"Também tinha o Sporting mas preferi o Benfica"
Artur Moraes, guarda-redes brasileiro de 30 anos contratado a custo zero pelo Benfica para as próximas quatro épocas, está a gozar os últimos dias de férias no seu país, mas já só pensa no desafio com que se depara na carreira, quando falta menos de uma semana para o início da pré-temporada na Luz (dia 22, exactamente de ontem a oito dias). Em entrevista exclusiva a O JOGO, o reforço ex-Braga faz algumas confissões, como a da existência de uma proposta do Sporting, que rejeitou em favor da oferta dos encarnados. Justifica a decisão com "uma opção melhor em termos financeiros e desportivos", explicando que, com a concorrência de Roberto ou sem ela, quer "dar continuidade à temporada fantástica" que fez pelos arsenalistas.

Como é que tem sido este período de férias sabendo que vem aí um desafio chamado Benfica?
Tem sido muito bom. Consegui vir de férias com o futuro definido e isso dá tranquilidade, sem precisar de estar preocupado com detalhes.

Alguma ansiedade pelo início dos trabalhos no seu novo clube?
Sim. Quando se chega a um clube novo, ainda mais um clube como o Benfica, é normal ter ansiedade para começar a trabalhar. Tenho as melhores perspectivas e pensamento em fazer uma grande época.

Depois do que aconteceu na época passada com Roberto, reconhece que há muita pressão em cima de si?
A pressão existe em cima de todos. A partir do momento em que você veste a camisola do Benfica, você tem a cobrança de vitórias e conquistas. Todos os jogadores no grupo têm essa consciência de que a cobrança é natural.

Já tem alguma indicação sobre quem serão os outros guarda-redes do Benfica? Fala-se muito da saída de Roberto...
Não sei, nesse assunto estou completamente fora. Não sei o que vai acontecer.

Para si é indiferente?
Sim.

No Braga começou no banco, como suplente de Felipe, acabando depois por conquistar a titularidade. Jogar regularmente é o seu desafio?
A minha ideia é de continuar o que iniciei em Braga. Vai ser preciso muito trabalho. A mim cabe empenhar-me o máximo e estar sempre disponível.

Mas é preferível que a concorrência seja elevada ou gostaria de ter o seu lugar garantido?
Quanto mais qualidade tiverem os jogadores do plantel do Benfica, melhor para o clube e para os adeptos. Isso é que pode fazer do Benfica uma equipa mais forte. É isso que todos querem. Não temo a concorrência.

Mas os adeptos esperam muito de si...
Sim... [pausa]... como posso dizer? Bom, é uma expectativa devido àquilo que consegui fazer este ano no Braga. Consegui uma temporada fantástica e todo o mundo, não só os adeptos do Benfica, espera que consiga jogar da mesma maneira. É também isso que eu prentendo: fazer uma época do mesmo nível e qualidade. Se conseguir, estarei certamente a ajudar o Benfica.

Falou-se durante algum tempo que esteve próximo do Sporting. É verdade?
Sim, teve também o interesse do Sporting, mas escolhi o Benfica. Foi uma escolha minha, dentro do que tinha em mãos. Fiquei muito feliz com o interesse do Sporting, que é também uma grande equipa, mas entendi que o Benfica era a melhor opção para o meu futuro.

Quando diz que foi uma opção pessoal, refere-se só às questões financeiras ou também às desportivas?
No geral, em todos os aspectos. Na minha opinião, a melhor escolha era o Benfica e foi essa a decisão que tomei.

Sem comentários:

Enviar um comentário