À 17.ª jornada
Cardozo comanda lista de goleadores com 13 golos

O avançado paraguaio do Benfica, Óscar Cardozo, marcou no sábado à noite, dia 28 de Janeiro, mais um tento na edição 2011/12 do campeonato nacional.

Com o golo apontado frente ao Feirense, Cardozo passou a liderar a lista de melhores marcadores da prova com 13 tentos.
Feirense – Benfica, 1-2
Jorge Jesus: “Criámos muitas oportunidades para marcar”
A equipa do Sport Lisboa e Benfica triunfou em Santa Maria da Feira por 1-2, cimentando o lugar cimeiro na classificação. No final, o treinador Jorge Jesus fez um rescaldo ao que se passou no estádio Marcolino de Castro.

“Não é só o estádio do Feirense que não tem as dimensões máximas, outros também têm e isso não serve de desculpa”, começou por refutar, acrescentando: “O Feirense foi um adversário que se bateu muito bem e já estávamos à espera disso. Mas analisando a frio, só o Rodrigo teve três oportunidades de golo. Portanto, criámos muitas oportunidades para marcar.”

Instado a revelar se teve de mudar a estratégia após o tento sofrido, o técnico disse: “Obrigou-nos a lançar jogadores mais criativos, mas isso até já estava pensado antes de sofrermos o golo. O Feirense a jogar no seu estádio não é fácil para ninguém.”
Feirense – Benfica, 1-2
Rodrigo: “Demonstrámos ter muita garra”
Após o triunfo em Santa Maria da Feira por 1-2, Rodrigo – um dos melhores em campo – analisou a sua prestação e do Sport Lisboa e Benfica.

“Fiquei super satisfeito. Acho que demonstrámos ter muita garra e uma mentalidade vencedora em busca dos objectivos. Este sábado, mais do que nunca, a equipa está de parabéns, pois tivemos um jogo muito complicado, mas fomos uns justos vencedores”, frisou.

Sobre as medidas e estado do relvado, o atleta disse: “O tamanho do campo não é a que estamos habituados, mas isso faz parte do futebol. O Benfica tem de sobrepor a este tipo de situações.”
Feirense – Benfica, 1-2
Muita alma e coração dão triunfo justo

O treinador Jorge Jesus já o tinha dito na conferência de imprensa de antevisão à partida e o jogo foi mostrando isso mesmo à medida que os minutos iam passando. Não houve espaço para “nota artística”. Na partida referente à 17.ª jornada que colocou frente-a-frente o Feirense e o Sport Lisboa e Benfica, no estádio Marcolino de Castro, o resultado cifrou-se numa vitória do Clube da Luz por 1-2.

Para este desafio, os “encarnados” voltaram a apostar no 4-4-2 losango com Bruno César à esquerda e Witsel à direita nos lugares de Nolito e Gaitán, respectivamente.

O relvado foi a prova mais do que certa do velho ditado: “nem tudo o que parece é”. Antes do apito inicial, quem olhava para o relvado, este parecia-lhe em condições para um jogo de futebol organizado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, mas com a presença dos artistas, o tapete verde mostrou ter dupla personalidade e num instante era ver vários tufos levantados um pouco por todo o terreno de jogo.

O primeiro emblema a dar o mote foi o Benfica. Aos seis minutos e através de um livre directo, Aimar rematou mas Paulo Lopes segurou o esférico. O encontro era disputado sobretudo no “miolo” e aos 14´, Diogo Cunha tentou o centro, mas levou a bola a embater na barra da baliza defendida por Artur, mostrando que os comandados de Quim Machado são para se ter em conta.

A partir desse momento e até ao intervalo só deu Benfica e (quase) só Rodrigo. À passagem do minuto 17, Aimar fez um passe delicioso, Rodrigo, na meia direita, rematou cruzado obrigando Paulo Lopes a fazer uma grande estirada. Não satisfeito, o internacional Sub-20 espanhol continuou a “remar contra a maré” e aos 36 minutos Cardozo desviou de cabeça para o “19”, de primeira, tentar alvejar a baliza, mas a mira estava desafinada.

Ainda antes do intervalo de novo Rodrigo a levar perigo à baliza do Feirense. Decorria o minuto 39, Witsel e Maxi Pereira tiveram uma excelente combinação na direita com o belga a centrar com conta e medida para Rodrigo que, de cabeça, permitiu a defesa da noite a Paulo Lopes.

A etapa complementar arrancou de forma mexida e com dois golos a colorir o marcador. Primeiro, para o Feirense por Varela aos 49 minutos e após a marcação de um pontapé de canto, e passados quatro minutos o mesmo Varela fez autogolo após lançamento de linha lateral de Maxi Pereira e com desvio de cabeça de Cardozo. O avançado paraguaio estava muito em jogo e aos 66´ centrou para o segundo poste com Gaitán a rematar de cabeça e quase a confirmar a reviravolta. Não foi nessa altura, foi pouco depois.
Antes disso o “20” benfiquista centrou da direita, Rodrigo trabalhou muito bem e Paulo Lopes defendeu por instinto. Um minuto volvido, Varela (sempre ele) fez penálti sobre Rodrigo e Cardozo voltou a facturar de grande penalidade (73´).

Daí e até final, os pupilos às ordens de Jorge Jesus controlaram as operações e registo apenas para um remate perigoso de Witsel aos 88 minutos.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson; Javi García, Witsel, Bruno César (Gaitán, 60´), Pablo Aimar (Nolito, 60´); Rodrigo e Cardozo (Matic, 90´).
Carrega Benficaaa!!
Feirense - Benfica
Jorge Jesus leva 19 jogadores para Santa Maria da Feira

O treinador da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus revelou esta sexta-feira, a lista de convocados para o jogo relativo à 17.ª jornada do campeonato nacional, diante do Feirense.

O encontro entre as “águias” e o Feirense está agendado para este sábado, dia 28 de Janeiro, pelas 20h30, no estádio Marcolino de Castro.

Lista de convocados
Guarda-redes: Artur Moraes, Eduardo;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, Luís Martins, Miguel Vítor e Emerson;
Médios: Javi García, Matic, Witsel, Bruno César, Pablo Aimar, Nicolás Gaitán e Nolito;
Avançados: Cardozo, Rodrigo Moreno, Nélson Oliveira e Saviola.
Antevisão à partida com o Feirense
Jorge Jesus: “Continuar a marcar a diferença com os adeptos”

O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, anteviu esta sexta-feira, dia 27, no Caixa Futebol Campus, o jogo referente à 17.ª jornada do campeonato nacional começando por salientar a importância do apoio dos adeptos em torno da equipa.

“Queremos continuar a marcar a diferença juntamente com os adeptos do Benfica. Sabemos que o estádio leva poucas pessoas e queremos que essa diferença seja feita pelos adeptos e que os jogadores correspondam no relvado, jogando bem e conquistando os três pontos”, começou por realçar.

Jorge Jesus salientou ainda o facto de o Feirense ter roubado pontos aos rivais da turma da Luz. “Vamos jogar num estádio em que nenhum dos grandes jogou e o Feirense já tirou pontos ao FC Porto, jogando em Aveiro. Portanto, isto são factores a ter em conta”, alertou.

Sobre o local em que o jogo vai ser disputado, o técnico disse: “Preferia jogar em Aveiro, pois é um estádio com outras dimensões e com outra capacidade em termos de espectadores. Teoricamente poderia favorecer-nos. Mas vamos a Santa Maria da Feira com muito gosto.”

Jorge Jesus evitou entrar em polémicas sobre o preço dos bilhetes. “Sei que a vida em Portugal para a maioria dos trabalhadores não está fácil e quem tem a paixão pelo futebol e depois ter de fazer contas ao bilhete mais ao custo da viagem não é fácil, mas estou convicto que o estádio vai ter muitos benfiquistas”, vaticinou.

O timoneiro da Luz tem noção que o Feirense vai ser um obstáculo difícil de transpor. “Vai ser um jogo difícil, porque o campeonato é complicado. O Feirense foi uma equipa atrevida na Luz. Vamos encontrar uma equipa difícil, motivada, que irá correr muito. Não vamos ter facilidades”, considerou, acrescentando: “Não vai haver muito espaço para jogar, vai haver muita pressão, mas temos uma estratégia para o encontro.”

A equipa de futebol profissional dos “encarnados” defronta o Feirense no próximo dia 28 de Janeiro, pelas 20h30, no estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira.
Por isto é que o Benfica é o melhor do Mundo 


Elege o melhor 11 do Glorioso do Século XX.

Hoje o grande Rei Eusébio comemora 70 anos. Parabéns "King".

Hoje é o dia de toda a nação Benfiquista recordar o último camisola 29.
Faz hoje 8 anos que Miklos Fehér faleceu vestindo o manto sagrado do Sport Lisboa e Benfica.
Serás para sempre recordado pela família Benfiquista com saudade.
Estejas onde estiveres, para sempre um de Nós.
Avançado espanhol
Rodrigo: “Apoio dos adeptos tem sido importante para nós”
O avançado espanhol do Benfica, Rodrigo, salientou a importância do apoio dos sócios e simpatizantes na caminhada vitoriosa da equipa.


“O apoio dos adeptos tem sido um factor importante para nós, principalmente nestes dois últimos jogos em casa [referência aos jogos da Liga com Vitória de Setúbal e Gil Vicente]. É uma força a mais e eles estão de parabéns pelo apoio que nos têm dado”, afirmou o número 19 das “águias”.

O Benfica somou mais uma vitória na Liga e o jogador mostrou-se satisfeito com o desfecho da partida com o Gil Vicente. “O Benfica fez um excelente resultado e acho que é uma vitória mais do que merecida”, considerou.

Rodrigo promete que o grupo vai continuar empenhado e unido para conquistar o título nacional. “Não estamos preocupados com os nossos rivais, mas com o nosso trabalho. Temos de continuar assim para alcançar os nossos objectivos”, defendeu.
Benfica – Gil Vicente, 3-1
Jorge Jesus: “O Benfica mereceu a vitória”
A equipa liderada por Jorge Jesus venceu, este domingo, o Gil Vicente, por 3-1. O técnico “encarnado” elogiou o adversário, mas admitiu que a equipa da Luz mereceu vencer.
“Houve a mesma intensidade e qualidade de jogo, com um adversário que nos tapou bem os espaços, defendeu bem e que nos complicou, na primeira parte, aquilo que nós queríamos, mas não por falta de mérito da equipa do Benfica, mas por mérito da equipa do Gil Vicente”, afirmou o treinador das “águias”.

Apesar de a equipa ter ido para o intervalo com um empate a um golo, Jorge Jesus enalteceu a forma de jogar futebol do Benfica, não desvalorizando os gilistas. “A forma como o Benfica joga, desgasta os adversários e sabemos que, nos últimos minutos, a equipa já não é a mesma coisa. Jogámos contra um adversário bem organizado, bem trabalhado do ponto de vista táctico, mas o Benfica mereceu a vitória”, finalizou.
Benfica – Gil Vicente, 3-1
Pablo Aimar: “Jogo numa grande equipa”
O Benfica venceu, este domingo, o Gil Vicente, por 3-1. Com golos de Cardozo, Rodrigo e Aimar, os “encarnados” seguraram o primeiro lugar no campeonato nacional. Um dos marcadores, Aimar, afirmou que apesar de ter entrado na segunda parte, ficou feliz por poder ajudar a equipa.

“Nós, os jogadores, temos a sorte de jogar numa grande equipa, que tem grandes jogadores e é muito difícil de entrar a meio do jogo, mas penso que temos que entender que isso pode ser positivo. Podemos ajudar a equipa”, começou por referir o argentino.

Com esta vitória, a equipa da Luz mantém os dois pontos de vantagem sobre o principal rival, o FC Porto, e Pablo Aimar disse que espera que esta superioridade se mantenha até ao final do campeonato. “Pelos pontos somos os melhores. Estamos dois pontos acima do nosso principal rival na luta pelo título, mas isso só se sabe no final. Nós temos jogos muito bons, outros nem tanto, espero poder dizer, no final, que fomos os melhores”, disse.
Carrega Benficaaa!!
Antevisão ao Benfica – Gil Vicente
Jorge Jesus: “Queremos ser iguais a nós próprios"

O Benfica recebe este domingo o Gil Vicente para a 16.ª jornada da Liga, uma partida em que o treinador Jorge Jesus espera que o grupo se apresente como nos últimos encontros.

O adversário é uma das poucas equipas que roubou pontos ao Benfica, mas essa situação não vai alterar a abordagem do grupo ao jogo. “O Gil Vicente é uma das equipas que nos tirou pontos e é uma formação bem organizada, mas esse resultado da primeira volta não nos vai inibir”, afirmou na conferência de imprensa deste sábado, dia 21, no auditório do Caixa Futebol Campus.

O técnico espera que o Benfica se apresente em bom plano e consiga, assim, conquistar mais um triunfo. “Queremos ser iguais a nós próprios e apresentar um futebol intenso, de qualidade, para fazer a diferença e ganhar o jogo”, expressou.

Jorge Jesus acrescentou que o Benfica tem de ter “uma disciplina táctica forte e ser uma equipa criativa individualmente para ficar mais próximo da vitória”.

Para alcançar os três pontos, o timoneiro espera ainda voltar a contar com o apoio forte dos adeptos. “Gostaria que o Estádio da Luz voltasse a ter uma assistência como tivemos no jogo com o Vitória de Setúbal, onde marcaram presença mais de 50 mil pessoas”, desejou Jorge Jesus.

O Benfica – Gil Vicente é este domingo, dia 22, no Estádio da Luz. A partida tem início marcado para as 20h15.
Defesa uruguaio
Maxi Pereira: “Esperamos um estádio cheio”

O Benfica vai receber este domingo o Gil Vicente e o defesa-direito uruguaio, Maxi Pereira, apelou para que os adeptos marquem a diferença e apareçam em força no Estádio da Luz.

“Os adeptos têm-nos apoiado sempre e os jogadores esperam um estádio cheio”, afirmou o futebolista nesta sexta-feira.

Maxi Pereira lembrou que o grupo está a dar o seu máximo para conseguir o objectivo principal da temporada, que é conquistar o campeonato. “A equipa está a tentar fazer o melhor possível. Está a treinar bem e a trabalhar com muita humildade, mas ainda falta muito campeonato e temos de continuar passo a passo”, defendeu.

O Benfica está no primeiro lugar, no entanto, Maxi Pereira referiu que ainda faltam muitos jogos até alcançar a tão desejada meta. “Ainda falta toda a segunda volta e temos de continuar tranquilos como até aqui, não esquecendo que vai ser mais difícil a partir de agora, uma vez que as equipas jogam ainda mais motivadas por defrontarem o líder”, lembrou.

O Benfica - Gil Vicente realiza-se este domingo, pelas 20h15, no Estádio da Luz.
Central benfiquista
Miguel Vítor: “Os adeptos são uma ajuda muito importante”

O defesa Miguel Vítor apelou à presença dos sócios e adeptos do Benfica na partida deste domingo, dia 22 de Janeiro, frente ao Gil Vicente.

“Queremos apelar ao público para comparecer neste jogo. Os adeptos são uma ajuda muito importante para nos levar à vitória”, afirmou.

O Benfica empatou no terreno do Gil Vicente na primeira volta e Miguel Vítor não espera por isso facilidades na partida da 16.ª jornada do campeonato. “Não vai ser um jogo fácil, mas penso que temos tudo para ganhar se jogarmos ao nosso nível”, considerou.

Sobre o triunfo frente ao Santa Clara, o central destacou o crescimento da equipa no segundo tempo: “Sabíamos que não ia ser um jogo fácil, mas entrámos para fazer um bom jogo. O Santa Clara complicou-nos a vida, mas a nossa qualidade veio ao de cima na segunda parte vencemos justamente.”

Lembrar que o Benfica – Gil Vicente está agendado para dia 22 de Janeiro, pelas 20h15, no Estádio da Luz.
Benfica – Santa Clara, 2-0
Jorge Jesus: “Conto com o Nélson Oliveira”
Após mais uma vitória da equipa que comanda, desta feita sobre o Santa Clara por 2-0, o técnico benfiquista, Jorge Jesus, fez um rescaldo do jogo.

“O jogo tem noventa minutos e pode-se ganhar no primeiro ou no último minuto. O facto de o Benfica andar a golear não quer dizer que o vá fazer sempre”, lembrou.

Nélson Oliveira foi uma aposta ganha e o treinador mencionou que conta com ele. “Sim, conto com ele, mas quando não se está muito tempo sempre a competir, tem-se ritmos de jogo diferentes. Neste jogo dei-lhe minutos para lhe dar competitividade”, revelou.
Benfica – Santa Clara, 2-0
Nélson Oliveira: “Estou feliz por ter marcado”

A equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica defrontou esta quarta-feira o Santa Clara e triunfou por 2-0. No final, o avançado Nélson Oliveira, que inaugurou o marcador na Luz, analisou a sua exibição.

“Tive um sentimento de alegria e de felicidade. Era um golo que já procurava há algum tempo e estou feliz por ter marcado e ter ajudado a equipa”, destacou.

Sobre possível ansiedade para marcar o primeiro golo, o atleta refutou: “Não tinha ansiedade até porque trabalho todos os dias e sabia que qualquer dia o golo ia chegar. O mais importante foi a nossa vitória.”
Carrega Benficaaa!!
Benfica – Santa Clara
Várias novidades na convocatória de Jorge Jesus

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, convocou esta terça-feira 18 futebolistas para a recepção ao Santa Clara, relativa à 2.ª jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga.

Para o jogo desta quarta-feira, dia 18, o técnico conta com sete portugueses na convocatória. A partida tem início marcado para as 20h15, no Estádio da Luz.


Lista de convocados
Guarda-redes: Eduardo e Mika;
Defesas: Emerson, Capdevila, Jardel, Miguel Vítor e Luís Martins;
Médios: Matic, André Almeida, Javi García, Bruno César, Nolito, Gaitán, Witsel e Rúben Pinto;
Avançados: Saviola, Rodrigo e Nélson Oliveira.
Antevisão ao Santa Clara
Jorge Jesus: “Esperamos fazer um jogo com qualidade e intensidade”
A equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica defronta esta quarta-feira, dia 18 de Janeiro, o Santa Clara a contar para a 2.ª jornada do grupo B da Taça de Liga. Esta terça-feira, no Caixa Futebol Campus, o treinador Jorge Jesus fez antevisão a esta partida.

“O que poderá fazer a diferença é a nossa qualidade de jogo. Nos últimos jogos temos feito a diferença através desse aspecto. O jogo ante o Santa Clara, não sendo para o campeonato, tem o seu grau de responsabilidade, porque somos os vencedores das últimas três edições da prova e queremos defender o título”, lembrou.

As regras da Taça da Liga obriga à presença de dois atletas portugueses no onze, mas o técnico relativiza esse facto. “O jogo de quarta-feira pode ser um encontro em que posso lançar alguns jogadores que não jogam com tanta regularidade. Todavia, com a certeza de que farei um onze forte para poder ganhar o jogo. Dentro desta ideia vão jogar muitos jogadores que o fazem com regularidade”, revelou.

A série de bons resultados permite um Benfica motivado e um eventual desleixo é algo em que Jorge Jesus não acredita. “Quando uma equipa está com níveis de confiança elevados, esse sinal torna-se evidente seja em que competição for. O grupo está todo motivado e não se sentirá diferenças. Esperamos fazer um jogo com qualidade e intensidade para vencermos o desafio”, frisou.

Sobre a possibilidade do estilo de jogo dos “encarnados” mudar devido ao adversário, o timoneiro refuta: “O Benfica tem um estilo de jogo e não muda consoante o adversário. Na quarta-feira vamos jogar frente a formação da segunda liga, que tem os seus argumentos e acreditamos que terá maior posicionamento defensivo, fruto da nossa postura mais ofensiva.”

Recordar que o embate entre o Benfica e o Santa Clara está agendado para esta quarta-feira, dia 18 de Janeiro, pelas 20h15, no Estádio da Luz.
Belga sobre jogo com V. Setúbal
Axel Witsel: “Os adeptos ajudaram-nos muito”
O médio belga do Benfica, Axel Witsel, destacou o papel desempenhado pelos benfiquistas que estiveram presentes no jogo frente ao Vitória de Setúbal.
O futebolista, que fez questão de responder à maioria das perguntas em português, mostrou-se muito contente com o apoio dos 56.155 espectadores que marcaram presença na Luz. “Foi muito bom, ajudaram-nos muito e foi importante para nós. Os adeptos estiveram muito bem”, elogiou.
Com o triunfo sobre os sadinos por 4-1, o Benfica manteve a primeira posição, algo que Witsel também sublinhou no final da partida da 15.ª jornada da Liga. “É muito bom para nós estarmos em primeiro lugar. A nossa equipa tem muita qualidade e vamos tentar continuar assim, mas só pensamos jogo a jogo”, disse
Após bisar frente ao V. Setúbal
Cardozo isola-se na lista dos goleadores
O avançado paraguaio do Benfica, Óscar Cardozo, assumiu este sábado o comando da lista de melhores goleadores do campeonato nacional.

Com os dois tentos apontados no triunfo (4-1) sobre o Vitória de Setúbal, “Tacuara” passou a contabilizar 11 golos na prova. Com 10 tentos, o jogador do Marítimo Babá surge, para já, na segunda posição.
Benfica – V. Setúbal, 4-1
Jorge Jesus: “Acreditei sempre na equipa”
O conjunto benfiquista triunfou por 4-1 ante o V. Setúbal e o técnico Jorge Jesus fez um rescaldo no final do jogo ao que se passou no Estádio da Luz.

“Temos respeito por todos os adversários antes e durante os jogos. Apesar do golo sofrido, acreditei sempre na equipa e naquilo em que trabalhamos diariamente”, começou por realçar.

Cardozo e Rodrigo têm sido a dupla mais utilizada ultimamente e Jorge Jesus explicou porquê. “Depende do jogo, mas a verdade é que os jogadores que têm mais minutos levam vantagem sobre os outros, porque têm estado mais em competição. No entanto, é importante dar minutos ao Saviola e ao Nélson Oliveira, que era para entrar e só não aconteceu devido à expulsão do Cardozo. Mas a equipa respira saúde, tem estado humilde e trabalha muito sem bola”, esclareceu.

Sobre a possibilidade de terminar o campeonato sem derrotas, o timoneiro “encarnado” disse: “No futebol tudo é possível e estou nele tendo em conta a forma como o penso dia-a-dia. O que queremos é distinguir o que estamos a fazer bem e melhorar o que estamos a fazer menos bem.”

Pelo facto de ter marcado sempre quatro golos nos jogos de 2012, é natural que se julgue o Benfica a melhor equipa em Portugal, mas o Jorge Jesus refuta. “Por norma as melhores equipas são as que estão em primeiro e neste momento é o Benfica que lá está. O que queremos é ganhar jogos e com exibições de qualidade”, apontou, não deixando de agradecer a presença dos adeptos: “Aliás quero agradecer aos adeptos por terem respondido ao nosso apelo. Este sábado estiveram mais de 56 mil pessoas nas bancadas e isso é algo fantástico.”
Benfica – V. Setúbal, 4-1
Nolito: “Estamos a jogar um futebol muito bonito”

A equipa de futebol do Sport Lisboa e Benfica venceu este domingo o V. Setúbal por 4-1, no Estádio da Luz e Nolito marcou o primeiro tento dos “encarnados”. No final analisou o encontro.

“Fizemos uma boa partida. Começámos a perder, mas somos uma equipa com capacidade para dar a volta ao resultado como fizemos este sábado. O mais importante era somar os três pontos e foi o que fizemos”, referiu.

Nolito é um dos jogadores mais acarinhados pelos benfiquistas e admite que é algo que o agrada. “Sim, na verdade sinto que os adeptos me apoiam e isso deixa-me contente. Agradeço o apoio que me dão e à equipa”, destacou.

Sobre a possibilidade de o Benfica terminar o campeonato sem derrotas, o futebolista recusou euforias: “Ainda falta muito e temos de trabalhar com força. Temos de pensar jogo-a-jogo.”

Para muitos críticos, a turma da Luz é que pratica melhor futebol e Nolito assume esse facto. “Estamos a jogar um futebol muito bonito e é isso que queremos. Mas o fundamental é ganhar os jogos”, frisou.
Benfica - V. Setúbal, 4-1
Quatro golos de um filme para benfiquista ver e rever
Os benfiquistas assistiram este sábado a mais um filme de alta qualidade protagonizado pela equipa de futebol profissional. Depois dos triunfos sobre o Vitória de Guimarães (1-4) e a União de Leiria (0-4), o Benfica bateu o Vitória de Setúbal por 4-1, numa partida referente à 15.ª jornada do campeonato nacional.

Numa partida em que Jardel e Matic foram as principais novidades no onze de Jorge Jesus, em virtude da lesão de Garay e do castigo Javi García, a sorte não começou por estar do lado do Benfica, uma vez que os sadinos chegaram à vantagem num remate muito feliz de Neca. A bola foi desviada por Luisão e traiu, assim, o guarda-redes Artur Moraes.

Mas isso não afectou minimamente a equipa da Luz e a razão é simples. É que a dinâmica do Benfica é extremamente elevada e isso é meio caminho andado para superar qualquer obstáculo, tal como aconteceu no início da partida frente ao V. Setúbal.

Depois de Cardozo ter visto o guarda-redes Diego evitar o primeiro golo benfiquista (15’), Nolito não perdoou e colocou a bola fora do alcance do guardião contrário, empatando assim a partida (24’).

O Vitória de Setúbal, numa das poucas situações em chegou à baliza de Artur, acertou no poste através de um lance de Neca (32’), mas a verdade é o Benfica não abrandou o ritmo e chegou à vantagem no minuto seguinte, através de um remate de Cardozo (33’).

Rodrigo, um dos dinamizadores do ataque benfiquista, esteve perto de facturar aos 42 minutos, no entanto, o seu remate foi bem defendido por Diego. O mesmo jogador teve uma das suas arrancadas mesmo nos instantes finais da primeira parte, desmarcando muito bem Cardozo que aproveitou para bisar no desafio (45’).

No segundo tempo, o Benfica controlou o rumo das operações perante um adversário que não apresentou argumentos para incomodar a baliza de Artur Moraes.

Matic fechou contas da noite
Foi já com Gaitán em campo que a equipa da Luz apontou o quarto tento da noite. Após um cruzamento do número 20 argentino do lado direito, Matic surgiu nas alturas para fazer o seu primeiro golo com a camisola do Benfica no campeonato (72’). Além do golo do sérvio, a segunda parte ficou marcada pela expulsão de Cardozo, algo que aconteceu por acumulação de amarelos (85’).


Tal como nas primeiras duas partidas do ano (Vitória de Guimarães para a Taça da Liga e União de Leiria para o campeonato), o Benfica apontou quatro tentos e realizou uma exibição quase sem mácula. O resultado disto tudo é a liderança isolada da Liga. Que haja mais filmes destes até ao final!

O Benfica alinhou com a seguinte equipa: Artur Moraes, Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Emerson; Matic, Witsel, Nolito (Gaitán, 67’) e Bruno César (Saviola, 78’); Rodrigo (Luís Martins, 88’) e Cardozo.
Benfica – V. Setúbal, 4-1
Rodrigo dá “show” em bis de Cardozo

Cardozo – O ponta-de-lança paraguaio travou sempre uma luta feroz com Ricardo Silva, com este a munir-se, por vezes, de violência excessiva para travar o “7” benfiquista. Porém, esse facto não o atemorizou e apontou dois excelentes golos. A expulsão injusta não mancha a exibição.

Rodrigo – O Sub-20 espanhol tem uma maturidade fora do comum para a idade. Lê muito bem o desenrolar do jogo, aparece, não raras vezes, em posição privilegiada para facturar e ainda assiste a preceito os companheiros, como o fez a Cardozo para o segundo tento deste. Empregou a sua apurada técnica individual para espalhar magia no relvado da Luz.

Nolito – O estilo do seu jogo obriga a estar com uma imensa confiança – algo que acontece neste momento – pois utiliza muitos factores de desequilíbrio. Parece que está sempre com uma mudança acima dos demais, tal a velocidade e entrega que coloca em cada jogo.

Maxi Pereira – Mais uma exibição cheia de abnegação e fibra do uruguaio. O lateral-direito esteve intransponível defensivamente e em termos ofensivos criou desequilíbrios e fez alguns centros com muito “veneno”.
Carrega Benficaaa!!
15.ª jornada
Jorge Jesus convoca 18 atletas para jogo com V. Setúbal
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, convocou esta sexta-feira 18 futebolistas para a recepção deste sábado ao Vitória de Setúbal.

A partida da 15.ª jornada da Liga tem início marcado para as 18h30, no Estádio da Luz.

Lista de convocados
Guarda-redes: Artur e Eduardo;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor, Jardel, Emerson e Luís Martins;
Médios: André Almeida, Matic, Witsel, Bruno César, Nolito e Gaitán;
Avançados: Cardozo, Rodrigo, Saviola e Nélson Oliveira.
Treinador antevê 15.ª jornada
Jorge Jesus e o Setúbal: “Marcar a diferença é somar os três pontos”
“Sábado, TU marcas a diferença”. É esse o slogan que o Benfica escolheu para apelar à presença de público no jogo deste sábado frente ao Vitória de Setúbal. Na antevisão ao desafio, Jorge Jesus afirmou que o grupo está determinado para conquistar a vitória e continuar assim no topo da classificação.

“Para marcar a diferença, temos de somar três pontos em relação ao adversário. Depois queremos um estádio bem composto, porque sentimos que os adeptos são importantes nas nossas vitórias”, afirmou no início da conferencia de imprensa, que decorreu esta sexta-feira no Caixa Futebol Campus.

O treinador do Vitória de Setúbal já afirmou que a sua equipa não vai entrar derrotada na Luz, algo que com o qual Jorge Jesus concordou na antevisão. “Os jogos não se ganham antes e o Benfica de demonstrar em campo que é melhor”, lembrou.

O técnico benfiquista recordou ainda que o adversário não costuma ser uma “pêra fácil”. “O Vitória é uma equipa com tradição e que faz bons resultados no Estádio da Luz, pelo que respeitamos o adversário”, asseverou.

Para a recepção aos sadinos, Jorge Jesus anunciou ainda que não vai poder contar com Aimar, jogador a quem voltou, mais uma vez, a tecer rasgados elogios. “O Gaitán e o Witsel foram convocados e, por isso, podem ser lançados no jogo. O Aimar ainda vai ficar de fora”, revelou.

No desafio da 15.ª jornada, o médio espanhol Javi García não vai poder jogar devido a castigo. Jorge Jesus já adiantou que o sérvio Matic vai ser o substituto do camisola número seis: “Todos os jogadores do Benfica fazem sempre falta, mas temos um plantel com quantidade e qualidade. Não joga o Javi García, mas joga o Matic.”

A semana ficou ainda marcada pela notícia de que o Benfica é a oitava melhor equipa do Mundo, algo que deixou o treinador muito satisfeito. “Têm existido alguns rankings que me agradam muito e isso é sinónimo do trabalho que temos vindo a desenvolver”, destacou.

O Benfica – V. Setúbal realiza-se este sábado, dia 14 de Janeiro, pelas 18h30, na Luz.
Boletim clínico
Aimar e Garay são baixas frente ao V. Setúbal

O plantel do Benfica realizou esta sexta-feira uma sessão de trabalho no Caixa Futebol Campus. No boletim clínico, o treinador Jorge Jesus tem agora dois atletas.

Garay – Traumatismo no pé direito. Atleta efectua tratamento e trabalho condicionado.

Aimar - Estiramento muscular da perna esquerda. Atleta realiza tratamento e trabalho condicionado.
 Uma pequena amostra do que sera a Catedral no Sabado.


Quando se é Benfica uma vez, somos Benfica sempre.



Em entrevista ao Jornal “O Benfica”
Saviola sobre o V. Setúbal: “Teremos de ter iniciativa de jogo”
O jogador argentino da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica, Javier Saviola, anteviu, numa entrevista concedida à edição desta sexta-feira do Jornal “O Benfica”, o jogo referente à 15.ª ronda do campeonato nacional diante do V. Setúbal.


“Teremos de ter iniciativa de jogo. Sabemos que o V. Setúbal é uma equipa que fisicamente aguenta toda a partida e que corre muito. Temos de ser mais eficazes, ter a bola, e se alcançarmos esses objectivos as coisas tornar-se-ão menos difíceis. Caso contrário, teremos mais dificuldades”, perspectivou o atleta.

Saviola acrescentou que o Benfica quer continuar no bom caminho para poder festejar no final da Liga. “Estamos bem, fortes e com uma grande personalidade. Queremos continuar assim para chegar ao fim da temporada na luta pela conquista do campeonato”, finalizou.

O Benfica – V. Setúbal realiza-se este sábado, pelas 18h30, no Estádio da Luz.
Antevisão ao V. Setúbal
Artur Moraes: “Esperamos ter o estádio cheio”
Após o treino matinal, o guarda-redes Artur Moraes anteviu esta quinta-feira o próximo embate do Sport Lisboa e Benfica diante do V. Setúbal no próximo sábado.

“As expectativas são as melhores possíveis para consolidar a liderança no campeonato. Esperamos ter o estádio cheio, porque é neste momento que as coisas se começam a decidir na prova, portanto queremos ter o apoio do público”, começou por frisar.

Sobre a possibilidade da liderança na liga trazer excesso de confiança para o grupo, o guardião advertiu: “O que nos tem sido pedido é para mantermos a humildade e os pés assentes no chão. Ainda temos muitos jogos para fazer e temos consciência que cada jogo que realizámos é um a menos para o fim da competição.”

Artur Moraes disse-se ainda feliz por estar na frente da tabela classificativa. “Estar na frente da classificação dá-nos confiança e moral. Logicamente sabemos que temos uma massa associativa exemplar que está connosco e nos torna mais fortes”, lembrou.

Para o atleta, a presença do público nas bancadas é fundamental. “É importante, porque todos sabemos da força do Benfica quando o público apoia”, destacou.

Relembrar que o jogo da 15.ª ronda entre os “encarnados e os sadinos está agendado para este sábado, dia 14, pelas 18h30, no Estádio da Luz.
Para a próxima temporada
Mais dois jovens talentos no Benfica

Após acordo alcançado com o Sport União Sintrense, os atletas Nelson Semedo e Manuel Liz celebraram contrato de trabalho desportivo com a Sport Lisboa e Benfica, SAD, para vigorar a partir do próximo dia 1 de Julho de 2012 e válido até 30 de Junho de 2018.

Os atletas, dois jovens talentos do futebol português, manter-se-ão ao serviço do Sport União Sintrense até final da presente época desportiva, passando a integrar o quadro disponível de atletas do Sport Lisboa e Benfica no inicio da próxima época desportiva.

Nota: Na foto, Nelson Semedo à esquerda e Manuel Liz à direita.
Avançado cabo-verdiano
Djaniny integra plantel a partir de 1 de Julho
Após acordo alcançado com a União Desportiva de Leiria - SAD, o atleta Jorge Djaniny Tavares Semedo celebrou, esta quarta-feira, no Estádio da Luz, contrato de trabalho desportivo com a Sport Lisboa e Benfica - SAD para vigorar a partir do próximo dia 1 de Julho de 2012 e válido até 30 de Junho de 2017.

Assim sendo, o atleta manter-se-á ao serviço da União de Leiria – SAD até final da presente época desportiva, passando a integrar o plantel do Sport Lisboa e Benfica no início da próxima temporada
Central argentino
Garay: “Só dependemos de nós”
O central argentino do Benfica, Ezequiel Garay, destacou a importância da vitória alcançada no domingo frente à União de Leiria.

“Foi uma vitória muito importante e que nos permite estar na liderança com dois pontos de vantagem. Agora só depende de nós, conseguir o que queremos, ou seja, sermos campeões”, afirmou o futebolista no final do desafio.

Garay espera que a equipa se mantenha na senda das vitórias para alcançar o grande objectivo da temporada. “Temos de continuar a jogar da mesma forma e ganhar todos os jogos”, defendeu.

O defesa referiu ainda que o Benfica tem de estar preparado para enfrentar as dificuldades que os adversários vão colocar durante os jogos. “Penso que todas as equipas que jogam contra o Benfica encaram os jogos como sendo de vida ou de morte”, lembrou.
U. Leiria – Benfica, 0-4
Jorge Jesus: “É óptimo comandar a classificação”
O treinador Jorge Jesus mostrou-se este domingo muito satisfeito com a produção da equipa na partida frente à União de Leiria.

“Num campeonato tão competitivo como o português, temos de fazer contas jogo a jogo e é isso que temos vindo a fazer. Depois do resultado do jogo entre os nossos rivais, sabíamos que tínhamos de ganhar mas, além de termos ganho, fizemos um excelente jogo”, destacou o técnico, que lembrou que a equipa não pôde contar com os lesionados Aimar e Gaitán.

Com a vitória na Marinha Grande, o Benfica alcançou a liderança isolada, no entanto, Jorge Jesus lembrou que as contas só se fazem no final. “Não há vencedores de Inverno, só há vencedor quando acaba o campeonato, mas é óptimo estarmos a comandar a classificação”, afirmou.
U. Leiria – Benfica, 0-4
Bruno César: “Fizemos um excelente jogo”
O médio do Benfica Bruno César destacou, este domingo, a forma como a equipa se apresentou na Marinha Grande, onde venceu a União de Leiria por 0-4.
“Começámos muito bem o ano e fizemos um excelente jogo”, começou por considerar.

Bruno César defendeu, por isso, com o triunfo foi justo. “Jogámos com autoridade. Trocámos a bola e a procurámos a vitória desde o início, pelo que merecemos ganhar”, afirmou.

“Esta vitória dá-nos tranquilidade para continuar a trabalhar. Foi importante ter ganho para estar na liderança”, acrescentou.
14.ª jornada
U. Leiria - Benfica, 0-4: Liderança isolada com nota artística

O Benfica isolou-se este domingo na liderança do campeonato nacional, ao vencer a União de Leiria por 0-4. Foi uma demonstração de grande força neste que foi o primeiro jogo do ano da equipa para a Liga. Bruno César, Cardozo e Rodrigo foram os protagonistas da noite no que à festa do golo diz respeito.

Para a deslocação à Marinha Grande, o treinador Jorge Jesus apresentou algumas novidades no onze face às ausências de Aimar e Gaitán. Mas mudaram apenas os nomes, uma vez que a ideia de jogo "encarnado" permaneceu intacta, isto perante um adversário que entrou cheio de vontade de surpreender na fase inicial.

Orientada por um treinador bastante experiente do futebol português, Manuel Cajuda, a União de Leiria foi até quem dispôs da primeira situação de perigo, mas Maxi Pereira evitou o golo com um bom corte (7').


A resposta benfiquista não se fez esperar e com um resultado extremamente eficaz. Após um lance construído pelo lado esquerdo do ataque por Emerson, a bola foi parar aos pés de Bruno César ainda fora da área, com este a desferir um remate muito bem colocado, batendo o guarda-redes Gottardi. Estavam decorridos 9 minutos.



Com um apoio tremendo vindo das bancadas, o Benfica aumentou o ritmo e fez o adversário passar por dificuldades, nomeadamente a partir do minuto 20. Rodrigo foi o primeiro a estar muito perto do golo, mas o guarda-redes Gottardi saiu da baliza e evitou os festejos do avançado benfiquista (23'). Passaram três minutos e foi a vez de Cardozo a rematar com muito perigo.

O Benfica encontrava-se, nesta altura, com 67% de posse de bola e, por isso, a controlar as operações no terreno de jogo. Em mais uma jogada pelo lado esquerdo, Emerson colocou o esférico à mercê da conclusão de Cardozo, no entanto, o paraguaio viu o seu remate ser travado por uma defesa de Gottardi (39').

Depois de assistir os seus companheiros pelo lado esquerdo do ataque, Emerson surgiu na zona central aos 41 minutos, rematando para mais uma defesa do guardião da casa.

O intervalo chegou e o resultado não expressava totalmente o que se tinha passado dentro das quatro linhas.


Remate "à Cardozo" abre caminho a goleada

Mas o início de segundo tempo tratou rapidamente de dar essa justiça ao marcador. Com poucos segundos decorridos da segunda metade, Rodrigo e Cardozo quase marcaram o segundo golo, valendo mais uma defesa de Gottardi.

O guarda-redes já não conseguiu travar o fortíssimo disparo de Cardozo aos 48 minutos. Um remate absolutamente espectacular e que merece ser visto e revisto numa televisão perto de si.

Mas a festa "encarnada" não se ficou por aqui, surgindo Rodrigo em grande plano. O avançado marcou aos 73 e 75 minutos, dando ao resultado um contorno mais expressivo e, diga-se, que bastante merecido.

O Benfica deu mostras da sua força e isolou-se, assim, no lugar mais alto da classificação, com 36 pontos em 14 encontros.

O Benfica alinhou com a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Emerson; Javi García, Witsel, Nolito e Bruno César; Rodrigo (Rodrigo Mora, 79') e Cardozo (Saviola, 71').
Carrega Benficaaa!!
Para a partida com a U. Leiria
Jorge Jesus chama 20 jogadores

O treinador da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, revelou este sábado que leva 20 jogadores para a Marinha Grande.

O Benfica defronta a União de Leiria dia 8 de Janeiro, pelas 18h15, no estádio Municipal da Marinha Grande.

Lista de convocados
Guarda-redes: Artur Moraes, Eduardo;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Garay e Emerson;
Médios: Javi García, Matic, Witsel, Bruno César, Pablo Aimar, Nicolás Gaitán, David Simão e Nolito;
Avançados: Cardozo, Rodrigo Moreno, Nélson Oliveira, Rodrigo Mora e Saviola.
Antevisão à partida com a U. Leiria
Jorge Jesus: “Teremos de jogar com qualidade se quisermos vencer”
A equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica joga este domingo, dia 8 de Janeiro, ante a União de Leiria na Marinha Grande. Este sábado, no Caixa Futebol Campus, o técnico Jorge Jesus revelou o que espera deste encontro.

“Vamos apanhar um adversário venceu os últimos três jogos em casa, um adversário que quer fugir aos últimos lugares da classificação, tem vindo a melhorar, tem bons jogadores e espero uma União de Leiria com valor e que nos obrigará a ter muita qualidade se quisermos vencer”, analisou.

O treinador dos “encarnados” mencionou de onde podem vir os perigos por parte dos leirienses. “Todas as equipas que defrontam os chamados `grandes´ escolhem dois momentos de jogo: uma defesa compacta e serem fortes no contra-ataque, sem esquecerem os lances de bola parada. Acredito que vamos sentir dificuldades”, apontou, não deixando de acrescentar: “O Benfica iniciou forte o novo ano, com uma boa vitória frente ao V. Guimarães. A equipa está moralizada e confiante.”

Jorge Jesus acredita num apoio incondicional aos jogadores que orienta. “Tenho a certeza que na Marinha Grande os benfiquistas estarão em maioria e iremos fazer de tudo para vencer o jogo”, realçou.

Para o treinador benfiquista, o clássico deste sábado em Alvalade tem pouca influência no seu grupo de trabalho. “O jogo em Alvalade vale três pontos e o Benfica tem de estar focalizado no seu jogo e fazer a sua obrigação que é vencer ante a União de Leiria”, frisou.

Instado a revelar se Cardozo será titular após ter bisado em Guimarães, Jorge Jesus esclareceu: “Normalmente analiso as capacidades que um jogador, de forma individual, possa aportar ao colectivo e o facto de ter marcado dois golos em Guimarães não garante a titularidade como caso não tivesse marcado também não daria direito a começar a partida no banco de suplentes.”

A União de Leiria recebe os “encarnados” este domingo, pelas 18h15, no estádio Municipal da Marinha Grande, num encontro referente à 14.ª jornada do campeonato nacional.
Antevisão à 14.ª jornada
Saviola e a partida com a U. Leiria: “É um jogo muito importante”

A equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica volta a jogar para o campeonato nacional após a paragem para a quadra natalícia e dias depois de ter jogado em Guimarães para a Taça da Liga. Saviola perspectivou o encontro em declarações proferidas esta sexta-feira à Benfica TV.

“É um jogo muito importante, porque, sem dúvida, que uma equipa que está no topo como é o nosso caso tem de ser forte e ganhar seja em que estádio for”, começou por apontar.

A liga portuguesa tem sido equilibrada esta época e o futebolista realçou a importância de não se perder pontos. “É um campeonato em que não se pode perder muitos pontos. Temos de ter a mentalidade de tentar vencer todos os jogos”, frisou.

Uma vez mais, o Benfica terá um enorme apoio na Marinha Grande, algo que não o deixou indiferente. “É uma vantagem que temos. O Clube move muitas pessoas em Portugal e no estrangeiro, porque é conhecido mundialmente. Esse facto ajuda muito”, destacou.

Relembrar ainda que o U. Leiria – Benfica está agendado para este domingo, dia 8, às 18h15, no estádio Municipal da Marinha Grande.
V. Guimarães – Benfica, 1-4
Jorge Jesus: “Vencemos de forma natural”

A equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica arrancou da melhor forma a sua prestação na Taça da Liga ao vencer em Guimarães o Vitória local por 1-4. No final, o treinador Jorge Jesus analisou a prestação dos pupilos que comanda.

“O Benfica é uma equipa que tira muito bem partido de situações de vantagem tanto técnica como tacticamente e venceu com naturalidade ante um adversário que equilibrou o jogo na primeira metade”, assumiu, continuando: “Na segunda parte sofremos logo um golo, mas continuámos muito bem e marcámos quatro golos e podíamos ter feito mais, mas o Vitória de Guimarães foi um digno vencido.”

Sobre o facto de ter começado bem o ano, Jorge Jesus disse: “É bom começar o ano com um triunfo, num estádio difícil e frente a uma equipa com excelentes jogadores.”
Destaques individuais
Óscar Cardozo: Ele é perigoso…Muito perigoso!
Cardozo – O avançado paraguaio entrou ao intervalo e precisou apenas de 20 minutos para fazer das suas, ou seja, marcar um golo simplesmente espectacular. Com um remate de pé esquerdo de fora da área, Óscar Cardozo colocou os “encarnados” novamente na frente do marcador. O número sete continuou a ser perigoso e quase marcou aos 71 e 77 minutos. Em sequência do último lance, o Benfica beneficiou de um pontapé de canto e Cardozo não perdoou, marcando de cabeça (77’).

Witsel – O médio belga marcou o primeiro golo do Benfica no Estádio D. Afonso Henriques, após uma excelente recepção no interior da área vimaranense. Witsel voltou a aparecer em zona de finalização aos 69 minutos, no entanto, o remate não levou a direcção desejada.

Eduardo – Tal como o treinador Jorge Jesus tinha anunciado, o guarda-redes internacional português foi chamado à titularidade. Eduardo correspondeu muito bem, uma vez que fez um par de boas defesas, dando uma enorme segurança à sua defesa.

V. Guimarães – Benfica, 1-4
Eduardo: “O Benfica entra em todas as competições para ganhar”
O conjunto da Luz foi à Cidade Berço vencer por 1-4 no primeiro jogo nesta edição da Taça da Liga. De novo titular, o guardião Eduardo fez um rescaldo do jogo e da sua exibição.

“É sempre bom e sempre que sou chamado tento corresponder e dar o meu melhor. As oportunidades que surgem são para agarrar e faço o melhor possível”, disse.

O internacional português foi o primeiro a levantar o troféu e gostaria de repetir esse gesto esta época. “Seria um bom prenúncio. O Benfica entra em todas as competições para ganhar e esta é mais uma que queremos conquistar”, frisou.
V. Guimarães – Benfica, 1-4
Ano Novo… a Alma de sempre! 
 Há coisas que teimam em não mudar! Foi preciso lutar contra um ambiente hostil, agressividade excessiva do adversário, comentários televisivos obtusos e ainda um Bruno Paixão que teima em inventar… mas contra tudo e contra todos, este Benfica tem alma e mostrou-o – mais uma vez! - na deslocação a Guimarães. Witsel, Cardozo e Rodrigo marcaram os golos da vitória benfiquista, por 1-4.
No primeiro desafio oficial de 2012, a contar para a 1.ª jornada da Taça da Liga, o Benfica viajou até Guimarães e, frente aos locais, venceu, por 1-4, conquistando os primeiros três pontos de um troféu que mora na Luz de há três temporadas para cá e que o Clube quer revalidar.
Foi com algumas caras novas que o primeiro onze benfiquista do novo ano subiu ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques… mas a raça, bravura, inteligência e pragmatismo manteve-se. O Sport Lisboa e Benfica não desvaloriza provas, títulos ou troféus e se dúvidas existissem de que esta 5.ª edição da Taça da Liga é para vencer, as mesmas foram desfeitas logos nos minutos iniciais.
E não foi preciso muito para se gritar golo na Cidade Berço, para alegria dos adeptos “encarnados” que – para não variar! – se encontravam em maioria nas bancadas. Com um futebol pressionante em todas as linhas, “sufocando” o portador de bola, o Benfica deu poucos espaços de manobra aos vimaranenses e aos 10’ esta toada personalizada deu frutos. Recuperação de bola, Nolito - na esquerda – rasga o relvado de lés a lés, com o esférico a encontrar Witsel. O belga, solto de qualquer marcação, recebe com classe e, na cara de Douglas, remata rasteiro para o primeiro golo benfiquista da noite.
Têm fome de bola
Contrariamente ao que era esperado, o tento inaugural pareceu trazer uma injecção de força (muitas vezes a roçar a agressividade excessiva!) aos anfitriões, com o Benfica – inesperadamente - a acusar negativamente a vantagem. Com a reacção dos homens de Rui Vitória, a equipa “encarnada” pareceu intranquilizar-se e a bola começou então a rondar com mais perigo a baliza à guarda de Eduardo… sem consequências. É que o Benfica não tardou em responder! Depois do impacto inicial as “águias” reorganizaram-se e as oportunidades começaram a surgir nas duas áreas, transformando este num desafio bastante emocionante.
Bola lá, bola cá, futebol rápido, empolgante, jogadores com fome de bola a quererem mostrar serviço. Quando assim é não há táctica que resista, isto porque o coração facilmente se sobrepõe à razão. Ao intervalo faltavam mais golos e o Benfica vencia, justificadamente, por 0-1.
Ele é – mesmo - muito perigoso!
E por falar em golos… o reatar trouxe o do empate. Dois minutos depois de Bruno Paixão ter apitado, livre indirecto para os locais, com João Paulo, de primeira no coração da área, a restabelecer a igualdade.
Com tudo em aberto o jogo ganhou ainda maior incerteza e rapidez com os jogadores a deixarem a pele em campo em busca da vitória. Assistia-se a uma partida de futebol interessante, e eis que um Bruno Paixão desastroso resolve entrar em cena. Primeiro, perdoa a expulsão a João Paulo, que deveria ter recebido ordem de expulsão, depois de carregar Maxi Pereira; segundo, não assinala grande penalidade favorável ao Benfica, castigando uma falta claríssima sobre Nolito. Ano Novo… a falta de verdade desportiva de sempre! Depois desses erros e outros erros, Bruno Paixão acertou finalmente numa decisão e expulsou correctamente Pedro Mendes. Estavam decorridos 60 minutos.
Mas este Benfica tem uma alma e um coração enormes e está tão habituado a lutar contra tudo e contra todos… que a resposta não tardou! E se ela soube bem… soube a justiça!
Aos 65’, num lance técnico espectacular, Cardozo mostrou – mais uma vez! – porque é perigoso. Recepção de bola perfeita, rotação e, de primeira, um remate poderoso e indefensável ao ângulo. O Benfica estava novamente em vantagem… e já a merecia! Aos 77’, o golo da tranquilidade! Quem mais? Cardozo, pois claro! Canto na direita, e lá bem nos ares, como gosta, surge Tacuara, de cabeça, a bisar na partida. Estava feito o 1-3. A fechar, e depois de meia hora praticamente avassaladora, Rodrigo fez questão de escrever o seu nome na lista de marcadores da partida, corria o minuto 88.
Com esta vitória, o Benfica coloca-se na liderança do Grupo B da Taça da Liga mas, mais do que os três pontos, ficaram sinais auspiciosos para 2012 de uma equipa cada vez mais personalizada e com “ganas” de vencer!
O Sport Lisboa e Benfica alinhou da seguinte forma: Eduardo; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, Javi García, Witsel, Nolito, Aimar (Rodrigo, 71’), Saviola (Bruno César, 45’) e Nélson Oliveira (Cardozo, 45’).