Técnico antevê 1.ª jornada
Jorge Jesus: “O Benfica tem um plantel forte e equilibrado”

Em entrevista exclusiva ao Site Oficial do Clube e à Benfica TV, o treinador campeão nacional, Jorge Jesus, fez uma antevisão ao primeiro encontro da Liga portuguesa e afirmou que espera uma luta a quatro pelo título de campeão. O técnico explicou, ainda, que a derrota na Supertaça não vai influenciar o plantel do Sport Lisboa e Benfica.

O Benfica inicia a sua campanha no próximo domingo, no Estádio da Luz, frente à Académica de Coimbra. Jorge Jesus espera alguma ansiedade: “O primeiro jogo costuma trazer alguma ansiedade, mas esperamos um Benfica forte, um Benfica que esteja à altura das suas capacidades, não só técnicas, mas também tácticas, sabendo que o Benfica vai melhorar com o decorrer do campeonato. O mais importante é estarmos de acordo com aquilo que fizemos durante a pré-época.”

O Benfica inicia a sua campanha no próximo domingo, no Estádio da Luz, frente à Académica de Coimbra. Jorge Jesus espera alguma ansiedade: “O primeiro jogo costuma trazer alguma ansiedade, mas esperamos um Benfica forte, um Benfica que esteja à altura das suas capacidades, não só técnicas, mas também tácticas, sabendo que o Benfica vai melhorar com o decorrer do campeonato. O mais importante é estarmos de acordo com aquilo que fizemos durante a pré-época.”

Em relação ao adversário de domingo, Jorge Jesus elogia a velocidade dos flancos da formação de Coimbra, afirma que os “encarnados” estão preparados para essa situação.



“A Académica não mudou muito. 80 por cento do onze titular é da época passada, mudou-se o treinador, que em minha opinião é um bom treinador e acho que vamos ter uma Académica difícil, que no contra golpe vai ser perigosa, porque tem dois jogadores muito rápidos nas alas, que são o Sougou e o Diogo Valente, que chegou do Braga, mas estamos preparados para isso. Temos argumentos que vão dificultar toda a manobra defensiva que a Académica possa apresentar”, afirmou o treinador do Benfica.
 
Durante a última semana, o plantel do Benfica esteve reduzido nos treinos devido à presença de alguns atletas nas suas respectivas selecções: “É um factor negativo, mas não serve de desculpa. Neste momento o nosso problema número um tem sido a chegada tardia dos jogadores que estiveram no Mundial, que só têm duas semanas de treino connosco e esta semana também perdemos alguns jogadores que são determinantes na estratégia da equipa, mas o Benfica tem um plantel forte e equilibrado. Temos várias opções e por isso estou tranquilo para decidir. Os jogadores que forem lançados vão estar em condições de responder frente à Académica.”
 
O defesa central David Luiz estreou-se na selecção brasileira e o técnico ficou contente com a chamada do seu jogador ao “escrete”: “Eu e o grupo ficámos muito contentes, porque o David Luiz foi valorizado pelo Benfica e pela equipa… nenhum jogador se valoriza individualmente e portanto, o David Luiz para além de ter uma grande capacidade, deve esta sua chamada ao Benfica e aos seus companheiros.” Maxi Pereira também foi chamado para representar o Uruguai e vai ser convocado. “O Maxi faz parte daqueles jogadores que têm pouco tempo de trabalho em relação aos outros, mas tendo a convicção e a certeza do risco de saber que o Maxi não está em condições, vai ser convocado”, revelou o treinador.
 
Nico Gaitán tem estado a realizar trabalho condicionado e não vai ser opção para esta partida.
 
“O Gaitán tem estado a trabalhar condicionado… é um jogador que joga num lugar específico, que tem feito com que eu percorra outros caminhos tácticos pela sua lesão e neste momento ele não está em condições físicas de ser lançado na convocatória. Espero que recupere rápido porque acredito muito no valor dele”.



À semelhança do argentino, Alan Kardec e Luisão também não fazem parte das contas do técnico para este encontro de domingo: “O Kardec estava a fazer uma pré-época fantástica. Foi um duro golpe esta lesão que teve, porque era um jogador que nos estava a dar umas garantias ofensivas muito boas e também não vamos poder contar com ele, à semelhança do Luisão. Mas temos jogadores que vão corresponder à não possibilidade destes jogadores poderem jogar.”
 
No que toca à presença de adeptos no Estádio da Luz, visto ser um mês de férias, Jorge Jesus espera ter casa cheia para a equipa se sentir apoiada: “Nós esperamos uma casa cheia. O Benfica tem uma força de adeptos que no ano passado nos ajudaram muito na conquista do título. Os adeptos são muito importantes! Espero que este ano continuem com a mesma convicção e com a mesma paixão e espero que estejam mentalizados para os jogos mais difíceis.”



O facto de ser campeão nacional e ter apresentado uma qualidade muito elevada, o Benfica não tem responsabilidades acrescidas.
 
“Não. Se o Benfica quer ser campeão vai ter de ter os mesmos padrões do ano passado. Não vai começar com um nível muito alto, como também não começou na época passada, mas estou convencido que na quarta ou na quinta jornada o Benfica esteja nos seus limites”, explicou.
 
No final da entrevista, Jorge Jesus fez uma análise ao campeonato e revelou que há quatro equipas com capacidade de lutar pelo título: “Para mim este campeonato está mais forte. Os quatro candidatos, que no ano passado também foram, incluindo o Braga, que já tinha lançado como candidato ao título no início da última época, fizeram boas aquisições e por isso vai ser uma luta a quatro.”
 
O Benfica - Académica vai ter lugar no domingo, dia 15 de Agosto, pelas 20h15, no Estádio da Luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário