Nuno Gomes e Luisão dominam clássicos
A dois dias de mais um clássico entre FC Porto e Banfica, agora para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, os capitães do Benfica, Nuno Gomes e Luisão, dominam quanto ao número de presenças em partidas desta natureza.
Nuno Gomes tem 20 presenças (e 3 golos), enquanto o defesa central brasileiro esteve em 17 jogos (1 golo marcado).

No mais recente (goleada por 5-0 do FC Porto, também no Dragão, na 10.ª jornada da Liga), Nuno Gomes nem sequer foi convocado e Luisão foi expulso aos 66 minutos (cartão vermelho direto).

O grande "volume" de jogos dos dois futebolistas torna-os também nos que têm mais vitórias, cada um com 5, mas nem por isso nos que têm melhor média comparativamente aos encontros disputados.

Com Nuno Gomes já em fase final de carreira e, por isso, utilizado de forma muito esporádica, Luisão representa no onze titular do Benfica a "experiência" neste confronto, embora conte com mais derrotas (oito) do que vitórias (cinco).

O defesa internacional brasileiro tem praticamente o dobro de presenças nos jogos entre FC Porto e Benfica que Helton (nove) e Fucile (nove), mas o guardião portista soma os mesmos triunfos (cinco) que o compatriota do outro lado da "barricada".

Ainda entre os encarnados, destacam-se igualmente os habituais titulares David Luiz, no eixo da defesa, e o lateral direito Maxi Pereira, ambos com 8 jogos.

Em contraste com a última época do Benfica, na qual a equipa esteve  em alta (foi campeã e venceu a Taça da Liga), a nova temporada tem sido claramente favorável ao FC Porto. 

O FC Porto começou a temporada com a vitória no clássico da Supertaça (2-0) e conta atualmente com 11 pontos de vantagem sobre o perseguidor Benfica, ao fim de 17 jornadas (embora com mais um jogo disputado).

No atual FC Porto são cinco os jogadores que marcaram ao Benfica, com Falcão (três) e Hulk (dois) a liderarem uma lista onde figuram ainda Varela, Rolando e Belluschi.

Já do lado dos encarnados mantêm-se na estrutura muitos jogadores da última época, uma das mais proveitosas nos confrontos com os dragões e que valeram golos a Saviola, Cardozo, Luisão, Ruben Amorim ou Carlos Martins.

Além destes só mesmo o "reserva" Nuno Gomes, que nos 20 jogos que já disputou marcou 3 golos ao rival (uma das vezes com um "bis" no Dragão).

Nas duas equipas há também a curiosidade de o defesa encarnado César Peixoto ter jogado pelo FC Porto frente ao Benfica e, do lado dos portistas, de Cristian Rodriguez ter feito o mesmo ao serviço das "águias". 
Nuno faz 2.º golo em 55 minutos de jogo
Simplesmente incrível. Nuno Gomes, o melhor marcador em atividade no futebol português, confirmou o talento especial para assinar o último toque das equipas que representa.

Aos 34 anos, o capitão encarnado assinou o 2.º golo da presente temporada, à quinta hipótese que lhe foi concedida para jogar, num total de apenas 55 minutos de utilização
Taça da Liga
Desp. Aves 0-4 Benfica



O Benfica venceu por 4-0 o Desportivo das Aves, em jogo do Grupo B da Taça da Liga.
Fernández e Jardel satisfeitos pela estreia
Fernández e Jardel, reforços de inverno do Benfica, frisaram estar ainda em período de adaptação ao clube da Luz, que este domingo venceu o Desportivo das Aves (4-0) para a Taça da Liga.

Estrearam-se ambos na Vila das Aves  - e logo no onze titular - e o extremo argentino disse-se "contente" pela confiança dada pelo treinador Jorge Jesus, ainda que tenha considerado que não fez um grande jogo.

Mostrou-se ainda satisfeito com a assistência para o primeiro golo, mas admitiu que ainda lhe "falta muito", porque não jogava "há um mês e meio", além de que "o futebol argentino é muito distinto do português" e, por isso, precisa de mais tempo para adaptar-se.

Já o defesa central brasileiro Jardel, contratado ao Olhanense nesta reabertura de mercado, admitiu que estava "um pouco ansioso antes da partida" e disse estar a viver um "sonho" com o seu ingresso no clube da Luz.

"Ainda mais no Benfica, que, independentemente onde joga, tem sempre muitos adeptos a apoiar. Mas quando entramos no campo a ansiedade tem de ficar de fora e temos de fazer o nosso trabalho. Desde que cheguei a Portugal que este sempre foi o meu sonho e agora espero dar sequência", disse.

O jogador brasileiro saiu debilitado fisicamente fruto dos treinos mais intensos que foi encontrar no Benfica, revelou.

"Tenho de me adaptar ao estilo de trabalho do Benfica. Não estava acostumado a fazer ginásio e outro tipo de trabalho forte e senti cansaço e fadiga muscular", disse.
Desp. Aves-Benfica, 0-4
Jorge Jesus: "Encarámos a partida com responsabilidade"
O técnico do Sport Lisboa e Benfica fez este domingo um rescaldo sobre a vitória por números “gordos” da sua equipa frente ao Desportivo das Aves.

“O jogo foi tranquilo porque a equipa fez por isso. Foi consciente, encarou a partida com responsabilidade e os jogadores que foram lançados no jogo mostraram-nos que podemos contar com eles, pois esta prova valoriza jogadores e o colectivo”, admitiu Jorge Jesus, acrescentando que gostou das exibições dos reforços, Jardel e Fernández: “O Jardel acabou por estar melhor do que o Fernández, porque conhece melhor o campeonato. O Fernández esteve nervoso, pouco solto, não conhece bem a equipa, mas estivemos outros jogadores em grande nível como é o caso de Franco Jara.”

Sobre o facto de a sua equipa não perder jogos e pontos há dois meses e meio, o treinador dos “encarnados” assumiu o bom momento dos seus jogadores. “O Benfica está em alta e hoje obteve a 13.ª vitória consecutiva. Só uma equipa que cresce e se valoriza de jogo para jogo consegue esta série de vitórias. O 14.º jogo será contra o nosso rival directo, mas, agora, para a Taça de Portugal e vamos para justificar a nossa presença nas meias-finais da prova”, afirmou, adiantando que é diferente jogar a uma ou duas mãos. “É diferente, porque a formação que joga a uma mão e joga em casa tem sempre vantagem. Numa eliminatória a duas mãos, os conjuntos estão em igualdade de circunstância”, concluiu.
Desp. Aves-Benfica, 0-4
Javi García: "Queremos continuar com esta série de vitórias"
O médio espanhol, autor do primeiro golo dos “encarnados”, analisou a vitória do Benfica e a passagem para as meias-finais da Taça da Liga.

“Já são muitas as vitórias que temos e queremos continuar com esta série. Esta vitória aconteceu porque fizemos uma excelente partida num estádio difícil e frente a uma equipa que se fechou muito na sua defensiva, mas estamos contentes com o triunfo obtido”, afirmou no final do desafio com o Desportivo das Aves.

Sobre a próxima partida com o FC Porto e a possibilidade de a equipa continuar na senda de vitórias, Javi García disse: “Temos estado a um nível alto e queremos continuar assim, porque ganhando vamos tendo ainda mais confiança. Quarta-feira temos mais um jogo importante frente a uma equipa que é forte. Temos de estar concentrados.”
Desp. Aves-Benfica, 0-4
Missão cumprida com goleada
O Benfica confirmou este domingo a passagem às meias-finais da Taça da Liga, ao vencer fora de casa o Desportivo das Aves, por 0-4. Na próxima eliminatória, os pupilos de Jorge Jesus vão receber o rival Sporting.

A deslocação à Vila das Aves ficou, invariavelmente, marcada pela estreia de dois dos reforços de Inverno da equipa “encarnada”. No eixo da defesa, Jardel fez dupla com Sidnei, sendo que José Luis Fernández ocupou a posição habitualmente de Gaitán no lado esquerdo do ataque benfiquista.

Apesar de apresentar várias alterações no onze, o Benfica registou, mais uma vez, uma entrada de impor respeito. Jara começou por ameaçar logo no primeiro minuto do desafio, voltando a estar perto do golo aos 14 minutos. Antes da segunda chance de Jara, Kardec também procurou alvejar a baliza da formação da casa (12’).

Com o Desportivo das Aves a apostar claramente no contra-ataque, o Benfica teve o domínio do encontro durante a primeira parte e que foi coroado com o tento apontado por Javi García. Após um cruzamento de Fernández do lado esquerdo, o espanhol cabeceou com êxito para o fundo das redes contrárias (34’).

Do lado contrário, o Desportivo das Aves só chegou com perigo no período de descontos, mas o guarda-redes Moreira travou o remate de Nélson Pedroso com uma boa defesa.

Nos primeiros 20 minutos do segundo tempo, Jorge Jesus operou duas substituições e uma delas acabou por ser determinante para o segundo tento das “águias”. Salvio escapou de forma veloz pelo lado direito e cruzou para o interior da área contrária, onde a bola sobrou para a finalização de Jara. Estavam decorridos 68 minutos.

Deu-se, então, a terceira alteração do Benfica no encontro. Nuno Gomes entrou para o lugar de Kardec e não perdoou na primeira situação que teve para fazer facturar (76’).

O número 21 fez ainda a assistência para o quarto tento dos “encarnados”, que foi apontado por Felipe Menezes (90’).

Com esta vitória tranquila, a 13.ª consecutiva, a equipa de Jorge Jesus alcançou as meias-finais da Taça da Liga, prova da qual é o actual detentor. Os “encarnados” vão discutir o acesso à final com o Sporting.

O Benfica apresentou a seguinte equipa: Moreira; Luís Filipe, Sidnei, Jardel e César Peixoto; Javi García, Felipe Menezes, Aimar (Airton, 63’) e Fernández (Salvio, 57’); Jara e Kardec (Nuno Gomes, 71’).
Força Rapazes!!!
Técnico antevê jogo com Desp. Aves
Jorge Jesus: “Vamos respeitar o adversário”
O treinador Jorge Jesus anunciou este sábado, em entrevista exclusiva à Benfica TV e ao Site Oficial do Clube, que vai apresentar algumas mudanças no onze frente ao Desportivo das Aves. Apesar dessas alterações, o técnico só pensa em somar a 13.ª vitória consecutiva.

“O Benfica tem grandes responsabilidades nesta competição, pois somos vencedores há dois anos consecutivos da prova. Sabemos que este jogo nas Vilas das Aves é um jogo que nos pode transportar para uma meia-final, mas também sabemos que o adversário tem ambições e que, em caso de vitória, pode ter uma possibilidade de apuramento. Com o máximo de humildade, vamos respeitar o adversário”, afirmou o treinador na antevisão ao encontro da 3.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

Para a deslocação ao terreno do Desportivo das Aves, Jorge Jesus adiantou que vai apresentar novidades. “Há jogadores que têm jogado mais tempo que outros e face a isso vamos fazer algumas modificações”, anunciou, garantindo: “O nome do adversário não é motivo para fazer estas modificações na equipa. O motivo é gerir alguns jogadores para os próximos embates.”

Nesse sentido, o treinador Jorge Jesus anunciou também que o reforço José Luis Fernández vai merecer uma oportunidade frente ao Desportivo das Aves: “É um jogo em que vamos aproveitar para lhe dar alguns minutos e também para o vermos em jogo. Este jogo serve para o Fernández poder demonstrar alguma capacidade que ele tem em termos técnicos.”

Relativamente ao Desportivo das Aves, o treinador alertou para as dificuldades em jogar no recinto do adversário. “Conheço bem o campo do Aves e a sua equipa, e sei o quanto difícil é jogar naquele campo, mas estamos num ciclo muito bom e queremos mantê-lo”, afirmou, destacando alguns pontos fortes do oponente, nomeadamente o sector defensivo: “O Desportivo das Aves é uma equipa que tem vindo a recuperar na II Liga em termos de classificação e que ainda tem pretensões à subida de divisão. É uma equipa que tem uma boa organização defensiva, alguns jogadores muito rápidos nas alas e um ponta-de-lança jovem, que é o melhor marcador da II Liga.”

O Benfica precisa apenas de um empate para carimbar às meias-finais da Taça da Liga, mas o pensamento dos “encarnados” só passa por somar a 13.ª vitória consecutiva: “Isso é outro factor acrescido da responsabilidade do jogo de amanhã. Queremos continuar com vitórias e ganhando amanhã será a 13.ª vitória consecutiva.”

Jorge Jesus salientou que “é um somatório de vários jogos que não é fácil de conquistar”, algo que “se deve à capacidade da equipa e de termos vindo a melhorar de jogo para jogo”.

Para continuar na senda das vitórias, Jorge Jesus expressou o desejo de a formação da Luz continuar a ser apoiada pela sua massa adepta. O Benfica sempre que vai ao Norte tem muitos adeptos e espero que amanhã os adeptos voltem a estar presentes, porque isso é uma força do Benfica”, disse.

“Carole tem qualidades técnicas e físicas”
O Benfica acaba de assegurar a contratação do lateral-esquerdo Lionel Carole e o treinador Jorge Jesus referiu que o mais recente reforço enquadra-se “na filosofia de contratação de jogadores do Benfica nestes últimos anos”, ou seja, em apostar em atletas jovens. “Tem sido a política do Clube e eu estou cá para potencializar todos os jogadores que tenham a qualidade. Achamos que este tem qualidade não só técnicas, mas também físicas”, afirmou Jesus, que se mostrou agradado com o facto de Carole ter chegado no mercado de Inverno: “Foi bom ter vindo neste momento. Vai se adaptar, conhecer as ideias de equipa e acho que vai ganhar quatro/cinco meses em termos de adaptação.”

Em termos clínicos, Ruben Amorim é o único caso ao nível de lesões, o que faz com que Jorge Jesus esteja muito satisfeito com o trabalho físico efectuado no Clube. “Temos uma forma de trabalhar onde normalmente não temos muitos lesionados durante a época. Há lesões que, às vezes, são por factores que não têm muito a ver com trabalho”, explicou, lembrando que a ficha clínica está praticamente limpa: “O Benfica tem o Ruben Amorim como o único lesionado e hoje acrescenta-se o Carlos Martins, mas isso é devido a um problema gripal. Estamos satisfeitos porque é também uma forma de percebemos que o nosso trabalho está no caminho certo.”

O Desp. Aves-Benfica tem início marcado para as 18h15 deste domingo, dia 30 de Janeiro.
Benfica ultrapassa os 350 mil fãs
Em apenas mês e meio, a página do Sport Lisboa e Benfica na rede social Facebook, ultrapassou o objectivo dos 350 mil fãs, estando a caminho dos 400 mil.

Face à forte adesão dos Sócios, adeptos e simpatizantes do Clube espalhados pelo Mundo, a meta passa agora por ultrapassar os 500 mil fãs, homenageando assim os 50 anos da conquista da primeira Taça dos Campeões Europeus.


Para que o Benfica cresça ainda mais na maior rede social da Internet, aceda a http://www.facebook.com//SportLisboaBenfica, faça-se fã e sugira a página a mais amigos.
Antevisão Taça da Liga
Moreira: “Queremos ganhar”
O guarda-redes do Sport Lisboa e Benfica, Moreira, anteviu, esta sexta-feira, o encontro da Taça da Liga com o Desportivo das Aves. O objectivo do grupo campeão nacional é vencer para atingir as meias-finais da prova.

“Sabemos que nos falta um jogo para chegarmos às meias-finais e é isso que vamos tentar fazer. Queremos ganhar o jogo para atingirmos as meias-finais, até porque jogar para o empate nunca dá bom resultado e o Benfica, com a qualidade que tem, vai entrar em campo para ganhar”, explicou o guardião “encarnado”.

O jogador explicou, também, que contra equipas de escalões inferiores é preciso não facilitar: “Sabemos que as equipas mais pequenas têm muitas ambições na Taça da Liga e na Taça de Portugal e nós temos de fazer o nosso papel, que é entrar com ainda mais ambição, para vencer os jogos.”

Em relação à concorrência no seu lugar, Moreira elogiou o trio de guarda-redes do Clube da Luz: “O Benfica tem três grandes guarda-redes, que trabalham sempre no máximo e cabe ao treinador decidir quem joga e quando joga. Eu tenho jogado na Taça da Liga e dou sempre o máximo.”

A importância dos adeptos para a conquista do triunfo na Vila das Aves não foi esquecida: “Já estou no Benfica há 11 anos e sei que temos adeptos em todo o lado, portanto, é óbvio que contamos com o apoio deles.”
Aos 29 anos e com uma carreira invejável, na qual se destacam as conquistas de Liga Europa, campeonato de Espanha, Liga portuguesa, Mundial sub-20 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, Javier Saviola enriqueceu o seu currículo com o prémio de A BOLA para melhor jogador do campeonato passado. «Uma honra», disse.

- Que significa para si conquistar o troféu de A BOLA para o melhor jogador do campeonato de 2009/2010?
- Em primeiro lugar quero agradecer ao jornal A BOLA por esta distinção, que é muito importante para mim, especialmente por ter sido o meu primeiro ano em Portugal e depois de ter chegado a um clube tão grande como o Benfica. Na verdade estou mesmo muito feliz. Mas este prémio também é dos meus companheiros e do treinador e quero por isso partilhá-lo com toda a equipa, que me ajudou a chegar onde cheguei. É uma alegria muito grande para mim.


- Considera poder dar ao Benfica ainda mais do que aquilo que deu na liga passada?- Sim, sim, sim, sem dúvida alguma. Tenho muito mais para dar, muito mais futebol, pois estou a começar a sentir-me melhor e entendo que devemos sempre progredir em vez de ficarmos agarrados ao passado. O futebol vive do presente. É preciso continuar sempre a trabalhar, há sempre que continuar a lutar por saber que estamos num clube muito grande, por saber que as pessoas pedem sempre títulos.

- Tem vontade de ficar muitos anos no Benfica?- [risos] Sim, sim, oxalá, se bem que a vida de um jogador nunca se sabe. Mas, sim, claro que gostava. Vivo um presente bonito e muito bom no clube e espero que possamos partilhar mais momentos juntos, estar com estas pessoas que me têm tratado tão bem e com o clube, que me deu tanto.

- Javier Saviola sucede a Lucho González, antigo médio do FC Porto, mas também argentino, na conquista deste prémio de A BOLA. Tem um valor especial?- Devo dizer que tenho uma relação muito boa com ele, damo-nos muito bem e é um enorme jogador. Na época passada, quando soube que havia sido ele o eleito como melhor jogador da temporada 2008/2009, fiquei muito contente, mais a mais quando sabemos todos muito bem o que Lucho significa como jogador. O facto de ter ganho a edição passada e agora ter sido eu a vencer este prémio deixa-me muito orgulhoso.

- Está em Portugal há ano e meio. Encontrou o que esperava?- Estou muito contente, tanto na vida futebolística como na vida pessoal. A minha família também está muito feliz, as pessoas tratam-nos muito bem, o Benfica sempre se portou muito bem comigo. Quando estamos bem na vida pessoal isso nota-se no nível futebolístico. E neste momento estou feliz em ambas as vertentes.
Discurso do presidente “encarnado”
Luís Filipe Vieira: “O Benfica não é uma bandeira de interesses regionais”
O presidente dos “encarnados”, Luís Filipe Vieira, inaugurou este sábado a Casa do Benfica em Carviçais, onde afirmou que o Clube vai colaborar com a Comissão Disciplinar no que respeita ao sucedido no final do jogo entre o Benfica e o Nacional da Madeira. Leia o discurso na íntegra.

“Uma das grandes manifestações da força e da vitalidade do Benfica tem a ver com expansão das nossas Casas, com a sua modernização.

Podem, por isso, imaginar a minha satisfação por estar aqui a inaugurar mais uma Casa com a imagem renovada.

Trata-se, como podem perceber, de uma inauguração especial porque estamos numa região distante dos grandes centros urbanos, onde as dificuldades são maiores.

Conheço o país, sei das dificuldades que sentem por estarem tão longe dos centros de decisão. Conheço as incompreensões, as burocracias e os custos pessoais que muitas vezes têm de enfrentar, mas também sei por experiência própria que as dificuldades geram da vossa parte maior determinação e capacidade para lutar contra elas.

A unidade do país exige coesão nacional, respeito pela diferença, determinação para atenuar os problemas que a distância impõe a quem vive neste interior, mas nada supera a vossa determinação. Queria, por isso, começar esta intervenção por destacar a vossa capacidade e o vosso dinamismo. São valores do Benfica e são também valores das gentes desta terra.

Quero, na pessoa do Presidente da Casa, Sr. Carlos Teixeira, agradecer a todos os elementos da Direcção e a todas as outras pessoas que de forma anónima colaboraram para tornar realidade tudo quanto tivemos oportunidade de ver esta manhã.

Todos nós somos responsáveis por transmitir aos mais novos os valores e a dimensão deste projecto. É por isso que as Casas do Benfica são importantes, porque funcionam como verdadeiras “embaixadas” do Benfica, que transmitem a nossa história e os nossos valores.

Muitos julgaram, quando este processo de uniformização da imagem das Casas começou a ser falado, que tal não seria possível, que era um projecto demasiado ambicioso, demasiado ousado. A verdade é que o projecto está a ser implementado em todo o país.

Ao contrário de outros, as dificuldades estimulam-me! Quando o mais fácil é ceder, é aí que devemos lutar. Alguns já teriam desistido, mas a minha natureza é outra.

Foi assim que formei o meu carácter, foi assim que sempre estive na vida. As dificuldades devem ser vistas como oportunidades e não como simples barreiras.

Não podemos, como outras vezes fizemos na nossa história, contentarmo-nos com atingir um objectivo, porque nesta casa todos os dias surgem novos desafios e novas oportunidades. Cada objectivo conseguido deve ser apenas um novo ponto de partida e nunca o fim do percurso. Tem sido assim que tenho encarado a minha liderança no Sport Lisboa e Benfica.

Fomos capazes de recuperar de uma situação dramática, iniciámos uma mudança histórica quando já poucos acreditavam ser possível. Agora, é preciso saber dar continuidade ao trabalho realizado.

Quem é que nesta sala pensaria há dez anos atrás que o Benfica hoje teria uma televisão com cobertura nacional, já com emissões internacionais? Quem se atreveria a imaginar que teríamos um dos mais modernos estádios do mundo? ou um centro de estágio? ou mais de 200 mil sócios? Quem poderia imaginar que o Benfica seria a primeira instituição em Portugal a implementar o voto electrónico? Enfim, seguramente ninguém pensaria ser possível chegar até aqui, e no entanto conseguimos faze-lo.

Não sou daqueles que me entusiasmo com as boas notícias, mas também não me deprimo quando as coisas não correm como previsto. Neste percurso que acabei de descrever também houve contratempos, também houve imprevistos, mas fomos sempre capazes de os ultrapassar.

É isso que peço a todos, união nos momentos menos bons, porque só assim é que o Benfica se tornará cada dia maior.

O Benfica não é um Clube de futebol. O Benfica tem outra grandeza, tem outra alma, tem outro destino. O Benfica não é uma bandeira de interesses regionais, não é um Clube de uma cidade. O Benfica é uma referência do Norte e do Sul, do litoral e do interior. O Benfica tem a sua sede em todo Portugal.

De mim podem esperar trabalho, exigência e rigor. Podem esperar que defenda de forma intransigente os interesses do Benfica. Esse é o meu papel e a minha obrigação.

Sou presidente, mas sendo presidente sinto-me apenas como mais um colaborador que todos os dias tem de dar o melhor do seu esforço para ajudar o Benfica a crescer. Espero que todos nesta casa sintam o mesmo.

Permitam-me a finalizar, uma palavra em relação a Comissão Disciplinar e ao inquérito que decidiu abrir em relação ao sucedido no final do jogo entre o Benfica e o Nacional da Madeira.

O Benfica já o fez saber, estará disponível para colaborar, na certeza de que nada mais há para apurar que aquilo que os seus intervenientes já disseram.

Mas colaborando neste inquérito, não podemos deixar de manifestar a nossa estranheza pelo facto de em momentos anteriores, e por situações tão ou mais duvidosas do que esta, a Comissão Disciplinar nada ter feito.

A Comissão Disciplinar cedeu à tentação dos hipócritas, daqueles que nas televisões e nos jornais tanto valorizaram este episódio, mas que, curiosamente, se calaram quando as “escutas” provaram que o futebol português foi dominado pela corrupção e pelo compadrio.

A Comissão Disciplinar decidiu agir agora, mas nada fez quando um Presidente de um Clube denunciou em várias ocasiões - o aliciamento de um jogador.

Mesmo assim, estaremos cá para ajudar a Comissão Disciplinar.

Viva o Benfica”
Jogador apresentado
Lionel Carole: “Queria muito jogar no Benfica”
O Sport Lisboa e Benfica apresentou, esta sexta-feira, o mais recente reforço do plantel campeão nacional. Lionel Carole é defesa esquerdo, tem 19 anos, vai vestir a camisola 24 dos “encarnados” e assinou por cinco épocas e meia. O francês tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.

“Ainda não falo bem português, mas posso dizer que é um grande prazer jogar num grande Clube como o Benfica. É o Clube com mais sócios do mundo e qualquer jogador gostava de jogar num Clube assim”, afirmou o gaulês, durante a apresentação.

Em relação à forma como decorreram as negociações, o defesa referiu que foi fácil chegar a acordo: “O Benfica mostrou-se interessado em mim e a partir daí foi fácil, porque eu queria muito jogar no Benfica. Agora vou dar o meu máximo e a minha utilização está nas mãos do treinador.”

Sport Lisboa e Benfica – SAD
Comunicado
As negociações entre a Sport Lisboa e Benfica – SAD e o Chelsea F.C, com vista a eventual transferência do atleta David Luiz, concluíram-se no dia de hoje sem que as partes tenham alcançado um acordo.

A Sport Lisboa e Benfica – SAD está satisfeita por poder manter nos seus quadros um atleta com a qualidade desportiva e moral revelada por David Luiz.

Ao contrário do que algumas notícias sugeriram nos últimos dias, David Luiz nunca forçou a sua saída, é um profissional exemplar, digno da camisola que veste.
Di María não esquece o Benfica
Di María confessou à revista "Champions" que estar no Real Madrid foi "o melhor" que lhe aconteceu ao longo da carreira. Apesar do orgulho em representar o clube merengue, não esquece o tempo que passou no Benfica.

"Nunca pensei estar num clube com a dimensão do Real Madrid. Jogar pelo Benfica, um dos grandes clubes da Europa, com apenas 19 anos já representava um sonho tornado realidade. Qualquer argentino diria o mesmo. Agora imaginem o que sinto por representar o conjunto merengue", afirma, impressionado pela dimensão do clube madrileno: "Este clube é simplesmente incrível. Tudo supera a imaginação. Procuro fazer o melhor possível porque sei que isto foi o melhor que aconteceu na minha carreira".

Di María aproveitou ainda para elogiar José Mourinho. "Com ele nunca fazemos os mesmos exercícios, prepara-nos sempre algo de novo. Trabalhar com ele é muito, muito interessante", rematou.
Rio Ave-Benfica, 0-2
Jorge Jesus: “Fizemos um bom jogo”
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, salientou esta quarta-feira que os “encarnados” conseguiram vencer num terreno muito complicado.

“Fizemos um bom jogo, aliás, foi um bom espectáculo. O Rio Ave foi uma equipa que nos dificultou muito a nossa tarefa, que é muito difícil de ser batida e isso confirmou-se hoje”, afirmou no final do encontro da Taça de Portugal com o Rio Ave.

Jorge Jesus considerou ainda que “a equipa do Benfica demonstrou que está muito criativa e com uma dinâmica muito forte ofensivamente”.

O treinador deixou ainda uma dedicatória muito especial. “Queria dedicar esta vitória aos 50 anos de carreira do Eusébio, ao nosso “Rei”, que é uma referência não só em Portugal, mas em todo o mundo. O Eusébio faz parte de um sentimento e de uma identidade que o Benfica tem”, disse.
Rio Ave-Benfica, 0-2
Júlio César: “Lutámos muito”
O guarda-redes Júlio César destacou esta quarta-feira o trabalho de todo o grupo na obtenção de mais uma vitória na presente temporada, desta feita para a Taça de Portugal.

O guardião brasileiro esteve em bom plano, tendo defendido a grande penalidade que o Rio Ave beneficiou no início da partida dos quartos-de-final da Taça de Portugal. “Estava a zero a zero e contribuiu para a nossa vitória, mas acho que cada um fez a sua parte. Lutámos muito, num jogo muito difícil. Jogar aqui no terreno do Rio Ave não é fácil e deram-nos luta até ao final, mas conseguimos objectivo de vencer e de passar às meias-finais”, afirmou no final do desafio.

Júlio César referiu ainda que a equipa tem respondido bem aos vários desafios num curto espaço de tempo. “Apesar da sequência de jogos, estamos a suportar bem e temos tudo para alcançar os nossos objectivos”, considerou.

Sobre a possibilidade de defender a baliza “encarnada” nos jogos das meias-finais com o FC Porto, o guarda-redes remeteu a decisão para o treinador Jorge Jesus: “Vou continuar a trabalhar com humildade e dedicação.”
Rio Ave - Benfica, 0-2
Espectáculo de bola
O Sport Lisboa e Benfica venceu o Rio Ave, por 0-2 e carimbou a passagem às meias-finais da Taça de Portugal. Numa partida que teve quatro grandes penalidades, a emoção e os golos marcaram presença no Estádio dos Arcos. Seguem-se dois embates com o FC Porto, na luta pelo Jamor.

O treinador Jorge Jesus operou três alterações, em relação à última vitória frente ao Nacional. Para os lugares de Roberto, Sidnei e Javi García, entraram Júlio César, David Luiz e Airton, respectivamente.

Por outro lado, Carlos Brito estruturou um onze bastante povoado no meio-campo, com o objectivo de não possibilitar a construção de jogo dos “encarnados” pelo centro do terreno e colocou as habituais “setas” nos flancos (Yazalde e Bruno Gama), de forma a tentar criar dificuldades ao Benfica no contra-ataque. João Tomás foi o único elemento que pressionou os centrais de Jorge Jesus.

A partida teve um início algo equilibrado, mas confuso, com as equipas a estudarem-se mutuamente. Aos nove minutos e para quem desconhecia a existência de uma terceira equipa em campo, o árbitro João Ferreira apresentou-se aos olhares atentos do Estádio dos Arcos. João Tomás descobriu uma piscina na relva de Vila do Conde e, juntamente com um grito de dor, enganou o juiz de Setúbal. Felizmente para a verdade desportiva, surgiu Júlio César que defendeu a grande penalidade inexistente, que valeu, ainda, um cartão amarelo a Fábio Coentrão.

Volvidos três minutos da acção justiceira do brasileiro, Maxi Pereira e Aimar tabelaram na perfeição, com o uruguaio a encarar Mário Felgueiras olhos nos olhos, mas a não conseguir marcar devido à “mancha” do guardião. A disposição táctica do Rio Ave levou os Campeões Nacionais a demorarem alguns minutos para conquistarem, totalmente, o ascendente ofensivo de jogo. Sentia-se a necessidade de jogar pelas alas, para criar “buracos no meio”, de forma a libertar a magia de Pablo Aimar e foi isso que se fez.

Aos 36 minutos, Ricardo Chaves movimentou o braço em direcção ao esférico, não deixando dúvidas a João Ferreira. Na conversão do castigo máximo, Óscar Cardozo não foi feliz e possibilitou a defesa a Mário Felgueiras. Os comandos de Jorge Jesus não baixaram os braços e aplicaram um autêntico massacre nos minutos seguintes, com Saviola a desmarcar Salvio, que atirou à figura. Cheirava a golo nos Arcos. O tento inaugural chegou mesmo, mas antes de chegar lá, é necessário referir que João Tomás devia ter recebido ordem de expulsão. A simulação do penálti dava o primeiro amarelo e aos 40 minutos devia ter visto o segundo, depois de rematar à baliza com o jogo parado.

Quando o relógio de João Ferreira apontava 42 minutos, Zé gomes empurrou Saviola nas costas, dando, assim, oportunidade de redenção ao paraguaio benfiquista. À segunda tentativa não perdoou e inaugurou o marcador em Vila do Conde. Na sequência da exímia execução, “Tacuara” cumprimentou Mário Felgueiras, num acto de Fair-Play. No regresso aos balneários, o Benfica vencia com justiça.

A atitude ofensiva dos Campeões Nacionais manteve-se na etapa complementar. O Rio Ave também não alterou o seu sistema de jogo e as jogadas de perigo foram aparecendo a bom ritmo. Aos 52 minutos, Cardozo abriu bem na esquerda, onde estava Gaitán, que rematou contra um adversário. Passados seis minutos, Gaitán teve mais uma boa jogada e depois de ultrapassar dois adversários em velocidade, acabou por finalizar por cima da trave.

Carlos Brito começou a mexer na equipa e apostou em Fábio Felício, que mal entrou em campo, atacou as pernas de Salvio com uma violência fora do comum. A lição da primeira parte foi bem estudada pelos jogadores benfiquistas e tirando uso de uma boa leitura de jogo, aplicaram uma pressão muito alta, não deixando os locais construírem. Num lance de envolvimento atacante, com Aimar a brilhar, Saviola recebeu a bola e atirou ao poste. Passados dois minutos, mais uma bola na mão dentro da área. Jeferson cortou com a mão e David Luiz assumiu a marcação da penalidade. O brasileiro não executou bem, deixou o tronco descair para trás e atirou por cima.

A dez minutos do apito final, o Rio Ave deu um ar da sua graça, com Bruno Gama a obrigar Júlio César a mais uma defesa com grau de dificuldade muito alto. As jogadas de perigo junto à baliza de Mário Felgueiras sucediam-se e aos 86 minutos, Cardozo fechou a contabilidade da eliminatória. Já dentro da área e sem ângulo de remate, arriscou e foi feliz, com Tarantini a desviar o esférico com a cabeça, para o fundo das redes.

O triunfo é justo, não deixando dúvidas a quem assistiu. Agora segue-se uma meia-final a duas mãos, com o FC Porto, para decidir quem carimba o passaporte para a final do Estádio do Jamor.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze inicial: Júlio César, Maxi Pereira, David Luiz, Luisão, Fábio Coentrão, Airton, Gaitán, Salvio, Aimar (Carlos Martins 77’), Saviola (César Peixoto 88’) e Cardozo (Weldon 91’).
Força Rapazes!!!
Veja os melhores momentos da noite
Gala Eusébio

O Coliseu dos Recreios foi o palco escolhido para comemorar o 69.º aniversário do "Pantera Negra", Eusébio.
Gala Eusébio
José Augusto: “Foi sempre um homem humilde”
A Gala Eusébio contou com a presença de muitas glórias do Clube da Luz. Conheça as principais mensagens de parabéns deixadas ao “Rei” Eusébio, no dia em que completou 69 anos.

Mário Coluna: “Era um batalhador cheio de força, com um bom pontapé e, por isso, é que ganhámos muitos jogos. Foi graças aos muitos golos que o Eusébio marcou.”

Humberto Coelho: “Fizeste o meu sonho tornar-se realidade e depois disso há a amizade, que consolida tudo. Estou-te muito grato por tudo, grato à tua família e grato às tuas filhas. Hoje sinto essa amizade que perdura e que é fundamental para aquilo que sou hoje.”

Néné: “Era o meu ídolo quando eu tinha 13 ou 14 anos. Foi sempre uma pessoa em quem eu me revia, principalmente, dentro do campo de jogo.”

José Augusto: “Ganhámos facilmente ao Real Madrid, porque tínhamos o Eusébio e sabíamos o que ele valia. O Eusébio foi sempre um homem humilde e se ele tinha o privilégio de jogar com bons jogadores no primeiro ano, no ano seguinte o privilégio era todo nosso.”

António Simões: “Ninguém tem mais significado neste Mundo do Futebol do que tu. Parabéns meu irmão.”

Ângelo: “O Eusébio teve uma integração muito fácil. Ele chegou ao Estádio da Luz, jogou o que sabia e foi algo espantoso. É um senhor do Futebol Mundial.”

Shéu: “Encontrar aquele que era o melhor jogador do Mundo foi o culminar de um sonho. É um marco para todos e em particular para mim.”
Director-desportivo
Rui Costa: “Eusébio foi o meu primeiro treinador”
O director-desportivo Rui Costa, o treinador Jorge Jesus, o capitão Nuno Gomes e o avançado argentino Javier Saviola deixaram igualmente mensagens de felicitações a Eusébio da Silva Ferreira, que celebrou 69 anos nesta terça-feira.

Rui Costa
“Felicito o País por ter uma figura tão ilustre há cinquenta anos. É para nós o maior orgulho. Não tive a felicidade de o ver jogar ao vivo, nem ter sido colega do Eusébio, mas tenho o maior orgulho de ter vindo ao Benfica com nove anos às captações dos Infantis e o treinador se chamar Eusébio, e ter sido ele a escolher-me e a ter visto as minhas qualidades para ser jogador do Benfica. Foi o meu primeiro treinador e não podia ter tido melhor exemplo. Parabéns Eusébio.”

Jorge Jesus
“Não podemos estar presentes na Gala devido a compromissos do nosso estágio. Em nome da equipa quero agradecer ao Eusébio por tudo o que tem feito em Portugal e em todo o Mundo. Muito obrigado Eusébio!”

Nuno Gomes
“Para todos os jovens que estão a começar a carreira, é sempre motivante ter alguém tão experiente e tão reconhecido internacionalmente ao nosso lado. O Eusébio motivou-me sempre bastante.”

Saviola
“O Eusébio, para mim, significa a história do Benfica, onde jogou e onde foi um dos melhores jogadores que existiram. Parabéns Eusébio.”
Ex-atleta do Real Madrid
Di Stéfano: “Eusébio foi um jogador sensacional”
O antigo do jogador do Real Madrid, Alfredo Di Stéfano, e o presidente da FIFA, Joseph Blatter, deixaram mensagens de parabéns ao "Rei" Eusébio no dia em que este comemorou 69 anos.

Di Stéfano
“Foi um jogador sensacional, um grande jogador, com muita classe, que imprimia ao jogo grande velocidade e tecnicamente muito forte. Felicidades Eusébio.”

Joseph Blatter
“Eusébio, em 1965, foi o primeiro jogador africano a receber uma “Bola de Ouro” da “France Football” e isso é realmente um prémio formidável.”
Presidente “encarnado”
Luís Filipe Vieira: “Eusébio é património de todos”
O presidente do Sport Lisboa e Benfica marcou esta terça-feira presença na Gala Eusébio, onde destacou o papel desempenhado pela glória “encarnada” ao serviço do futebol e particularmente do Clube da Luz. Leia a intervenção de Luís Filipe Vieira no Coliseu dos Recreios.

“Boa noite a todos!

Estamos aqui para celebrar Eusébio, o seu talento, sacrifício, dedicação. O seu carácter e a sua inspiração. Tudo isto e muito mais foi Eusébio.

Eusébio é património de todos os que gostam de futebol, porque ele foi - sem dúvida – um dos seus maiores intérpretes.

Eusébio é património do Benfica, mas também é património e marca de um país que por norma reconhece demasiado tarde o mérito daqueles que o projectaram.

Felizmente, para todos nós, não foi assim desta vez.

Num país que tem por hábito ser pessimista, Eusébio sempre foi uma referência de optimismo e de esperança.
O Benfica foi o seu destino, mas também o principal beneficiário do seu talento. Mas o Benfica nunca tornou Eusébio refém do clube, porque esse é o segredo da grandeza e da universalidade do Benfica: Os nossos valores e as nossas referências são valores e referências de Portugal.

Eusébio é a referência maior do Benfica, mas Eusébio foi, é e continuará a ser a referência maior do nosso país além-fronteiras.

Tenho a honra de ser seu amigo e admirador e por isso nada me é mais grato, neste dia de tão grande significado, na presença dos seus familiares e amigos, que prestar-lhe uma sentida e pública homenagem e dizer-lhe o nosso muito obrigado pelo seu exemplo e por tudo o que nos deixou.

Parabéns pelo teu aniversário e obrigado por estes cinquenta anos da tua vida que deste ao Benfica e a Portugal!”
Taça de Portugal
Jorge Jesus chama 19 jogadores para Vila do Conde
O treinador da equipa de futebol do Benfica, Jorge Jesus, divulgou esta terça-feira a lista de convocados para o encontro dos quartos-de-final da Taça de Portugal com o Rio Ave.

Para a deslocação a Vila do Conde, o técnico conta com 19 jogadores. Recorde-se que o Rio Ave-Benfica tem início marcado para as 20h30 desta quarta-feira, dia 26 de Janeiro, no Estádio dos Arcos.

Lista de convocados
Guarda-redes: Júlio César e Moreira;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, David Luiz, César Peixoto e Fábio Coentrão;
Médios: Airton, Javi García, Carlos Martins, Felipe Menezes, Aimar, Gaitán e Salvio;
Avançados: Cardozo, Saviola, Jara e Weldon.
Técnico antevê quartos-de-final da Taça
Jorge Jesus: “O Rio Ave vai encontrar um Benfica determinado”
O Benfica joga esta quarta-feira, dia 26 de Janeiro, no terreno do Rio Ave para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Em entrevista exclusiva à Benfica TV e ao Site Oficial do Clube, o treinador Jorge Jesus mostrou-se confiante no apuramento da sua equipa para a próxima fase da prova.

“Vamos encontrar um adversário que é normalmente difícil no campo dos Arcos, mas o Rio Ave também vai encontrar um Benfica determinado e que tem vindo a crescer de jogo para jogo”, salientou o treinador, que reforçou a confiança no desempenho do grupo: “Pensamos que vamos ter muitas dificuldades, mas também pensamos que temos muita capacidade para levar de vencida a equipa do Rio Ave.”

Elogiando a frente de ataque do adversário, Jorge Jesus deu a receita para os “encarnados” seguirem em frente na Taça de Portugal. “Se formos uma equipa disciplinada tacticamente, com um espírito colectivo muito forte, volto a frisar que o jogo se pode tornar mais fácil”, considerou.

Um dos elementos em destaque do ataque vilacondense é João Tomás. De acordo com Jorge Jesus, o futebolista vai merecer a mesma atenção dos avançados das outras equipas. “O João Tomás está a demonstrar mais uma vez que é um dos melhores avançados que está no nosso campeonato. É um jogador muito experiente e que tecnicamente também tem evoluído”, elogiou, acrescentando: “O nome do jogador não importa muito para nós, o que importa são as nossas ideias defensivas e que o Rio Ave vamos fazer a mesma coisa.”

O Benfica tem realizado vários jogos num curto espaço de tempo, mas o técnico defendeu que o grupo está bem. “O tempo que temos desde o jogo com o Nacional até amanhã é suficiente para qualquer jogador que jogou 90 minutos estar recuperado. Dentro desta ideia, vou lançar no jogo aquele penso estão mais disponíveis para o jogo de quarta-feira”, revelou, referindo que a gestão que tem sido feita faz com que “a equipa não esteja fatigada fisicamente”.

Sobre a boa resposta da equipa nesta série de jogos no mês de Janeiro, Jorge Jesus referiu que já estava à espera disso mesmo. “A equipa vinha dando indicadores e com o Nacional voltou a fazer um excelente jogo. Portanto, é tentarmos valorizar o que fizemos até agora. O mês de Janeiro tem sido 100% produtivo e vamos querer mais uma vitória.”

Desviar atenções

Na sequência do que se passou no final do jogo Benfica-Nacional, o treinador do FC Porto teceu algumas considerações sobre Jorge Jesus. O timoneiro começou por responder: “Em primeiro lugar nunca tratei o treinador do FC Porto por miúdo, mas por um jovem treinador. Se ele sente que o tratei por miúdo ou que foi uma ofensa, não fui eu. A carreira de um treinador não é um ano ou dois. No meu caso, o graúdo já tem 20 anos de carreira e uma carreira não é como começa, mas muitas vezes como acaba.”

As declarações do técnico do rival são vistas por Jorge Jesus como uma tentativa de desviar as atenções para o que se passou no último fim-de-semana. “Não tenho por hábito denegrir qualquer colega de profissão e o foco deste fim-de-semana não foi aquilo que se passou no jogo Benfica-Nacional, mas o que se passou no Beira-Mar-FC Porto, onde mais uma vez houve uma grande penalidade inexistente. Neste momento é a sexta grande penalidade que o FC Porto tem durante este campeonato e este é que é o foco da questão. Tudo o que se passou no Benfica-Nacional já foi falado e visto. Não passou de uma discussão entre um jogador do Benfica e do Nacional, onde o treinador interveio em defesa desse mesmo jogador do Benfica. Portanto, não vale a pena estarmos novamente a querer condicionar seja aquilo que for, porque o árbitro foi condicionado neste último jogo entre o Beira-Mar e o FC Porto.”

Referir que o Rio Ave-Benfica tem início marcado para as 20h30 desta quarta-feira, dia 26 de Janeiro, no Estádio dos Arcos.
“Rei” sobre luta pelo título
Eusébio: “Ainda faltam muitos jogos”
No dia do seu aniversário, Eusébio da Silva Ferreira afirmou esta terça-feira que acredita na conquista do título nacional por parte da equipa de Jorge Jesus.

“A única que posso dizer é que começou agora a segunda volta do campeonato e ainda faltam muitos jogos”, começou por lembrar o “Pantera Negra”.

Eusébio da Silva Ferreira considerou que o Benfica está no bom caminho e que tudo é possível quanto à conquista do bicampeonato. “Na minha maneira de ver, o Benfica tem estado muito bem nos últimos jogos e, apesar de saber que o FC Porto está com um avanço, está ali à espreita”, lembrou.

A glória do Benfica defendeu que a equipa de Jorge Jesus tem acreditar até ao fim: “É muito difícil, mas temos de acreditar e eu, como já fui jogador, acredito que o FC Porto pode ter um deslize, como podia ter acontecido no último jogo com o Beira-Mar, o que não aconteceu.”

Eusébio, que falou à margem da apresentação da biografia “(E)ternamente Eusébio”, da autoria do jornalista João Malheiro, expressou um desejo no dia em que celebrou 69 anos. “Já estou a chegar aos 70 anos e nunca tinha pensado chegar tão longe como hoje. Espero viver mais anos e ver também, em termos de desporto, o meu Benfica a conquistar mais campeonatos nacionais”, afirmou.

Dívida de gratidão
João Malheiro destacou, por seu lado, o papel desempenhado pelo "Pantera Negra" ao serviço do Benfica e do futebol português. “Num país que estava, por razões políticas, ostracizado, foi o Eusébio que pôs Portugal no mapa e temos essa dívida de gratidão para com ele. Garantiu para Portugal, para o futebol e para ele próprio esse direito que só muito poucos conseguem, que é o da imortalidade”, sublinhou.

Sobre a nova publicação, o jornalista revelou que “(E)ternamente Eusébio” conta “algumas histórias que podem trazer alguma curiosidade às pessoas”.
Parabéns "Rei" Eusébio!!!
"Pantera negra", melhor jogador português de todos os tempos, celebra esta terça-feira o 69º anoversário.
Lançamento de Biografia
“(E)Ternamente Eusébio” de João Malheiro
Na próxima terça-feira, dia 25 de Janeiro, às 18 horas, o jornalista João Malheiro vai lançar a biografia “(E)ternamente Eusébio”, consagrada ao maior futebolista português de todos os tempos, que nesse mesmo dia completa 69 anos de idade.

“(E)ternamente Eusébio”, uma edição Quidnovi, tem textos de abertura do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, do presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, e é prefaciado pelo maestro António Victorino d’Almeida. A obra conta com dezenas de depoimentos originais de personalidades das mais diferentes áreas, entre as quais Mário Soares, Jorge Sampaio, Álvaro Cunhal, Marcelo Rebelo de Sousa, Amália Rodrigues, Ricardo Araújo Pereira, Eunice Muñoz, José Mourinho, Luís Figo, Vítor Baía, Rosa Mota e Carlos Lopes.

A cerimónia de apresentação, com a presença de João Malheiro, Eusébio, Luís Filipe Vieira e várias individualidades da vida política, desportiva, cultural e social, vai decorrer no Estádio da Luz, porta 18, local onde está patente a exposição de consagração a Eusébio.

O maior futebolista português de todos os tempos viveu períodos em que a sua vida desportiva se confundiu com a fábula. Exornou os requintes de um campeão. Merecido para o predestinado, mas sempre trabalhador insano, lutador indomável. Repentista, intuitivo, enleante, não deixou de ser um óptimo companheiro e um admirável adversário. Engalfinhado em lesões várias e incompreensões múltiplas, superou com elevação afições, dores e raivas. O futebol cristalino de Eusébio provocou hemorragias colectivas de prazer. Deixou páginas ornadas de fantasia, de magia. Disputou desafios épicos, aos quais emprestou golos plasticamente belos. Chegou a deixar o país em transe, agitou o orgulho pátrio. Fez o Mundo acordar vermelho e… português.
Esta 3.ª feira
Gala Eusébio na Benfica TV
É já esta terça-feira, dia 25 de Janeiro, que se realiza a Gala Eusébio, um evento que servirá para festejar os 50 anos da chegada da glória do Sport Lisboa e Benfica. Esta festa vai ser transmitida em directo pela Benfica TV, a partir das 22 horas.

A Gala Eusébio vai decorrer precisamente no dia em que melhor jogador português de todos os tempos festeja o seu 69.º aniversário.

Para a festa está programado um elenco de luxo, destacando-se naturalmente a presença do presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira.

Referir que a Gala Eusébio será transmitida em simultâneo pela RTP 1.

Liga (17ª J): Resumo Benfica 4-2 Nacional

Benfica-Nacional, 4-2
Luisão: “Colocámos um ritmo alto na partida”
O capitão do Sport Lisboa e Benfica, Luisão, fez um rescaldo do jogo da 17.ª jornada da Liga, comentando a recuperação do Nacional até ao 3-2.

“A equipa está de parabéns pelo ritmo alto que colocou na partida diante uma equipa muito organizada, mas estamos felizes porque foi uma vitória com mérito”, afirmou, adiantando que o Benfica soube sofrer, respondendo bem aos dois golos sofridos: “Uma equipa com maturidade tem de saber sofrer.”

Sobre a série de sete vitórias consecutivas no campeonato, Luisão disse: “Sabemos que temos vencidos os últimos jogos e estamos contentes por isso, porque é o que queremos."

O internacional brasileiro abordou, ainda, o facto de ter feito dupla com Sidnei no eixo da defensiva “encarnada” e a possibilidade de poder perder David Luiz no mercado de Inverno. “Independentemente do defesa-central que jogue, acho que o Benfica está bem servido nessa posição e isso é o mais importante”, defendeu.
Benfica-Nacional, 4-2
Jorge Jesus: “É este o Benfica que quero”
O treinador dos “encarnados”, Jorge Jesus, considerou este sábado que a sua equipa mereceu vencer inteiramente o Nacional da Madeira.

“A equipa fez uma primeira parte muito boa, onde marcou dois golos e criou oportunidades para marcar mais. Na segunda parte marcou mais um tento e pensou que o encontro ia ser fácil. Começámos a dar algum espaço e o Nacional arriscou mais no ataque, reduzindo para 3-2, mas olhando para o que se passou no jogo acreditava que ia chegar aos 4-2 e que não ia sofrer o 3-3”, assumiu, não esquecendo que o Benfica foi um justo vencedor: “Fomos uns justos vencedores frente a uma boa equipa, bem organizada e que não perdia há dois meses”, lembrou.

Jorge Jesus falou, igualmente, sobre a clara subida de forma da sua equipa, materializada em vitórias nos últimos encontros. “É este Benfica que eu quero. Com criatividade, com imaginação, com nota artística”, realçou.

Sobre a dupla de centrais Luisão/Sidnei que alinhou frente ao Nacional, o técnico benfiquista disse: “O Luisão esteve ao seu nível. O Sidnei esteve bem a defender e tem jogado com alguma regularidade. Portanto, o Benfica tem cinco defesas-centrais e é um sector que me dá garantias, jogue quem jogar.”
Benfica-Nacional, 4-2
Isto é futebol espectáculo!
Com mais uma exibição de encher o olho, o Benfica somou este sábado a sétima vitória consecutiva na Liga portuguesa. Desta vez, a vítima foi o Nacional da Madeira. Os quatro golos do triunfo (4-2) ilustram bem o futebol espectáculo dado pelos pupilos de Jorge Jesus no encontro da 17.ª jornada do campeonato.

Depois das várias alterações apresentadas no jogo da Taça da Liga com o Olhanense, o treinador Jorge Jesus voltou a entrar com um onze mais perto daquilo que tem sido o Benfica na presente temporada. Face ao castigo de David Luiz, a chamada de Sidnei foi a principal novidade dos “encarnados”.


O primeiro sinal de perigo até começou por pertencer ao Nacional, mas o guarda-redes Roberto esteve muito atento e travou muito bem o remate de Diego Barcelos aos dois minutos.

Seguiu-se depois um autêntico festival por parte dos pupilos de Jorge Jesus. Várias excelentes jogadas de combinação levaram ao rubro os adeptos presentes nas bancadas.

Salvio foi um dos jogadores que deu o mote à mais boa exibição dos “encarnados”. Foi mesmo dos seus pés que começou a jogada do primeiro golo benfiquista e que prosseguiu com um remate perigoso de Saviola, acabando com a finalização de Gaitán (7’).


Antes do segundo golo do Benfica chegar, o árbitro Rui Costa perdoou uma expulsão ao jogador Luís Alberto do Nacional da Madeira. Aimar foi alvo de agressão e o juiz mostrou apenas cartão amarelo (18’).

O 2-0 surgiu pouco depois num cabeceamento certeiro de Sidnei, após um pontapé de canto cobrado por Pablo Aimar (19’).

Com uma dinâmica simplesmente fantástica, o Benfica teve duas excelentes situações para chegar ao terceiro tento. Cardozo (20’) e Saviola (23’) foram os jogadores “encarnados” que estiveram muito perto de bater o guarda-redes do Nacional.

As acções ofensivas continuaram a pertencer aos “encarnados” até ao final do primeiro tempo, ficando na retina um cabeceamento de Luisão que colocou em apuros a defensiva contrária (36’).


O início do segundo tempo do Benfica não podia ter sido melhor, já que começou praticamente com o golo de Óscar Cardozo. Após um excelente toque subtil de Luisão, o paraguaio desfeiteou Bracalli e apontou, assim, mais um tento no campeonato nacional (51’).

Apesar de terem três golos de vantagem, os “encarnados” continuaram a jogar com uma intensidade muito alta, não deixando respirar o adversário no terreno de jogo.

Contra completamente a corrente de jogo, o Nacional conseguiu reduzir o marcador aos 76 minutos. Luís Alberto marcou de cabeça após um pontapé de canto. Os visitantes ainda reduziram a vantagem para 3-2 (golo de Mihelic, 85’), mas o Benfica acabou com qualquer dúvida sobre o desfecho da partida num cabeceamento certeiro de Franco Jara (88’).

O Benfica deu, assim, continuidade à sua série de vitórias no campeonato, onde mantém totalmente abertas as suas aspirações à conquista do título nacional.

O Benfica apresentou a seguinte equipa frente ao Nacional: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e Fábio Coentrão; Javi García, Pablo Aimar (Carlos Martins, 59’), Salvio e Gaitán (Felipe Menezes, 89’); Salvio e Cardozo
Técnico antevê jogo com Nacional
Jorge Jesus: “Temos de manter o ritmo”
O Benfica tem apresentado um futebol de alto nível e o treinador Jorge Jesus defendeu esta sexta-feira, em entrevista exclusiva à Benfica TV e ao Site Oficial do Clube, que o grupo tem de continuar com os mesmos índices competitivos para alcançar os seus objectivos. O próximo passa por vencer o Nacional neste sábado, dia 22 de Janeiro, no Estádio da Luz.

O jogo com a formação madeirense vai ser o sexto dos “encarnados” neste mês de Janeiro e o técnico destacou a boa forma nos encontros já disputados. “Estamos num período da época no qual a forma da equipa tem subido de jogo para jogo. Temos feito algumas mudanças devido à intensidade de jogos e posso dizer que o Benfica está a atravessar um bom período, mas sabemos que temos de manter o ritmo e se possível melhorá-lo”, salientou.

Depois de várias alterações no onze no último desafio da Taça da Liga com o Olhanense, Jorge Jesus prepara-se para proceder a novas mudanças. “O tempo que há entre os jogos determina que façamos alterações, não pela componente táctica, mas sim pelo espaço de recuperação de alguns jogadores. Com o Olhanense correu tudo bem e amanhã também vamos ter de alterar alguns jogadores”, anunciou.

Sobre o próximo adversário na Liga portuguesa, o timoneiro salientou a sua valia: “O Nacional está a fazer um campeonato de acordo com os seus objectivos. É uma equipa que tem vindo a crescer nesta fase da época, tem bons jogadores e até já venceu no Porto, o que indica um grupo com muito valor. Estou confiante, mas sei que vamos ter um adversário complicado.”

O Nacional só venceu duas partidas em sete encontros fora de casa, no entanto, Jorge Jesus alertou, mais uma vez, que um desses triunfos foi sobre o FC Porto, pelo que os “encarnados” vão ter todos os cuidados. “As equipas que jogam em casa são sempre mais fortes e o Nacional não é excepção, mas volto a referir que na Taça da Liga já teve uma vitória difícil fora de casa. Vai ser uma partida difícil mas, se a equipa do Benfica jogar ao nível que tem jogado, penso que vamos vencer.”

Jorge Jesus apontou ainda para uma possível mudança do sistema táctico por parte do oponente deste sábado. “O Nacional tem sido uma equipa que joga pelas suas ideias e essas equipas, normalmente, fazem bons campeonatos. O ano passado contra nós alteraram o sistema para três centrais e não sei se o vão voltar a fazer, até porque num dos jogos foram goleados e já mudaram de treinador.”

Para a Liga portuguesa, o Benfica pode somar a sétima vitória consecutiva no jogo com o Nacional. De acordo com Jorge Jesus, houve vários pontos que levaram a esta série de bons resultados. “As vitórias dão-nos confiança e a equipa está melhor e mais forte. Os adeptos estão confiantes e a rentabilidade dos jogadores é maior. Os jogadores novos já estão mais adaptados e todos esses factores fizeram com que a equipa crescesse”, defendeu.

Salvio, Jara e adeptos

O argentino Eduardo Salvio tem estado em bom plano no Benfica e o treinador considerou que isso tem sido bom em termos desportivos para a equipa: “Estamos a potencializá-lo dentro das suas características e para além disso é um bom profissional e um miúdo com um espírito muito bom. Fico extremamente contente pelo crescimento dele.”

Na última partida com o Olhanense, o argentino Franco Jara também esteve em bom plano. O treinador defendeu que o jogador tem uma grande margem de manobra. “O Jara é um jogador em quem acreditamos muito e neste último jogo demonstrou que está no caminho certo. Ele também joga numa posição semelhante à do Saviola, que está em grande forma e para jogarem os dois tinha de alterar o sistema da equipa, mas tenho a certeza que é um jogador de presente e de futuro para o Benfica”, apontou.

Por fim, Jorge Jesus voltou a destacar o papel desempenhado pelos adeptos “encarnados”. “Os adeptos estão novamente com a equipa, houve um período em que a equipa não esteve tão bem e isso desmotivou os adeptos, mas neste momento eles vêem a equipa a jogar ao nível do ano passado e estão a voltar para nos darem muita força. Foram determinantes para a época brilhante da última temporada e fomos todos uma equipa. Quero que eles voltem à equipa”, afirmou.

Recordar que o Benfica-Nacional tem início marcado para as 21h15 deste sábado, dia 22 de Janeiro, no Estádio da Luz. A partida é referente à 17.ª jornada da Liga portuguesa.
Taça da Liga: Resumo Benfica 3-2 Olhanense
Benfica-Olhanense, 3-2
Salvio: “Temos de dar seguimento a esta fase de vitórias”
O extremo argentino ao serviço do Sport Lisboa e Benfica fez um rescaldo de mais uma vitória dos “encarnados” e do seu actual momento no Clube, após o jogo da Taça da Liga com o Olhanense.

“Neste momento estamos a praticar um bom futebol e queremos continuar assim”, afirmou, acrescentando que se sente em forma e feliz. “As coisas estão-me a correr bem e ao grupo também. Agora temos de dar seguimento a esta fase para dar mais alegrias aos adeptos que as merecem”, assumiu.

Sobre a possibilidade de poder continuar a representar os “encarnados” na próxima época, o jogador afirmou: “Quero continuar a ser feliz aqui, como tenho sido. O principal é que me sinta bem e continue a ajudar a equipa.”