Luisão entre notáveis
está perto de igualar coluna e josé augusto na uefa
 
Uma noite para ficar na história. Luisão completa na quarta-feira, diante do Schalke 04, 60 jogos nas competições europeias ao serviço do Benfica, igualando os bicampeões europeus Mário Coluna e José Augusto e ultrapassando Manuel Bento, que defendeu as redes dos encarnados entre 1972/73 e 1989/90.
 
Aos 29 anos e há sete no clube da Luz, o internacional brasileiro é já incontornável nos encarnados. Desde logo, por ser o estrangeiro com mais jogos realizados de águia ao peito (256 em todas as competições), a grande distância do belga Preud’homme, que ocupou o lugar na baliza dos lisboetas em 199 ocasiões.
 
Luisão, que se estreou no Benfica a 14 de setembro de 2003, frente ao Belenenses, vai colecionando registos que o colocam ao nível de notáveis do clube da Luz, muito embora, como observam Coluna e José Augusto, hoje em dia seja mais fácil atingir esta marca, pela número de jogos que se realizam numa época. Por exemplo, um finalista da Liga dos Campeões que tenha entrado diretamente na fase de grupos, realiza 13 encontros. Para se sagrarem campeões europeus, os lisboetas fizeram 9 jogos em 1960/61 e 7 em 1961/62.
 
Top 10
 
Ao ser utilizado diante do Hapoel Telavive, na jornada inaugural da Liga dos Campeões, o central brasileiro igualou a marca de Bento. Agora está perto de atingir as seis dezenas de partidas na UEFA de águia ao peito e ficar em boa posição de ocupar lugar de destaque no top 10.
 
Os encarnados estabeleceram como objetivo ultrapassar a fase de grupos. Se o conseguirem, Luisão poderá chegar ao fim desta etapa com 64 jogos contabilizados. Isto permite-lhe passar Shéu Han (62 jogos) e ficar muito perto de António Simões (67), que venceu a Taça dos Campeões Europeu em 1962. A ultrapassagem do antigo extremo-esquerdo dependerá então da campanha na fase de eliminatórias. Note-se que Nuno Gomes é, dos futebolistas em atividade, o que mais jogos soma neste particular – 66.
 
A Champions ocupa parte de leão no currículo europeu de Luisão: 25 jogos. Na Taça UEFA disputou 22 encontros. Já na Liga Europa, na época passada, fez 12 aparições. No Benfica, o camisola 4 conquistou todas as competições nacionais. Falta-lhe vencer na Europa, não obstante alguns momentos altos que viveu.

Sem comentários:

Enviar um comentário