Olhanense – Benfica, 1-2
Jorge Jesus: “Só o Benfica podia sair vencedor” 
O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, considerou totalmente justo o triunfo obtido esta quarta-feira sobre o Olhanense, relativo à 1.ª jornada da 3.ª Fase da Taça da Liga.



“Fiquei satisfeito. É verdade que a equipa teve várias alterações em relação ao último jogo com o Marítimo, mas isso é devido à qualidade do plantel”, começou por afirmar.

Tal como tinha anunciado em conferência de imprensa, Jorge Jesus recordou que a prova é boa também para aumentar os índices competitivos dos atletas que têm menos minutos de utilização. “Entendemos que esta Taça da Liga é para dar minutos a quem não tem jogado tanto e os atletas têm de saber aproveitar as oportunidades que a equipa lhes dá”, afirmou.




Sobre a vitória por 1-2, o técnico considerou que o grupo mereceu inteiramente a vitória: “Jogar em Olhão é normalmente difícil e fizemos uma primeira parte dentro daquilo que estava à espera. Na segunda parte colocámos velocidade no jogo e conseguimos dar a volta. Deste jogo só podia sair um vencedor: o Benfica.”
Olhanense – Benfica, 1-2
Destaques: Rodrigo e Gaitán deram sumo, e Lima deu sabor
A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica deslocou-se ao reduto do Olhanense para a 1.ª jornada do Grupo D da Taça da Liga, onde triunfou por 1-2. Gaitán pelo que jogou, Lima e Rodrigo pelos golos foram os destaques.



Paulo Lopes – Começou por ter trabalho logo nos primeiros segundos da partida e mostrou estar atento. Durante a restante primeira parte teve pouco trabalho, mas mostrou segurança. Começou a segunda parte a sofrer um golo, mas este não mexeu consigo, pois manteve-se muito seguro entre os postes e fora deles.



André Almeida – Regressou ao posto de defesa direito com a ausência de Maxi Pereira e cumpriu em termos defensivos e ofensivos. Teve pormenores interessantes na subida pelo flanco direito e ainda tentou alvejar a baliza de Ricardo.



Jardel – Acabou por ser o “patrão” de uma defesa inédita. A turma de Olhão teve pouca posse de bola, logo atacou pouco e deu pouco trabalho. Quando chamado a intervir, o brasileiro não claudicou. No ataque esteve em destaque ao fazer a assistência para o tento de Rodrigo.



Sidnei – Recuperou do lance inicial do jogo em que esteve um pouco displicente. Tentou sair a jogar com a bola dominada como é seu apanágio e fez alguns cortes interessantes. Não comprometeu.



Luisinho – Mostrou-se mais a atacar do que nas manobras defensivas. O camisola 5 subiu muito pelo seu flanco para tentar criar desequilíbrios, aproveitando que David Silva não lhe causava calafrios no ataque.



Enzo Perez – O médio argentino voltou a encher o campo. Muito disciplinado tacticamente, teve uma actuação em constante verticalidade, ligando com mestria a defesa e o ataque. Esteve muito bem no último passe e parece ter sofrido grande penalidade na primeira metade.



André Gomes – Menos vistoso do que o seu colega argentino, o jovem não esteve necessariamente mal, antes pelo contrário, mas deveria ter-se mostrado mais para pegar no jogo “encarnado”.



Bruno César – O brasileiro lutou muito, mas as coisas não lhe saíram como desejou e nem mostrou ter confiança para utilizar o seu famoso pontapé. Saiu esgotado.



Nolito – Tentou colocar algum dinamismo no jogo e no ataque benfiquista, mas as coisas saíram algo atabalhoadas. Nunca virou a cara à luta, situação típica da sua atitude em campo.



Nicolás Gaitán – Foi o organizador de jogo e foi o melhor entre os jogadores da Luz nos primeiros minutos da partida. Esteve muito rápido nas transições defesa/ataque e a sua técnica causou problemas à defensiva algarvia. Na altura de maior assalto à área do Olhanense imprimiu velocidade e discernimento ao ataque do Benfica.



Rodrigo – Como avançado de referência, o jovem mexeu-se muito na frente de ataque a tentar sair da marcação e a permitir espaços para que os seus companheiros causassem perigo vindo de trás para a frente. O seu esforço foi compensado com o golo que redundou no empate.



Lima – Entrou muito bem na partida e teve nos pés várias oportunidades para desfeitear o guardião do Olhanense. A sorte foi ter com ele aos 85 minutos quando fez o golo da vitória.



Salvio – Não fez uma exibição de “encher o olho”, mas a sua presença em campo assusta os adversários. Recebeu algumas vezes o esférico pelo seu corredor e tentou servir os seus companheiros como fez para o tento apontado por Lima.



Ola John – Jorge Jesus viu no holandês a possibilidade de inverter o resultado através da sua velocidade estonteante e técnica desconcertante. Mexeu com o jogo.
Taça da Liga
Olhanense - Benfica, 1-2: Triunfo com... naturalidade
O Benfica entrou da melhor forma na 6.ª edição da Taça da Liga, vencendo, por 1-2, na deslocação a Olhão. Rodrigo e Lima fizeram os golos de um jogo bem “durinho” e que, face a um Olhanense ultradefensivo, os “encarnados” tiveram o condão de descomplicar.



Foi com várias alterações no onze inicial que o Sport Lisboa e Benfica subiu ao relvado do Estádio José Arcanjo. Frente a um Olhanense a ultrapassar algumas dificuldades (12.º lugar da geral no Nacional) e que aposta muito da época nesta prova, Jorge Jesus optou por uma equipa renovada num misto de experiência e jovens oriundos da Equipa B, estes últimos a terem aqui uma oportunidade privilegiada de mostrar serviço ao técnico.




Apito inicial e jogada fulminante dos da casa, naquela que seria a oportunidade de golo mais flagrante dos visitados. Valeu Paulo Lopes.




O Benfica respondeu e pegou no jogo (como se exigia), com as oportunidades a sucederem-se, destacando-se aqui o poderoso remate de Rodrigo (4´), de primeira, depois de jogada de excelente entendimento colectivo.




A partir dos 15 minutos a partida endureceu, com a equipa orientada por Sérgio Conceição a usar e abusar do jogo à margem das leis, com entradas duras, agarrões, obstruções, na sua grande maioria nem sequer sancionadas por Paulo Baptista. Exemplo crasso, aos 15’, uma obstrução clara sobre Enzo Perez no coração da pequena área, ou seja, grande penalidade não assinalada pelo juiz de Portalegre.




Posto isto, e dadas as características da partida e a postura díspar de ambas as formações, jogo duro, muito disputado, mas pouco interessante até ao intervalo, onde o nulo subsistia.









Massacre “encarnado” repôs justiça



Reinício… e golo do Olhanense. Contra-ataque, Paulo Lopes sai bem da baliza, contudo, a bola sobra para Evandro Brandão que, face à passividade da defesa “encarnada”, remata para o primeiro golo da noite.




Reacção imediata de Jorge Jesus, com as entradas de Salvio e Lima. Reacção de Sérgio Conceição? Em vantagem, descer por completo os sectores, com onze atrás da linha da bola.




A partir daqui foi um autêntico massacre… os minutos corriam e as oportunidades sucediam-se enquanto se aguardava a qualquer momento a chegada do golo benfiquista. E foi preciso esperar até ao minuto 69’, com Rodrigo, assistido por Jardel, a repor a igualdade. Aos 87’, com naturalidade, chegou finalmente o golo da justiça, com Lima – assistido por Salvio – a fazer o 1-2 com que terminou a partida.




A próxima jornada da Taça da Liga, a 2.ª, disputa-se no próximo dia 30 de Dezembro, com o Benfica a deslocar-se até Moreira de Cónegos, naquele que será o último desafio do ano 2012. A 3.ª fase desta prova fecha-se em Janeiro (data a confirmar), com os “encarnados” a receberem a Académica de Coimbra.




O objectivo é claro e, no fundo, o de sempre: depois de vencer as últimas quatro edições da prova, o Benfica quer trazer para as vitrinas da Luz mais um troféu. Que venha a quinta!




Nota final para um Paulo Baptista ao seu nível habitual… fraco, fraquinho!


O Benfica alinhou com a seguinte equipa frente ao Olhanense: Paulo Lopes; André Almeida, Sidnei, Jardel e Luisinho; Enzo Perez, André Gomes (Salvio, 55’), Gaitán, Bruno César (Lima, 54’) e Nolito (Ola John, 74’); Rodrigo.
Carrega Benficaaa!!

Taça da Liga
Jorge Jesus leva 19 jogadores para encontro com o Olhanense
O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, revelou esta quarta-feira, a lista de convocados para a partida referente à 1.ª jornada da Taça da Liga.



O Olhanense – Benfica está agendado para as 19h45 desta quarta-feira, dia 19 de Dezembro, no estádio José Arcanjo, em Olhão.



Lista de convocados:
Guarda-redes – Paulo Lopes e Mika;




Defesas – André Almeida, Sidnei, João Cancelo, Carlos Ascues, Luisinho, Jardel, Luís Martins e Fábio Cardoso;



Médios – Enzo Perez, Bruno César, Nicolás Gaitán, Salvio, André Gomes, Ola John e Nolito;



Avançados – Rodrigo e Lima.
Em conferência de imprensa
Jorge Jesus: “Agrada-me estar em 1.º e a mostrar qualidade de jogo”
O treinador Jorge Jesus anteviu, esta terça-feira, em conferência de imprensa, o jogo referente à 1.ª jornada do Grupo D da Taça da Liga, diante do Olhanense. À margem do jogo propriamente dito, o técnico referiu que está satisfeito por terminar o ano civil em primeiro, mas quer é terminar o Campeonato nessa posição.



“Acabo o ano civil em primeiro, mas quero acabar, tal como todos os benfiquistas, o ano desportivo em primeiro, enquadrado nos objectivos para a temporada em que o Benfica entra para ganhar todas as competições em que participa. O nosso grande objectivo é o Campeonato Nacional. Portanto, agrada-me estar nesta posição no final do ano civil e com a equipa a mostrar qualidade de jogo”, considerou.



O médio sérvio, Matic, tem dado nas vistas no início da época e Jorge Jesus mencionou que pretende continuar a contar com ele. “Todos os bons jogadores que o Benfica tem e que se destacam, normalmente saem. O Matic é um jogador que poucas pessoas conheciam. A qualidade que tem mostrado deve-se ao potencial que ele tem e se o Benfica renovar com ele é uma garantia para o Clube poder continuar a contar com os seus melhores jogadores, garantindo uma qualidade de jogo apreciável”, assumiu.



O Olhanense – Benfica está marcado para as 19h45 desta quarta-feira, no estádio José Arcanjo.
Treinador SL Benfica
Jesus e a Taça da Liga: “Vamos jogar como nos outros anos”
O Sport Lisboa e Benfica inicia a sua participação na edição 2012/13 da Taça da Liga frente ao Olhanense. Em conferência de imprensa, o treinador Jorge Jesus referiu que a equipa vai entrar em campo, tal como tem feito nos anteriores anos da competição.



“Temos a responsabilidade de defender um título e queremos voltar vencer, por isso, vamos jogar como fizemos nos outros anos”, começou por afirmar o técnico.



Sobre a equipa que poderá apresentar no jogo inaugural do Grupo D da competição, Jorge Jesus preferiu não desvendar as suas escolhas, ainda que tenha dado a entender que André Almeida possa ser escolha para o lado direito do sector defensivo. “Vou colocar de início os jogadores que acho que, de momento, estão em melhores condições”, referiu, acrescentando que o objectivo passa também por dar ritmo a outros atletas, de forma a que “possam estar com um ritmo competitivo tão grande como os outros no futuro”.





Como treinador do Benfica, Jorge Jesus ainda não venceu no recinto do Olhanense, situação que espera que seja alterada no encontro de quarta-feira, dia 19 de Dezembro. “Tem um significado especial, porque foi o primeiro clube que joguei como Sénior e, portanto, recordo-me perfeitamente dessa passagem. O facto de ainda não ter ganho em Olhão significa que o Olhanense tem tido boas equipas. Temos tido algumas dificuldades, mas pode ser que seja amanhã a minha primeira vitória como treinador do Benfica em Olhão”, afirmou.





O Benfica é o actual detentor do troféu e Jorge Jesus assegurou que o Clube vai entrar com o objectivo de vencer. “Vamos respeitar a Taça da Liga. É, na minha opinião, uma prova muito bem organizada e com um suporte financeiro que é importante para a maioria das equipas, nomeadamente para as equipas que não são designadas como grandes”, elogiou.





O Olhanense – Benfica tem início marcado para as 19h45 desta quarta-feira, no estádio José Arcanjo.
Benfica – Marítimo, 4-1
Jorge Jesus: “Fomos muito fortes na segunda parte”
A equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica venceu, este sábado, em casa, o Marítimo por 4-1, numa partida a contar para a 12.ª jornada do Campeonato Nacional. No final do encontro, o técnico Jorge Jesus mostrou-se satisfeito com o resultado e desempenho da equipa.

“Temos transformado a desvantagem no marcador num resultado positivo. Fomos muito fortes na segunda parte e começámos a criar problemas ao Marítimo”, disse.

Cardozo ultrapassou a barreira dos 100 golos na Liga, um facto que Jorge Jesus valorizou. “Dentro da área não há ninguém como ele por isso é que faz os golos que faz”, disse.

Na próxima jornada, o Benfica defronta o Estoril Praia, num encontro marcado para o dia 6 de Janeiro.
Benfica – Marítimo, 4-1
Lima: “Controlámos o jogo em busca do golo”
A equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica venceu, este sábado, em casa, o Marítimo por 4-1, numa partida a contar para a 12.ª jornada do Campeonato Nacional. No final, Lima fez o balanço do encontro.

“Temos sempre a responsabilidade de vencer, ainda para mais em casa. Estamos muito confiantes e acho que isso foi mostrado no jogo de hoje. Controlámos o jogo em busca do golo”, começou por afirmar.

O avançado brasileiro garantiu que, apesar dos momentos de desvantagem, o grupo não se deixa intimidar. “Temos sempre o risco de sair em desvantagem e a nossa equipa é concentrada e não nos abalamos com os golos que sofremos”, referiu.

Quanto ao facto de o Benfica poder ser o mais forte candidato ao título, Lima é claro: “Temos que jogar jogo a jogo e tentar vencê-los sempre.”

Na próxima jornada, o Benfica defronta o Estoril Praia, num encontro marcado para o dia 6 de Janeiro.
Benfica – Marítimo, 4-1
Destaques: Matic iluminou o caminho da baliza a Cardozo
A equipa do Benfica venceu o Marítimo por 4-1, numa partida em que Cardozo pelo “hat-trick” e Matic pela constância foram os melhores, bem secundados por Ola John e Garay.

Artur – Ter sofrido aquele golo a frio foi de uma injustiça tremenda de um guarda-redes que foi um mero espectador durante toda a partida e que nem um calafrio leva para contar.

Maxi Pereira – O lateral foi muito voluntarioso durante a partida. Correu quilómetros, atacou muito, defendeu bem. Esteve ao nível que habituou os benfiquistas.

Jardel – A postura defensiva do adversário não lhe obrigou a muito trabalho, mas quando foi chamado correspondeu com serenidade, cortando bem os lances. Ainda se tentou aventurar no ataque nos lances de bola parada.

Garay – É, por natureza, o patrão da defesa benfiquista na ausência de Luisão e esteve intransponível perante os comandados de Pedro Martins com uma disciplina táctica inquestionável. É o defesa de preferência quando a equipa quer sair a jogar desde trás e fá-lo com elegância.

Melgarejo – O paraguaio é cada vez mais defesa esquerdo, tal é a rotina que mostra na posição de jogo para jogo. Defensivamente esteve muito concentrado e não perdeu lances de maior, mas é nas saídas para o ataque que ele se destaca e faz a diferença. Combina cada vez melhor com Ola John.

Matic – É um farol no meio-campo e a equipa segue-o com confiança. Joga “à Redondo”, de cabeça levantada e sabe sempre o que fazer com a bola. Recuperou uma série de bolas sem falta e é o primeiro a lançar o ataque ou a fazer passes de “morte” como aquele que descobriu Melgarejo no golo de Rodrigo. Uma vez mais encheu o campo.

André Gomes – Titular na Luz pela primeira vez e fê-lo muito bem. Enquanto esteve em campo foi um “adulto”, jogando ao seu estilo, mas com tranquilidade. Tem uma óptima visão de jogo e inteligência e, como tal, fez passes maravilhosos para Ola John e Cardozo. Saiu devido ao amarelo que levou na primeira parte.

Salvio – O argentino parecia a leste do encontro, mas após assistir Cardozo para o golo transfigurou-se. Iniciou jogadas de fino recorte técnico, rompendo, ora pelo corredor, ora pelo meio dos defesas maritimistas. Teve o golo nos pés por diversas ocasiões.

Ola John – Está numa forma fantástica e o público da Luz acarinha-o muito. O holandês percebe isso e responde com “ziguezagues” desconcertantes. A sua rapidez e técnica faz mossa como foi o caso no primeiro golo benfiquista. Está ainda no segundo tento do Benfica, pois é ele que marca o canto que origina a grande penalidade.

Lima – O camisola 11 fez uma exibição de esforço, mas não teve a sorte de seu lado. Bem tentou marcar, principalmente de cabeça. Mostrou-se muito, distribuiu jogo de costas para a baliza e lutou até à exaustão. Esteve muito bem na jogada que permite o “hat-trick” de Cardozo.

Cardozo – Parecia que não ia a ser a noite dele até que… marca mais três golos! Desta feita chega aos 100 no Campeonato. Marcou para todos os gostos, de cabeça, de penálti e com o pé esquerdo em jogada de bola corrida. Batalhou muito, correu quilómetros e ainda tentou assistir os seus companheiros, como foi o caso de Lima. Foi ovacionado de pé quando foi substituído.

Enzo Perez – O médio regressou após ter estado ausente em duas partidas. Colocou-se ao lado de Matic, tacticamente foi importante, mas mais nos aspectos ofensivos, pois o Marítimo não procurou atacar.

Nicolás Gaitán – Tinha entrado bem em Alvalade e tentou fazer o mesmo neste jogo, empregando velocidade.

Rodrigo – Entrou viu e… marcou. Poucos segundos depois de ter entrado para o lugar de Cardozo fez o “gosto ao pé” após passe de cabeça de Melgarejo.
12.ª jornada do Campeonato
Benfica – Marítimo, 4-1: Avançar isolado com pontaria afinada
A equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica isolou-se, este sábado, na liderança da classificação ao vencer o Marítimo por 4-1, com três golos de Cardozo e um de Rodrigo, em jogo da 12.ª jornada do Campeonato Nacional.

Em equipa que ganha não se mexe e Jorge Jesus repetiu, nesta partida, o onze utilizado ante o Sporting e que redundou num triunfo por 1-3.

Este jogo começou e terminou com sentido único com o Benfica a ser a única equipa a querer ganhar, e o Marítimo a actuar na expectativa com uma postura defensiva e a espreitar o contra-ataque. A jogarem fechados, as “águias” tiveram a primeira oportunidade à passagem do minuto 14 por intermédio de Salvio que, isolado frente ao guardião maritimista, entregou-lhe o esférico após passe de Garay.

Três minutos volvidos, Cardozo centrou e Lima disse “sim” com um cabeceamento que obrigou Ricardo a defesa apertada. O brasileiro quis corresponder com a gentileza e assistiu Cardozo, mas este disparou ao lado (23´).

O Benfica somava oportunidades perdidas e os insulares, na única vez que foram à baliza “encarnada” na primeira parte, marcaram. Livre, confusão na área, e Rodrigo António atirou a contar (25´).

A perder, a turma da casa foi atrás do prejuízo e aos 32 minutos, Cardozo tem uma perdida incrível! André Gomes fez um passe fantástico que isolou o paraguaio, mas este só com Ricardo pela frente permitiu a defesa. O golo do empate adivinhava-se e surgiu um minuto depois.

Ola John centrou, Salvio assistiu Cardozo de cabeça e o camisola 7 não enjeitou. Estava feito o empate e o primeiro tento de um jogador do Benfica com a nova bola, a “Cafusa”. Ainda antes do intervalo, Matic fez um passe milimétrico para Salvo. O argentino rematou, mas a defensiva madeirense afastou quando a bola ia para a baliza deserta.

A etapa complementar começou com um remate perigoso de cabeça de Lima após centro de Ola John e o Benfica não sossegou enquanto não se viu em vantagem e “não há fome que não dê em fartura”. Aos 64´, as “águias” beneficiaram de um penálti após mão na bola de Roberge na área que Cardozo concretizou (66´). Dois minutos depois estava feito o “hat-trick” do paraguaio que aproveitou bem uma bola solta na área após jogada de insistência de Lima.

O jogo estava decidido, mas Rodrigo quis deixar a sua conta. Poucos segundos depois de ter entrado, recebeu a assistência de Melgarejo e rematou a contar (87´), mas uma palavra para mais um passe de antologia de Matic no início da jogada.

Este triunfo permite ao Benfica isolar-se na tabela classificativa com 32 pontos em vésperas de se deslocar ao reduto do Olhanense em jogo da 1.ª jornada da Taça da Liga.

O Sport Lisboa e Benfica actuou com o seguinte onze: Artur; Maxi Pereira, Jardel, Garay e Melgarejo; Matic, Salvio, André Gomes (Enzo Perez, 46´) e Ola John (Gaitán, 83´); Lima e Cardozo (Rodrigo, 86´).
Carrega Benficaaa!!

Benfica – Marítimo
Jorge Jesus convoca 18 jogadores para atacar os insulares
O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, revelou, este sábado, a lista de convocados para a partida referente à 12.ª jornada do Campeonato Nacional.

Referir que o Benfica – Marítimo está marcado para as 20h30 deste sábado, dia 15 de Dezembro, no Estádio da Luz.

Lista de convocados:
Guarda-redes – Artur Moraes e Paulo Lopes;

Defesas – Maxi Pereira, Jardel, Garay, Sidnei e Melgarejo;

Médios – Ola John, Matic, Nicolás Gaitán, André Gomes, Salvio, André Almeida, Nolito e Enzo Perez;

Avançados – Rodrigo, Lima e Cardozo.
Antevisão à 12.ª ronda
Jesus e o Marítimo: “Preparados para as dificuldades”

O treinador da equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, anteviu esta sexta-feira a recepção deste sábado, dia 15 de Dezembro, ao Marítimo.

“O Marítimo não perde há sete jogos, incluindo a Liga Europa e a Taça de Portugal. É uma equipa que normalmente perigosa no Estádio da Luz, que tem um modelo de jogo onde a sua melhor força é o contra-ataque, com jogadores rápidos. Estamos preparados para as dificuldades que o Marítimo nos vai colocar”, assegurou.

A equipa da Luz vem de um triunfo e o técnico salientou que o grupo “está a atravessar uma fase boa” e que “está muito confiante”.
Para o encontro na Catedral, o timoneiro conta com o apoio forte da massa adepta, tal como aconteceu na deslocação da passada segunda-feira, dia 10, a Alvalade, onde o Benfica somou mais um triunfo na prova. “Esperamos que os adeptos estejam em grande número, ainda neste último jogo foram muito importantes e, portanto, também vai ajudar teoricamente a tornar o jogo mais fácil”, considerou.

O Benfica está no topo da tabela e, apesar de considerar que essa situação é um ponto positivo, Jorge Jesus referiu que fulcral é terminar o Campeonato nesse lugar. “Será importante estar em primeiro no final do ano, mas mais importante é que a acabar a época desportiva em primeiro e não o ano civil. Para isso, independentemente do resultado do nosso rival, temos de fazer aquilo que nos compete em todos os jogos, que é ganhar”, apontou.

Relativamente aos jogadores que têm estado ausente da equipa, Jorge Jesus adiantou “Enzo Perez vai estar pronto para o jogo”, ainda que tenha recordado que a situação pode alterar, uma vez que o plantel ainda vai ter mais sessões de trabalho. “Já o Carlos Martins, o Aimar e o Luisão quase de certeza que não vão estar prontos para o jogo”, acrescentou sobre os lesionados.

O Benfica – Marítimo tem início marcado para as 20h30 deste sábado, dia 15 de Dezembro, no Estádio da Luz.


Sporting – Benfica, 1-3
Jorge Jesus: “Tiveram dificuldades em acompanhar o nosso jogo”
A equipa do Benfica venceu o Sporting, fora, por 1-3 e voltou à liderança do Campeonato. No final do jogo, o treinador analisou a exibição dos jogadores que comanda, assumindo a superioridade benfiquista.

“Houve alguma diferença na equipa da primeira para a segunda parte. Entrámos com muito respeito pelo Sporting. Respeito sim, mas não fugindo às nossas ideias de jogo. Houve mérito do Sporting com o seu triângulo do meio-campo a pressionar. Porém, o jogo esteve sempre dividido. Ao intervalo, disse aos jogadores que estávamos a jogar sem utilizar os avançados e na segunda parte, o Sporting teve muita dificuldade em acompanhar o nosso jogo, porque temos sempre um estilo de jogo forte e intenso”, explicou.

O técnico assumiu ainda que o SC Braga pode ter uma palavra a dizer, mas a luta será a dois, entre os “encarnados” e o FC Porto. “Vencemos uma grande equipa, que vai melhorar. O Benfica continua líder do Campeonato e vai ser uma luta a dois. O SC Braga tem uma palavra a dizer, mas seria mais fácil se lutasse só com um. A lutar contra dois é mais complicado, mas eles terão uma palavra a dizer”, apontou.

Apesar de ainda faltarem muitas jornadas, Jorge Jesus acredita que o Benfica dará continuidade à série de vitórias no futuro. “Ainda há muito Campeonato. O Benfica está muito confiante e com um estado espírito muito forte. Não é qualquer equipa que vem à casa do rival virar um resultado desfavorável”, sublinhou.
Sporting – Benfica, 1-3
Cardozo: “Acabámos por fazer um bom jogo”
O Benfica venceu em Alvalade por 1-3 e o paraguaio foi o homem do jogo com dois golos e a provocar o autogolo de Rojo. No final estava feliz com o triunfo e por ter ajudado.

“Creio que entrámos um pouco adormecidos. Melhorámos e acabámos por fazer um bom jogo”, analisou.

Cardozo tem estado em forma e com a pontaria afinada, algo que pretende continuar. “Trato de jogar bem e agora as coisas estão a correr-me bem. Tenho feito golos e ajudado a equipa”, apontou.

Instado a comentar se o Campeonato se decidirá a dois, o paraguaio foi cauteloso: “Falta muito para terminar o Campeonato e vamos encará-lo partida a partida e esperar como corre no fim.”
Sporting – Benfica, 1-3
Destaques: Ola Cardozo e Salvio a dar as “prendas” de Natal
A equipa do Sport Lisboa e Benfica foi a Alvalade vencer por 1-3, com dois golos de Cardozo e um autogolo de Rojo. O paraguaio, Salvio e Ola John estiveram em destaque.

Artur Moraes – O guarda-redes opôs-se bem sempre que foi chamado a intervir e só não conseguiu parar o estranho remate de Van Wolswinkel. Travou bem os tiros de Insúa, Elias e do avançado holandês.

Maxi Pereira – Entrou um pouco nervoso e disposicionado face a Capel. Viu um amarelo ainda nos primeiros 45 minutos. Na segunda parte dominou por completo o espanhol e teve mais no ataque do que a defender.

Jardel – Voltou à titularidade com a lesão de Luisão e começou a partida um pouco nervoso nas saídas a jogar. Tal como a equipa foi subindo de rendimento e terminou a partida em segurança. Esteve forte nos lances aéreos.

Garay – Percebeu que o seu companheiro do eixo defensivo estava nervoso e não entrou na partida ao seu nível. Deixou-se antecipar por Van Wolfswinkel no lance do golo, mas a partir daí esteve insuperável, seja com Van Wolfswinkel, seja com Viola pela frente. Ainda atirou uma bola ao poste.

Melgarejo – O paraguaio não se intimidou com a presença de Carrillo e foi sempre superior ao peruano. Combinou bem com Ola John e desequilibrou nas subidas pelo flanco. Defensivamente esteve irrepreensível.

Matic – Começou a partida ao seu nível, com várias recuperações de bola sem falta. Sofreu com maior ascendente “leonino”, mas na etapa complementar dominou o “miolo” e pautou o jogo benfiquista.

André Gomes – Depois de ter enchido o campo em Barcelona, julgou-se que poderia fazer o mesmo em Alvalade. Teve dificuldades em aparecer e em assumir o jogo, mas quando o fez, a turma da Luz mostrou que é superior ao seu adversário. Mas foi importante nas compensações defensivas.

Ola John – O extremo tem andado endiabrado e na primeira parte ainda teve algumas aparições pelo corredor esquerdo, mas guardou o melhor para os segundos 45 minutos, onde Eric Dier e Boulahrouhz não souberam pará-lo. É dele o centro que origina o autogolo de Rojo.

Salvio – O argentino começou o encontro com a “corda” toda, baixou o seu rendimento, mas depois esteve ao seu melhor nível. O remate dele obrigou Boulahrouhz a fazer grande penalidade e assistiu Cardozo para o 1-3.

Lima – É dele o primeiro remate do Benfica. O esférico saiu um pouco ao lado. Combinou bem com Cardozo. Foi obrigado a procurar a bola em terrenos mais recuados. Trabalhou muito e bem, libertando o seu colega paraguaio para os golos.

Cardozo – Foi o homem do jogo e já o poderia ter sido ainda na primeira parte com vários remates perigosos. Obrigou Rojo a fazer autogolo e bisou com um penálti marcado com classe e um cabeceamento mortífero.

Gaitán – O argentino entrou bem no jogo e mexeu com o jogo. Ganhou várias faltas, nomeadamente a que dá origem ao 1-3.

André Almeida – Entrou para o lugar de Maxi Pereira e mostrou-se seguro na posição de defesa direito.

Rodrigo – O hispano-brasileiro entrou nos descontos para o lugar de Cardozo que recebeu os merecidos aplausos dos adeptos benfiquistas.
11.ª jornada
Sporting – Benfica, 1-3: Pura classe…
O Benfica deu esta segunda-feira, dia 10 de Dezembro, uma autêntica demonstração de classe na deslocação a Alvalade, onde assumiu, assim, a liderança do Campeonato Nacional, ao vencer o Sporting por 1-3.

Com Luisão e Enzo Perez a não recuperarem das suas lesões, Jorge Jesus chamou Jardel para fazer companhia a Garay no centro da defesa, enquanto, André Gomes voltou a preencher o lugar de número oito no meio-campo, tal como em Barcelona. Salvio, por seu lado, surgiu como novidade na ala direita “encarnada”.

Os primeiros dez minutos foram dominados territorialmente pela equipa comandada por Jorge Jesus, parecendo que estava a jogar em casa. O adversário, ciente da superioridade teórica do Benfica, entrou com uma atitude competitiva muito elevada, apostando essencialmente em saídas rápidas para o ataque. Apesar de não ter incomodado praticamente a baliza de Artur Moraes, a verdade é que se colocou em vantagem aos 30 minutos, através de um remate de Wolfswinkel.

O Benfica intensificou o seu futebol mais elaborado – 57% posse de bola ao intervalo – e as oportunidades de golo começaram a surgir de forma clara. Lima, aos 33 minutos, deu o primeiro sinal de perigo.

O outro avançado da equipa, Óscar Cardozo, surgiu também em cena e esteve muito perto de facturar num remate disferido aos 39 minutos. Rui Patrício negou o golo ao paraguaio com uma defesa junto ao relvado. Antes do intervalo, aos 42’, Cardozo também podia ter marcado num cabeceamento.

E que dizer do segundo tempo do Sport Lisboa e Benfica? Entrada muito forte, com a equipa a estar mais incisiva no objectivo de chegar à baliza contrária.

Reviravolta com selo de Cardozo
Depois de Lima ter ameaçado aos 51 minutos, o Benfica chegou finalmente à igualdade. Após um cruzamento de Ola John, Cardozo surgiu na área para cabecear com êxito, ainda que a bola tenha batido no jogador Rojo antes de entrar (57’).

O Benfica prosseguiu com o seu assalto à baliza da equipa da casa, criando inúmeras oportunidades para marcar, tal como são os exemplos dos remates de Maxi Pereira (60’), Salvio (65’ e 78’), Garay (65’) e Ola John (70’).

O golo era uma questão de tempo e acabou por surgir através de uma grande penalidade. O holandês Boulahrouz substituiu o guarda-redes Rui Patrício e evitou o golo “encarnado” com uma defesa com o braço. O jogador contrário foi naturalmente expulso e Cardozo não perdoou na cobrança do castigo máximo (80’). Estava feito o 1-2!


Mas o Benfica não se ficou por aqui e consolidou a vantagem com um grande golo de cabeça de Cardozo (85’).

A equipa da Luz cumpriu, assim, a sua missão e somou mais três pontos na Liga.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira, Garay, Jardel e Melgarejo; Matic, André Gomes, Ola John (Gaitán, 81’) e Salvio (André Almeida, 87’); Cardozo (Rodrigo, 90’) e Lima.
Carrega Benficaaaa!!

11.ª jornada
Jorge Jesus convoca 20 jogadores para dérbi em Alvalade
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, divulgou esta segunda-feira a lista de convocados para o encontro com o Sporting, referente à 11.ª jornada da Liga.

O Sporting – Benfica tem início marcado para as 20h15, em Alvalade.

Lista de convocados
Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;
Defesas: Maxi Pereira, Jardel, Garay, Sidnei, Melgarejo e Luisinho;
Médios: André Almeida, Ola John, Matic, Gaitán, André Gomes, Salvio, Bruno César e Nolito;
Avançados: Cardozo, Rodrigo, Lima e Kardec.
Antevisão à 11.ª jornada
Jorge Jesus e o dérbi: “Vamos ter um dos jogos mais difíceis”
A equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica vai jogar esta segunda-feira, dia 10 de Dezembro, no recinto do Sporting. Em conferência de imprensa, o treinador Jorge Jesus relevou que a equipa da Luz vai entrar em campo como sempre tem feito na presente temporada, ou seja, para conseguir um bom resultado.

O adversário ocupa actualmente o oitavo lugar da tabela, no entanto, o técnico benfiquista que “essas questões não se põem” num jogo desta natureza. “Dérbi é dérbi. Um Sporting – Benfica ou um Benfica – Sporting não se vê pela classificação das equipas ou pelos seus objectivos, com estes últimos a serem à partida sempre iguais, apesar de esta época estar mais complicado para o Sporting”, afirmou Jorge Jesus.

O timoneiro da formação da Luz espera um opositor motivado na recepção da próxima segunda-feira. “Vamos encontrar um rival muito forte e motivado. Quando uma equipa não está bem classificada, fica mais motivada”, avisou.

O Benfica tem mais do dobro dos pontos relativamente ao rival e Jorge Jesus referiu que “não esperava que o Sporting tivesse tantos pontos de desvantagem em relação ao Benfica e ao FC Porto, porque entendo que é uma equipa com bons jogadores”. “Vamos ter um dos jogos mais difíceis do Campeonato”, acrescentou.

No que respeita ao que se pode esperar da equipa “encarnada”, Jorge Jesus assegurou que “o Benfica vai ser como tem sido sempre, como no jogo com o Barcelona ou com o Moreirense”. “O Benfica tem uma ideia de jogo e, seja onde for, tenta que essa ideia passe”, reforçou.

Lesões…
Com alguns lesionados no plantel, Jorge Jesus tem esperança que o central Luisão e o médio argentino Enzo Perez possam recuperar para o dérbi. “Acredito que o Luisão e o Enzo possam recuperar para o dérbi. Depois há uma possibilidade reduzida do Salvio recuperar”, adiantou o técnico, que descartou as chamadas de Carlos Martins e Pablo Aimar.


O encontro da 11.ª jornada da Liga tem início marcado para as 20h15 desta segunda-feira, dia 10 de Dezembro.
Barcelona – Benfica, 0-0
Nolito: “A bola não quis entrar”
A equipa do Benfica fez uma excelente exibição, mas saiu com um amargo de boca de Camp Nou ao empatar a zero com o Barcelona e ao ver-se relegada para a Liga Europa. No final, Nolito salientou o jogo realizado e as oportunidades desperdiçadas.

“A equipa fez uma grande partida, pena foi que a bola não quis entrar. Temos de nos sentir orgulhosos pelo que fizemos”, resumiu.
O espanhol atentou ainda que o Benfica foi a equipa com as melhores oportunidades no encontro. “Fomos muitas vezes à baliza do Barcelona, mas não tivemos a sorte do nosso lado. É muito difícil jogar aqui”, sublinhou.

A passagem para a Liga Europa foi abordada, mas o extremo já tem os olhos noutro oponente: “Temos de ir jogo a jogo e o próximo é com o Sporting.”
Barcelona – Benfica, 0-0
Destaques: Jovens com muita maturidade em Camp Nou
A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica jogou, esta quarta-feira, ante o Barcelona em Camp Nou onde empatou a zero. A sorte nada quis com os “encarnados” que dispuseram das melhores oportunidades. Os jovens Ola John e André Gomes estiveram em evidência.

Artur Moraes – Foi quase um espectador durante os primeiros 45 minutos, mas quando chamado a intervir mostrou-se seguro e transmitiu isso à equipa. Com entrada de Messi no jogo, o Barcelona subiu, mas o brasileiro continuou igual a si mesmo.

Maxi Pereira – Tello não lhe deu muito trabalho e aproveitou para se aventurar em terrenos mais adiantados. Combinou bem com Ola John e tirou alguns cruzamentos perigosos. Arrancou um belo remate no reinício da partida, mas teve mais trabalho na etapa complementar. No último segundo poderia ter sido herói.

Luisão – O capitão esteve forte na marcação, concentrado e liderou bem a sua área, obrigando os jogadores “blaugrana” a caírem no fora-de-jogo. Mesmo com Messi em campo, o brasileiro não se amedrontou e manteve a bitola alta.

Garay – Tal como o seu companheiro do centro da defesa, o argentino esteve intransponível e não se assustou com Villa ou Rafinha. Elegante como é seu apanágio tentou sair a jogar para o ataque.

Melgarejo – Durante os primeiros 45 minutos esteve com menos fulgor do que os seus colegas da defesa, mas ainda subiu a preceito pelo seu corredor de forma a criar desequilíbrios. Na segunda parte mostrou que pode nascer aqui um defesa esquerdo de nível.

Matic – Voltou a ser o pêndulo da equipa. Recuperou, de forma silenciosa, uma série de bolas que permitiram ataques rápidos ao Benfica. Joga de cabeça levantada e era o primeiro elemento a lançar o ataque. Quando foi preciso segurar mostrou-se um médio defensivo com classe.

André Gomes – O jovem foi subindo de rendimento com a passagem dos minutos. Talvez tenha estranhado Camp Nou, mas depois chamou a si o jogo e aí mostrou mestria e maturidade para tais palcos. Muito pulmão e saber estar numa montra que o pode catapultar para um futuro risonho.

Nolito – Irreverente como sempre, mexeu muito com o corredor esquerdo e foram dos seus pés que saíram alguns dos passes que levaram mais perigo à baliza de Pinto. Teve no pé direito a oportunidade de inaugurar o marcador nos primeiros minutos da segunda metade, mas o esférico saiu muito perto.

Ola John – O holandês, tal como André Gomes, foi subindo de rendimento e teve uma oportunidade flagrante para marcar, mas Pinto sacudiu para canto. As suas deambulações baralharam a defensiva do Barcelona. Na segunda metade, as suas arrancadas incomodaram e muito. Foi dos melhores!

Rodrigo – Teve no pé esquerdo a oportunidade de ser feliz, mas… não foi! Só com o guardião “culé” pela frente atirou ao lado. Mexeu-se muito para fugir à marcação, mas a sorte não estava do seu lado.

Lima – Quando apareceu na partida foi um caso sério para Puyol e seus companheiros. De cabeça atirou muito perto e com o pé direito levou a bola a “beijar” o poste. Merecia ter tido melhor sorte.

Bruno César – Tentou que os seus remates fizessem mossa, mas não foi hoje o dia. Pelo lado esquerdo tirou alguns cruzamentos interessantes e defendeu com garra.

André Almeida – Quando entrou o jogo de Celtic Park, estava empatado e o nulo de Barcelona chegava para passar. Não comprometeu.

Cardozo – O paraguaio teve o papel ingrato de entrar a meio da partida e aí não é tão forte. No último lance parecia ter avanço sobre a defensiva “blaugrana”, mas o domínio não foi o melhor e perdeu a possibilidade de remate.
Liga dos Campeões
Barcelona – Benfica, 0-0: Despedida imprópria para cardíacos
O Benfica empatou esta quarta-feira a zero no recinto do Barcelona e não conseguiu, assim, o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Foi uma noite em que a bola teimou em não entrar, penalizando o bom futebol praticado em Camp Nou. Agora é olhar para a próxima etapa em termos europeus, ou seja, a Liga Europa.

Foi a depender de si próprio que o Benfica rumou a Barcelona para o jogo da 6.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões. Com a deslocação a Camp Nou a não ser fácil por natureza, a situação complicou-se ao nível das opções, nomeadamente para o miolo de terreno, já que Carlos Martins, Enzo Perez e Pablo Aimar não viajaram devido a lesão. Eduardo Salvio juntou-se às ausências e foi mais uma baixa a ser colmatada por Jorge Jesus no lado direito do ataque. A escolha do treinador recaiu em André Gomes para o centro do meio-campo, enquanto Nolito, bem conhecedor da casa catalã, entrou para o lugar de Salvio.
A estratégia da equipa benfiquista foi bem clara desde o início, pressionar bem alto os jogadores do Barcelona, de forma a que estes não tivessem tempo para colocar em prática as ideias do treinador Tito Vilanova. Ao pressionar, o Benfica conseguiu ganhar muitas bolas a meio-campo, criando inúmeras oportunidades de golo junto das redes espanholas.
A primeira grande chance surgiu aos 11 minutos, altura em que Rodrigo escapou em direcção da baliza contrária, falhando apenas no capítulo do remate.
O caudal ofensivo continuou e, após um domínio extraordinário e respectivo passe por parte de Nolito, a bola foi desviada perigosamente, de cabeça, por Lima. Estavam decorridos 20 minutos. O brasileiro voltou a estar muito perto de facturar aos 32’, mas o remate foi defendido pelo guarda-redes Pinto para o poste da sua baliza.
A sorte estava do lado do conjunto da casa e a história repetiu-se pouco tempo depois, com o guardião a defender um remate de Ola John (34’).

O resultado era claramente injusto ao intervalo para o Benfica, tal foi a sua avalanche ofensiva.

O segundo tempo foi mais equilibrado, com a equipa da Luz a ter uma atenção mais redobrada em termos defensivos. Mas isso não significou uma menor produção por parte dos “encarnados”, com Nolito (46’) e Maxi Pereira (51’) a estarem perto da vantagem.

Final impróprio para cardíacos
O Barcelona teve de fazer entrar Messi para tentar desequilibrar a contenda a seu favor, mas a equipa soube dar uma resposta positiva. O jogador argentino saiu lesionado antes do tempo regulamentar por lesão e, como o Barcelona já tinha feito as três substituições, o Benfica jogou com mais unidade durante cerca de sete minutos.

O Benfica intensificou a procura da baliza contrária e o final foi mesmo de impróprio para cardíacos, com Maxi Pereira a atirar por cima da barra no último lance do desafio.


Foi uma despedida de pé da equipa comandada por Jorge Jesus, mas uma despedida com um sabor amargo, não só pela produção da equipa no jogo com o Barcelona, mas também pelo que se passou na outra partida do grupo. É que o Celtic ganhou ao Spartak Moscovo com uma grande penalidade inexistente.

Mas o caminho em termos europeus do Benfica não fica por aqui, já que o terceiro lugar do Grupo G dá entrada na Liga Europa, competição onde o Benfica atingiu as meias-finais na edição 2010/11.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Melgarejo; Matic, André Gomes, Nolito (Bruno César, 62’) e Ola John; Lima (Cardozo, 74’) e Rodrigo (André Almeida, 74’).
Carrega Benficaaa!!

Em antevisão ao Barcelona – Benfica
Garay: “Temos de estar muito concentrados”
Apesar de antever um encontro difícil em Camp Nou, Ezequiel Garay garantiu que a equipa ao comando de Jorge Jesus tem condições para vencer a 6.ª e última jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, frente ao Barcelona.

“Temos de estar muito concentrados. Temos jogadores para conseguir a vitória em Barcelona. Sabemos que será difícil”, afirmou em conferência de imprensa.

O central argentino reforçou o objectivo da equipa na deslocação à Catalunha. “O Barcelona tem jogadores muito bons mas nós também. Vamos tentar conseguir o que queremos”, disse.

A partida está marcada para esta quarta-feira, dia 5 de Dezembro, pelas 19h45.
Antevisão ao Barcelona – Benfica
Jorge Jesus: “Acreditamos que podemos surpreender”
O treinador da equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, demonstrou, esta terça-feira, em conferência de imprensa, ter a total confiança em todos os jogadores disponíveis, mas não esqueceu quem não poderá dar o contributo na quarta-feira.

“Em situações normais, Pablo Aimar, Carlos Martins Enzo Perez e Salvio são titulares no Benfica”, começou por elucidar, não deixando de acrescentar: “O Matic terá um parceiro ao lado dele que poderá ser o André Gomes ou o André Almeida.”

Apesar das quatro ausências referidas, o timoneiro da Luz não desarma: “Não vimos na máxima força mas acreditamos em todos os jogadores. Tem sido essa a ideia do Benfica. Todos são importantes e o mais importante são os jogadores que temos aqui e é com eles que vamos lançar o jogo com o Barcelona. Temos a máxima confiança em todos.”

Os “culés” são considerados por muitos a melhor equipa do Mundo, mas Jorge Jesus acredita nos três pontos. “Vamos jogar com uma das duas melhores equipas do Mundo, a outra é o Real Madrid, e acreditamos que com uma pontinha de sorte, porque ela também é necessária, poderemos surpreender o Barcelona em alguns momentos do jogo”, constatou.

O Benfica depende apenas de si para continuar em prova, mas o resultado em Celtic Park pode influenciar. Jorge Jesus revelou que não vai dizer aos seus atletas o que se vai passando no outro encontro. “No Futebol tudo muda de um momento para o outro. Podes dar uma informação, por exemplo, de que o Spartak está a ganhar mas depois tudo muda durante o jogo e, em termos emocionais, ainda é pior. Não direi o marcador aos jogadores, temos de nos preocupar apenas com o resultado do nosso jogo. Depois, se tivermos uma boa novidade no fim do outro encontro, melhor”, frisou.

O Barcelona – Benfica está agendado para esta quarta-feira, pelas 19h45, em Camp Nou.
6.ª jornada da Liga dos Campeões
Barcelona – Benfica: Jorge Jesus convoca 20 atletas
A equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica vai jogar esta quarta-feira, dia 5 de Dezembro, no recinto do Barcelona. Para o encontro relativo à 6.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, o treinador Jorge Jesus convocou 20 futebolistas.

Recorde-se que o Barcelona – Benfica tem início marcado para as 19h45.

Lista de convocados

Guarda-redes: Artur Moraes, Paulo Lopes e Bruno Varela;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, Miguel Vítor, Jardel, Melgarejo e Luisinho;
Médios: André Almeida, Matic, Bruno César, Ola John, Nolito, André Gomes e Gaitán;
Avançados: Cardozo, Lima e Rodrigo.