomático, apesar de ter sido o técnico benfiquista a dar o aval para a contratação em dezembro do ano transato. Neste momento, Jesus não coloca entraves a uma saída temporária do jogador argentino, até porque a reabertura do mercado deverá trazer mais um avançado para o plantel, sendo Funes Mori, do River Plate, a prioridade.
 
Da parte do atleta, há uma natural insatisfação por não estar a jogar com maior regularidade. Dos 11 encontros oficiais que os encarnados já realizaram esta temporada, Jara participou apenas em 6 e sempre como suplente utilizado. O encontro em que atuou durante mais tempo acabou por ser logo na primeira jornada da Liga, quando frente à Académica, saltou do banco ao intervalo para marcar um golo que, no entanto, se revelaria insuficiente para evitar a derrota das águias frente à equipa de Jorge Costa.
 
Potenciar
 
A SAD benfiquista tem em carteira várias possibilidades para o jogador sul-americano, inclusive para a compra do passe com retorno do investimento realizado, possibilidade que está fora de hipótese na Luz, onde se continua a acreditar no tremendo potencial do jogador. A hipótese mais provável parece ser o empréstimo por 6 meses, muito provavelmente a um emblema argentino, onde há vários interessados e o jogador continua a gozar de muito mercado. Recorde-se que Jara cumpriu um trajeto nas camadas jovens das seleções argentinas e chegou inclusive a estrear-se com a camisola principal dos alviceleste (3 jogos), merecendo a confiança do então selecionador, Maradona. O seu potencial é muito cobiçado nas Pampas.
Saviola: «Clube deu-me chance de voltar ao topo»
O argentino Javier Saviola disse, em entrevista à Benfica TV, estar muito agradecido ao clube encarnado pela oportunidade de regressar ao futebol de mais alto nível. El conejo vincou ainda que a formação de Jorge Jesus tem tudo para continuar a conquistar títulos.

"Eu soube ultrapassar as coisas más [em referência aos períodos menos bons em Barcelona e em Madrid] e é por isso que estou onde estou, num grande clube. O Benfica deu-me a possibilidade de voltar ao mais alto nível, já ganhei aqui um campeonato e foi muito bonito", explicou o camisa 30 das águias.

Saviola tem uma carreira invejável e agradece ao Benfica pelo seu regresso ao mais alto nível. O argentino, depois da estreia pelo River Plate, passou por emblemas como o Barcelona ou o Real Madrid, marcou pela albiceleste... Mas também viveu momentos menos bons.

"Estou muito feliz com a minha carreira. Até ao dia de hoje posso sentir-me feliz e orgulhoso e com vontade de continuar a melhorar. Tive momentos muito bonitos como marcar pela seleção argentina... O pior foi estar muito tempo sem jogar. É complicado para um profissional estar parado como estive em alguns períodos no Real e até no Barça", explicou.

"Gostei muito do golo ao Belenenses e do chapéu que fiz sobre o guarda-redes num outro jogo [frente à Académica], mas o meu título é mais importante do que os meus golos", disse sobre os vários tentos que já apontou com a camisola encarnada.

"Há uma base da época passada como equipa, temos bons jogadores e tudo para continuar a triunfar", finalizou o avançado argentino.
Jesus convoca 21 jogadores para Lyon
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, divulgou esta segunda-feira a lista de convocados para a deslocação ao terreno do Lyon, relativa à 3.ª jornada da Liga dos Campeões.

Para o embate da próxima quarta-feira, o treinador conta com os regressos de Maxi Pereira, Fábio Coentrão e David Luiz.

O Lyon-Benfica tem início marcado para as 19h45.

Lista de convocados

Guarda-redes: Roberto, Moreira e Júlio César;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, David Luiz, César Peixoto e Fábio Coentrão;
Médios: Airton, Javi Garcia, Felipe Menezes, Carlos Martins, Pablo Aimar, Salvio e Gaitán;
Avançados: Saviola, Kardec, Nuno Gomes, Weldon e Jara.
Luisão: "Temos respeito por todos os adversários"
O central brasileiro Luisão afirmou esta terça-feira que o Benfica vai entrar frente ao Lyon com o objectivo de conseguir um bom resultado.

Em conferência de imprensa, o futebolista referiu que o Benfica não teme a formação francesa: “Não temos medo deles. O importante é a atenção e o respeito que temos por todos os adversários.”

Apesar da qualidade do adversário, o objectivo do Benfica só pensa num resultado positivo no jogo desta quarta-feira. “Vamos tentar tudo para trazer um bom resultado para casa”, assegurou.

Na partida com o Lyon, Luisão vai reencontrar o ex-avançado do FC Porto Lisandro Lopez, ao qual teceu elogios. “É um grande jogador e sabemos que temos de ter muita atenção, não só pelo seu passado mas também pelo presente”, considerou.
Jorge Jesus: "Temos possibilidades de fazer um excelente jogo"
O treinador Jorge Jesus defendeu esta terça-feira que o Benfica tem argumentos para somar uma vitória no terreno do Lyon, recordando que os “encarnados” também venceram fora de casa o Marselha na temporada anterior.

Na antevisão ao encontro da 3.ª jornada da Liga dos Campeões, o técnico mostrou-se confiante numa vitória dos “encarnados”: “Temos muitas possibilidades de fazer um excelente jogo e de ganhar aqui. Já o ano passado tivemos em França e vencemos o Marselha. Portanto, para nós vencer o Lyon será normal.”

Para alcançar a desejada vitória, o treinador Jorge Jesus afirmou que o Benfica vai ser fiel ao seu estilo de jogo. “Só sabemos jogar de forma aberta. Há poucas equipas a fazer pressão alta como o Benfica, seja na Luz ou aqui. Vamos fazer tudo para pôr em prática o nosso jogo”, disse.

O timoneiro das águias considerou ainda que o encontro com o Lyon “não decide o grupo”. Além disso, Jorge Jesus reafirmou que os israelitas do Hapoel Tel-Aviv vão baralhar as contas do agrupamento. “A equipa que perder pontos com o Hapoel é aquela que não vai ficar apurada”, defendeu.

O Lyon-Benfica tem início marcado para as 19h45 desta quarta-feira, dia 20 de Outubro, no Stade de Gerland.
Carlos Móia: «Batalha por um futebol respirável»
Presidente da fundação benfica homenageado
 
O presidente da Fundação Benfica, Carlos Móia, teceu duras críticas ao FC Porto no seu discurso de agradecimento à homenagem de que foi ontem alvo na Casa do Benfica de Ovar, cidade de onde é natural. O empresário, de 64 anos, começou por explicar por que, nascendo tão perto da Invicta, preferiu apoiar a equipa de Lisboa.
 
“Ser do FC Porto era ser o que o FC Porto era: um clube a fechar-se dentro de uma região, a olhar todo o resto de Portugal como um espaço de inimigos em delírio, de mouros a abater. O Benfica dava-me a imagem oposta: a ilusão de um universo sem limites”, começou Móia por dizer, considerando que se “o FC Porto ganhou mais do que nós, não soube aprender a ganhar o que ganhou.”
 
Ditadura
 
Mantendo o mote, o responsável pela fundação encarnada fez uma referência histórica aos tempos da ditadura. “Naquele tempo, ser Benfica era escolher simbolicamente a liberdade. Enquanto os nossos adversários tinham a dirigi-los homens da Legião, deputados da União Nacional, magnatas e burocratas enfeudados no salazarismo, nós, no Benfica, tínhamos presidentes que tinham sido operários e sindicalistas, que tinham sido deportados e perseguidos pela PIDE, que não se resignavam à ditadura, antes pelo contrário”, disse.
 
E concluiu: “Não, o Benfica nunca foi o clube do regime, foi sempre o clube que o regime teve de suportar a contragosto e de que, depois, se apoderou para, na sua propaganda, lhe parasitar a glória.”
 
Ida ao Dragão
 
Móia, que recordou o papel da Fundação do Benfica na ajuda às vítimas das cheias na Madeira e na criação de um projeto na Amadora de combate ao absentismo e insucesso escolar, não se furtou ainda a comentar a próxima visita das águias ao Estádio do Dragão.
 
“Acusaram-nos de sermos ridículos por ameaçarmos não jogar no Dragão se não nos derem condições de segurança. Ridículos? Só assim, levando essa nossa luta para além dos 3 pontos que estão em jogo, poderemos ganhar o que é preciso ganhar: a batalha por um futebol mais respirável, menos subterrâneo. Onde a viagem a um estádio não se transforme na vertigem de uma intifada com meia dúzia de aprendizes de talibãs escondidos a rirem-se dos vidros partidos, dos desaforos, dos insultos, do sangue talvez”, concluiu acusador.
Kardec: “É sempre bom marcar golos”
O avançado brasileiro do Sport Lisboa e Benfica fez uma análise à volumosa vitória frente ao Arouca, onde marcou este sábado dois golos.

“Fui uma sensação muito boa. É sempre bom marcar golos, mas o mais importante é ajudar a equipa”, salientou o jogador no final do jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Alan Kardec mostrou-se ainda confiante para o encontro da próxima quarta-feira com o Lyon. “Acredito que podemos ter sucesso, temos de trabalhar bem durante a semana”, disse.
Jorge Jesus: “Os jogadores foram eficazes”
O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge, Jesus fez um rescaldo ao jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, considerando que a equipa esteve bem no capítulo da finalização.

“Durante a primeira parte houve algum desgaste dos nossos atletas, mas os jogadores foram eficazes, permitindo baixar o ritmo no segundo tempo”, afirmou.

Sobre a substituição operada ao intervalo, o técnico “encarnado” focou a importância da poupança de esforço do médio espanhol Javi Garcia. “Estava a jogar bem, mas o Airton dá-me iguais garantias para desempenhar a posição e, como tal, fi-lo sair para entrar o Luís Filipe”, explicou.

Por fim, Jesus falou sobre o próximo embate para a Liga dos Campeões. “Não há jogos iguais e os gauleses vão-nos colocar num cenário distinto daquele que tivemos na partida com o Arouca”, alertou sobre o jogo da próxima quarta-feira com o Lyon.