Este post é para ti Óscar Tacuara Cardozo

Tinha que escrever este post, porque acho que o terceiro anel é demasiadamente injusto para com Óscar Cardozo. Sim, não é um jogador com um estilo de jogo que agrade à maioria dos adeptos, não é aquele avançado que finte 1, 2 e três adversários antes de marcar, não é alguém que faça da velocidade a sua principal arma, mas é um um goleador. De uma vez por todas e para o bem do Benfica, os adeptos, aqueles que ainda não perceberam que ele é fundamental para a equipa, precisam aceitar o jogador que Cardozo é, aceitar as suas características, sejam os pontos fortes, seja as suas limitações. De uma vez por todas os benfiquistas precisam dar o mérito, a quem não é apenas o melhor marcador estrangeiro da história do clube, é dos melhores de sempre. De uma vez por todas, aqueles que perdem facilmente a paciência com o seu futebol e que ao primeiro passe falhado, ao primeiro golo falhado assobiam-no, precisam começar a assimilar a ideia de que quando isso acontece, a atitude tem que ser a contrária: apoio, incentivo, pois já todos sabemos o que ele pode valer: golos. É essa é sua arte, é esse o seu estilo, é esse o seu jogo.

Quero lançar este apelo já, ainda com a época no seu início, quero que aqueles que me estão a ler e que costumam ir à Luz, aqueles a quem o Cardozo ainda não caíu no goto, invertam o paradigma, que entendam que a equipa precisa de todos os jogadores concentrados e motivados. É preciso quebrar certos dogmas, certos mitos.

Não é verdade que Cardozo não se aplica, não é verdade que ele seja um mau profissional, não é verdade que esteja sempre com a cabeça fora do Benfica, não é verdade que o Benfica sem ele, fica mais forte. Não é verdade que ele seja um jogador limitado, não é verdade que Cardozo marca golos que outros quaisquer no lugar dele fariam o mesmo. Entenderia todos estes argumentos se ao fim de 4 épocas, estamos a entrar agora para a quinta, se ele tivesse uns 20 golos, não é o caso pois não? Já vai em 101. Não é verdade que só marca golos, como se isso fosse pouco. Não é verdade que emperra o jogo atacante da equipa, não é verdade que uma equipa como o Benfica se quiser ganhar títulos, tem que jogar sempre com avançados moveis.

Cardozo não é imune a críticas, nem ele nem ninguém. Merece ser criticado quando assim o merece, não é um jogador perfeito. Mas merece sobretudo que os benfiquistas, a maioria, comecem a tratá-lo de uma outra forma, enquanto ele ainda "cá" está, não apenas quando um dia se for embora, quando puxarmos pelas recordações e virmos que afinal de contas ele não era assim tão mau. Cardozo merece ser reconhecido, pelo jogador que é, HOJE. Não amanhã.


Retirado: Blog Eterno Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário