Antevisão à 17.ª ronda

Fejsa e o Gil Vicente: “Contamos com os adeptos”

Fejsa e o Gil Vicente: “Contamos com os adeptos”
Pela quarta vez em 2013/2014, o Benfica defronta o Gil Vicente. O médio, Fejsa, conta com o apoio dos adeptos benfiquistas no Minho e promete que vai dar tudo para mais uma vitória.

“Vamos encarar o Gil Vicente com respeito, como fazemos com todos os adversários, mas sempre com o pensamento na vitória”, disse ao Jornal “O Benfica”.

O valoroso médio revela-se confiante e é muito claro em relação à massa associativa do Sport Lisboa e Benfica: “Apesar de não jogarmos no nosso estádio, de certeza que os adeptos benfiquistas do Minho irão estar presentes a apoiar, como tem sucedido sempre que jogamos em casa ou fora.”

Fejsa declara-se rendido ao Clube e à postura da massa associativa em todos os jogos. “Aliás, o apoio dos adeptos dá-nos sempre mais força a cada partida”, acrescentou o sérvio.

Recorde-se que o Gil Vicente – Benfica está agendado para as 19h15 deste sábado, dia 1, no estádio Cidade de Barcelos.

17.ª jornada da Liga portuguesa

Jorge Jesus e o Gil Vicente:u “Qeremos continuar na frente”

Jorge Jesus e o Gil Vicente: “Queremos continuar na frente”
O treinador da equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, em conferência de imprensa realizada no Caixa Futebol Campus, anteviu o encontro com o Gil Vicente a contar para a 17.ª ronda da Liga portuguesa, começando por referir que não há nada a conhecer, mas que sentirá dificuldades.

“Não há segredos. Mesmo com poucos jogos não há nada a descobrir devido às novas tecnologias. Vai ser um jogo dentro da nossa responsabilidade. Queremos continuar na frente e para isso temos de olhar para a vitória”, afirmou.

Os minhotos começaram bem, agora estão em crise de resultados, mas o técnico refutou: “O Gil Vicente passou por períodos bons e menos bons numa época. É difícil trabalhar essas equipas. O Gil Vicente fez um bom primeiro terço de Campeonato a nível de resultados. Tem um bom treinador e não vamos ter facilidades, porque o Benfica motiva essas equipas e temos de estar preparados.”

Para Jorge Jesus pode haver o perigo do conhecimento mútuo, mas vai a Barcelos para vencer. “O perigo pode passar pelo conhecimento sobre a nossa equipa. O Benfica está sempre pressionado independentemente de liderar ou não. Tem de ganhar sempre e sabemos lidar com essa situação”, garantiu.

Este será o primeiro jogo do Benfica na casa dos gilistas, mas o treinador desvalorizou: “Não importa muito onde é o jogo. O Benfica, em casa ou fora, tem de ganhar e tentar apresentar um bom Futebol. Temos de ter capacidade de resolver os problemas.”

O Gil Vicente – Benfica está marcado para as 19h15 de sábado, no estádio Cidade de Barcelos.

Benfica – Marítimo, 2-0

Jorge Jesus: “Parabéns aos jogadores pela exibição”

Jorge Jesus: “Parabéns aos jogadores pela exibição”
No rescaldo da vitória “encarnada” diante do Marítimo, por 2-0, em jogo referente à 16.ª jornada do Campeonato Nacional, Jorge Jesus analisou o encontro, onde destacou o colectivo, como chave da conquista.

“O principal é ganhar e, neste caso, conseguimos aliar a exibição à vitória. Os primeiros 45’ foram ao nível do jogo que fizemos aqui diante do nosso rival, o FC Porto. Fizemos dois golos e, na segunda parte, face ao resultado, é natural que os jogadores controlem mais o jogo. Há uma frase que passo muito à equipa: Não é o jogo que nos controla, nós é que controlamos o jogo. Mais uma vitória bem conseguida e mais um penálti que não nos marcaram, onde o árbitro está a dez metros do lance e ainda dá amarelo ao Markovic”, observou em declarações exclusivas à Benfica TV.

O técnico aproveitou a ocasião para agradecer não só os seus pupilos, como também, a toda a massa associativa que tem sido assídua no Estádio da Luz. “Parabéns aos jogadores do Benfica que voltaram a fazer um excelente jogo e aos adeptos que voltaram a estar com a equipa, a apoiar a equipa, isso é que é importante”, felicitou.

Depois da saída de Nemanja Matic para o Chelsea, o treinador “encarnado” foi solicitado a comentar a exibição do compatriota sérvio, Fejsa, que teve a responsabilidade de colmatar a ausência. “O Fejsa está enquadrado dentro da ideia da equipa e esteve à altura das exigências”, concluiu.

Benfica – Marítimo, 2-0

Rodrigo: “Uma vitória importante para permanecer na liderança”

Rodrigo: “Uma vitória importante para permanecer na liderança”
No fim do encontro referente à 16.ª jornada da I Liga, onde o Benfica venceu o Marítimo por 2-0, mantendo assim a liderança, Rodrigo, autor dos dois golos “encarnados”, analisou o encontro.

“Foi um bom jogo, independentemente dos meus golos foi mais uma vitória importante para permanecer na liderança. Estivemos melhor na primeira parte, a equipa está bem, muito confiante e temos que nos manter nesta linha das vitórias”, afirmou em declarações exclusivas à Benfica TV.

Questionado acerca do segundo tento apontado, que resultou de uma excelente arrancada desde o meio-campo. O avançado hispânico-brasileiro explicou a jogada na primeira pessoa. “Foi um grande golo, fruto da grande pressão que a nossa equipa está habituada a fazer, também tive uma ajuda importante do Markovic”, concluiu.

16.ª jornada do Campeonato

Benfica – Marítimo, 2-0: A liderança fica-vos tão bem

Benfica – Marítimo, 2-0: A liderança fica-vos tão bem
A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica regressou à liderança da tabela classificativa após ter vencido, este domingo, no Estádio da Luz, o Marítimo por 2-0, em jogo da 16.ª jornada da Liga portuguesa. Os golos foram conseguidos por Rodrigo ainda na primeira parte.

Os insulares entraram com a estratégia que se esperava. Linhas recuadas, dois extremos bem abertos para tentarem romper em velocidade até à área contrária. O Benfica, por sua vez, entrou com um 4-4-2 ofensivo e tomou, desde logo, conta das operações, trabalhando o seu Futebol no meio-campo do adversário.

Apesar de ter mais posse de bola, a verdade é que a defensiva fechada dos insulares abria poucos espaços e o Benfica ia sentindo dificuldades em furar. À passagem do minuto nove, Markovic, depois de uma jogada individual rematou para defesa de José Sá.

Com este lance percebeu-se que o conjunto da casa iria tentar resolver cedo a contenda e isso comprovou-se em nova oportunidade de golo, desta vez criada por Lima, cujo disparo proporcionou nova intervenção de José Sá (15’). Cheirava a golo na Luz e três minutos depois fez-se a festa nas bancadas da Luz. Rodrigo aproveitou da melhor forma uma má intercepção da defensiva insular, disparou de pé esquerdo e inaugurou o marcador.

A perder, o Marítimo respondeu no minuto 24 obrigando Oblak a dupla intervenção. Primeiro, um remate de Derley, com o esloveno a defender com o peito e na sequência do pontapé de canto, Nuno Rocha cabeceou para nova intervenção.

O susto acabou por alertar as hostes “encarnadas” que responderam com o 2-0 aos 35’. Rodrigo e Markovic recuperaram uma bola a meio-campo, o camisola 19 arrancou em direcção à baliza e só com José Sá pela frente aumentou a vantagem.

O descanso chegou com o Benfica a vencer por 2-0 e perspectiva-se mais golos na etapa complementar. Isso não aconteceu, mas os comandados por Jorge Jesus somaram várias oportunidades para ampliar o “score”. Aos 54’, num contra-ataque conduzido por Markovic e Rodrigo não deu golo do hispano-brasileiro por pouco. O remate bateu nas malhas laterais.

Após este lance notou-se a subidas das linhas do Marítimo que se acercou com maior propósito da área benfiquista, sem ter, todavia, criado lances de verdadeiro perigo. Pelo contrário, o Benfica voltou a estar perto do golo aos 67 minutos. Lima recebeu o esférico de Siqueira num lançamento lateral, flectiu para o meio e atirou forte para estirada de José Sá.

Havia cada vez mais Benfica e aos 77’, Maxi Pereira cruzou com conta, peso e medida para Enzo Perez que cabeceou à barra. Dois minutos volvidos, o argentino, num ataque rápido, fez uma excelente abertura para Lima que, na área” permitiu a defesa a José Sá.

Os insulares, fiéis às ideias do contra-ataque voltaram a estar perto do golo por Heldon aos 82’, Mas Oblak opôs-se com uma defesa para o poste.

Com este triunfo, o Benfica alcança a sua oitava vitória consecutiva e passa a somar 39 pontos, cifrando-se como líder isolado da tabela classificativa.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira; Fejsa, Enzo Perez (André Gomes, 90’), Gaitán, Markovic (Ivan Cavaleiro, 88’); Lima e Rodrigo (Ruben Amorim, 73’).
O meu onze para hoje:
Sport Lisboa e Benfica - SAD 4-3-3 football formation
Benfica – Marítimo está agendado para as 17 horas de domingo, no Estádio da Luz.

Treinador sobre os jovens do Clube

Jorge Jesus: “Benfica é dos clubes que melhor trabalha a Formação”

Jorge Jesus: “Benfica é dos clubes que melhor trabalha a Formação”
Em conferência de imprensa, o treinador do Benfica, Jorge Jesus, falou sobre outros temas que não o jogo com o Marítimo e começou por criticar os clubes que vêm a terreiro falar do desempenho das equipas de arbitragem.

“Cada clube, normalmente, monta estratégias. O Benfica, quando achar que deve manifestar-se contra as arbitragens, também o fará”, lembrou.

O Clube da Luz vê-se privado de Matic daqui para a frente, mas o técnico acredita que encontrará internamente as soluções para ocupar o lugar anteriormente preenchido pelo sérvio. “O Matic saiu e mesmo com as saídas continuamos na senda dos triunfos. Temos arranjado soluções, umas melhores do que outras e dentro da nossa equipa temos jogadores que dão garantias para a posição. O André Gomes, o Fejsa ou o Ruben Amorim”, enumerou.

A janela de transferências está aberta durante o mês de Janeiro e para Jorge Jesus nenhuma equipa portuguesa está livre de perder futebolistas. “As equipas portuguesas estão sujeitas ao mercado. Muitos do que saem do Benfica vão por causa do poder económico e por questões financeiras. O Benfica é dos clubes que melhor trabalha a prospecção e a Formação”, considerou.

O jogo da 16.ª ronda da Liga portuguesa inicia-se às 17 horas de domingo, na Luz.

16.ª jornada do Campeonato

Jorge Jesus e o Marítimo: “Temos de jogar dentro das nossas ideias”

Jorge Jesus e o Marítimo: “Temos de jogar dentro das nossas ideias”
O treinador da equipa principal de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, em conferência de imprensa no Caixa Futebol Campus, anteviu, esta sexta-feira, a partida com o Marítimo, onde alertou sobre as transições rápidas dos insulares.

“Não há adversários fáceis em função do nome e já tivemos essa experiência. O Marítimo tem momentos de jogo fortes, no jogo com o Sporting justificou este meu pensamento. Temos de jogar dentro das nossas ideias, mostrando conhecimento do adversário e respeito”, afirmou, e adiantou: “Os jogos ganham-se dentro de campo em função do que consegues fazer.”

O Marítimo marca muitos golos e isso foi analisado pelo técnico. “Esse é um dado factual. Tem três jogadores na frente muito rápidos e criativos. Jogam bem no contra-ataque, fazem muitos golos e temos de estar preparados e acrescentar as nossas virtudes no jogo”, advertiu.

O Benfica está na liderança, mas Jorge Jesus não acredita que a equipa se sinta mais pressionada. “Não há mais pressão. Nesta casa, em função do momento, a pressão é sempre igual. Temos de jogar para ganhar. Não é fácil, mas estamos adaptados a essa realidade. O facto de estarmos em primeiro não nos dá mais pressão, antes pelo contrário, deixa-nos mais tranquilos”, considerou.

Instado a falar do dérbi, o timoneiro contornou: “Vamos ver jogo a jogo. No domingo é o Marítimo e depois virá o Gil Vicente. É assim que fazemos as contas.”

O Benfica – Marítimo está agendado para as 17 horas de domingo, no Estádio da Luz.

Benfica – Leixões, 2-0

Ruben Amorim após vitória: “A equipa deu uma boa resposta”

Ruben Amorim após vitória: “A equipa deu uma boa resposta”
O Benfica venceu esta quarta-feira o Leixões, por 2-0, e carimbou a passagem às meias-finais da Taça da Liga. Ruben Amorim, que envergou a braçadeira de capitão, no final da partida mostrou-se satisfeito.

“Estou satisfeito, a equipa deu uma boa resposta, actuaram jogadores que habitualmente não jogam e mostraram estar preparados. Eu estou preparado para fazer o que sempre fiz”, disse no final do encontro.

Benfica – Leixões, 2-0

Passaporte carimbado para as meias-finais da Taça da Liga

Passaporte carimbado para as meias-finais da Taça da Liga
O conjunto orientado por Jorge Jesus venceu, nesta noite de quarta-feira, o Leixões, por 2-0, na 2.ª jornada do Grupo D da Taça da Liga, garantindo, assim, a presença nas meias-finais da competição.

O Benfica entrou em campo com um quarteto defensivo inédito. À frente do regressado Artur Moraes à baliza, num esquema táctico 4x3x3, realce para a estreia de Funes Mori a titular na equipa principal e para uma equipa composta por jogadores menos utilizados, a quem Jorge Jesus decidiu dar minutos.

Num jogo de sentido único, jogado praticamente no meio-campo da equipa de Matosinhos, o bom entendimento entre os jogadores ficou bem visível.

Aos 25’ surgiu a primeira grande oportunidade dos “encarnados”. Steven Vitória quase fazia o primeiro golo do encontro, com um pontapé acrobático, a obrigar o guarda-redes Chastre a fazer a defesa da noite, numa altura em que o marcador ainda estava a zeros. 

Dois minutos depois surge então o primeiro golo. Aos 27’, um livre a meio-campo marcado por Rúben Amorim, encontra a cabeça de Jardel. O central brasileiro cabeceia para trás, para o sérvio Djuricic receber de peito e rematar de primeira, de pé esquerdo. Estava feito o 1-0.

Na etapa complementar a toada manteve-se, domínio absoluto do Benfica e controlo total sobre o adversário. Com os laterais a integrarem-se bem nas manobras ofensivas, as acções de Sílvio disso são exemplo, a equipa de Jorge Jesus chegou várias vezes com muitos jogadores ao ataque.

Destaque para a excelente jogada individual de Ivan Cavaleiro aos 70’ a obrigar o guarda-redes contrário a aplicar-se para evitar o segundo golo do Benfica.

Mas a resistência do homem que defendeu as redes do conjunto de Matosinhos voltou a ser quebrada, a quatro minutos do fim, com um grande golo de Ivan Cavaleiro. O passe foi de Ruben Amorim, mas o mérito vai para a forma como o extremo tirou um adversário do caminho, desferindo de seguida um remate fortíssimo, sem hipótese de defesa, a fixar o resultado final (2-0). Um resultado que coloca a equipa nas meias-finais da Taça da Liga quando ainda falava uma jornada para terminar a fase de grupos.

Jorge Jesus fez alinhar o seguinte onze inicial: Artur; André Almeida, Steven, Jardel, Sílvio; Amorim, Fejsa, Djuricic (Lima, 67’); Cavaleiro, Funes Mori (Rodrigo, 67’) e Ola John (Markovic, 64’).

Recorde-se que na 3.ª jornada do Grupo C da Taça da Liga o Benfica recebe o Gil Vicente. Antes disso, os “encarnados” defrontam o Marítimo, também no Estádio da Luz, no arranque da segunda volta do Campeonato Nacional.
O meu onze para hoje:
Sport Lisboa e Benfica - SAD 4-3-3 football formation
Benfica - Leixões está agendado para as 20h45 desta quarta-feira, no Estádio da Luz.

Taça da Liga

Jorge Jesus chama 18 jogadores para o encontro com o Leixões

Jorge Jesus chama 18 jogadores para o encontro com o Leixões 
O treinador da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, já revelou a lista de convocados para o encontro da 2.ª jornada do Grupo D da Taça da Liga.  

O Benfica - Leixões está agendado para as 20h45 desta quarta-feira, no Estádio da Luz. 

Lista de convocados:

Guarda-redes – Paulo Lopes e Artur;

Defesas – André Almeida, Steven Vitória, Jardel, Sílvio, Mitrovic e João Cancelo;

Médios – Fejsa, Ruben Amorim, Ivan Cavaleiro, Djuricic, Ola John e André Gomes;

Avançados - Lima, Rodrigo, Funes Mori e Markovic.

Após vitória no clássico

Luís Filipe Vieira: “Fizeram uma digna homenagem a Eusébio”

No final do clássico deste domingo, Luís Filipe Vieira agradeceu o respeito na homenagem prestada a Eusébio da Silva Ferreira e considerou a vitória do Benfica inteiramente justa.

“Primeiro quero agradecer a todos os que estiveram dentro deste Estádio, e foram muitos milhares de pessoas, a sua postura. Fizeram uma digna homenagem a Eusébio. Todos nós estivemos de parabéns e demos uma verdadeira lição de civismo”, começou por dizer à Benfica TV.

Agora, as atenções estão já postas no próximo jogo. “Foi um jogo de Futebol bem disputado, com duas equipas a respeitarem-se e a dignificarem o espectáculo. Ganhou o Benfica e acho que ganhou muitíssimo bem mas só ganhámos três pontos, nada mais do que isso. Agora vamos pensar no próximo porque o próximo jogo é sempre o jogo mais importante”, concluiu.

Benfica – FC Porto, 2-0

Jorge Jesus: “Eusébio ficaria orgulhoso do jogo que fizemos”

A equipa liderada por Jorge Jesus recebeu o FC Porto, na Luz, onde venceu por 2-0. No final do encontro, o técnico garantiu que o Benfica foi, sem sombra de dúvidas, a melhor equipa em campo.

“Não tenho dúvidas nenhumas de que o Benfica foi de longe melhor do que o FC Porto. Para além de termos feito dois golos, criámos mais oportunidades. O Benfica neste jogo foi uma equipa com uma maturidade táctica muito grande”, começou por analisar à Benfica TV.

Uma vitória dedicada a Eusébio da Silva Ferreira e a todos os adeptos que tornaram esta homenagem possível. “Foi uma semana complicada, com muitas emoções e sentimentos. Eusébio será sempre referência máxima do Benfica e nós queríamos fazer felizes os adeptos com esta vitória mas também jogámos para ele. Tenho a certeza de que se estivesse aqui, ficaria orgulhoso do jogo que fizemos hoje”, concluiu.



Benfica – FC Porto, 2-0

Luisão e o clássico: “Vencemos com muita superação e qualidade”

O Estádio da Luz recebeu, este domingo, o clássico de onde o Benfica saiu vencedor (2-0), recuperando a liderança do Campeonato.

“Foi um clássico, um grande jogo de momentos quentes, com os nossos adeptos a fazerem uma festa linda. Vencemos o jogo com muita superação e qualidade”, começou por dizer Luisão à Benfica TV.

Um triunfo com um sabor especial, em homenagem a alguém também muito especial. “Tivemos uma semana difícil, de muita emoção e tristeza mas convocámos os adeptos para comparecerem. Hoje não poderia ser diferente a homenagem a Eusébio”, disse.

Agora, Luisão garante que a equipa vai continuar a trabalhar para segurar o primeiro lugar. “Conseguimos chegar à liderança do Campeonato com otrabalho do dia-a-dia. Estamos com três pontos mas a humildade continua porque ainda há muita coisa pela frente”, concluiu.

15.ª jornada do Campeonato

Benfica – FC Porto, 2-0: Exibição digna de uma homenagem ao “King”

Num domingo especial, o Sport Lisboa e Benfica disputou a 15.ª ronda da Liga portuguesa. Diante do FC Porto, triunfo por 2-0, com tentos de RodrigoGaray e liderança isolada na tabela classificativa.

Foi um domingo especial, porque foi diferente de todos os outros. Foi o primeiro sem Eusébio no relvado ou na Catedral a puxar e vibrar pelo seu Benfica, foi especial, porque teve o minuto de silêncio mais emocionante já visto num estádio de Futebol, foi especial, porque voltou a assistir-se a um clássico à luz do dia, algo que não se via desde 1998. Na altura, triunfo das “águias” por 3-0.

Típico de um clássico do Campeonato Nacional, as equipas entraram em fase de estudo mútuo, verificando-se, todavia, maior iniciativa por parte dos da casa. Com Matic na recuperação e a sair a jogar pelas alas, o Benfica foi lavando a água ao seu moinho e aos 12 minutos teve o seu prémio. Markovic arrancou num “slalom” impressionante, deixou de bandeja para Rodrigo que rematou de primeira para o primeiro do jogo.

A vencer e com o público a apoiar como num dia sem igual, os comandados por Jorge Jesus foram em busca do segundo e Lima foi o homem dos remates, porém sem a pontaria desejada.

O 1-0 ao intervalo perspectivava uma partida com emoção e foi isso mesmo que aconteceu. Logo aos 48 minutos, o FC Porto teve direito a um livre perigoso que Carlos Eduardo apontou para defesa de Oblak. O Benfica respondeu por Markovic e que obrigou Helton a defesa apertada. Na sequência do pontapé de canto há uma grande penalidade por marcar que Artur Soares Dias fez “vista grossa” a uma mão de Mangala na área.

Na sequência deste lance, o Benfica beneficia de um canto e Garay, nas alturas, fez o 2-0 (53’).

Aliás, a grande penalidade não assinalada teve seguimento minutos depois, com o árbitro a mostrar cartão amarelo a Jackson Martínez quando este deveria ter sido expulso após agressão a Maxi Pereira, à passagem dos 56 minutos.

O rival parecia sem norte e os da casa poderiam ter marcado mais. Rodrigo, isolado perante Helton atirou muito perto da barra e minutos depois num livre apontado por Enzo Perez, Matic saltou mais alto, mas o esférico saiu por cima.

Algum “frisson” na baliza portista punha em sentido a defensiva contrária, que teimava em não conseguir importunar Oblak. Quando chegou, Danilo simulou falta na área, levou cartão amarelo e foi expulso.

Os 62.508 espectadores que foram à Luz viram uma bela exibição do Benfica e uma vitória para dedicar ao “Rei” Eusébio. O Benfica termina a primeira volta na frente da classificação com 36 pontos.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Oblak; Maxi Pereira, Siqueira, Luisão e Garay (Jardel, 83’); Matic, Enzo Perez, Markovic e Gaitán; Rodrigo (Ruben Amorim, 85’) e Lima.

O meu onze para hoje:
O Benfica – FC Porto está agendado para as 16 horas de domingo, no Estádio da Luz.

Benfica - FC Porto

Jorge Jesus convoca 19 futebolistas para o clássico

O treinador da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, revelou os convocados para o clássico deste domingo, respeitante à 15.ª ronda da Liga portuguesa.

O Benfica - FC Porto está marcado para as 16 horas, no Estádio da Luz.

Lista de convocados:
Guarda-redes - Artur e Oblak;

Defesas - Jardel, Sílvio, Luisão, Garay, Maxi Pereira e Siqueira;

Médios - Djuricic, Matic, Fejsa, Enzo Perez, Ruben Amorim, Gaitán e Sulejmani;

Avançados - Funes Mori, Rodrigo, Lima e Markovic.

15.ª jornada do Campeonato

Benfica – FC Porto: Vencer o clássico para homenagear Eusébio

Um clássico é sempre um jogo de emoções à flor da pele, mas este reveste-se de algo mais. Uma carga emocional fora do comum toma conta dos “artistas” pelo falecimento de Eusébio da Silva Ferreira, no passado dia 5 de Janeiro, aos 71 anos.

Se os jogadores do FC Porto poderão não ficar – ou não ter ficado – indiferentes ao desaparecimento do “King”, a verdade é que este acontecimento terá, por conseguinte, maior impacto nos jogadores do Sport Lisboa e Benfica.

À entrada para esta jornada, os dois emblemas (tal como o FC Porto) estavam em igualdade pontual na classificação o que entrega à partida um capital de importância que não é de desprezar. O equilíbrio tem sido nota dominante e o factor-casa poderá desempatar em claro benefício das “águias”. A ver vamos…

Do rival espera-se um 4-3-3 com um quarteto que não deverá trazer surpresas. Da direita para a esquerda, Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; o “miolo” terá um triângulo invertido com duplo pivot defensivo composto por Lucho e Fernando. Carlos Eduardo será o “motor” do ataque; Na frente estará Licá, Varela e Jackson Martínez. O reforço, Ricardo Quaresma poderá ser a “arma secreta” mas dependerá do que der o jogo como disse Paulo Fonseca na conferência de imprensa de antevisão.

Do Benfica pode esperar-se um 4-4-2 ou um 4-3-3. Pessoalmente, julgo que, numa partida com posse de bola repartida, o 4-3-3 seria o mais adequado. Reforço do meio-campo, mais cérebro na organização, Markovic com mais espaço para jogar nas costas da defesa e possibilidade de colocar um avançado caso precise são algumas das virtudes desta táctica em detrimento de um 4-4-2 que dá mais velocidade, é mais vertiginoso, mas, também, mais suicida quando do outro lado da barricada está um candidato ao título.

As cartas estão lançadas, vamos ver o que dita o jogo a partir das 16 horas, no Estádio da Luz. Após o término do clássico dirija-se ao Pavilhão Fidelidade para apoiar a equipa de Basquetebol ante o Algés.

Por Eusébio, pelo Benfica

Aproxima-se O jogo. O jogo que pode terminar com os traumas do passado recente e aquele que queremos que seja O jogo para o Rei. Está na hora de dar a volta. Este é o momento.

O Rei queria estar no vosso lugar e vencer este jogo. Nós queríamos ser os vossos corpos e ganhar este e todos os jogos. O mundo Benfiquista espera-vos. Nós faremos o inferno da Luz, a vocês cabe dar-nos o Olimpo Vermelho.

O título não acabará neste jogo, não será agora que o conquistaremos, mas pode ser, deve ser, tem de ser este o início da nossa caminhada para o triunfo final. Tem de ser este o início para a vossa eternidade. Querem ser imortais no Benfica? Então ganhem! Vençam e serão para sempre recordados como os melhores do vosso tempo.

Do lado de lá, vão querer vencer-nos O jogo Dele, vão querer vangloriar esse epiteto, vão querer festejar no nosso luto. Só vocês o podem negar. Só vocês o podem impedir. Neguem-lho, impeçam-no.

Entrem naquele relvado e tragam de lá o que mais queremos, tragam de lá a vitória, tragam de lá o início da verdadeira homenagem a Eusébio.

Vão, entrem em campo e sintam o sangue que nos corre nas veias. Sintam o ar que nós empurraremos para os vossos pulmões. Vão, sejam dignos do manto que envergam, sejam dignos de Eusébio, sejam dignos de nós. Sintam o símbolo que carregam ao peito. Voem como a águia que vos carrega. Sejam Grandes, Sejam Eusébio, Sejam BENFICA.


Vídeo arrepiante - Há ainda quem sabe o que é o Benfica

8.º melhor treinador do Mundo

Jorge Jesus e o ranking da IFFHS: “É algo gratificante”

O treinador da equipa principal do Benfica, Jorge Jesus, anteviu, em conferência de imprensa, o jogo com o FC Porto, mas não se escusou a falar de assuntos colaterais, começando por revelar o estado físico de alguns atletas.

“O Rodrigo e o Gaitán ainda hoje treinaram de forma condicionada e ainda temos alguns dias para tirarmos as dúvidas. São incertezas até ao último treino”, considerou.

Quaresma é reforço nos “azuis-e-brancos”, mas o técnico não acredita que isso mude muito para a partida. “Jogar nestes clubes é motivante. Não vejo que a inclusão do Quaresma possa beneficiar o FC Porto ou a prejudicá-lo”, observou.

O falecimento de Eusébio afectou o grupo, mas o timoneiro demonstrou que sabe como lidar com esta alteração emocional. “A mim compete-me decifrar as emoções da equipa, tendo em conta que cada ser humano é diferente. Espero que esta carga emocional não nos coloque mais pressão para o jogo”, desejou.

O Benfica foi considerado o 10.º melhor Clube do Mundo em 2013 e Jorge Jesus o 8.º melhor treinador, algo que mereceu comentários: “São dados estatísticos de jogos e de vitórias no ano. São o somatório de vitórias que o Benfica teve colectivamente. Isso coloca o Clube e coloca-me no Top-10. Tivemos cinco derrotas em todos os jogos oficiais. É algo gratificante.”

Fala-se em transferências no Benfica no mercado de Inverno, mas Jorge Jesus desvalorizou: “A janela de transferências abriu este mês e todos os clubes estão sujeitos ao mercado. Se tiver de acontecer é algo normal desde que estou no Benfica e sei que tenho de conviver com essa realidade.”

O Benfica – FC Porto está agendado para as 16 horas de domingo, no Estádio da Luz.

Antevisão à 15.ª jornada

Jorge Jesus e o clássico: “A responsabilidade é de vencer”

O treinador da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, anteviu, esta sexta-feira, em conferência de imprensa realizada no Caixa Futebol Campus, o clássico da 15.ª jornada da Liga portuguesa, onde garantiu que o conjunto está preparado.

“A equipa está bem face aos jogos que temos feito e às várias competições. Temos tido um somatório de vitórias, a equipa está confiante e quando o jogo é com um rival ainda está mais. Temos tudo para estar satisfeitos apesar do falecimento de Eusébio”, afirmou.

Instado a revelar o guarda-redes que vai alinhar de início, o técnico não abriu o livro: “A decisão está tomada. Jogando qualquer um dão-me total segurança e é algo que não me preocupe. Vêem a minha decisão no dia de jogo.”

Para Jorge Jesus haverá sempre emoção no clássico independentemente do falecimento de Eusébio. “A emoção vai estar sempre presente. Todos os jogos a têm, uns mais do que outros. A responsabilidade é mesma, de vitória. O cenário que ocorreu durante a semana não nos deve dar mais pressão”, disse, não deixando de adiantar: “Qualquer jogo com o FC Porto é importante. Cada jogo traz um momento e, no domingo, as três equipas vão estar no primeiro lugar e tanto o rival como nós vamos querer vencer.”

O boletim clínico mostra as lesões de Rodrigo e Gaitán e o treinador abordou as possíveis ausências. “Face ao último jogo em que tivemos Gaitán e Rodrigo poderei ter de mudar de jogadores, mas não mudo as ideias de jogo, pois as nossas ideias são para todo o plantel e não só para os onze”, garantiu.

Sobre o adversário de domingo, Jorge Jesus confirmou não esperar surpresas: “Espero um FC Porto dentro da sua identidade e do seu processo de jogo. A estratégia poderá mudar, mas cada treinador tem a sua ideia para trabalhar.”

O Benfica – FC Porto está marcado para as 16 horas, no Estádio da Luz.

Apelo para clássico de domingo

Homenagem a Eusébio: Minuto em total silêncio no Estádio da Luz

O Sport Lisboa e Benfica apela a todos os espectadores que se deslocarem, este domingo, ao Estádio da Luz para que respeitem a vontade da família de Eusébio e façam silêncio total durante o minuto que lembrará o "Pantera Negra".

Eusébio da Silva Ferreira faleceu no dia 5, aos 71 anos, gerando uma onda nacional de pesar e saudade. Cumprindo a vontade da esposa, Flora e restantes familiares, solicita-se que os adeptos não batam palmas nem façam qualquer ruído durante esta homenagem de 60 segundos, antes do apito inicial para o clássico do Futebol, SL Benfica – FC Porto

15.ª jornada

Benfica – FC Porto: Domingo é dia de homenagem ao “Pantera Negra”

Será o primeiro clássico do ano de 2014 e mais uma forma de homenagear o Rei Eusébio. O Benfica recebe o FC Porto no Estádio da Luz, em jogo referente à 15.ª jornada do Campeonato Nacional. A Catedral espera por si!

Locais de Venda:

- Bilheteiras do Estádio do Sport Lisboa e Benfica
- Site oficial www.slbenfica.pt
- Casas do Benfica com sistema de bilhética
Bingo Benfica

Informações:

Bilhete Geração Benfica – Bilhete a preço especial para crianças sócias entre 3 e os 13 anos, Sócios 12,5€, para qualquer bancada.

Bilhete Família – 25€ = 4 pessoas (1sócio adulto maior de 18 anos + 1 acompanhante adulto + 2 acompanhantes criança doa 3 aos 13 anos). Possibilidade de adquirir ainda 1 bilhete acompanhante adulto a 10€ e bilhetes acompanhante criança (3 aos 13 anos) a 5€/cd. Bilhetes exclusivo para a Bancada Coca-Cola Piso 0, sector 21, 22 e 23.

- Bilhete Família – 35€ = 4 pessoas (1sócio adulto maior de 18 anos + 1 acompanhante adulto + 2 acompanhantes criança doa 3 aos 13 anos). Possibilidade de adquirir ainda 1 bilhete acompanhante adulto a 10€ e bilhetes acompanhante criança (3 aos 13 anos) a 5€/cd. Bilhetes exclusivo para a Bancada Meo Piso 0, sector 20.

- Os Sócios detentores de Red Pass Fundador ou Centenarium só têm acesso ao jogo caso tenham efectuado o pagamento do respectivo Bilhete de Época 13/14.

- Detentores de Red Pass devem efectuar a entrada com o respectivo cartão Red Pass;

- Os Sócios Vitalícios devem activar o bilhete para o jogo nas bilheteiras do Estádio até dia 7 de Janeiro de 2014 (inclusive).

- É proibida a entrada no Estádio a menores de 3 anos;

- Maiores de 3 anos (inclusive) necessitam comprar bilhete.