Nuno Gomes e Luisão dominam clássicos
A dois dias de mais um clássico entre FC Porto e Banfica, agora para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, os capitães do Benfica, Nuno Gomes e Luisão, dominam quanto ao número de presenças em partidas desta natureza.
Nuno Gomes tem 20 presenças (e 3 golos), enquanto o defesa central brasileiro esteve em 17 jogos (1 golo marcado).

No mais recente (goleada por 5-0 do FC Porto, também no Dragão, na 10.ª jornada da Liga), Nuno Gomes nem sequer foi convocado e Luisão foi expulso aos 66 minutos (cartão vermelho direto).

O grande "volume" de jogos dos dois futebolistas torna-os também nos que têm mais vitórias, cada um com 5, mas nem por isso nos que têm melhor média comparativamente aos encontros disputados.

Com Nuno Gomes já em fase final de carreira e, por isso, utilizado de forma muito esporádica, Luisão representa no onze titular do Benfica a "experiência" neste confronto, embora conte com mais derrotas (oito) do que vitórias (cinco).

O defesa internacional brasileiro tem praticamente o dobro de presenças nos jogos entre FC Porto e Benfica que Helton (nove) e Fucile (nove), mas o guardião portista soma os mesmos triunfos (cinco) que o compatriota do outro lado da "barricada".

Ainda entre os encarnados, destacam-se igualmente os habituais titulares David Luiz, no eixo da defesa, e o lateral direito Maxi Pereira, ambos com 8 jogos.

Em contraste com a última época do Benfica, na qual a equipa esteve  em alta (foi campeã e venceu a Taça da Liga), a nova temporada tem sido claramente favorável ao FC Porto. 

O FC Porto começou a temporada com a vitória no clássico da Supertaça (2-0) e conta atualmente com 11 pontos de vantagem sobre o perseguidor Benfica, ao fim de 17 jornadas (embora com mais um jogo disputado).

No atual FC Porto são cinco os jogadores que marcaram ao Benfica, com Falcão (três) e Hulk (dois) a liderarem uma lista onde figuram ainda Varela, Rolando e Belluschi.

Já do lado dos encarnados mantêm-se na estrutura muitos jogadores da última época, uma das mais proveitosas nos confrontos com os dragões e que valeram golos a Saviola, Cardozo, Luisão, Ruben Amorim ou Carlos Martins.

Além destes só mesmo o "reserva" Nuno Gomes, que nos 20 jogos que já disputou marcou 3 golos ao rival (uma das vezes com um "bis" no Dragão).

Nas duas equipas há também a curiosidade de o defesa encarnado César Peixoto ter jogado pelo FC Porto frente ao Benfica e, do lado dos portistas, de Cristian Rodriguez ter feito o mesmo ao serviço das "águias". 

Sem comentários:

Enviar um comentário