Benfica – Olhanense, 2-0
Luisão: “Estamos felizes pela vitória e pela exibição”
A equipa do Sport Lisboa e Benfica venceu, este sábado, o Olhanense por 2-0, na 10.ª jornada do Campeonato Nacional. No final do encontro, o protagonista do segundo golo, Luisão, mostrou-se orgulhoso pela vitória e desempenho do grupo.

“Encontrámos uma dificuldade que era esperada. O Olhanense é uma equipa bem montada, com mérito mas conseguimos impor o ritmo que costumamos impor em casa. Estamos felizes pela vitória e pela exibição de hoje”, começou por dizer.

Luisão garantiu que o grupo da Luz continuará a trabalhar todos os dias para conquistar as vitórias. “Preparamo-nos a sério e temos mostrado um excelente futebol e vontade de querer vencer sempre”, concluiu.

Na próxima jornada, o Benfica desloca-se ao terreno do Sporting. O encontro está marcado para as 20h15 do próximo dia 10 de Dezembro, no estádio de Alvalade.
10.ª jornada do Campeonato
Jorge Jesus: “Foi uma exibição com qualidade”
O Benfica venceu, este sábado, o Olhanense por 2-0, numa partida a contar para a 10.ª jornada do Campeonato Nacional. No final, o técnico Jorge Jesus garantiu que o grupo fez uma boa exibição.

“Foi um jogo difícil. O Olhanense foi uma equipa muito organizada que dificultou a nossa qualidade em termos ofensivos. Ganhámos por 2-0 mas podíamos ter ganho por mais”, disse, acrescentando: “Foi uma exibição dentro do possível mas com qualidade. Estivemos quase sempre com a vitória controlada.”

Na 11.ª jornada, o Benfica desloca-se ao terreno do Sporting. O encontro está marcado para as 20h15 do próximo dia 10 de Dezembro, no estádio de Alvalade.
10.ª jornada do Campeonato
Benfica – Olhanense, 2-0: Triunfo a olhar para a liderança!
A equipa principal de Futebol do Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu, este sábado, no Estádio da Luz, o Olhanense por 2-0, em jogo referente à 10.ª jornada da Liga portuguesa. Cardozo e Luisão apontaram os tentos.

Para esta partida, o treinador Jorge Jesus fez algumas alterações face ao último jogo com o Celtic. Maxi Pereira, Carlos Martins e Rodrigo foram titulares nos lugares de André Almeida, de Enzo Perez e de Lima, respectivamente.

Na antecâmara da partida, Sérgio Conceição, treinador dos algarvios, referiu que o autocarro da equipa iria ficar estacionado no parque de estacionamento do Estádio, mas não foi isso que se viu. Este pareceu ter resvalado para o relvado, nomeadamente na primeira metade, pois apenas uma equipa quis verdadeiramente vencer, a da casa.

E guarda-redes, Bracali muito cedo começou a ser protagonista. Aos dois minutos, Salvio rematou com perigo e o brasileiro sacudiu para canto. O acerto do guardião continuou aos oito minutos quando Ola John, depois de ter recuperado o esférico, rematou de longe, muito colocado e Bracali a defender, de novo, para canto.

O duelo entre o guarda-redes do Olhanense e o extremo holandês teve a sequela aos 17´. Maxi Pereira centrou da direita e Ola John atirou com grande espectacularidade, mas Bracali voltou a opor-se.

Porém, tantas vezes o cântaro vai à fonte… E a resistência dos “rubro-negros” durou até aos 26 minutos. O golo começou a construir à passagem do minuto 24 com Vasco Fernandes a derrubar Maxi Pereira dentro da grande área, algo que não passou despercebido ao árbitro Rui Silva. Este “apenas” se esqueceu de mostrar o respectivo cartão amarelo ao jogador. Chamado a converter o castigo máximo, o paraguaio Cardozo não perdoou e inaugurou o marcador na Luz.

Apesar de ter continuado a carburar em busca de avolumar a vantagem, os jogadores do Benfica foram para os balneários a vencer por 1-0.

A segunda parte começou com uma boa estirada de Artur Moraes a um tiro de David Silva, nesta que foi a primeira, e praticamente, a única oportunidade da turma de Olhão.

O desafio parecia ter recomeçado numa toada morna, mas à passagem do minuto 59 o “frisson” voltou. Primeiro através de uma subida de Melgarejo pela esquerda, centrou, no meio da confusão, a bola sobrou para Salvio que esteve muito perto do golo, mas a defensiva afastou para canto. Na sequência deste foi Garay que obrigou Bracali à defesa da noite.

Não marcou o argentino, marcou o seu colega do eixo defensivo aos 71´. Enzo Perez, acabado de entrar, marcou o canto e com um cabeceamento de baixo para cima, como mandam as leis, o capitão dos “encarnados” estreou-se a marcar na Liga.

A vencer de forma confortável, o Benfica geriu o jogo com posse de bola e os ritmos, mas não deixou de tentar visar a baliza. Aos 84´, Lima centrou da esquerda, o esférico foi ter com Salvio, este contornou Bracali e com a baliza escancarada, rematou contra Babanco.

Ao cair do pano, Ola John arrancou na esquerda, colocou a bola na área e Lima obrigou Bracali a mais uma intervenção.

Este triunfo permite às “águias” somarem 26 pontos, estando na liderança da tabela classificativa com 26 pontos.

O Sport Lisboa e Benfica actuou com o seguinte onze: Artur Moraes; Maxi Pereira (André Almeida, 86´), Luisão, Garay, Melgarejo; Matic, Carlos Martins (Enzo Perez, 67´), Ola John, Salvio; Cardozo e Rodrigo (Lima, 67´).
Carrega Benficaaa!!

10.ª jornada
Jorge Jesus chama 19 jogadores para jogo com Olhanense
O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, divulgou este sábado a lista de convocados para o encontro com o Olhanense, referente à 10.ª jornada da Liga. O desafio tem início marcado para as 20h30, no Estádio da Luz.

Lista de convocados
Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;
Defesas: Maxi Pereira, Jardel, Garay, Luisão, Luisinho e Melgarejo;
Médios: Matic, André Almeida, Ola John, Gaitán, Carlos Martins, Enzo Perez, Salvio e Bruno César;
Avançados: Cardozo, Lima e Rodrigo.
Antevisão ao jogo com Olhanense
Jorge Jesus: “Concentrados em fazer a nossa obrigação”
O treinador da equipa de Futebol profissional do Benfica, Jorge Jesus, perspectivou esta sexta-feira o encontro com o Olhanense, referente à 10.ª jornada da Liga.

“O Benfica vai se apresentar dentro daquilo que tem feito nos últimos jogos, uma equipa humilde, mas com qualidade de jogo”, apontou o técnico em conferência de imprensa.

Jorge Jesus espera um Olhanense a apostar “nas saídas em contragolpe”, mas salientou que o Benfica “está a sofrer poucos golos” e que "vai correr alguns riscos" para conquistar os três pontos. “Acredito que o resultado final vai ser favorável ao Benfica”, disse.

Numa jornada em que há um SC Braga – FC Porto, o timoneiro da equipa da Luz referiu que o Benfica está unicamente e exclusivamente a pensar no seu jogo. “Estou concentrado, tal como os jogadores, é fazer a nossa obrigação. Primeiro temos de ganhar ao Olhanense e o que acontecer nos outros jogos para nós é indiferente”, afirmou.
Questionado sobre o balanço que faz do primeiro terço do Campeonato, Jorge Jesus referiu que o grupo quer continua fiel a si próprio. “Estamos no primeiro terço do Campeonato e o Benfica tem sido muito forte, tal como o nosso rival. Há equipas, por seu lado, que nos têm surpreendido. Acho que o Rio Ave é a equipa sensação deste primeiro terço de Campeonato”, referiu.
Taça de Portugal
Após o sorteio da Taça de Portugal realizado na terça-feira, o Benfica ficou sem saber com quem irá jogar nos oitavos-de-final. Apesar desta situação, Jorge Jesus considerou que isso não vai ter influência directa na preparação do jogo da Liga dos Campeões no dia 5 de Dezembro. “O facto de não jogarmos a Taça de Portugal, antes do jogo com o Barcelona, são coisas que acontecem. Vai ser um ciclo semana diferente, mas não vai ter interferência nesse jogo”, defendeu.
O Benfica – Olhanense realiza-se este sábado, dia 24 de Novembro, pelas 20h30, no Estádio da Luz.
5.ª jornada da Liga dos Campeões
Jorge Jesus convoca 19 atletas para recepção ao Celtic
O treinador da equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, divulgou esta segunda-feira, dia 19 de Novembro, os eleitos para o encontro frente ao Celtic, referente à 5.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.

O desafio entre as duas equipas tem início marcado para as 19h45 desta terça-feira, dia 20 de Novembro, no Estádio da Luz.
Lista de convocados
Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;
Defesas: Maxi Pereira, Jardel, Luisão, Garay, Melgarejo e Luisinho;
Médios: Matic, André Almeida, Bruno César, Gaitán, Ola John, Nolito, Enzo Perez e Salvio;
Avançados: Cardozo, Lima e Rodrigo.
Antevisão ao Benfica – Celtic
Melgarejo: “Vamos querer fazer um bom jogo e ganhar”
A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica defronta, no Estádio da Luz, o Celtic em jogo referente à 5.ª jornada da Liga dos Campeões e em conferência de Imprensa de antevisão, o atleta Melgarejo tem noção das dificuldades que podem sentir, mas quer os três pontos.

“Na verdade se olharmos para a classificação, as coisas não estão fáceis, mas o grupo está bem. Vamos querer fazer um bom jogo, com confiança e ganhar”, analisou.

O triunfo no jogo de terça-feira pode não garantir a passagem para os oitavos-de-final da prova, mas Melgarejo não baixa os braços. “Sabemos das dificuldades, mas não é impossível. O Benfica é um grande Clube e ganhando amanhã, tudo pode acontecer”, lembrou.

O camisola 25 foi adaptado esta temporada a defesa esquerdo e cada vez sente-se melhor na posição. “Pouco a pouco estou mais acostumado à posição. O treinador tem-me ajudado e sinto que estou a ganhar confiança, melhorando dia-a-dia”, considerou.

O paraguaio teve uma mazela recentemente, algo que já não o preocupa. “Estou bem, a recuperar, sinto-me bem e vou estar a 100% para enfrentar o Celtic”, garantiu.

A finalizar, comentou as palavras de elogio de Neil Lennon: “Não sabia o que tinha dito o treinador do Celtic. Fico contente, mas estou mais atento ao que me diz o meu treinador”, advertiu.

O Benfica – Celtic está agendado para esta terça-feira, dia 20 de Novembro, pelas 19h45.
Antevisão à Liga dos Campeões
Jorge Jesus e jogo com Celtic: “Não vamos caminhar sozinhos”
O treinador da equipa de Futebol profissional do Benfica, Jorge Jesus, espera um grande ambiente na recepção desta terça-feira, dia 20 de Novembro, ao Celtic.
O adversário está melhor posicionado actualmente na Fase de Grupos da edição 2012/13 da Liga dos Campeões, mas Jorge Jesus espera que a situação melhore para o Benfica após o encontro com os escoceses. “Neste momento o Celtic corre para uma situação mais favorável que o Spartak e o Benfica, mas amanhã o Benfica tem a chance e a ambição de passar a Fase de Grupos, caso vença o Celtic”, lembrou.

Para o treinador, o conjunto orientado por Neil Lennon tem qualidade no seu futebol, apesar de reconhecer que tem outros argumentos quando alinha perante os seus adeptos. Na terça-feira, Jorge Jesus conta com o forte apoio dos benfiquistas para ajudar a somar a vitória. “É um pouco mais forte em casa, onde existe um ambiente extraordinário, que é uma imagem que todos os clube do mundo deviam ter, mas amanhã vão jogar num estádio que é quase semelhante, onde os adeptos do Benfica ajudam muito a equipa. Amanhã não vamos caminhar sozinhos”, afirmou o técnico, que espera que isso possa contribuir para que “o jogo se torne mais fácil”.

O timoneiro perspectivou “uma equipa do Celtic mais equilibrada do ponto de vista defensivo, uma vez que sabe que o empate pode servir para o apuramento". "Vai jogar fechado do ponto de vista central, mas estamos preparados para todas essas estratégias que possam apresentar amanhã”, prosseguiu.

O Celtic tem mostrado que é forte nos lances de bola parada e esse é um dos pontos para os quais o Benfica terá de estar atento. “Vai explorar a bola parada, através de cantos e livres, onde vão sentir que é uma das possibilidades de nos poder surpreender”, anteviu.

O Benfica – Celtic realiza-se esta terça-feira, dia 20 de Novembro, pelas 19h45, no Estádio da Luz.

Carrega Benficaaa!!
4.ª eliminatória da Taça de Portugal
Moreirense – Benfica: 18 atletas nas opções de Jorge Jesus
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, divulgou esta sexta-feira a lista de convocados para o jogo com o Moreirense, referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

O encontro entre as duas equipas tem início marcado para as 21 horas desta sexta-feira, dia 16, no Parque Desp. Comendador Joaquim Almeida Freitas.


Lista de convocados
Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;
Defesas: João Cancelo, Miguel Vítor, Luisão, Jardel e Luisinho;
Médios: Matic, André Almeida, Bruno César, Nolito, André Gomes, Gaitán e Ola John;
Avançados: Cardozo, Lima, Rodrigo e Kardec.
Treinador do Benfica
Jorge Jesus e o regresso do capitão: “Luisão está entusiasmado”
O treinador da equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, revelou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que o central Luisão irá ser opção na partida da Taça de Portugal frente ao Moreirense.

“Dois meses sem competir tiram sempre ritmo e agilidade a qualquer jogador, mas para que recupere o ritmo tem de jogar. Se correr tudo normalmente até amanhã, o Luisão vai jogar. Ele está entusiasmado e desejoso de poder jogar”, afirmou o técnico.


Na antevisão ao encontro da Taça de Portugal com o Moreirense, Jorge Jesus revelou também que Paulo Lopes irá ocupar o posto de guarda-redes. “Face ao que fez no encontro da Taça com o Freamunde, vai voltar ao jogo como primeira opção”, adiantou.

Paulo Lopes irá substituir Artur Moraes, guarda-redes que o treinador considerou que “tem estado bem”, salientando que “o que importa é que esteja bem no Benfica e concentrado ”.


O Moreirense – Benfica realiza-se esta sexta-feira, dia 16, pelas 21 horas
Antevisão à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal
Jorge Jesus: “Vamos ter o máximo de respeito pelo Moreirense”
O Benfica vai jogar esta sexta-feira, dia 16 de Novembro, no recinto do Moreirense, adversário que vai merecer todo o respeito por parte do grupo de trabalho, garantiu o treinador Jorge Jesus.

“O Benfica está avisado face ao que o Moreirense já fez nesta prova, ao ter eliminado o Sporting. Isso é um aviso sério, para além de que todas as equipas da Primeira Liga têm valor. Mas este jogo enquadra-se dentro da Taça de Portugal, onde todos os clubes têm sempre uma esperança de chegar à final”, começou por afirmar.

Jorge Jesus considerou que o oponente é muito forte perante os seus adeptos, mas assegurou que a equipa está pronta para mais este desafio complicado. “Vai ser um jogo extremamente difícil, onde vamos ter o máximo respeito e estar à altura das dificuldades que o Moreirense poderá colocar”, referiu.



O timoneiro recordou que a formação nortenha iniciou bem a edição 2012/13 da Liga, sendo muito bem orientada. “O Moreirense começou muito bem o Campeonato e é uma equipa difícil de bater em Moreira de Cónegos, que em casa mais forte do que fora do seu estádio”, afirmou.


O Benfica não sofre golos há quatro encontros e o treinador mostrou-se satisfeito com o desempenho do grupo…a todos níveis. “Trabalhamos com duas fases de jogo, a fase ofensiva e defensiva e, portanto, agrada-nos sofrer poucos golos, mas gostamos ainda mais por sermos uma equipa que marcamos muitos golos”, referiu.



Sobre a Taça de Portugal, Jorge Jesus reiterou que “o primeiro objectivo é à final”, lembrando que “é uma competição que os adeptos portugueses dão muito valor”.


O jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal tem início marcado para as 21 horas desta sexta-feira, dia 16 de Novembro, no recinto do Moreirense.
Rio Ave – Benfica, 0-1
Lima: “Jogámos sempre para vencer”
O Benfica venceu, este domingo, o Rio Ave, por 0 -1, numa partida a contar para a 9.ª jornada do Campeonato Nacional. No final da partida, o autor do único golo da partida, Lima, mostrou-se satisfeito com o resultado.

“Sabíamos que jogar aqui, frente ao Rio Ave, era difícil mas jogámos sempre para vencer. O que importa são as vitórias e saímos felizes com o resultado”, referiu.

O avançado brasileiro prometeu ainda continuar a trabalhar e dar o seu melhor. “Procuro fazer sempre o meu melhor e estou num Clube que me dá todas as condições para isso”, concluiu.

Na próxima jornada, o Benfica recebe o Olhanense. O encontro está marcado para as 20h30 do dia 24 de Novembro.
Rio Ave - Benfica, 0-1
Jorge Jesus: “Fizemos um jogo competitivo, com qualidade técnica”
O plantel principal do Benfica venceu, este domingo, o Rio Ave por 0 – 1, na 9.ª ronda do Campeonato Nacional. Após o final da partida, o técnico Jorge Jesus garantiu que o objectivo foi cumprido.

“Fizemos um jogo competitivo, com muita qualidade técnica. Saímos satisfeitos e atingimos o objectivo, que era a vitória”, começou por referir.

O técnico benfiquista fez o balanço do encontro e reforçou que foi um triunfo merecido. “O jogo, na segunda parte, foi dividido mas merecemos a vitória também pela qualidade da nossa organização defensiva”, disse.

No entanto, Jorge Jesus destacou as dificuldades apresentadas no encontro. Tivemos duas dificuldades: primeiro porque jogámos frente a uma boa equipa e segundo porque tínhamos muitos jogadores no limite, temos tido uma intensidade de jogos muito grande”, concluiu.

Na 10.ª jornada, o Benfica recebe o Olhanense. A partida está agendada para as 20h30 do próximo dia 24 de Novembro.
9.ª jornada do Campeonato
Rio Ave – Benfica, 0-1: Colectivo forte num triunfo a três toques 
A equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica deslocou-se, este domingo, ao estádio do Rio Ave para disputar a 9.ª jornada do Campeonato Nacional. Em Vila do Conde, a turma da Luz foi mais forte e triunfou por 0-1.

O treinador Jorge Jesus já pôde contar com Enzo Perez frente ao Rio Ave, atleta que não jogou frente ao V. Guimarães por estar castigado, mas o argentino continua perseguido pelo azar, pois saiu por lesão aos 31 minutos, dando o seu lugar a Bruno César.

Numa primeira parte em que se poderia ter alugado meio-campo, o Benfica dominou por completo e esteve por várias ocasiões perto do golo com Cardozo a ser protagonista.

O avançado paraguaio começou os remates perigosos à passagem do minuto 8. Salvio deu a bola para Cardozo, este virou-se para a baliza, rematou com o esférico a sair perto da baliza de Oblak. Aos 22´, o camisola 7 atirou ao poste após ter recebido nova bola de Salvio e aos 38´ rematou de primeira após ter sido assistido por Matic.

Pelo meio, numa situação de vantagem numérica no ataque, Lima rematou um tudo-nada ao lado da baliza do Rio Ave.

Os avançados estavam perto, mas o esférico teimava em não entrar. À passagem do minuto 26, Salvio – sempre ele! – centrou para a cabeça de Matic, mas Oblak agarrou numa estirada sensacional.

O intervalo estava a chegar e o Benfica continuava a carregar. Ola John, com um remate forte, obrigou Oblak a mais uma defesa (43´), mas aos 45´+1) o guardião dos vila-condenses nada pôde fazer perante o “killer-instinct” de Lima. Numa jogada muito típica do Benfica de Jorge Jesus, Salvio efectuou um lançamento de linha lateral longo, Jardel endossou de cabeça e Lima, de primeira, a facturar o seu sexto tento nesta edição do Campeonato.

A perder, o Rio Ave abriu e foi possível ver algumas jogadas de envolvimento e com belo recorte técnico dos jogadores “encarnados”. Porém, a bola não rondava as balizas até que Cardozo viu o adiantamento de Oblak, rematou do “meio da rua” e quase marcava um tento de “bandeira” (59´).

Em vantagem no marcador, o Benfica percebeu que poderia gerir tendo bola, mas sentiu dificuldades perante um Rio Ave mais afoito, que subiu as suas linhas com a crença que poderia chegar ao empate.

Verificando esse facto, as “águias” tentaram explorar o contra-ataque através da velocidade de Ola John e de Gaitán.

Esta vitória permite ao Benfica somar três pontos aos 20 que já tinha, recuperando a liderança na tabela classificativa.

O Sport Lisboa e Benfica actuou com o seguinte onze: Artur Moraes; André Almeida, Jardel, Garay, Melgarejo; Matic, Enzo Perez (Bruno César, 31´), Salvio (Gaitán, 63´), Ola John; Lima (Miguel Vítor, 83´) e Cardozo.
Carrega Benficaaa!!

9.ª jornada do Campeonato
Rio Ave – Benfica: Factos e números deste duelo emotivo
Este domingo, pelas 19h30, o estádio do Rio Ave, vulgo estádio dos Arcos, recebe o primeiro e o quarto classificado da Liga portuguesa, para um jogo que se prevê emotivo e até equilibrado, se atentarmos num passado recente.

Para o Campeonato Nacional, as duas formações já se encontraram por 36 ocasiões – 18 em cada estádio – com clara vantagem para o Sport Lisboa e Benfica. Veja-se que o Clube da Luz tem 24 triunfos contra três do adversário e nove empates.

Porém, este desnível é provocado, essencialmente, devido aos jogos na Catedral, dado que os três triunfos dos vila-condenses foram conseguidos em sua casa. No reduto dos nortenhos, o Benfica sente algumas dificuldades e o último triunfo conseguido foi em Maio de 2011 (1-2, com “bis” de Cardozo). A juntar a esse facto, a dificuldade sentida atenta-se, igualmente, no resultado que mais vezes se verificou: 0-1 para os “encarnados”.

Apesar de os resultados não serem muito avolumados para os de Lisboa, a verdade é que no estádio dos Arcos é o Benfica quem manda, pois em 18 jogos, tem dez triunfos.

O grupo às ordens de Jorge Jesus está na liderança e não vai querer perder esse comboio. Perante esse cenário, é natural que as “águias” tudo façam para conquistar os três pontos, mas convém não esquecer que o emblema comandado por Nuno Espírito Santo já venceu em Alvalade e tirou dois pontos ao FC Porto.

Referir ainda que João Tomás, caso jogue, terá a motivação de querer completar os 100 golos no Campeonato. Neste momento tem 98.

Tudo isto e muito mais a partir das 19h30, no estádio do Rio Ave.
Antevisão à 9.ª jornada
Jorge Jesus e o Rio Ave: "Queremos caminhar com os adeptos"
O treinador Jorge Jesus perspectivou este sábado, em conferência de imprensa, um jogo complicado no campo do Rio Ave, lembrando que o adversário está bem posicionado na tabela classificativa do Campeonato Nacional.

“Não há jogos fáceis. Vamos defrontar um adversário que está bem classificado, que está a fazer um Campeonato interessante”, começou por afirmar.

O técnico recordou que o Rio Ave já roubou pontos aos rivais e que isso é mais um ponto a ter em atenção na abordagem ao desafio. “Os jogos são tradicionalmente difíceis em Vila do Conde, sendo que o nosso rival [alusão ao FC Porto] perdeu dois pontos no campo deles. O Rio Ave também ganhou fora ao Sporting e temos de estar, por isso, atentos ao valor desta equipa”, apontou.


Jorge Jesus conta com o bom momento do grupo para superar as adversidades. “O Benfica está também numa fase muito boa e confiante e, vamos à procura que a nossa qualidade de jogo seja cada vez mais valorizada e melhor”, afirmou o técnico.

Apesar da mudança de equipa técnica que houve no Rio Ave relativamente à época passada, o treinador benfiquista não se mostra surpreendido com o trabalho de Nuno Espírito Santo. “É o seu primeiro ano como treinador, mas é um ex-jogador, tem muitos anos de futebol e essa escola faz a diferença ao nível de treinador”, considerou.



O importante apoio dos adeptos
Para a deslocação a Vila do Conde, o treinador defendeu que “o Benfica tem de arranjar argumentos para ultrapassar as situações difíceis”, contando com o apoio da massa adepta no jogo da 9.ª jornada da Liga. “Temos sempre adeptos em grande número no Norte País e é muito importante vencer este jogo em Vila do Conde. Queremos caminhar para os jogos, mas não queremos caminhar sozinhos e queremos que os adeptos estejam presentes”, apelou.

O Rio Ave – Benfica tem início marcado para as 19h30 deste domingo, dia 11 de Novembro, em Vila do Conde.
Benfica – Spartak Moscovo, 2-0
Jorge Jesus: “A equipa fez um grande jogo frente ao Spartak”
O treinador Jorge Jesus ficou satisfeito com a produção da equipa no jogo desta quarta-feira, dia 7 de Novembro, frente ao Spartak Moscovo.

No final da partida da 4.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, o timoneiro considerou que os “encarnados” poderiam ter vencido por um resultado mais desnivelado, lembrando a boa entrada do paraguaio Óscar Cardozo. “O Cardozo fez dois golos, podia ter feito um hat-trick ou mesmo apontado quatro golos, tendo apresentado uma alta intensidade de jogo”, afirmou.

Jorge Jesus referiu que a equipa permanece na luta e agora vai pensar no próximo desafio. “Estou satisfeito. A equipa fez um grande jogo perante uma boa equipa, sendo que ainda estamos dependentes de nós. Temos agora de pensar no próximo jogo com o Celtic”, afirmou.


Com um “score” de dois golos sem resposta, o técnico acrescentou que isso premiou o bom futebol das “águias”. “Foi um prémio muito bom para a qualidade que tivemos frente ao Spartak Moscovo”, considerou.
Benfica – Spartak, 2-0
Ola John: “Temos de nos focar em nós e não nos outros”
O Benfica venceu o Spartak por 2-0 no Estádio da Luz e Ola John voltou a ser titular e com uma boa exibição. No final, o holandês referiu que espera continuar a merecer a confiança do treinador e que quer conquistar os seis pontos em disputa na Liga dos Campeões.

“Ganhar é importante, conquistámos três pontos e agora temos de pensar no próximo encontro”, apontou.

Depois de ter jogado nos últimos jogos, o holandês considera que pode merecer mais minutos a jogar. “Espero ter mais minutos agora. É para isso que treino todos os dias”, frisou.

Sobre os próximos jogos e o facto de o Benfica ser obrigado a pontuar em Camp Nou, Ola John refutou: “Temos de nos focar em nós próprios e não pensar nos outros. Temos confiança em nós.”
Benfica – Spartak Moscovo, 2-0
André Almeida: “Foi uma vitória merecida”
A equipa principal do Sport Lisboa e Benfica venceu, esta quarta-feira, o Spartak Moscovo por 2-0, numa partida a contar para a 4.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões. Após o encontro, André Almeida considerou a vitória justa e merecida.

“A equipa trabalhou bem durante os 90 minutos e foi uma vitória merecida”, começou por afirmar.

O jogador prometeu ainda continuar a trabalhar e a dar o seu melhor. “Todas as posições são posições-chave e jogar no Benfica é sempre uma grande oportunidade. Eu trabalho todos os dias para merecer esta oportunidade”, garantiu.

André Almeida pensa, agora, no próximo encontro. “Temos que pensar já no próximo jogo e em conquistar os três pontos. Pensamos jogo a jogo, ainda faltam seis pontos e as contas fazem-se no final”, concluiu.

Na 5.ª jornada da Champions, o Benfica recebe o Celtic. O encontro está marcado para as 19h45 do dia 20 de Novembro.
Benfica – Spartak, 2-0
Cardozo: “Felizmente entrei da melhor maneira”
O paraguaio foi o “homem do jogo” ao marcar dois golos na vitória do Benfica sobre o Spartak por 2-0 e no final analisou o triunfo e a exibição.

“Felizmente entrei da melhor maneira, marquei dois golos para a minha equipa e isso é importante. Jogámos bem na primeira parte”, analisou.

Sobre a rotação que Jorge Jesus tem feito no ataque, Cardozo desvalorizou: “Todos temos de aceitar as decisões do treinador e não podemos pôr em causa essas decisões. O mais importante é estarmos bem para ajudar o Benfica.”

O paraguaio é um goleador e explica a sua motivação. “Trato de jogar bem, e de aproveitar para marcar golos que me ajuda e à equipa”, destacou.
Benfica – Spartak, 2-0
Destaques: Cardozo e Salvio à boleia de um Enzo
A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu o Spartak Moscovo por 2-0 com Cardozo com um “bis” em destaque, logo secundado por Salvio e Enzo Perez.

Artur Moraes – Não teve muito trabalho, mas teve de evitar um golo feito ainda na primeira metade e fê-lo de forma segura ao fazer a “mancha” ao jogador do Spartak que surgiu na sua cara. Na segunda metade voltou a fazer uma excelente intervenção.

Maxi Pereira – Sentiu algumas dificuldades ante Kombarov nos minutos iniciais do jogo, mas foi-se libertando, acabando por se entender muito bem com Salvio, tentando infinitamente ganhar a linha de fundo.

Jardel – Muito forte no jogo aéreo, o defesa brasileiro perdeu poucas bolas pelo ar e teve sempre Ari debaixo de olho, não lhe permitindo grandes veleidades.

Garay – Como habitualmente esteve intransponível no eixo defensivo do Benfica, mostrando a elegância que lhe reconhece. Logo no início do jogo sofreu uma grande penalidade de Kallström que o árbitro fez “vista grossa”.

Melgarejo – O paraguaio regressou após lesão e estranhou a presença de Ola John à sua frente nos primeiros minutos. A relação foi-se tornando mais familiar ao longo do encontro e viu-se algumas combinações com o seu colega de flanco que causaram calafrios à defensiva russa. É dele a assistência para o primeiro de Cardozo.

André Almeida – Devido a castigo de Matic foi chamado para a titularidade e deu conta do recado sem ser exuberante. Contou com a ajuda de Enzo Perez para não perder as suas referências de marcação. Subiu de rendimento na etapa complementar.

Enzo Perez – Foi um dos mais esclarecidos no “miolo” benfiquista. Organizou e pautou todo o jogo “encarnado”, imprimindo-lhe ritmo e chegando os seus companheiros para a área do Spartak. Encheu o campo!

Salvio – O extremo não sabe jogar mal e esta quarta-feira foi mais uma prova disso mesmo. Dinamizou a ala direita, causou “frisson” na defensiva moscovita, ora aparecendo na direita, ora no meio. Foi dos pés dele que saíram as melhores ocasiões do Benfica.

Ola John – Não esteve tão eficaz como o seu colega do corredor direito, mas não virou a cara ao jogo. Tentou “remar contra a maré” e fez uso da sua técnica apurada inverter essa tendência, nomeadamente na segunda parte.

Rodrigo – Voltou à titularidade, mexeu-se muito, foi combativo e esteve perto do golo perto do intervalo, quando marcou um livre directo e que levou o esférico a passar muito perto do poste. Saiu ao intervalo.

Lima – O avançado brasileiro está em forma e Jorge Jesus aproveita esse facto, mas esteve largos minutos a trabalhar longe da área de finalização, devido à extremamente fechada área russa.

Cardozo – O que dizer de um avançado que mal entrou, colocou a bola dentro da baliza por duas ocasiões? Uma delas não contou por fora-de-jogo mal assinalado, mas minutos depois, o avançado colocava o Benfica a vencer. Não contente, enviou uma bola à barra, apontou o seu segundo golo no jogo e ainda falhou uma grande penalidade.

Bruno César – Entrou numa altura em que o Benfica quis segurar o triunfo, colocando mais gente no “miolo”. Ainda fez uso do seu forte pontapé para alvejar a baliza por duas ocasiões.

André Gomes – O miúdo entrou no encontro quando estava decidido e pouco pode fazer para se mostrar.
4.ª jornada da Liga dos Campeões
Benfica – Spartak Moscovo, 2-0: Da Luz com Amor
A equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa Benfica cumpriu esta quarta-feira a missão que tinha pela frente ao Spartak Moscovo, ao vencer por 2-0. Apesar de a tarefa não ser fácil, tudo continua matematicamente em aberto na Fase de Grupos da Liga dos Campeões, com a próxima missão a ser frente ao Celtic.


O filme da edição 2012/13 da Fase de Grupos Liga dos Campeões começou no passado dia 19 de Setembro. A acção começou com um empate (0-0) no recinto do Celtic, seguindo-se dois resultados que obrigaram a contas adicionais – em casa com o Barcelona (0-2) e fora diante do Spartak Moscovo (2-1), o que tornou a missão do Benfica mais difícil. Mas na Luz houve, há e haverá sempre muito amor ao Futebol, a todo o Universo do Sport Lisboa e Benfica e, se em 1963, com o título original, From Russia With Love [Da Rússia com Amor], James Bond completou aquela que foi a sua segunda missão, em pleno 2012, os comandados de Jorge Jesus conseguiram passar uma das etapas da Fase de Grupos com êxito.

Com ordem para marcar, os jogadores “encarnados” não se fizeram rogados e atacaram desde o início a baliza dos moscovitas. No entanto, como todas as missões, há obstáculos que se afiguram mais complicados de ultrapassar e o primeiro surgiu logo no primeiro minuto, com o árbitro alemão Florian Meyer a não ver Garay a ser puxado claramente no interior da área do Spartak. Grande penalidade que ficou por assinalar e que, em caso de ser marcada com êxito, podia ter aberto mais o encontro.
A missão de marcar golos também não se revelou fácil no primeiro tempo, com várias situações de perigo a não terem o melhor desfecho. Exemplo disso foi o remate de Lima aos 21 minutos e que foi travado de forma incompleta por Rebrov, algo que Salvio não conseguiu aproveitar na recarga. As tentativas de Enzo Perez (24’), Lima (25’) e Salvio (36’) também não surtiram efeito, isto perante um adversário que só por uma vez chegou com perigo à baliza de Artur Moraes (12’).

Bis de “Tacuara”!
Para a segunda parte, o treinador Jorge Jesus mexeu na frente de ataque, ao fazer entrar Cardozo para o lugar de Rodrigo. O paraguaio entrou e marcou logo aos 50 minutos, num lance em que a equipa de arbitragem considerou o benfiquista que estava em fora-de-jogo. Mais uma decisão errada…

O número sete, especialista na hora de alvejar as redes contrárias, não demorou muito para voltar a atacar, desta feita de forma letal. Após um cruzamento de Melgarejo, Cardozo cabeceou com êxito (55’).


Sem ordem para abrandar, o Benfica manteve o pé no acelerador para poder, assim, alcançar o chamado golo da tranquilidade. E ele veio mesmo aos 68 minutos, com uma boa conclusão de Cardozo na área, isto depois deste último ter acertado, aos 65’, na trave!
O paraguaio entrou endiabrado e voltou a colocar a cabeça em água à defesa do Spartak, mais concretamente a Pareja. O jogador da equipa russa fez uma tesoura e derrubou Cardozo no interior da área, o que valeu a expulsão a Pareja. Na cobrança do castigo máximo (77'), Cardozo viu a bola esbarrar no ferro!

Mais oportunidades se seguiram até ao final do encontro, mas a bola não voltou a entrar na baliza do Spartak Moscovo. Em Glasgow, por seu lado, o Celtic venceu o Barcelona por 2-1 e a missão benfiquista, apesar do triunfo sobre os russos, ficou mais complicada. Mas não há missões impossíveis e a próxima missão é já no próximo dia 20 de Novembro, altura em que o Celtic virá ao Estádio da Luz.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira (André Gomes, 82’), Jardel, Garay e Melgarejo; André Almeida, Enzo Perez, Salvio e Ola John; Rodrigo (Cardozo, 45’) e Lima (Bruno César, 74’).
Carrega Benficaaa!!

4.ª jornada da Liga dos Campeões
Jorge Jesus chama 19 atletas para recepção ao Spartak
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, convocou esta terça-feira, dia 6 de Novembro, 19 jogadores para a recepção frente ao Spartak Moscovo, referente à 4.ª jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões.

O encontro entre as duas equipas tem início marcado para as 19h45 desta quarta-feira, dia 7, no Estádio da Luz.

Lista de convocados

Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;
Defesas: Maxi Pereira, Jardel, Garay, Melgarejo, Miguel Vítor e Luisinho;
Médios: André Almeida, Ola John, Enzo Perez, André Gomes, Bruno César, Salvio, Gaitán e Nolito;
Avançados: Cardozo, Rodrigo e Lima.
Antevisão ao Spartak Moscovo
Jardel: “Fazer um bom jogo para conquistar o triunfo”
A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica defronta, esta quarta-feira, o Spartak Moscovo em jogo referente à 4.ª jornada da Liga dos Campeões. Em Conferência de Imprensa, o atleta Jardel analisou o adversário, mostrando acreditar que desta vez será a formação portuguesa a conquistar os três pontos.

“Acho que é, sem dúvida, um jogo muito importante, porque está em causa o nosso destino na competição e este é uma final”, começou por alertar.

Depois de ter defrontado o Spartak na Rússia, o defesa central tem noção que o Benfica está melhor preparado. “Já os conhecemos. São uma equipa com qualidade, têm um bom colectivo e temos de os respeitar. Queremos fazer um bom jogo para conquistar o triunfo”, apontou.

Sobre o adversário, o brasileiro teceu o seguinte comentário: “A equipa é boa, bem treinada, com jogadores muito bons. Como têm jogadores velozes, eles vão explorar o contra-ataque.”

O Benfica é uma equipa que tem somente pensado na Champions desde o final do jogo com o V. Guimarães do passado sábado. “Temos trabalhado muito e de forma focada no Spartak. Sabemos dos erros que cometemos na Rússia e agora trabalhámos para que isso não volte a acontecer. Queremos ganhar para dedicar a vitória aos nossos adeptos”, revelou.

Instado a comentar o que poderá acontecer na quarta-feira no Estádio da Luz, o camisola 33 foi peremptório: “Cada jogo tem uma história. Na Luz vamos impor o nosso ritmo e demonstrar dentro de campo que somos melhores.”

O Benfica – Spartak está agendado para as 19h45 desta quarta-feira, no Estádio da Luz.
Antevisão ao Spartak Moscovo
Jorge Jesus: “Vamos procurar a nossa velocidade e fazer golos”
O treinador da equipa de Futebol profissional espera que o Benfica consiga impor o seu jogo na recepção desta quarta-feira, dia 7 de Novembro, frente ao Spartak Moscovo. Em conferência de imprensa, Jorge Jesus deu a receita para que a equipa possa somar os três pontos.

“O Spartak é uma equipa que tem qualidade. É verdade que em Moscovo não conseguimos impor o nosso ritmo de jogo, nomeadamente na primeira parte. Mas no Estádio da Luz vamos ser iguais a nós próprios, vamos à procura da nossa velocidade de jogo para podermos fazer golos”, começou por afirmar na antevisão ao jogo da 4.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.


Na primeira jornada da Liga Milionária, o Spartak Moscovo esteve a vencer no recinto do Barcelona, fruto da aposta no contra-ataque. A equipa russa acabou por perder, no entanto, Jorge Jesus anteviu que a estratégia seja a mesma na deslocação a Lisboa. “Foi forte em Camp Nou no contra-golpe e temos de estar sintonizados amanhã [quarta-feira] com os momentos de jogo que o Spartak possa ter”, considerou.

Com um ponto na competição, Jorge Jesus reconheceu que o desafio com os russos afigura-se de grande importância. “É um jogo decisivo. Sabemos que depois da derrota com o Barcelona, temos de ganhar os dois jogos em casa [Spartak e Celtic], mesmo sabendo que podemos ficar dependentes de terceiros. Estão nove pontos em disputa e em caso de vitória ficamos com uma possibilidade igual às outras equipas, o Celtic e o Spartak Moscovo. Por isso só podemos pensar numa vitória e vamos jogar para esse objectivo”, afirmou.

Jorge Jesus revelou que já escolheu os 11 eleitos para o embate com os russos, sendo que André Almeida será um deles, isto se não existir qualquer imprevisto de última hora. “Não tenho dúvidas em relação aos 11 jogadores que vão ser lançados no jogo. No lugar do Matic [castigado] vai jogar o André Almeida. Já jogou comigo várias vezes nessa posição e também na Selecção de Sub-21”, adiantou, sem avançar mais pormenores sobre quem irá entrar em campo.

O Benfica – Spartak Moscovo tem início marcado para as 19h45 desta quarta-feira, dia 7 de Novembro, no Estádio da Luz.
8.ª jornada do Campeonato
Benfica – V. Guimarães, 3-0: Pé esquerdo embalou o berço
A equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu o V. Guimarães, este sábado, por 3-0, retomando a 1.ª posição da tabela classificativa.

O treinador Jorge Jesus mostrou algumas surpresas no onze inicial, nomeadamente pelas titularidades dadas a Ola John, a Carlos Martins – este recuperado de uma lesão – e a Luisinho. Essas mudanças não se fizeram sentir na qualidade de uma equipa que entrou forte, dominadora, com uma posse de bola avassaladora, obrigando o oponente a jogar grande parte dos primeiros 45 minutos atrás da linha da bola.

Aliás, o Benfica surpreendeu pelo facto de conseguir com a mesma qualidade bascular o seu ataque tanto pela ala direita como pela esquerda, muito por fruto de excelentes desempenhos de Maxi Pereira e Salvio na direita e de Luisinho e Ola John no corredor contrário.

Não foi, assim, de estranhar quando as oportunidades de golo começaram a surgir na baliza defendida por Douglas. As primeiras foram através de pontapés de canto aos 15´ e aos 23´. No primeiro foi um remate forte de Cardozo que foi desviado pela linha final pela defensiva vimaranense, e mais tarde com uma série de remates que embateram num amuralhado de pernas de jogadores do V. Guimarães presentes na grande área.

Aos 32 minutos, foi Carlos Martins quem teve a oportunidade de marcar no pé direito, mas o seu remate saiu ligeiramente ao lado. Não foi ali, foi passado cinco minutos. O camisola 17 deixou o esférico para Ola John, este cruzou com peso e medida para a cabeça de Cardozo que, com um gesto técnico irrepreensível, colocou a bola no fundo das redes da baliza minhota. Estava aberto o marcador na Luz!

Até ao intervalo, referência para um cabeceamento perigoso, de baixo para cima, de Garay, após ter recebido o esférico de Salvio. A etapa complementar começou com uma grande arrancada de Ola John, pela esquerda, centrou para o segundo poste, onde apareceu Salvio. O argentino sofreu falta de Addy, João Ferreira viu e assinalou grande penalidade (46´). Dois minutos depois, Cardozo bisava.

Os “encarnados” a vencerem por dois golos foram gerindo com posse e voltaram a fazer o “gosto ao pé” aos 67 minutos. Lima estreou-se a marcar na Luz após ter recebido o esférico endossado por Cardozo. Três minutos depois, de livre, Garay rematou perto da baliza de Douglas.

O árbitro João Ferreira não se mostrava (e bem), mas parece que teve défice de protagonismo e, como tal, resolveu expulsar de forma totalmente injusta o jovem André Gomes aos 79 minutos.

Com este triunfo, o Benfica voltou à liderança do Campeonato, ex-aequo com o FC Porto com 20 pontos e preparará durante a semana o jogo da Champions com o Spartak Moscovo.

O Sport Lisboa e Benfica iniciou a partida com o seguinte onze: Artur Moraes; Maxi Pereira, Jardel, Garay, Luisinho; Matic, Carlos Martins (André Gomes, 45´+1), Salvio (Gaitán 69´), Ola John (Bruno César, 73´); Lima e Cardozo.
Carrega Benficaaa!!

Benfica – V. Guimarães
Treinador convoca 19 atletas para enfrentar vimaranenses
O treinador da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, divulgou, este sábado, a lista de convocados para o embate ante o V. Guimarães.

Recordar que o encontro da 8.ª jornada do Campeonato está agendado para as 20h30, no Estádio da Luz.

Lista de convocados:
Guarda-redes – Artur e Paulo Lopes;

Defesas – Maxi Pereira, Garay, Luisinho, Miguel Vítor, Jardel e Melgarejo;

Médios – Carlos Martins, André Gomes, Bruno César, André Almeida, Ola John, Salvio, Nicolás Gaitán e Matic;

Avançados – Rodrigo, Cardozo e Lima
8.ª jornada da Liga portuguesa
Benfica – V. Guimarães: Confira os números de um duelo histórico
As equipas de Futebol do Sport Lisboa e Benfica e do V. Guimarães vão defrontar-se este sábado, pelas 20h30, no Estádio da Luz. Este é um dos confrontos históricos do nosso futebol, na medida em que, no total, este será o encontro número 151 entre os dois emblemas em todas as competições.

Na Catedral espera-se um jogo emotivo e bem disputado por duas equipas que estão bem classificadas. O Benfica era, à entrada para esta jornada, líder da classificação, posição que quer recuperar e os vimaranenses ocupam a 5.ª posição com 11 pontos.

Falando de números, deparamo-nos com uma riqueza ímpar em Portugal. Particularizando no Campeonato Nacional, percebemos que os “encarnados” levam vantagem tanto em casa como na Cidade Berço. A Norte, o equilíbrio é mais explícito, mas a turma da Luz tem mais triunfos, neste caso 35 contra 18 do seu adversário e 14 empates.

A balança desequilibra-se se viajarmos para Sul. No seu Estádio, o Benfica tem permitido poucas veleidades aos minhotos. Em 67 jogos – os mesmos realizados em Guimarães –, as “águias” já triunfaram por 56 vezes e sofreram três desaires. Os encontros entre o Benfica e o V. Guimarães acabaram empatados por oito ocasiões.

Em termos de golos, a vantagem benfiquista é igualmente inequívoca com 310 tentos marcados contra 116 sofridos, totalizando os jogos na Luz e em Guimarães para a Liga portuguesa.

Este sábado, a partir das 20h30 logo se perceberá o desfecho deste Sport Lisboa e Benfica – V. Guimarães.
Treinador da equipa principal
Equipa B: Jorge Jesus perspectiva dérbi interessante na Luz
O Benfica B vai receber o Sporting B no próximo domingo, dia 4 de Novembro. Em conferência de imprensa, o treinador da equipa de principal do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, perspectivou um bom encontro no Estádio da Luz.

“Espero que seja um dérbi interessante e que as equipas possam corresponder ao sentido do que é ter uma equipa B. Espero que jovens possam apresentar muita qualidade”, afirmou o técnico, que fez esta sexta-feira, dia 2, a antevisão ao jogo da Liga com o Vitória de Guimarães.

Recorde-se que o dérbi das equipas “bês” tem início marcado para as 16 horas deste domingo, dia 4, na Luz.


Já o Benfica – V. Guimarães realiza-se no sábado, dia 3, pelas 20h30.
Antevisão à 8.ª jornada
Jorge Jesus e o V. Guimarães: “Temos de estar a um nível forte”
O treinador Jorge Jesus afirmou esta sexta-feira, dia 2 de Novembro, que espera um Benfica forte para somar mais três pontos na Liga Portuguesa, desta feita na recepção ao Vitória de Guimarães.

Em conferência de imprensa, o treinador lembrou que a formação vimaranense cria normalmente problemas ao conjunto da Luz. “Vai ser um jogo dentro daquilo que se enquadram todos os restantes encontros, sejam disputados em casa ou fora de casa. É um adversário difícil e, tal como Gil Vicente na última jornada, estão em quarto lugar com os mesmos pontos que o Rio Ave. É um adversário com muito prestígio e valor no Campeonato português e os jogos, normalmente, com o Vitória de Guimarães são sempre difíceis, mas temos de estar preparados para poder tornear todas essas dificuldades. Esperamos ganhar os três pontos com maior ou menor dificuldade”, afirmou o técnico.


Jorge Jesus reforçou a qualidade do adversário que vem à Luz. “É uma boa equipa e que pode tirar pontos aos que lutam pelo título. É um jogo complicado e temos de estar a um nível forte, ao nível do jogo que fizemos em Barcelos”, defendeu.


Para a recepção ao Vitória de Guimarães, o argentino Enzo Perez não vai ser opção devido a castigo. Jorge Jesus referiu que o lugar vai ser, certamente, bem preenchido. “Os jogadores têm dado resposta em todos os jogos, temos a máxima confiança em todos. Estamos à vontade para arranjar solução para o lugar do Enzo Perez”, afirmou Jorge Jesus, que revelou que Carlos Martins e Gaitán estão recuperados.


O Benfica vai defrontar o V. Guimarães neste sábado, dia 3 de Novembro, pelas 20h30, no Estádio da Luz. A partida é referente à 8.ª jornada do Campeonato Nacional.
Efeméride
Cosme Damião: Há 127 anos no pensamento benfiquista
Cosme Damião nasceu a 2 de Novembro de 1885 na cidade de Lisboa, ou seja, se hoje fosse vivo, comemoraria 127 anos! Após estudante na Real Casa Pia de Lisboa, onde se interessou pelo Futebol, foi um dos 24 fundadores do nosso Clube (1904).

Não foi presidente, mas é a principal figura da história do Benfica. Durante 22 anos, entre a fundação e 1926, foi o principal impulsionador do Clube, a sua alma, acompanhando-o diariamente. Teve um percurso notável na instituição: fundador, jogador, capitão, treinador, secretário, vice-presidente e presidente da Mesa da Assembleia Geral. Foi o seu esforço, exemplo, tenacidade, espírito de iniciativa, orientação e entusiasmo que fizeram do Sport Lisboa e Benfica um grande Clube, o maior e mais popular de todos os clubes nacionais.

Na temporada de 2004/05, em 19 de Fevereiro de 1905, inicia a carreira como futebolista e aos vinte anos estreia-se na equipa principal do Clube, no jogo frente ao Lisbon Cricket Club, para o Torneio Interclubes Viúva Sena. No Benfica, esteve sempre ao mais alto nível, nas nove temporadas consecutivas entre 1907/08 e 1915/16, participando em todos os encontros realizados pela equipa (155), um recorde na história benfiquista.

Sendo um futebolista com amplos recursos físicos e técnicos, distinguiu-se como um dos melhores jogadores da década de 10. Conhecia todos os segredos do Futebol, pois era um exímio observador, frequentando os campos com regularidade para observar futebolistas e equipas. Tratava-se de um cavalheiro ao serviço do Futebol. Em 1911, fez a sua estreia internacional da nossa equipa frente aos gauleses do Stade Bordelais Université Club e fez parte da primeira selecção de futebolistas portugueses a deslocar-se ao Brasil, em 1913.

Adeus aos relvados
Aos trinta anos, despediu-se como futebolista, na recepção ao RC Fortuna de Vigo, dia 26 de Fevereiro de 1916. Uma despedida preparada, pois Cosme Damião não deixava nada ao improviso, tendo já um valoroso substituto para o seu lugar. Após deixar de jogar Futebol, manteve-se como “Capitão Geral”, ou seja, continuou a seleccionar e treinar futebolistas e a organizar e orientar as nossas equipas, de Futebol e também nas outras modalidades, durante mais de uma década. A 6 de Setembro de 1931 é eleito presidente da Mesa de Assembleia Geral, sendo sucessivamente reeleito para os Órgãos Sociais em 1932, 1933 e 1934.

Recebeu a Águia de Ouro do “Glorioso”, distinção concedida na Assembleia Geral, em 1935. Nove anos depois, o Jornal “O Benfica” homenageou os pioneiros do Clube, onde também esteve presente. Já combatido pela doença que o minava, faleceu três anos depois, na vila de Sintra, em 12 de Junho de 1947, aos 61 anos.

Cosme Damião legou-nos um Clube sem igual, o que faz com que as gerações benfiquistas seguintes o engrandeçam cada vez mais, de forma a honrar a sua memória.