1/16 avos-de-final da Liga Europa

Bayer Leverkusen – Benfica: O mesmo cenário, o mesmo destino…

O dia 15 de Março de 1994 vai ficar perpetuado na memória dos benfiquistas. Jogava-se os quartos-de-final já extinta Taça das Taças e o Sport Lisboa e Benfica conseguiu um resultado histórico. Empatou 4-4 com o, na altura, poderoso Bayer Leverkusen e seguiu para as meias-finais da prova.

Na altura como hoje, o cenário é o mesmo. Nos dias que correm, o estádio do Bayer Leverkusen dá pelo nome de BayArena; 1994 tinha o nome de Ulrich-Haberland. As diferenças não são só aí. As bancadas e o conforto do estádio foi mexido de forma a respeitar várias premissas: primeiro pelo Mundial de 2006, realizado na Alemanha e depois pela modernização por si só a que um clube que milita na Bundesliga é obrigado.

O que os benfiquistas pretendem é a reedição do histórico dia 15 de Março de 1994. Um empate com golos, não necessariamente quatro, será um bom resultado para se resolver a eliminatória no Estádio da Luz.

Os quartos-de-final da Taça das Taças foram, aliás, os únicos confrontos entre estes clubes. O empate a quatro é sobejamente conhecido, mas convém, igualmente, referir que no antigo Estádio da Luz, o resultado foi um empate a uma bola.

Em termos históricos, na Liga Europa/Taça UEFA, os germânicos já realizaram 86 partidas, onde conseguiram 41 triunfos e cederam 22 empates e 23 derrotas. O seu maior poderio denota-se em casa, onde só perdeu por nove ocasiões em 43 jogos.

Na mesma competição, o Sport Lisboa e Benfica realizou 102 jogos, decompostos por 49 vitórias, 23 empates e 30 derrotas.

O Bayer Leverkusen – Benfica, da 1.ª mão dos 1/16 avos-de-final da Liga Europa, está marcado para as 18 horas portuguesas desta quinta-feira, no BayArena.

Sem comentários:

Enviar um comentário