David Luiz: “O campeonato só acaba na última jornada”
O internacional brasileiro ao serviço do Sport Lisboa e Benfica fez, esta terça-feira, um ponto da situação ao seu actual momento em declarações aos jornalistas no Caixa Futebol Campus, no Seixal.

Após a recuperação pontual feita ao primeiro classificado na última jornada, David Luiz mostrou-se optimista em relação à reconquista do título de campeão português. “Acreditamos sempre da mesma forma. O campeonato só acaba na última jornada e é nisso que nós pensamos. Conseguimos aproveitar o deslize do adversário e sabemos que ainda é muito difícil, mas temos esperança e vamos acreditar até ao final”, assumiu.

Sobre a possível desunião do plantel “encarnado”, o “canarinho” foi peremptório: “As pessoas só se lembram da união quando as coisas estão mal. Estamos mais unidos do que nunca, ainda para mais neste momento difícil, onde cada um precisa do outro. No ano passado eram tantas vitórias e tantos golos que esqueceram-se de falar disso e existia tanta união como hoje. Hoje procuram algo que não é verdade.”

O central também não se escusou a falar sobre a possível saída do Benfica na reabertura de mercado. “Estou muito feliz no Benfica e tenho contrato até 2015, e não estou preocupado com renovações. Se me preocupasse com questões financeiras, não estaria hoje no Benfica, só estaria preocupado se o meu contrato acabasse amanhã, porque tenho uma família para sustentar. Estou preocupado em jogar futebol e subir de rendimento”, frisou.

O grupo de trabalho mostra-se motivado para continuar na recuperação até à liderança da classificação da Liga portuguesa, como assegurou David Luiz: “A motivação é ainda maior. Estamos motivados para ser bicampeões e temos potencial para estar no primeiro lugar. O trabalho, a alegria e a motivação é a mesma”, acrescentando que a equipa espera continuar na senda das vitórias na próxima jornada. “É mais um jogo em que temos de fazer o nosso dever, onde vamos procurar fazer os três pontos e onde sabemos em que não podemos errar”, referiu sobre o jogo desta sexta-feira com o Olhanense.
Saviola: “Somos muito fortes na Luz”
O avançado argentino Javier Saviola, em entrevista concedida esta terça-feira à Benfica TV, apelou ao apoio dos adeptos nos próximos quatro desafios no Estádio da Luz, garantindo que o grupo está empenhado em repetir os bons resultados da temporada passada.

O primeiro encontro dos “encarnados” em casa é frente ao Olhanense e o futebolista espera que a equipa volte a somar mais uma vitória. “Sabemos que no nosso estádio somos fortes e que é muito difícil que uma equipa nos domine. Sabemos que há muito campeonato por jogar e vamos fazer com que a equipa continue a jogar como jogou no último encontro”, afirmou Saviola.

Para somar os três pontos na recepção desta sexta-feira ao Olhanense, o jogador espera contar com o apoio importante dos benfiquistas: “O que peço aos adeptos é que continuem a ter confiança em nós, apesar de termos tido alguns altos e baixos neste início de época. Mas a equipa vai dar sempre a cara e defender a instituição como sempre fez. Espero que no final da temporada possamos ter um bom final, tal como na época anterior.”

Na última jornada da Liga portuguesa, o Benfica ganhou dois pontos ao primeiro classificado, pelo que o grupo acredita ainda mais na revalidação do título nacional. “Vamos lutar por isso. Sabemos que a vantagem é um pouco grande, mas tudo pode acontecer. Estamos com muita vontade que a equipa consiga obter os resultados que teve na época passada e seremos os primeiros a procurar que equipa funcione”, afirmou.

Na última partida com o Beira-Mar, o Benfica efectuou uma excelente exibição e Saviola espera que isso seja o mote para um bom resto de época. “Somos os primeiros a ter vontade que a equipa seja igual à do ano passado, que a equipa possa ter um ritmo de jogo e essa vontade que sempre nos caracterizou como equipa. Esperamos que a última partida com o Beira-Mar possa ser um grande impulso para os próximos encontros”, expressou.
Liga (12ª J): Resumo Beira-Mar 1-3 Benfica
Beira-Mar-Benfica, 1-3
Saviola: “Esta vitória foi muito importante”
O avançado argentino Saviola destacou este domingo o regresso às vitórias da equipa “encarnada”.

“Foi muito importante termos ganho e, logo, com uma boa exibição. Esperamos que esta sirva como um impulso para que a equipa reapareça e ganhe confiança”, afirmou.

Sobre a possibilidade de revalidar o título de campeão nacional, o avançado argentino disse: “Confiamos em nós e acreditamos ser possível.”

Em jeito de conclusão, dizer que o número 30 dos “encarnados” regressou aos golos na Liga portuguesa, esta noite, frente aos aveirenses.
Beira-Mar-Benfica, 1-3
Jorge Jesus: “Hoje estivemos muito bem”
O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, fez um rescaldo à vitória "encarnada" no final do jogo desta noite com o Beira-Mar.

“Quando se vem de uma derrota, o melhor para o plantel ganhar confiança é vencer e foi isso que fizemos hoje. Jogámos muito bem, principalmente durante os primeiros 65 minutos do jogo, fazendo lembrar algumas exibições da temporada passada”, frisou.

Jorge Jesus comentou, ainda, a possibilidade de poder ganhar o título de campeão nacional. “Nós acreditamos que ainda há muito campeonato”, alertando, no entanto, que o importante é continuar jogo a jogo. “Hoje jogámos frente a um adversário forte, que ainda não tinha perdido em sua casa. Isto prova que o Beira-Mar é uma equipa bem montada, mas neste desafio estivemos muito bem”, finalizou.
Beira-Mar-Benfica, 1-3
Resposta à campeão
O Benfica realizou este domingo uma excelente exibição no terreno do Beira-Mar, onde o avançado paraguaio Óscar Cardozo esteve em particular destaque com dois golos e uma assistência. Com a vitória em Aveiro por 1-3, os campeões nacionais reduziram a diferença pontual para o primeiro classificado.

Com a impossibilidade de não poder contar com Pablo Aimar, o treinador Jorge Jesus apostou em Carlos Martins na posição número 10 do terreno, fazendo regressar Ruben Amorim ao lado direito do campo. No ataque, o paraguaio Óscar Cardozo voltou a fazer dupla com Javier Saviola.

A entrada do Benfica no jogo foi muito forte. Foram várias as jogadas de perigo construídas pelos “encarnados” durante a primeira parte, sendo que uma delas acabou com um remate à barra de Saviola (12 minutos). No minuto seguinte, o Benfica voltou a estar muito perto do golo. Após um pontapé de canto, o central Luisão cabeceou para uma defesa incompleta do guarda-redes Rui Rego. A bola foi depois bater no braço do jogador Pedro Moreira, evitando que esta chegasse até Óscar Cardozo, no entanto, o árbitro Bruno Paixão não assinalou qualquer infracção, prejudicando os “encarnados”.

Bruno Paixão já não deixou passar em claro uma falta evidente sobre Cardozo no interior da área. Kanu agarrou a camisola do atacante paraguaio já no período de descontos, sendo penalizado com o respectivo cartão amarelo. Na conversão do castigo máximo, o número sete não perdoou e colocou finalmente justiça no marcador.

E o segundo tempo começou quase com novo golo do avançado paraguaio. Ruben Amorim surgiu pelo lado direito e Cardozo só não marcou devido a um ressalto de bola na altura em que ia desviar para o fundo das redes de Rui Rego (46’).

O Beira-Mar surgiu mais atrevido no início da segunda parte e assustou com um remate ao poste de Ronny (54’).

Regresso letal de Tacuara

A resposta surgiu num primeiro remate de Coentrão (56’). Mas a melhor resposta foi a obtenção do segundo golo por parte de Cardozo. O internacional paraguaio escapou pelo lado direito, flectiu ligeiramente para a zona central e rematou colocado, não dando hipótese ao guardião Rui Rego. Um grande golo do goleador paraguaio e que merece ser revisto.

O que merece ser também visto de novo é o trabalho de Cardozo no terceiro golo dos “encarnados”. Numa finta que já lhe é característica, o paraguaio trabalhou bem na linha de fundo e colocou em Saviola que bateu facilmente o guardião da casa (66’).

O Beira-Mar ainda reduziu por intermédio de Rui Varela (85’), mas a vitória já estava garantida pelos “encarnados”.

Depois do desaire para a Liga dos Campeões por 3-0, o Benfica deu uma excelente resposta no terreno da formação aveirense. Foi uma resposta à campeão e que mostra que os “encarnados” continuam na luta pelo título nacional.

O Benfica alinhou com a seguinte equipa: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia, Ruben Amorim, Carlos Martins (Salvio, 82’) e Gaitán; Saviola (Jara, 85’) e Cardozo (Kardec, 76’).
Força Benfica!!!

Jorge Jesus: “Acredito em todos os jogadores”
O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, anteviu o encontro da 12.ª jornada com o Beira-Mar. Numa entrevista exclusiva ao Site Oficial do Clube e à Benfica TV, o técnico salientou a importância de alcançar uma vitória em Aveiro.

Depois da derrota em Israel, a equipa técnica apostou num trabalho de recuperação motivacional, de forma a recuperar os atletas animicamente: “Foi um resultado que não estava nas nossas previsões e nestes dias de treino, após o jogo, fizemos um trabalho mais motivacional, para os jogadores perceberem que o resultado nos marcou, mas que temos de olhar para a frente. Neste jogo vamos procurar a vitória para passarmos a fase da derrota com Hapoel.”

A derrota por 3-0 foi muito pesada, mas o resultado não espelha o que se passou no Estádio Bloomfield, como explicou o treinador dos “encarnados”: “O resultado é completamente injusto, mas o que conta é que a realidade foi outra e do ponto de vista defensivo, se estivéssemos fortes como no ano passado, de certeza que não perderíamos aquele jogo. De qualquer forma já passou e agora temos outros objectivos e não podemos olhar para trás, porque não nos leva a nada.”

O defesa central do Benfica, David Luiz, tem sido alvo de algumas críticas na imprensa. Jorge Jesus não concorda com essas críticas e deposita toda a sua confiança no atleta brasileiro.

“O David Luiz faz parte de uma equipa e quando a equipa não ganha é a equipa toda que perde. Comigo como treinador, não são os jogadores que têm de assumir as derrotas. O único responsável pelas derrotas do Benfica sou eu. O David Luiz é um jogador que é uma certeza absoluta da selecção brasileira, que é uma das melhores do mundo. Tem um passado de grande evolução no Benfica, portanto não podemos desvalorizar um jogador que é valorizado pelas melhoras equipas do mundo e eu como treinador, acredito no David Luiz e em todos os jogadores! Tem toda a minha confiança para continuar a jogar”, explicou o técnico campeão nacional.

Em relação ao próximo jogo da Liga portuguesa, Jorge Jesus sabe que não será uma deslocação fácil: “Não é uma deslocação fácil e o números assim o dizem. O Beira-mar ainda não perdeu em casa e na última deslocação foi ganhar a Braga, o que significa que é uma equipa com capacidade. Esperamos um jogo difícil, como são todos os do nosso Campeonato. Temos de fazer o nosso trabalho e temos a obrigação de apresentar um futebol de qualidade e ganhar em Aveiro, porque precisamos dos três pontos.”

A formação de Aveiro está, actualmente, no oitavo lugar da classificação, facto que não surpreende o treinador do Benfica: “Para quem está de fora pode ser uma surpresa, mas nós ainda estamos no primeiro terço do Campeonato. O Beira-Mar está a ter um futebol de qualidade, mas nós vamos a Aveiro para ganhar.”

Com a saída da Liga dos Campeões e com a distância para o primeiro classificado da prova interna, Jorge Jesus sabe como motivar os seus jogadores: “Nós tínhamos uma ambição muito grande para a Liga dos Campeões e ao sairmos não tem sido fácil, mas também sabemos que temos mais provas e mais títulos para conquistar e a equipa tem de se motivar para a conquista dos novos desafios que vamos encontrar. Precisamos de passar rapidamente este resultado de Hapoel.”

Para esta partida da 12.ª ronda, o treinador “encarnado” ainda não sabe se pode contar com a presença de Pablo Aimar: “O Aimar veio com alguns sintomas de cansaço muscular, o que nos coloca algumas dúvidas em relação à sua utilização no jogo, mas até amanhã vamos ver se ele recupera, para poder jogar.”

Aproxima-se uma fase da época, na qual o Benfica tem quatro jogos no Estádio da Luz para diversas provas. Para passar esta fase menos feliz, Jorge Jesus traçou a vitória como único objectivo para os desafios que se avizinham.

“Nós começámos mal o Campeonato e vínhamos a recuperar até ao jogo do Porto.

Os jogos do Porto e do Hapoel tiraram-nos essa recuperação e agora estamos a entrar noutro ciclo, que passa pelo jogo de Aveiro e vamos aproveitar os vários jogos de provas distintas para entrar na caminhada de vitórias consecutivas, porque só as vitórias é que dão confiança e tranquilidade aos jogadores e aos adeptos, que estão insatisfeitos, o que gera um clima de instabilidade na equipa e só conseguimos sair dele com vitórias. São momentos menos bons que a equipa tem durante a época e temos mais do que capacidade para inverter esta situação. Só conseguimos sair dele com a nossa força em campo e essa força passa por vitórias”, afirmou Jorge Jesus.

Este encontro da Liga portuguesa está marcado para o próximo domingo, dia 28 de Novembro, pelas 18h15, no Estádio Municipal de Aveiro.
Carlos Martins é quem mais assiste; Ronaldo quem mais remata
Há dois portugueses a brilhar nas estatísticas da Liga dos Campeões. Mesmo tendo ficado de fora frente ao Hapoel, Carlos Martins é quem faz mais assistências. Cristiano Ronaldo é o mais rematador da competição.

Com cinco passes certeiros para golo em cinco partidas – frente ao Hapoel, em Israel, começou o jogo no banco – Carlos Martins é o maior fabricante de golos da Liga dos Campeões. Em segundo lugar, atrás do jogador do Benfica, segue uma lista grande de jogadores, destacando o site da UEFA Cheyrou, do Marselha, e Aaron Lennon, do Tottenham. Os dois ocupam segundo e terceiro lugar do pódio, com três assistências.

Outro português em destaque é Cristiano Ronaldo. Ninguém, em toda a competição, remata mais que o jogador do Real Madrid. Com 14 remates à baliza em cinco partidas, Ronaldo tem mais um remate que Lionel Messi, do Barcelona, segundo classificado e mais dois que Samuel Eto’o, do Inter. Neste ponto, Matheus, do SC Braga, é quinto classificado, com 9 pontapés ao alvo.

Também na lista de remates para fora Ronaldo é líder, com um total de 15, mais cinco que Gonzalo Higuaín, seu companheiro no Real Madrid, e que Wesley Sneijder, do Inter. Ou seja, Ronaldo tem, em cinco partidas, um total de 29 remates (14 à baliza, 15 para fora), valor que o transforma no mais rematador da Champions.

Lista na qual os portugueses perdem é a de golos marcados. Samuel Eto’o, do Inter, lidera-a com 7 tiros certeiros, seguido por Mario Gomez, do Bayern, com seis, e Messi, Barcelona, também com seis.

Alan, do SC Braga, é o quinto jogador que sofre mais faltas na competição, tendo já sido alvo de 16 entradas à margem das leis. Ibson, do Spartak Moscovo (ex-FC Porto), também sofreu as mesmas 16, numa lista liderada por Steven Naismith, do Rangers, com 23. Luis Suárez (Ajax), com 18, e Mathieu Valbuena (Marselha), com 17, completam o pódio.
Vermouth: Benfica seria um sonho para mim
Médio sabe do interesse do emblema da luz
 
O médio Gil Vermouth está referenciado pelos encarnados. O jogador, de 25 anos, afirma a Record saber que o Benfica o tem seguido, embora “nada haja de concreto”.
 
O futebolista é uma das principais unidades do Hapoel. Além de ter sido considerado o melhor jogador do campeão israelita no encontro da Luz, as suas qualidades encantaram nas observações que as águias fizeram ao conjunto de Telavive.
 
Ontem, quando abordado pela nossa reportagem, adiantou: “Já falei com o meu empresário sobre esta possibilidade, mas nada há de concreto. É um sonho poder representar um clube como o Benfica. Espero voltar a ser o melhor em campo.”
 
Em Telavive, o interesse das águias em Vermouth é comentado em círculos próximos do Hapoel. O Nuremberga também está atento ao jogador, mas na conferência de imprensa o 7 dos israelitas, que na época passada jogou no Gent, da Bélgica, desviou a conversa.
 
O médio tem mais dois anos e meio de contrato com o Hapoel. Uma transferência em janeiro custa 3 milhões de euros; no verão, fica-se pelos 700 mil euros.
Saviola: "É um jogo muito importante"
O Benfica joga esta quarta-feira com o Hapoel Tel-Aviv e o avançado argentino Javier Saviola salientou, em declarações ao site oficial da UEFA, a importância da partida para as ambições da equipa na fase de grupos da Liga dos Campeões.

“O grupo está em aberto, por isso, é um jogo muito importante. Temos sorte pelo facto de as coisas dependerem apenas de nós. No entanto, vamos defrontar uma equipa que nos surpreendeu [referência ao jogo da primeira jornada da Champions], apesar de termos ganho de forma merecida”, elogiou o futebolista.

Saviola lembrou que o Hapoel Tel-Aviv tem “jogadores muito habilidosos”, pelo que previu “um teste difícil” no embate da próxima quarta-feira, dia 24 de Novembro, em Israel.

O compatriota Pablo Aimar reconheceu, por seu lado, que não é fácil vencer a Liga dos Campeões. No entanto, o número 10 argentino não deixa de sonhar com essa possibilidade. “Somos uma das 32 equipas participantes e alguém tem de conquistar o troféu”, recordou.

O desafio Hapoel Tel-Aviv-Benfica tem início marcado para as 19h45 desta quarta-feira, no Bloomfield Stadium. A partida é referente à 5.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.
Óscar Cardozo: “Estou pronto para jogar”
O avançado do Sport Lisboa e Benfica, Óscar Cardozo, está de regresso aos convocados e já admitiu que está em condições, depois de se ter lesionado na Alemanha, frente ao Schalke 04: “Estou pronto para jogar”.

Em relação a entrar na equipa depois de algumas semanas afastado por lesão, o paraguaio só pensa em ajudar o grupo: “Não me sinto uma estrela, pois os meus companheiros têm muita qualidade e trabalharam sempre muito enquanto não pude jogar. Todos trabalharam e fizeram tudo para ganhar e ajudar o Benfica.”

Para Cardozo, o objectivo para este jogo só passa pela vitória: “Vamos fazer o nosso trabalho para que possamos ganhar e dar um passo em frente.”
Jorge Jesus: “Este jogo é muito importante”
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, anteviu o jogo desta quarta-feira frente ao Hapoel Tel-Aviv. Em conferência de imprensa, o técnico campeão nacional referiu a importância de vencer este jogo.

“Este jogo é muito importante para os nossos objectivos. Sabemos que o nosso apuramento passa por este jogo, por isso, temos de estar a um nível forte”, afirmou Jorge Jesus.

Em comparação com os restantes adversários do grupo, Jorge Jesus falou numa partida diferente: “É um jogo diferente dos jogos com o Lyon e com o Schalke 04. Sabemos que o nosso adversário vai entrar com um ritmo alto nos primeiros 30 minutos e cabe-nos contrariar isso.”

Em relação ao onze titular que o Benfica vai apresentar em Israel, o treinador revelou que não vai alterar quase nada. “Será o esquema em que o Benfica joga 90 por cento das vezes.”

O encontro Hapoel Tel-Aviv – Benfica tem início marcado para as 19h45 desta quarta-feira, no Bloomfield Stadium. A partida é referente à 5.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.
Benfica no Grupo B da Taça da Liga
Realizou-se esta segunda-feira, na sede da Liga Portuguesa de Futebol, o sorteio da 3.ª fase da Taça da Liga. O Sport Lisboa e Benfica, actual detentor do troféu, ficou colocado no Grupo B, juntamente com Marítimo, Olhanense e Desportivo das Aves.

O primeiro encontro dos “encarnados” está agendado para o dia 2 de Janeiro, no Estádio da Luz, frente ao Marítimo.

A 2.ª jornada joga-se a 19 de Janeiro frente ao Olhanense e novamente na Luz, sendo que a terceira ronda vai ter lugar na vila das Aves. Este encontro vai ter lugar no dia 29 ou 30 de Janeiro.
5.ª jornada da Liga dos Campeões
Jorge Jesus convoca 21 atletas para jogo com Hapoel Tel-Aviv
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, convocou esta segunda-feira 21 futebolistas para o encontro da 5.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.

O brasileiro Airton não recuperou da sua lesão e não foi chamado para a deslocação ao terreno do Hapoel Tel-Aviv. Nota para o regresso do atacante paraguaio Óscar Cardozo.

O Benfica defronta a formação israelita pelas 19h45 da próxima quarta-feira, dia 24 de Novembro.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Roberto, Júlio César e Moreira;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Sidnei, César Peixoto e Fábio Coentrão.
Médios: Javi García, Ruben Amorim, Carlos Martins, Felipe Menezes, Pablo Aimar, Salvio e Gaitán;
Avançados: Cardozo, Saviola, Kardec, Nuno Gomes e Jara.
Águias negoceiam Rodrigo Mora
O Benfica está interessado em Rodrigo Mora e o clube encarnado tem, neste momento, emissários no Uruguai para tentar a aquisição do avançado do Defensor Sporting, apurou Record. Apesar da aquisição iminente de Funes Mori para o ataque, os encarnados pretendem um jogador com características diferentes, com maior mobilidade, e o atleta do Defensor Sporting é o alvo definido pelos responsáveis do emblema encarnado.

O emblema da Luz faz-se representar por Jorge Gomes, elemento ligado à prospeção das águias e o empresário argentino Alejandro Savic, representante de Alvaro Pereira. Na primeira abordagem, os responsáveis do Defensor Sporting começaram por pedir um valor próximo dos 5 milhões, verba que os representantes dos atuais campeões nacionais estão a tentar baixar significativamente, até porque o jogador está a 6 meses de acabar contrato. Apesar de Luís Filipe Vieira não estar disposto a investir forte no mercado de inverno como o fez na época passada, a oportunidade de negócio parece ter feito o presidente encarnado mudar de ideias e não querer deixar fugir um jogador cujo retorno financeiro se afigura como muito provável. Refira-se que no negócio de Funes Mori, os encarnados contaram com a parceria com o empresário Kia Joorabchian.

Concorrência argentina. O Benfica não está sozinho na corrida pelo avançado uruguaio. Da Argentina há também várias ofertas, nomeadamente do Estudiantes e também do Racing. Os dois emblemas do país das pampas estavam bem colocados para garantir a aquisição de Rodrigo Mora mas a interferência do Benfica no negócio pode deitar por terra as aspirações argentinas. Neste momento, os encarnados parecem estar em vantagem não só pelas boas relações como Defensor Sporting mas também pela vontade do jogador.
Funes Mori por época e meia
Avançado do river plate a caminho da LUZ
Funes Mori vai ser avançado do Benfica a partir de janeiro e durante pelo menos o próximo ano e meio, numa operação que ascende aos 8 milhões de euros.
O avançado do River Plate está a caminho da Luz através de uma parceria financeira com Kia Joorabchian, empresário anglo-iraniano que também esteve envolvido na época transata na contratação de Ramires. O dia de ontem tornou-se decisivo para a captura de Funes Mori. Tal como Record adiantou oportunamente, o emblema presidido por Daniel Passarella não queria “despachar” este dossiê antes do jogo com o Boca, que acabou por sorrir aos Milionários. Finda a partida, Kia Joorabchian entrou em ação e assegurou os préstimos de Funes Mori, ganhando a corrida a diversos emblemas da Europa, entre eles o Atlético Madrid, Sevilha, Valencia, Saragoça, Juventus e Fiorentina.
O River Plate rejeitara nos últimos dias uma proposta que lhe fora endereçada pelo representante do clube da Luz no valor de 6 milhões de euros, o que obrigou Kia Joorabchian a elevar a fasquia. O empresário conseguiu um princípio de acordo por 8 milhões, verba que pode não corresponder à totalidade do passe.
Oficialização. O negócio já está “controlado” pelas águias, pese o vínculo contratual não ter ainda sido assinado. Desconhece-se, por enquanto, a duração do contrato que ligará Funes Mori ao Benfica, embora já exista a garantia do investidor, Kia Joorabchian, que o atacante permanecerá pelo menos um ano e meio na Luz – mesmo que o contrato seja mais longo.
Exemplo. A transferência de Ramires para o Chelsea espelha fielmente o género de negócio que redunda agora na chegada de Funes Mori. Kia Joorabchian também havia financiado a contratação do brasileiro, que assinou por cinco épocas mas saiu no final da primeira.
David Luiz: Aprendi a amar este clube
Central encarnado garante estar feliz na Luz
 
O defesa central David Luiz, do Benfica, é atualmente dos jogadores brasileiros mais requisitados. A sua chamada à canarinha e o constante assédio dos gigantes europeus foram alguns dos temas de conversa em entrevista, concedida no Seixal, ao "IG Esportes".
 
Entre muitos temas, o central encarnado mostrou que o tempo que leva de águia ao peito lhe transmitiram a tal mística encarnada, garantindo estar muito feliz em Lisboa.
 
"Sou extremamente feliz aqui. Aprendi a amar este clube, a vivê-lo. Aprendi que só entrar em campo e jogar é pouco. Tem que ser muito mais que isso. É viver, é entender o sentimento das pessoas, das crianças, das senhoras que torcem por nós. Até fico arrepiado. Faço tudo que puder fazer para retribuir esse carinho. Não há nenhum dinheiro que pague estas coisas", frisou o central de 23 anos.
 
Contratado em janeiro de 2007 por uma verba a rondar os 1,5 milhões de euros, David Luiz é atualmente dos centrais mais valiosos do Mundo, algo que na sua ótica se deve a todo o esforço que fez para chegar onde está agora:
 
"Os meus pais sempre me ensinaram que, independentemente do que temos ou somos perante a sociedade, perante Deus somos todos iguais. Lutámos para ter reconhecimento. Tento melhorar a cada dia e crescer. Tive apenas a oportunidade que tantos outros queriam ter. É um presente, tenho gratidão por tudo isso".
 
David Luiz assume-se sempre "humilde", com uma "postura séria e correta", admitindo o desejo de "ajudar as pessoas, seja com um sorriso na rua, com um abraço ou com um bom jogo".
Imprensa espanhola rendida ao golo de Gaitán
O jornal espanhol “Marca” destaca esta segunda-feira o primeiro golo de Nico Gaitán na vitória, por 4-0, do Benfica sobre a Naval, no domingo em jogo da Liga portuguesa.

Num vídeo que faz o rescaldo do melhor e do pior que se passou nos campeonatos europeus, durante o fim-de-semana, o tento do benfiquista é descrito como um “golaço”.

Também em destaque estão a entrada de Ibrahimovic que lesionou Materazzi - veja aqui o vídeo - e o insólito acontecimento que se passou com Darren Fletcher, médio do Man. United, que alinhou cerca de 30 minutos com uma camisola sem número e nome.
Capas dos jornais do dia 15/11/2010
(La tinha de vir o Jornal O jogo estragar tudo :) )

Ricardo Araújo Pereira comenta saída d'A Bola e resultado contra FCP
Ricardo Araújo Pereira comentou na TSF o resultado do Benfica no estádio do Dragão e a sua saída do Jornal A Bola (clicar no leitor de audio abaixo)

Liga (11ª J): Resumo Benfica 4-0 Naval
Estamos vivos! - Gaitán
Nico Gaitán considera que a vitória sobre a Naval, para a qual contribuiu com dois golos, mostra que o Benfica está vivo após a goleada no Dragão.

«A derrota apaga-se com vitórias. Foi uma semana difícil para o grupo, mas mostrámos que estamos vivos e que podemos seguir em frente», diz o argentino.

Questionado se os dois golos poderão ser garantia de titularidade, Gaitán foi cauteloso: «A equipa tem entre 20 a 25 jogadores que podem jogar. Na semana passada [no jogo com o FC Porto] entrei na segunda parte, desta vez fui titular. É o treinador a decidir quem joga».
Tenho evoluído muito - Roberto
Criticado no início de época, Roberto admite que tem «evoluído muito» no Benfica. Quanto à luta pelo título, diz o guarda-redes que os encarnados devem pensar «jogo a jogo» e fazer as contas no final.

«Temos apenas de pensar no nosso trabalho, como aconteceu hoje [no jogo com a Naval]. Temos de acreditar no trabalho feito diariamente e pensar jogo a jogo, para que, quando a época terminar, estejamos felizes com o trabalho que foi feito», disse Roberto aos microfones da Renascença.

 nível pessoal, o guardião reconhece que tem «evoluído muito» de águia ao peito: «Quero dar tudo e fazer o que tenho de fazer».
Benfica-Naval, 4-0
Saviola: “Jogámos a um nível muito alto”
O avançado argentino Javier Saviola destacou este domingo o bom desempenho da equipa “encarnada” na recepção à Naval 1.º Maio.

“Fizemos um grande encontro e jogámos a um nível muito alto, e esperamos continuar desta maneira”, afirmou Saviola no final da partida da 11.ª jornada da Liga portuguesa.

O número 30 das “águias” referiu ainda que “foi bom voltar à equipa”, ainda para mais com a obtenção de boa uma vitória. “As individualidades estão a jogar muito bem, mas creio que a equipa tem de estar forte e perceber o peso desta camisola”, disse.
Benfica-Naval, 4-0
Jorge Jesus: “Fizemos uma segunda muito forte”
O treinador do Benfica salientou o bom futebol praticado pelos seus jogadores no encontro deste domingo frente à Naval 1.º Maio, referente à 11.ª jornada da Liga portuguesa.

“Fizemos uma segunda parte muito forte. Entrámos um pouco desconfiados na primeira parte, mas depois do segundo golo partimos para uma exibição de alto nível em termos técnicos. Tivemos momentos de jogo de grande classe e fizemos jogadas de grande recorte técnico”, destacou Jorge Jesus.

O treinador salientou ainda que a equipa reagiu bem ao último resultado no campeonato nacional. “Fizemos quatro golos e ganhámos justamente, numa semana difícil por causa do jogo com o FC Porto e não só. Foi bom para a equipa porque encontrou os caminhos da vitória”, afirmou.
Benfica – Naval, 4-0
Classe e espectáculo
Os campeões nacionais venceram a Naval 1.º de Maio, por 4-0, numa partida que contou para a 11.ª jornada do Campeonato Nacional. Kardec abriu o marcador, Gaitán bisou e Nuno Gomes concluiu a goleada.


Este encontro começou com um ritmo muito elevado. A Naval não utilizou o “autocarro” e assumiu uma postura de jogar o jogo pelo jogo, o que é sempre salutar. Os campeões nacionais entraram com tudo e tiraram proveito da velocidade nas alas, com ambos os flancos a participarem activamente no processo ofensivo.


Curiosamente, o primeiro sinal de perigo do jogo surgiu dos pés de Fábio Júnior, que depois de ter alguma sorte em ressaltos obrigou Roberto a uma defesa espectacular para canto. A resposta não tardou e através de uma jogada de encher o olho a qualquer adepto do desporto-rei, o Benfica inaugurou o marcador. Salvio desmarcou Saviola com mestria, o trinta “encarnado” levantou a cabeça e descobriu Alan Kardec solto no centro da área, que só teve de empurrar com classe.


O acelerador ficou preso no fundo e houve muita qualidade no Estádio da Luz. No espaço de dois minutos, Aimar brilhou e só não aumentou a parada devido à boa oposição do guardião da Naval, Salin. No primeiro lance ficou registada uma excelente iniciativa individual de Nico Gaitán, que transformou a defensiva da Figueira da Foz em “manteiga”.


A formação às ordens de Rogério Gonçalves só conseguiu apresentar algum perigo através de bolas paradas e aos 21 minutos, Hugo Machado atirou ao poste, com Roberto a controlar a trajectória do esférico.


Volvidos quatro minutos, o endiabrado Salvio centrou de pé esquerdo para a cabeça de Kardec, que obrigou Salin a defesa apertada no chão. O ritmo de jogo abrandou, mas o Benfica manteve sempre o controlo do jogo, gerindo superiormente a posse de bola. Até ao apito do árbitro Vasco Santos, destaque para um remate do médio defensivo Airton, que chegou a 25 metros da baliza da Naval, encheu o pé direito e lançou uma bomba para defesa muito complicada a dois tempos do guardião francês.


Magia argentina


Nos primeiros 60 segundos da etapa complementar, o ataque dos “encarnados” fabricou uma bela jogada de entendimento e Gaitán brilhou. Salvio apostou numa diagonal para a área, desmarcou Aimar que rematou prontamente para defesa incompleta de Salin para a frente, proporcionando, assim, a Gaitán, um golo de muita qualidade com a parte de fora do pé esquerdo. A bola entrou na “gaveta” e levou o Estádio dos campeões nacionais ao rubro.


Com este golo, a Naval 1.º de Maio quase atirou a toalha ao chão e “ofereceu”, de vez, a iniciativa de jogo ao Benfica, limitando-se a defender no sector mais recuado do seu meio-campo. As oportunidades continuavam a aparecer e o terceiro golo era uma certeza.


A meia-hora do apito final, Salvio voltou a fazer das suas. Ganhou a linha de fundo no flanco direito e centrou a bola para o segundo poste, onde estava Gaitán, mais uma vez no sítio certo, a elevar o número de golos desta ronda da Liga.


Franco Jara entrou para o lugar de Alan Kardec e aos 74 minutos trabalhou com classe na esquerda, trocou as voltas ao marcador directo e centrou rasteiro para Aimar, que com algum infortúnio, acertou no poste.


Passados cinco minutos, Gaitán quase chegou ao hat-trick com um lance de génio. Aproveitou o adiantamento de Salin e arriscou o chapéu, que só não foi bem sucedido porque o guarda-redes da Naval “esticou-se” e cedeu canto.


A equipa da foz do Mondego só teve um lance de registo no segundo tempo. Alex Hauw tentou surpreender Roberto com um remate rasteiro, mas mais uma vez, o guarda-redes do Benfica demonstrou segurança e defendeu para a linha de fundo.


A cereja no topo do bolo estava reservada para os 88 minutos da partida. Nuno Gomes que tinha rendido Gaitán (foi aplaudido de pé pelos adeptos) pressionou Salin que estava fora da área, obrigou o francês a errar e fruto da sua grande experiência, não teve dificuldades em fechar a contabilidade da noite.


No próximo jogo da Liga portuguesa, o Benfica desloca-se ao Estádio Municipal de Aveiro, para defrontar o Beira-Mar.


O Sport Lisboa e Benfica apresentou-se em campo com o seguinte onze: Roberto; Ruben Amorim, David Luiz, Sidnei, Fábio Coentrão; Airton, Gaitán (Nuno Gomes 86’), Salvio, Aimar; Saviola (César Peixoto 76’) e Kardec (Franco Jara 52’).
Jorge Jesus: “Precisamos do apoio de todos os adeptos”
O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, fez uma antevisão ao encontro da 11.ª jornada frente à Naval 1.º de Maio. Numa entrevista exclusiva à Benfica TV e ao Site Oficial do Clube, o técnico alertou para os perigos da formação da Figueira da Foz e pediu o apoio dos adeptos.

“Normalmente, as equipas de menos nomeada, quando jogam no Estádio da Luz, optam por um posicionamento defensivo com blocos muito baixos, o que complica a nossa movimentação, mas nós estamos habituados a isso e, apesar de estar nos últimos lugares, a Naval já tem muita experiência na Liga e no ano passado ganhámos 1-0 no último minuto”, lembrou Jorge Jesus.

O avançado argentino, Javier Saviola, afirmou numa entrevista, que a grandeza do Benfica não permite que o grupo fique agarrado a um “dia mau”. O treinador “encarnado”concorda e dá o mote para ultrapassar esse jogo: “A equipa sabe que teve um dia mau, tanto individual como colectivamente. Vínhamos de seis vitórias consecutivas e temos consciência que foi um dia mau, por isso, vamos querer caminhar pela linha que vínhamos percorrendo antes deste último jogo e amanhã esperamos fazer um jogo com muita capacidade, porque temos de ultrapassar a derrota e isso faz-se com vitórias.”

O Benfica não vai poder contar com os contributos de Luisão, Maxi Pereira e Carlos Martins e há, ainda, algumas dúvidas em relação a lesionados: “Há vários jogadores que vão estar de fora por castigo e outros que ainda estão em dúvida com possíveis lesões, como são os casos de Fábio Coentrão e de Javi García. Vamos ver se um dos dois recupera até à hora do jogo.”

O facto da equipa da Figueira da Foz estar no último lugar da classificação não diz muito ao técnico campeão nacional, até porque há muito equilíbrio na segunda metade da tabela.

“Do meio da tabela para baixo há muito equilíbrio e quando essas equipas jogam com o Benfica há uma motivação extra e uma forma de jogar completamente diferente. A Naval está nesse lote de equipas e temos de ter atenção a alguns jogadores. Têm um avançado, o Fábio Júnior, que é rápido e que já nos criou dificuldades quando vencemos 2-4 e em termos defensivos sabemos que vão colocar muitos jogadores atrás da linha da bola, para tentarem saídas rápidas”, analisou o líder da formação “encarnada”, que ainda fez um pedido aos adeptos. “A classificação pode dar uma ideia errada do valor das equipas. O que eu quero é que os adeptos do Benfica estejam com a equipa para que o jogo se torne mais fácil.”

Nos últimos seis encontros com a Naval, o Benfica somou seis vitórias, mas amanhã as estatísticas não vão dar a vitória: “No futebol as estatísticas são subjectivas. Essas seis vitórias não têm conteúdo para o jogo de amanhã. Cada jogo é um jogo diferente, com jogadores diferentes e com momentos diferentes. Temos de ter consciência que vai ser um jogo difícil.”

O Clube da Luz fez recentemente uma digressão a Angola. O técnico fez um balanço positivo da viagem: “ Do ponto de vista desportivo foi muito bom e do ponto de vista diplomático foi óptimo. Os angolanos têm uma grande paixão pelo Benfica e reforçámos os laços de amizade. Desportivamente, acabámos por realizar um jogo com intensidade, com um adversário forte, logo, esta digressão foi positiva.”

Para fechar o assunto da última jornada, Jorge Jesus desejou uma vitória e ainda confessou o estado de espírito do grupo no final da partida: “Esta derrota vai fazer parte do passado com vitórias. O que é importante, é que os sócios do Benfica percebam que todos os jogadores e todo o grupo ficou deprimido, mas é fundamental olhar para a frente! Temos de acreditar nos jogadores e dar-lhes confiança, porque eles foram os obreiros das conquistas que tivemos. Na Luz, os adeptos transformam o jogo num inferno para os adversários e é isso que eu peço para continuar a acontecer.”

Concluído que está o primeiro terço do campeonato nacional, o treinador reconhece que a desvantagem dá alguma margem ao adversário, mas lembra que ainda há 60 pontos em jogo.

“Não vamos branquear nada. Sabemos que dez pontos dão alguma margem ao nosso adversário, mas há 60 pontos em disputa, há muitos jogos para jogar e nós acreditamos! Todas as equipas têm momentos melhores e momentos piores e durante o campeonato todas vão ter um período dentro da minha forma de pensar. Agora é olhar para a frente e acreditar que é possível”, explicou em declarações à Benfica TV e ao Site do Clube da Luz.

No final ficou um apelo a todos os sócios e adeptos do Benfica: “Os adeptos devem estar presentes nos maus e nos bons momentos. O pior momento, na minha opinião, foi o início do campeonato. Agora precisamos do apoio de todos os adeptos para termos confiança. Quero apelar aos adeptos, para que dêem tranquilidade à equipa e façam sentir aos jogadores que estão com eles, porque temos o nosso orgulho ferido e só podemos recuperar com vitórias.”

O Sport Lisboa e Benfica recebe a Associação Naval 1.º de Maio no próximo domingo, dia 14 de Novembro, pelas 18h15, no Estádio da Luz, para um encontro da 11.ª jornada.
Fábio Coentrão: “Queremos vencer o jogo”
O lateral esquerdo do Sport Lisboa e Benfica, Fábio Coentrão, abordou o encontro com a Naval 1.º de Maio para a Liga portuguesa. Em declarações à Benfica TV, o internacional português mostrou-se confiante.


“A equipa está como sempre. Tranquila e confiante! Vamos respeitar o adversário, mas temos consciência das nossas qualidades e do que somos capazes e no domingo queremos vencer o jogo”, afirmou o jogador campeão nacional.


Em relação à desvantagem para o primeiro lugar, Fábio Coentrão concentra o pensamento no trabalho: “O Benfica tem de continuar a trabalhar todos os dias como tem feito até agora e ganhar jogos. Não podemos pensar nos outros clubes, porque ainda falta muito campeonato. Temos de vencer os nossos jogos.”


A equipa às ordens de Jorge Jesus esteve numa digressão a Angola. O lateral gostou da experiência: “Estas viagens são sempre boas. Há muitos adeptos do Benfica fora de Portugal e é bom ir visitar esses adeptos que dão tudo por nós. Todos os jogadores ficaram muito orgulhosos por poder dar essa alegria aos angolanos, que são uma gente fantástica.”


O Sport Lisboa e Benfica recebe a Naval 1.º de Maio no próximo domingo, dia 14 de Novembro, pelas 18h15, no Estádio da Luz.
Receitas de bilheteira disparam
Graças à boa campanha do campeão nacional
 
As receitas de bilheteira mais do que duplicaram em 2009/10. Nos cofres da Luz entraram mais de 12,3 milhões de euros, em contraste com os 5,9 milhões registados no exercício anterior.
 
O maior contributo veio do campeonato, a que não é alheia a campanha da equipa comandada por Jorge Jesus, que culminou com a conquista do título. O encaixe passou dos 3,2 milhões de euros para os 6,8 milhões. Considerável foi ainda o incremento proporcionado pela estreia na Liga Europa – 4,1 milhões de euros, contra os 1,5 milhões de 2008/09.
 
A vitória no campeonato e o consequente apuramento para a Liga dos Campeões também já estão a render. Como pode ler-se no documento, o Benfica garantiu “receita mínima” de 10,1 milhões de euros, já contabilizadas as duas vitórias obtidas, verba que será considerada no primeira semestre de 2010/11. As águias ainda podem embolsar mais 4,6 milhões de euros, se ganharem os últimos dois jogos da fase de grupos e se qualificarem para os oitavos-de-final.
Vieira: «Plantel é dos mais valorizados da Europa»
Luís Filipe Vieira explicou ontem, em comunicado enviado à CMVM, o resultado negativo de cerca de 19 milhões de euros do exercício de 2009/10, através de um relatório e contas que vai a discussão no próximo dia 29, na assembleia geral da Benfica SAD.

A manutenção do plantel e a renovação da equipa técnica foram alguns dos pontos apreciados pelo líder das águias, de 61 anos. O título nacional, bem como “a campanha positiva conseguida a nível europeu”, e ainda a “segunda Taça da Liga conquistada” e o “trabalho de desenvolvimento das camadas mais jovens” estão em destaque, apesar de, na atual conjuntura, os caminhos serem “mais estreitos” do que o pretendido.


O resultado negativo era também “esperado”, embora seja consideravelmente mais baixo do que o registado no exercício anterior (34,9 milhões). Para o presidente da águia, “o mais fácil seria desbaratar toda a estrutura do ano passado, apresentando seguramente outras contas, mas isso significaria hipotecar o futuro”.

“A estratégia apresentada sempre passou por privilegiar o investimento e os resultados desportivos, sem que isto implicasse comprometer a solidez das nossas contas, mas sabendo de antemão que as mesmas iriam refletir, negativamente, o sentido da nossa aposta. Estou convencido do acerto das opções tomadas. Foi assim que conseguimos transformar o plantel num dos mais seguidos e valorizados do futebol europeu”, referiu

Integração do estádio

Refira-se que o passivo da SAD é, agora, de 373,973 milhões de euros, contra os 178,636 milhões registados em 2008/09. Este aumento é explicado, sobretudo, pela integração na SAD da Benfica Estádio e do seu passivo de 161,2 milhões de euros. Mas nem tudo são más notícias: esta junção permite também que o ativo da SAD tenha passado para 381,23 milhões de euros, contra os 160,81 milhões de euros do anterior exercício.
Jornal "O Benfica"
Benfica é o clube nacional mais seguido no ‘Facebook’
Com 283.372 mil seguidores, o Benfica é o clube português com mais fãs na rede social Facebook, a grande distância do segundo emblema mais acompanhado, o FC Porto, que soma 191.067 seguidores, e do terceiro, o Sporting, que congrega cerca de 100.413.

Este novo barómetro da grandeza e dimensão dos clubes surge após levantamento levado a cabo pelo site Football Finance.

Refira-se que o Barcelona é o clube mais seguido na rede social, com cerca de 6,2 milhões de fãs, para 5,2 milhões do Real Madrid.

Depois do Real, surgem os turcos do Galatasaray, com 4,6 milhões de fãs, o Manchester United, com 4,2 milhões de seguidores, o Liverpool e o Fenerbahçe, ambos com cerca de 3,1 milhões, Chelsea (2,3 milhões), Arsenal (2,1 milhões) e Milan (1,6 milhões).

No top ten predominam os clubes do Velho Continente, com nove dos dez emblemas mais seguidos: a excepção é o Boca Juniors (Argentina), com um milhão de adeptos na rede social.
Nunca caminharás sozinho Glorioso
10.ª jornada
Noite infeliz
O Benfica perdeu este domingo com o FC Porto por 5-0, em encontro da 10.ª jornada da Liga portuguesa. Foi uma noite infeliz dos “encarnados”, no entanto, nada está perdido em relação às contas do título.

A equipa de Jorge Jesus entrou bem no encontro frente ao FC Porto, pressionando a toda a largura do campo. O primeiro remate pertenceu mesmo ao Benfica, numa tentativa do médio Carlos Martins (9’).

Na primeira jogada que realizou no encontro, o adversário colocou-se na frente do marcador. O golo foi marcado por Varela (11’).

O Benfica incomodou a baliza de Helton num cabeceamento de Javi Garcia (17’), mas foi novamente penalizado numa jogada construída pelo lado direito do ataque do FC Porto. Falcao foi o autor do tento (24’).

O Benfica não baixou os braços e Pablo Aimar rematou para defesa do guarda-redes brasileiro (27’).

Sem ter claramente a sorte do seu lado, a equipa da Luz sofreu o terceiro tento no minuto seguinte. Falcao apontou o golo da formação da casa.

Tal como tinha acontecido na primeira parte, o Benfica entrou melhor no início do segundo tempo. David Luiz, aos 60 minutos, rematou com muito perigo no interior da área contrária, mas Helton travou o remate.

A equipa “encarnada” viu depois Luisão ser expulso (65’), o que dificultou a recuperação no marcador. Numa grande penalidade forçada, o adversário ampliou o resultado para 4-0. Hulk marcou aos 80 minutos.

Num remate de longe de Aimar, o Benfica esteve perto de reduzir aos 88 minutos. No final do desafio, Hulk fez o resultado final (90’).

Apesar deste resultado, o Benfica continua na luta pelo título nacional. É preciso lembrar que só foram disputadas 10 jornadas, pelo que há ainda muito campeonato pela frente.

O Benfica apresentou a seguinte equipa: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei (Gaitán, 45’) e David Luiz; Javi Garcia, Carlos Martins (Roderick Miranda, 71’), Aimar, Fábio Coentrão e Salvio (Ruben Amorim, 79’); Kardec.
Mantorras diz adeus em Angola
Encontro de 4.ª  feira marca a DESPEDIDA
 
Pedro Mantorras vai colocar um ponto final na carreira na próxima quarta-feira, apurou Record junto de fonte próxima dos encarnados. A comunicação oficial deverá ser realizada, em conferência de imprensa, logo após o final do jogo entre a seleção angolana e o Benfica, sendo esta a última vez que o avançado africano vai vestir a camisola da águia.
 
A despedida vai ocorrer no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, tal como o jogador sempre tinha sonhado e a partir daí aquele que chegou a ser um verdadeiro fenómeno no futebol português não voltará a calçar as chuteiras.
 
Aos 28 anos, Mantorras decide assim terminar com o verdadeiro calvário que foram os últimos anos da sua carreira devido a problemas físicos que não lhe permitiam treinar-se e jogar como os outros colegas. O abandono dos relvados há muito que está a ser analisado entre o jogador angolano e a SAD benfiquista. Ao que o nosso jornal apurou, o avançado irá receber uma indemnização da seguradora numa valor que se situará entre os 250 e os 350 mil euros, mais uma verba mensal por incapacidade, tal como aconteceu nos últimos anos com o ex-guarda-redes Brassard. Este valor ainda não foi definido pela entidade seguradora.
 
Compensação
 
Da parte da Benfica, SAD está igualmente a ser analisada a possibilidade de ficar a pagar ao angolano uma verba mensal, igualmente vitalícia. Certo é que a ligação de Mantorras às águias não terá um ponto final. O avançado ficará com um cargo de representação do clube junto de alguns países africanos. O jogo de quarta-feira será, porventura, um dos momentos mais emocionantes da carreira de um jogador que tão cedo não será esquecido pela massa associativa das águias.
Mantorras é a alegria do povo
Trocou Sporting para fazer levantar bancadas na Luz
 
O jogo já estava nos descontos e com o Benfica a vencer, por 2-1. Mas o Estádio da Luz ainda teve tempo para “explodir” com aquele que viria a ser o último golo de Mantorras com a águia ao peito. A 23 de maio do ano passado, o angolano, de pé direito, marcou o 3.º golo dos encarnados no jogo que encerrava o campeonato frente ao Belenenses. Dificilmente acreditaria que não voltaria a dar tamanha alegria aos adeptos encarnados.
 
Foram muitas as vezes em que só o facto de Mantorras saltar do banco para aquecer motivava estrondosa ovação. Essa foi mais uma das ocasiões que provaram a enorme ligação afetiva com os adeptos, numa temporada na qual jogou apenas cinco encontros, todos na condição de suplente utilizado.
 
Mas foi também em 2008/2009 que ofereceu a vitória ao Benfica de Quique Flores frente ao Rio Ave, numa partida realizada a 31 de janeiro, também na Luz: entrou aos 66 minutos e apontou o único golo dos encarnados.
 
Rival à espera
 
Pelo menino pobre que comprou os primeiros sapatos já em Lisboa e que fizeram com que parecesse “um jogador de hóquei em patins” – “Aquilo escorregava muito. A sola não tinha pitons, era lisa, de couro, do melhor para patinar na carpete”, recordou no seu livro – já passaram muitos anos. E também por aquele que deixou o Sporting “pendurado”, depois de uma conversa com Luís Filipe Vieira. “Treinava em Alverca convencido de que seria apresentado às sete horas da tarde em Alvalade. Ia ganhar 70 mil euros por mês.” Do emblema ribatejano saiu, sim, mas para a Luz, onde foi fortalecendo uma anormal relação com as bancadas. Um fenómeno.
Mais uma defesa fabulosa de Roberto
Se dúvidas houvessem sobre o espanhol ficaram dissipadas....
Técnico antevê clássico
Jorge Jesus: “Temos vindo a evoluir”
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, salientou este sábado que a sua equipa vem de um registo de cinco vitórias consecutivas na Liga, pelo que tem confiança na obtenção de um triunfo no jogo deste domingo com o FC Porto.

Na entrevista exclusiva à Benfica TV e ao Site Oficial do Clube, o técnico considerou o registo de cinco vitórias consecutivas e sem sofrer golos como “um factor muito importante” na abordagem ao clássico. “Temos vindo a evoluir em todos os aspectos nestes últimos jogos. No aspecto defensivo, é sinónimo que a equipa tem vindo a assumir cada vez melhor as ideias que temos trabalhado durante a semana. Isso são factores que nos dão muita confiança para chegar ao Dragão e podermos ser uma equipa capaz de ter qualidade e capacidade para vencer”, afirmou.

O Benfica parte para o encontro com sete pontos de desvantagem para o FC Porto, mas isso não coloca mais pressão nos “encarnados”. “Não direi que teremos mais pressão pelo facto de termos sete pontos de atraso, mas é verdade que não temos muita margem para falhar em termos de pontuação. Temos consciência que não temos, neste momento, créditos de pontos e, portanto, temos de ir à procura da diferença de pontos para o primeiro, porque em termos de classificação temos vindo a recuperar. Temos consciência que é um jogo muito mais determinante para o Benfica que para o FC Porto”, disse Jorge Jesus.

Para o treinador, a diferença pontual para o primeiro classificado pode ser perfeitamente recuperada: “Estamos no primeiro terço do campeonato e ninguém ganha campeonatos no primeiro terço. É verdade que a pontuação que o FC Porto tem, neste momento, relativamente a nós, é significativa, mas também é verdade que tudo pode acontecer no futebol. A pontuação que o FC Porto tem pode ser muito bem anulada, independentemente do resultado que acontecer amanhã no Dragão.”

“Estamos com os níveis muito mais altos”

Os “encarnados” já defrontaram o rival esta época para a Supertaça e o resultado não foi favorável. Na antevisão ao clássico deste domingo, Jorge Jesus recordou que muita coisa mudou relativamente ao início da temporada. “Espero encontrar um adversário forte e talvez diferente daquilo que encontrámos na Supertaça. Penso, no entanto, que o Benfica estará muito diferente do que esteve na Supertaça. Temos consciência que o FC Porto é uma equipa intensa, forte e que tem também uma dinâmica de jogo muito alta, mas estamos preparados para confrontar todas essas situações. Vamos de certeza dar uma boa resposta no jogo de amanhã”, afirmou, especificando as mudanças em concreto relativamente ao primeiro embate da temporada: “Penso que o Benfica mudou muito em relação a esse jogo. Estamos com os níveis muito mais altos em todos os aspectos e os jogadores têm mais horas de treino desde essa data.”

Jesus mostrou-se ainda convicto que “o Benfica pode recuperar mais três pontos em relação ao FC Porto”. “Sabemos que o FC Porto tem jogadores com alguma influência no seu jogo colectivo, mas também individual. O que vamos procurar fazer no Porto é o que fizemos com o Lyon e com todas as equipas. Vamos tentar que as nossas ideias possam prevalecer amanhã no jogo. Se assim for, a nossa estratégia será muito mais eficaz e poderemos estar mais perto de vencer o jogo”, defendeu Jesus, que considerou que “o favoritismo está repartido pelas duas equipas”.

O Benfica jogou na terça-feira para a Liga dos Campeões, enquanto o adversário competiu na quinta-feira para a Liga Europa. No entanto, o técnico lembrou que os “encarnados” jogaram a um nível bem mais elevado, enquanto o adversário poupou parte da equipa. “O Benfica teve de jogar a uma intensidade muito alta, enquanto o FC Porto jogou com o apuramento praticamente feito e, portanto, soube gerir a intensidade do jogo”, explicou.

Recorde-se que o FC Porto-Benfica tem início marcado para as 20h15 deste domingo, dia 7 de Novembro, no Estádio do Dragão.
Jorge Jesus afina estratégia
Os campeões nacionais voltaram a treinar esta sexta-feira, de forma a preparar o encontro do próximo domingo frente ao FC Porto, para a Liga portuguesa.

O avançado Óscar Cardozo continua a recuperar de uma entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral interno, tendo realizado corrida, tratamento e trabalho de ginásio, enquanto que o médio Ruben Amorim fez treino sob vigilância médica, por estar a curar uma tendinite rotuliana nos joelhos.

O médio ofensivo Pablo Aimar fez treino condicionado por estar em convalescença de uma gastroenterite e o extremo Javier Balboa efectuou corrida e trabalho individual de campo.

O plantel às ordens de Jorge Jesus volta a treinar no próximo sábado, dia 6 de Novembro, pelas 10h30, no Caixa Futebol Campus. O apronto será realizado à porta fechada.
Ingleses não desistem de David Luiz
City mantém oferta de 32 milhões

O Manchester City mantém o interesse em David Luiz e os responsáveis encarnados têm conhecimento da oferta do clube inglês que se fixa agora nos 32 milhões, ou seja, menos 3 milhões que a oferta realizada pelos citizens durante o verão.

Os responsáveis do emblema inglês ainda não perderam as esperanças de contar com o internacional brasileiro, já na reabertura do mercado de transferências no próximo mês de janeiro, algo que o Benfica pretende evitar a todo custo, sabendo que tal será praticamente impossível no final da temporada. Não estando totalmente colocada de parte essa possibilidade, o City também não pretende aumentar mais os números em cima da mesa, nem tão- pouco aproximar a proposta da cláusula de rescisão do central canarinho, fixada nos 50 milhões de euros. A oferta está em cima da mesa, até janeiro, cabendo agora aos responsáveis benfiquistas decidir se aceitam ou não, havendo perfeita noção no Estádio da Luz que este valor constituiria um recorde de transferências em Portugal.

O que vier a ser a época desportiva dos encarnados até final do ano, nomeadamente a continuidade ou não do Benfica na Liga dos Campeões, ditará a possibilidade de vender algum dos elementos mais cotados a meio da temporada, como será o caso de David Luiz, um dos jogadores mais cobiçados do plantel benfiquista tal como Fábio Coentrão.

Lembre-se que o recém-internacional brasileiro viu substancialmente melhoradas as suas condições salariais, um prémio concedido pela SAD benfiquista para a preponderância que o camisola 23 das águias teve nos últimos tempos na equipa comandada por Jorge Jesus.

Salário milionário

A oferta do Manchester City não deixou David Luiz indiferente. E dificilmente deixaria qualquer jogador a atuar no futebol português, diga-se. Os responsáveis ingleses apresentaram ao jogador um salário milionário de 3 milhões de euros limpos por temporada, mais do dobro do que aufere, atualmente, ao serviço dos encarnados. Números que se mantêm e que dificilmente poderão ser igualados por outro emblema europeu, mesmo com maior grandeza que a equipa orientada por Roberto Mancini. Refira-se, por exemplo, que Di María foi para o Real Madrid auferir um vencimento anual a rondar os 2 milhões de euros.

Apesar da recusa do Benfica em vender no último verão, os dirigentes do Manchester City não desistem e continuam a todo o custo a convencer David Luiz a pressionar as águias para o deixar sair já em janeiro.