Jorge Jesus: “Vamos querer vencer este jogo”
O treinador campeão nacional, Jorge Jesus, fez uma antevisão ao encontro frente ao Portimonense, relativo à oitava jornada da Liga portuguesa. Em entrevista exclusiva à Benfica TV e ao Site Oficial do Clube, o técnico traçou a vitória como único objectivo para esta deslocação.

A equipa vem de uma derrota para a Liga dos Campeões, mas o plantel não ficou com a moral em baixo: “Quando se perde nunca é positivo, mas são duas provas distintas. O Campeonato tem outra história e a equipa sabe perfeitamente que tem um jogo difícil no Algarve e durante estes dias já demonstrou que ultrapassou o jogo com o Lyon. O nosso pensamento só passa pelo jogo do Portimonense.”

Em relação ao jogo propriamente dito, Jorge Jesus sabe que vai ser complicado, mas quer a quarta vitória consecutiva. “Vai ser um jogo difícil, como são todos, mas é importante alcançar à quarta vitória consecutiva para nos dar ainda mais confiança, para atacarmos a segunda volta muito mais fortes. Ainda temos jogadores em processo de adaptação, que têm vindo a melhorar e as vitórias moralizam a equipa e os jogadores individualmente.” A formação orientada por Litos está de volta ao escalão principal do futebol português, o que torna esta partida ainda mais especial para os algarvios. “É um jogo especial para o Portimonense, até porque é o primeiro contra um dos chamados três grandes. É um clube com história e os adeptos devem estar ansiosos por voltar a ver o Benfica a jogar. Vai ser um jogo entusiasmante e difícil para o Benfica.”

O treinador dos “encarnados” ainda abordou alguns aspectos tácticos da equipa do Portimonense e destacou dois jogadores perigosos no contra ataque.



“O Portimonense tem dois jogadores rápidos no contra golpe. O Ivanildo e o Candeias fazem muito bem o transporte de jogo e jogam muito em situação individual, por isso adaptam-se à táctica do Portimonense, mas já estamos preparados e já conhecemos a forma de jogar deles. Com todo o respeito que temos por todos os adversários, vamos querer vencer este jogo”, afirmou Jorge Jesus.
 
A formação de Portimão conta com alguns jogadores emprestados, sobretudo do FC Porto. Para Jorge Jesus, este factor não influencia a forma de jogar destes atletas: “Penso que o Benfica motiva todos os jogadores. Quando se joga contra o Benfica tudo é diferente. A motivação só existe por ser contra nós e não pelos clubes que podem ter representado no passado.”
 
O Benfica tem tido uma carga de jogos elevada, mas o treinador não vai efectuar uma grande rotatividade do plantel: “Vamos lançar os jogadores que estão melhor fisicamente. Jogando à quarta-feira e ao domingo, a equipa tem tempo para recuperar. Não há excesso de carga. Agora, os jogos da Liga dos Campeões têm deixado algumas sequelas em termos de lesões. Perdemos o Cardozo no jogo com o Schalke e este jogo com o Lyon também deixou alguns jogadores com problemas, que só vamos saber se podem jogar em cima da hora do jogo, como é o caso do Fábio Coentrão.”
 
Quando questionado sobre as exibições de Alan Kardec e de Nico Gaitán, Jorge Jesus analisou o processo de adaptação dos atletas: “São dois jovens. O Kardec já está há mais tempo no Benfica e já está mais adaptado. Tem vindo a jogar e a melhorar o rendimento de jogo para jogo e apesar de não ter sido tão assistido em Lyon demonstrou uma boa capacidade física e técnica. Acreditamos muito nele. O Gaitán está em processo de adaptação, tem muito talento, mas está numa equipa com processos diferentes do que aqueles que conhecia. Tem vindo a melhorar e espero que possa demonstrar isso com o Portimonense.”



A lesão de Cardozo deu mais oportunidades a Kardec. Para Jorge Jesus não há grandes mudanças a nível táctico.

“Não há grandes diferenças tácticas, o que existe é diferença entre os dois jogadores. O Kardec não conhece tão bem os movimentos na área como o Cardozo. O Cardozo é muito mais experiente e ocupa melhor os espaços que o Kardec, mas isso é normal, porque o Kardec está a aprender… tem 20 anos e tem vindo a valorizar-se muito no aspecto táctico. Tenho muita confiança nele”, revelou o técnico.

O guarda-redes do Benfica, Roberto, tem vindo a realizar grandes exibições, mas Jorge Jesus não está surpreendido: “Quando contratamos jogadores sabemos o valor deles. Às vezes as coisas não correm bem no princípio, mas nunca deixámos de acreditar no valor do Roberto. Agora o Roberto não é o salvador da equipa, mas está mais próximo daquilo que pode fazer. Está dentro da normalidade.”

A finalização dos “encarnados” foi outro dos temas abordados. Jorge Jesus afirmou que não é possível comparar esta época com a anterior: “Não podemos fazer muitas comparações. Não são os mesmos jogadores, não está o Cardozo… não estão dois jogadores que faziam parte do processo ofensivo da equipa e também não está o Ruben Amorim. Por tudo isto, não podemos fazer essas comparações.”

O Sport Lisboa e Benfica vai jogar com o Portimonense, no próximo domingo, dia 24 de Outubro, pelas 20h15, no Estádio do Algarve.

Sem comentários:

Enviar um comentário